INDICADOS
- Chris Jenkins, Gregg Rudlof, Ben Osmo, por Mad Max: Estrada da Fúria
- Paul Massey, Mark Taylor, Mac Ruth, por Perdido em Marte
- Jon Taylor, Frank A. Montaño, Randy Thom, Chris Duesterdiek, por O Regresso
- Andy Nelson, Gary Rydstrom, Drew Kunin, por Ponte dos Espiões
- Andy Nelson, Christopher Scarabosio, Stuart Wilson, por Star Wars: O Despertar da Força
Assim como na categoria de Edição de Som, o mesmo é válido aqui: o filme que não for indicado em ambas já está em desvantagem. Neste caso, a exceção é Ponte dos Espiões, que marcou presença apenas entre os indicados a Melhor Mixagem de Som. O maior indicador desta categoria, no entanto, é a premiação da Cinema Audio Society, que neste ano contou com quatro destes indicados como finalistas – só não entrou Perdido em Marte, com seu lugar tendo sido ocupado pelo impressionante Os Oito Odiados. O vencedor, no entanto, foi O Regresso, que somado ao fato deste filme ser o campeão de indicações de 2016, concorrendo em 12 delas, já o coloca como favorito. Mas nunca duvide do potencial de Mad Max: Estrada da Fúria ou de Star Wars: O Despertar da Força – qualquer um dos dois pode surpreender!
FAVORITO: O Regresso
Ganhou o prêmio da Cinema Audio Society e o Bafta nesta categoria, além do Motion Picture Sound Editors (que não é determinante, mas sempre ajuda). Ao trabalhar tanto com captação de som com efeitos sonoros criados especialmente para o filme, o longa de Alejandro González Iñarritu consegue um resultado muito acima de média, e por isso tal reconhecimento não chega a ser um absurdo. Mas é preciso concordar que há opções bem mais eficientes entre os demais indicados.
TORCIDA: Mad Max: Estrada da Fúria
Premiado pelo Australian Film Institute e pelos críticos de San Diego e de Seattle, o quarto longa da saga Mad Max tem grandes chances de vitória em qualquer uma das dez categorias a que foi indicado – com exceção, talvez, na principal, pois seu visual selvagem pode acabar afugentando os mais conservadores. Dessa forma, sua presença nessa disputa não pode nunca ser descartada, ainda mais que qualquer resultado positivo que consiga, em última instância, deverá contar mais a favor da própria Academia do que do filme, cujos méritos são mais do que evidentes!
AZARÃO: Ponte dos Espiões
Premiado pela edição dos diálogos no Golden Reel Award e finalista também na Cinema Audio Society, não dá pra dizer que o longa de Steven Spielberg seja um legítimo ‘estranho no ninho’ entre os indicados dessa categoria. Mas sua presença parece mais protocolar do que realmente merecida. É um filme eficiente em mais de um aspecto, mas em poucos destes consegue, efetivamente, se destacar como o ‘melhor da temporada’. Portanto, é justa a sua indicação. Mas não espere por uma vitória em nenhuma das seis categorias a que concorre – infelizmente!
ESQUECIDO: Os Oito Odiados
O fenomenal trabalho de Mark Ulano, Michael e Christian Minkler, Fabio Venturi e Nerses Gezalyan é de deixar qualquer um impressionado. Afinal, estamos falando de um filme cujo dois terços de sua história se passa em um mesmo ambiente, e qualquer detalhe pode interferir na percepção do público a respeito da história que está sendo narrada – e o som é um dos mais importantes destes quesitos! Merecidamente indicado ao Cinema Audio Society, estranhamento acabou de fora do Oscar – ainda que seja o fraco favorito a Melhor Trilha Sonora, outra categoria bastante próxima, por assim dizer. Mais uma pra lista das inúmeras injustiças da Academia!
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