A categoria de Melhor Montagem é quase o patinho feio do Oscar. Muitos não dão tanta bola ou sequer entendem o que ela significa (muito, diga-se de passagem, quase tanto quanto a de Melhor Direção, inclusive), porém ela é um forte termômetro para a escolha do grande prêmio da noite. Nos últimos dez anos, o vencedor acompanhou também os escolhidos como Melhor Filme por seis vezes. Um grande indicativo para a categoria é o Eddie Awards, prêmio da American Cinema Editors, mas os indicados só serão anunciados no dia dois de janeiro de 2015. Ou seja, por enquanto tudo é pura especulação, ainda que alguns favoritos sejam notáveis.

A briga parece estar polarizada entre Boyhood: Da Infância à Juventude e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) na maioria das categorias e aqui não há de ser diferente.  Sandra Adair, parceira habitual de Richard Linklater, deve estrear na premiação com grandes chances de vitória pela difícil tarefa de montar os 12 anos da filmagem de Boyhood. Apesar do franco favoritismo, ela deve encarar uma forte dupla pela frente. Douglas Crise e Stephen Mirrione já receberam uma indicação por Babel (2007) e devem ser lembrados novamente por seu trabalho em Birdman, mais uma parceria com o diretor Alejandro González Iñarritu.

Lee Smith, já indicado duas vezes, tem como requisito para sua volta à festa o intenso trabalho em Interestelar. O filme pode ter dividido a crítica e o público, mas em uma categoria técnica como esta é bem provável que o preconceito contra o longa seja deixado de lado. Kirk Baxter, braço direito de David Fincher, já recebeu três indicações e levou a estatueta duas vezes para casa por A Rede Social (2010) e Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011). Sua quarta lembrança pode chegar com Garota Exemplar. William Goldenberg, indicado quatro vezes e vencedor pela montagem de Argo (2012), pode aparecer duplamente: pela edição de O Jogo da Imitação e pela parceria com Tim Squyres em Invencível.

Já Spencer Averick é um estreante que tem ganho os holofotes por conta de Selma e pode roubar uma das vagas, assim como Tom Cross, por Whiplash: Em Busca da Perfeição. Outros nomes correm por fora, como Stuart Levy & Conor O’Neill por Foxcatcher :Uma História que Chocou o Mundo e Dody Dorn por Corações de Ferro. Fortes candidatos, realmente, não faltam.

 

CERTEZAS ABSOLUTAS:

 

TRÊS VAGAS, SEIS OPÇÕES:

 

AZARÕES:


MERECIAM, MAS DEVEM FICAR DE FORA:
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é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.
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