INDICADOS
Mad Max: Estrada da Fúria
Carol
O Regresso
Sicario: Terra de Ninguém
Os Oito Odiados
Robert Richardson já venceu três Oscar, mas em nenhuma delas foi em colaboração com Quentin Tarantino. Porém, este ano suas chances são menores ainda por quase não ter sido lembrado nas premiações por conta de Os Oito Odiados. Já Roger Deakins, por Sicario: Terra de Ninguém, esteve presente em grande parte de todos os prêmios possíveis, mas só levou um: o dos críticos de San Diego. É o cara que “quase chega lá” sempre: está em sua décima terceira indicação ao Oscar, mas nunca levou a estatueta para casa. Ed Lachman foi indicado anteriormente por outro filme de Todd Haynes, Longe do Paraíso (2002). Pelo belo trabalho em Carol ele esteve presente no Bafta, na Associação dos Diretores de Fotografia dos EUA, no Spirit Awards e lembrado por nove agremiações norte-americanas de críticos, além de ter vencido em outras três.
John Seale é outro que não é novato na festa. Já venceu por O Paciente Inglês (1996) e volta com sua quinta indicação por Mad Max: Estrada da Fúria. E está com força no páreo. Foi indicado ao Bafta, Associação dos Diretores de Fotografia, Critics Choice e recebeu o reconhecimento dos críticos dos EUA. É o concorrente mais forte contra o favorito Emmanuel Lubezki, que já venceu o Oscar nos dois últimos anos (por Gravidade, 2013, e Birdman, 2014). Em sua oitava indicação ele pode ganhar pela terceira vez consecutiva por O Regresso.
Este trabalho já rendeu a Emmanuel Lubezki o Bafta, a Associação dos Diretores de Fotografia e o Critics Choice Awards, além de ter sido indicado em mais de dez estados norte-americanos. Levou o prêmio em, no mínimo, metade deles. O filme está com força nos EUA, especialmente nos quesitos técnicos. Então esta deve ser uma de suas vitórias. Se realmente ocorrer, é merecida, diga-se.
Além de não ter sido indicado ao prêmio da Associação dos Diretores de Fotografia, o trabalho de Robert Richardson em Os Oito Odiados foi lembrado apenas no Critics Choice e por críticos de outros seis estados norte-americanos. Uma pena, pois salta aos olhos.
O filme de Steven Spielberg foi indicado a seis Oscar. Merecia mais ainda, mas especialmente neste categoria. Janusz Kaminski torna o clima de suspense do longa ainda mais frio com seus enquadramentos e luzes. Além do mais, esteve presente nas premiações mais importantes que lembram desta categoria. Uma pena que o filme estreou cedo demais nos EUA, deixando os votantes levemente “esquecidos”.