INDICADOS
Mad Max: Estrada da Fúria
A Grande Aposta
O Regresso
Spotlight: Segredos Revelados
Star Wars: O Despertar da Força
Quem acompanha o Oscar mais atentamente sabe que as categorias de Melhor Montagem e Melhor Filme andam de mãos dadas. Muito raro acontecer algo como ano passado, em que o vencedor do principal prêmio da noite, Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância) (2014), não havia sido indicado pela sua edição. Tão raro que não havia acontecido nos últimos 33 anos. Neste ano, os quatro principais postulantes ao Oscar de Melhor Filme foram lembrados, com a inclusão inesperada de Star Wars: O Despertar da Força no páreo. Curiosamente, dos indicados ao prêmio, apenas um já havia sido lembrado (e vencido) o Oscar: Stephen Mirrione, responsável pela montagem de O Regresso, recebeu a estatueta por Traffic (2000) e foi indicado por Babel (2008).
É sábio nos basearmos no prêmio do Sindicato dos Editores da América, que já entregaram suas honrarias neste ano. Como existem categorias divididas, temos dois vencedores em potencial: Mad Max: Estrada da Fúria (que levou na categoria Drama) e A Grande Aposta (vencedor como comédia) para o Oscar. Quem será que leva?
GANHA: A Grande Aposta
Se existe um diferencial no filme de Adam McKay é sua montagem inusitada. Cortesia do montador Hank Corwin, primeira vez indicado ao Oscar. Dinâmico e incrivelmente didático, o longa-metragem chama a atenção por ter um ritmo rápido, completamente condizente com o texto afiado (também indicado) de McKay e Charles Randolph. Como A Grande Aposta tem sido encarado como o favorito para o Oscar de Melhor Filme, apostar neste título nesta categoria é garantia de chances altíssimas de acerto.
TORCIDA: Mad Max: Estrada da Fúria
George Miller comandou um longa-metragem alucinado e a montagem de Margaret Sixel é apenas mais uma peça muito bem encaixada neste quebra-cabeça pós-apocalíptico. Brincando inclusive com a velocidade da ação – não usando câmera lenta, mas exatamente o contrário – Sixel se mostra uma parceira ideal para um trabalho ímpar como este. Assim como Corwin, esta é a primeira indicação de Margaret Sixel ao Oscar.
AZARÃO: Star Wars: O Despertar da Força
Único dos cinco indicados a não ser lembrado na categoria principal, o longa-metragem dirigido por J. J. Abrams achou seu caminho com a edição bem dosada de Maryann Brandon e Mary Jo Markey. Isso por que as duas acharam o ponto de equilíbrio exato entre pagar tributo aos filmes originais e trabalhar de uma forma nova esta aventura. Merecidamente lembradas, as duas estreiam na festa da Academia com esta indicação.
ESQUECIDO: Perdido em Marte
Não é fácil dar conta de três narrativas paralelas, deixando o filme redondinho do início ao fim. Isso só é possível graças a direção de Ridley Scott (outro esquecido) e a montagem de Pietro Scalia, que nos levam de Marte à nave Hermes, nos deixando na Terra e voltando ao Planeta Vermelho com total segurança. Scalia não chama atenção para si, talvez fazendo ser mais fácil esquecê-lo. Porém, como muitos sabem, a boa montagem tende a ser invisível.
Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)
- Made in Italy - 1 de fevereiro de 2019
- Medo Viral - 13 de agosto de 2018
- Nico 1988 - 1 de agosto de 2018
Deixe um comentário