O cinema francês é quase um gênero à parte. Considerado por muitos como a grande fronteira contra os blockbusters made in Hollywood, é celeiro também de atores e atrizes que marcaram as telas de todo o mundo. De Catherine Deneuve à Marion Cotillard, de Alain Delon à Gerard Depardieu, muitos dos nomes nascidos no lado de lá do Atlântico fizeram a alegria de milhares de cinéfilos e curiosos por todos os cantos, gerando uma verdadeira legião de fãs apaixonados. Mas, nos últimos tempos, o que temos percebido é uma verdadeira renovação de novos talentos, que estão chegando ao estrelato com muita vontade e carisma.
Separamos aqui 10 novatos (ou nem tanto), todos com no máximo 30 anos de idade. São cinco rapazes e cinco moças, ídolos consagrados no seu país de origem e com uma exposição internacional cada vez maior. Serão eles os novos Brigitte Bardot ou Jean-Paul Belmondo? Isso só o tempo dirá. Mas beleza, simpatia e um olho apurado para escolherem bons papéis eles possuem de sobra. Confira abaixo as nossas apostas para os futuros astros da França para o mundo!
Lola Créton (16 de dezembro de 1993)
A mais jovem dessa seleção, estreou ainda adolescente no curta-metragem Imago (2004). Não possui nem 10 títulos no currículo, mas com o pouco que fez já chamou bastante atenção. Seu primeiro papel de maior destaque foi no romance Adeus Primeiro Amor (2011), premiado no Festival de Locarno. Mas marcante mesmo foi o longa que fez em sequência, Depois de Maio (2012), premiado no Festival de Veneza. Já trabalhou com cineastas de renome como Olivier Assayas e Claire Denis.
Filme imperdível: Depois de Maio
Último sucesso: Bastardos, ao lado de Vincent Lindon e Chiara Mastroianni
Christa Theret (25 de junho de 1991)
Um dos rostos mais simpáticos dessa nova geração, começou com o pé direito logo sob o comando de Costa-Gavras em um de seus filmes mais amenos, a comédia O Corte (2005). Sem medo de desafios, em seguida aceitou dividir a cena com Sophie Marceau no sucesso Rindo à Toa (2008), que teve até uma refilmagem americana. Tem sido vista frequentemente ao lado do também impressionante Marc-André Grondin (que só não está nesta lista por ter nascido no Canadá), com quem contracenou em Mike (2011) e no recente O Homem que Ri (2012).
Filme imperdível: Rindo à Toa
Últimos sucessos: Renoir e O Homem que Ri
Gregoire Leprince-Ringuet (4 de dezembro de 1987)
Após aparecer discretamente ao lado da também revelação Gaspard Ulliel (presente nesta lista) em Anjo da Guerra (2003), de André Téchiné, se tornou conhecido após aparecer em dois badalados projetos de Christophe Honoré: Canções de Amor (2007) – em que se apaixona pelo encantador Louis Garrel (outro dessa lista) – e A Bela Junie (2008). Por estes três filmes citados – e ainda por La Princesse de Montpensier (2010) – foi indicado ao César como Ator Mais Promissor. Desde então tem aparecido com frequência em longas, curtas e em trabalhos para a televisão francesa. Seu último filme de destaque internacional foi o elogiado As Neves de Kilimanjaro (2011).
Filme imperdível: Canções de Amor
Último sucesso: As Neves de Kilimanjaro
Sara Forestier (4 de outubro de 1986)
Desde criança apaixonada pelas artes, já demonstrou talento para a pintura, literatura e, claro, como atriz. Aos 13 anos de idade fez seu primeiro teste, no qual acabou sendo selecionada. A fama veio ao ser escolhida para ser protagonista da versão cinematográfica do polêmico livro adolescente Hell (2006), ao lado de Nicolas Duvauchelle. Atuou também no internacional Perfume: A História de um Assassino (2006), ao lado de Dustin Hoffman, e foi consagrada como Melhor Atriz no César por Os Nomes do Amor (2010). Foi seu segundo prêmio, pois havia conquistado como Atriz Mais Promissora por A Esquiva (2003).
Filme imperdível: Os Nomes do Amor
Último sucesso: Anos Incríveis, novamente sob o comando de Michel Leclerc
Lea Seydoux (1 de julho de 1985)
Trabalhando desde muito cedo também como modelo, foi indicada pela primeira vez ao César como Atriz Mais Promissora por A Bela Junie (2008), trabalho que lhe rendeu o prêmio de Revelação Feminina no Festival de Cannes. Concorreu novamente ao César por Belle Épine (2010) e por Adeus, Minha Rainha (2012), desta vez como Atriz Principal. É vista frequentemente também em produções internacionais, atuando ao lado de astros como Tom Cruise (Missão Impossível: Protocolo Fantasma, 2011), Brad Pitt (Bastardos Inglórios, 2009), Russell Crowe (Robin Hood, 2010) e até Woody Allen (Meia-Noite em Paris, 2011).
Filme imperdível: A Bela Junie
Últimos sucessos: Foram vários, como a nova versão de A Bela e a Fera, dividindo a cena com Vincent Cassel; O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson e com um grande elenco; a cinebiografia Saint Laurent; e claro, o premiado Azul é a Cor Mais Quente.
Arthur Dupont (01 de janeiro de 1985)
Nascido em Saint-Mandé, no Vale de Marne, ainda cedo começou a se interessar pelo teatro. Sua estreia foi no teatro aos 17 anos, e dois anos depois conseguiu seu primeiro papel de destaque no cinema, em Arsène Lupin (2004), ao lado de Romain Duris e Kristin Scott Thomas. Desde então não parou mais, alternando trabalhos na televisão e filmes que deram o que falar, como o homoerótico Um para o Outro (Chacun sa nuit, 2006). Seu trabalho mais reconhecido até o momento é Bus Palladium (2010), pelo qual foi indicado ao César na categoria de Ator Mais Promissor.
Filme imperdível: Um para o Outro
Últimos sucessos: Os Sabores do Palácio e Além do Arco-Íris
Gaspard Ulliel (25 de novembro de 1984)
Formado em Cinema pela Universidade de Saint-Denis, ao invés de se tornar diretor – sua intenção original – acabou ficando famoso como um dos atores mais versáteis da sua geração. Chamou atenção pela primeira vez ao aparecer como par romântico de Audrey Tautou em Eterno Amor (2004), pelo qual recebeu, após outras duas indicações, o César de Ator Mais Promissor. Atuou sob o comando de Gus van Sant no episódico Paris, Te Amo (2006) e lançou-se ao estrelado internacional no malfadado Hannibal: A Origem do Mal (2007), que revelava os primeiros anos do canibal famoso na interpretação de Anthony Hopkins.
Filme imperdível: Eterno Amor
Último sucesso: Saint Laurent, vivendo o protagonista
Pio Marmaï (13 de julho de 1984)
Criado no ambiente artístico, filho de uma costureira francesa da Ópera de Strasbourg e de um cenógrafo italiano, estudou na Escola Commedia dell’Arte Antonio Fava, no Conservatório de Créteil e no Centro de Artes Dramáticas Saint-Étienne. Chamou atenção ao participar do elenco de O Primeiro Dia do Resto da sua Vida (2008), pelo qual recebeu sua primeira indicação ao César como Ator Mais Promissor – a segunda veio dois anos depois, por D’Amour et D’Eau Fraîche (2010). Em 2011 trabalhou em dois projetos bastante comentados: Um Evento Feliz, campeão de bilheteria na França, e A Delicadeza do Amor, ao lado de Audrey Tautou.
Filme imperdível: Um Evento Feliz
Último sucesso: Um Amor em Paris, com Isabelle Huppert
Louis Garrel (14 de junho de 1983)
Ator fetiche de qualquer amante do atual cinema francês, é quase um veterano – mas como ainda irá completar 30 anos neste ano, acabou entrando na lista. Revelado por ninguém menos do que Bernardo Bertolucci em Os Sonhadores (2003), é presença constante em filmes de Christophe Honoré (Em Paris, 2006) e do próprio pai, Philippe Garrel (Amantes Constantes, 2005, pelo qual ganhou o César de Ator Mais Promissor). É noivo da atriz franco-italiana Valeria Bruni Tedeschi (irmã da ex-primeira dama Carla Bruni), com quem trabalhou em Atrizes (2007).
Filme imperdível: Os Sonhadores
Últimos sucessos: Um Castelo na Itália (novamente ao lado de Valeria Bruni Tedeschi) e Saint Laurent
Mélanie Laurent (21 de fevereiro de 1983)
Com apenas 15 anos, ao visitar o set de Asterix e Obelix contra César (1999), chamou a atenção do grande Gerard Depardieu, que a chamou para seu filme seguinte, Un Pont Entre Deux Rives (1999). Aí começava a carreira desta que é uma das mais celebradas atrizes francesas de sua geração. Começou a ser conhecida em longas como Beije Quem Você Quiser (2002), ao lado de Charlotte Rampling, e De Tanto Bater Meu Coração Parou (2005), com Romain Duris. Ganhou o César de Atriz Mais Promissora por Je Vais Bien, Ne T’En Fais Pas (2006). O reconhecimento internacional veio ao atuar sob o comando de Quentin Tarantino em Bastardos Inglórios (2009), e ao lado de Ewan McGregor em Toda Forma de Amor (2010).
Filme imperdível: Paris, em que aparece ao lado de Romain Duris e Juliette Binoche
Últimos sucessos: Truque de Mestre, ao lado de nomes como Morgan Freeman, Michael Caine, Jesse Eisenberg e Mark Ruffalo, Trem Noturno para Lisboa, ao lado de Jeremy Irons, e O Homem Duplicado, com Jake Gyllenhaal
Deixe um comentário