Última dia da mostra competitiva, esta sexta-feira, 23, foi palco da exibição do drama de um cineasta já conhecido no Festival de Cannes. Veja um panorama da sessão!
Clouds of Sils Maria (Sils Maria, 2014)
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Conhecido por frequentadores e público que acompanha o Festival de Cannes, o premiado diretor francês Olivier Assayas foi indicado pela quarta vez para a Palma de Ouro, ainda inédita na carreira. Se depender dos aplausos mornos que recebeu da imprensa, nesta última sessão da mostra competitiva, vai continuar assim.
A atriz Maria Enders (Juliette Binoche) já está na casa dos 40 e recebe a notícia de que um amigo do passado acaba de falecer. Ainda mexida com o fato, descobre através de sua agente (Kristen Stewart) que uma produção que ela protagonizou quando tinha 18 anos será refeita, lhe cabendo apenas um papel de mulher mais velha. Incomodada com a ideia, Maria não consegue aceitar que uma atriz pop (Chloe Grace Moretz) encarnará o personagem de sua vida.
Pegando leve (como as nuvens do título original) nas pressões e valores dos bastidores da fama, Assayas toca na ferida da passagem do tempo, tão cara para aqueles que vivem da imagem como a protagonista. Com atuações honestas, belas imagens (Alpes Suíços), alguma dose de humor e deboche, o roteiro do cineasta sugere uma possível “conexão lésbica” entre as três mulheres, através de várias insinuações, mas tudo fica na promessa, restando ao espectador descobrir o que aconteceu, de fato, com elas.