A partir de 9 de setembro de 2021, a 12ª edição do Cinefantasy apresenta ao público 119 filmes de fantasia, ficção científica e horror, de 34 países do mundo. Até 19 de setembro, espectadores em Fortaleza podem assistir aos longas e curtas-metragens no Cineteatro São Luiz, respeitando as medidas de segurança, enquanto os demais cinéfilos pelo Brasil têm acesso à seleção gratuita através das plataformas online Innsaei.TV e Spcine Play.
Pela primeira vez, o Cinefantasy traz uma equipe de curadoria e uma composição de júris exclusivamente feminina, além da homenagem à atriz e cineasta Helena Ignez. Esta é a oportunidade preciosa de apresentar novos olhares à estética, às narrativas, à representação dos corpos e dos gêneros. Os títulos escolhidos se dividem entre Mostra Longas Ficcionais, Mostra Documentários, Mostra Amador, Mostra Animação, Mostra Brasil Fantástico, Mostra Espanha Fantástica, Mostra Estudante, Mostra Fantasia, Mostra Fantasteen, Mostra Fantástica Diversidade, Mostra Fantástico Black Power, Mostra Ficção Científica, Mostra Horror, Mostra Mulheres Fantásticas e Mostra Pequenos Fantásticos.
Entre os destaques se encontram a distopia Carro Rei (2021), dirigida por Renata Pinheiro e vencedora do Festival de Gramado, e o inédito As Almas que Dançam no Escuro (2021), do cineasta Marcos DeBrito. Em paralelo, o Brasil é coprodutor de Cadáver Exquisito (2021), mistura de drama e suspense LGBTQIA+ dirigida por Lucía Vassallo. Rendez-Vous (2019), premiada produção mexicana elaborada num único plano-sequência, também está disponível. O Papo de Cinema vai acompanhar diariamente o evento, atualizando esta matéria com críticas, notícias e entrevistas:
Cinefantasy 2021 :: Terror, ficção científica, representatividade negra e LGBTQIA+ marcam seleção de curtas
Cinefantasy 2021 :: Começam as sessões presenciais em Fortaleza, Ceará
Cinefantasy 2021 :: Vencedores do FANTLATAM se destacam na programação
Cinefantasy 2021 :: Helena Ignez é homenageada com oito filmes
Cinefantasy 2021 traz estreia mundial de As Almas que Dançam no Escuro
Começa o 12º Cinefantasy em formato híbrido: online e presencial
Cinefantasy 2021 :: Helena Ignez será a artista homenageada da 12ª edição do evento
Cinefantasy 2021 :: 12ª edição em formato híbrido começa em 9 de setembro
Bolívia, 2019
Drama, Ficção Científica, 86 minutos
De Sergio Vargas Paz
Com Beatriz Spelzini, Juan Pablo Barragón, Mercedes Salazar, Flor Antonucci
Nossa crítica: “Faz uso de uma estética comumente utilizada para construir a ideia de futuro não muito distante”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2021
Drama, Suspense, Terror, 90 minutos
De Marcos DeBrito
Com Paulo Vespúcio, Francisco Gaspar, Alan Pellegrino, Elisa Telles
Nossa crítica: “Embora se deseje encorajar produções do tipo, o incentivo não pode se confundir com a ausência de olhar crítico em relação ao uso da linguagem cinematográfica”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Argentina, Brasil, Espanha, 2020
Drama, 87 minutos
De Lucía Vassallo
Com Sofía Gala Castiglione, Blanca Nieves Villalba, Rafael Spregelburd, Nicolás García Hume, Analía Couceyro
Nossa crítica: “O respeito sóbrio pelas personagens principais impede qualquer forma de catarse, seja pelo grito, choro ou gozo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Brasil, 2021
Ficção científica, 99 minutos
De Renata Pinheiro
Com Luciano Pedro Jr., Matheus Nachtergaele, Jules Elting, Tavinho Teixeira, Clara Oliveira, Okado do Canal
Nossa crítica: “Para uma premissa fantástica, uma estética fantástica. A diretora rompe com o naturalismo, embora sua aventura mecânico-futurista possua óbvia relação com a realidade”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Áustria, 2020
Comédia, Ficção científica, 74 minutos
De Thomas Marschall
Com Joep van der Geest, Anna Mendelssohn, Lynne Rey, Angela Christlieb, Alois Frank, Anat Stainberg, Robert Slivovsky
Nossa crítica: “A narrativa se desenvolve de acordo com um ritmo e estrutura raros, onde uma cena não necessariamente serve de causa ou consequência à cena seguinte”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, El Salvador, Guatemala, 2019
Drama, 87 minutos
De Enrique Pérez Him, Mauro Borges, Gloria Carrión, Enrique Medrano, Julio López, Sergio Ramírez
Com Zenith Gálvez, Cloty Luna, Joel Davaz, Gustavo Gómez, Patricio Arenas, Maria Luisa Garita, Agustín Acevedo Vargas, Alvaro Marenco, Sandra Ribas, Enrique Salanic, Camila Selser, Glória Chanchavac, Reyes Josué Morales, Karla Nuñes, Mário Jaén, Tamara Salas, Martha Fernández, Ivonne Garcia, Alondra Altamirano, Reinaldo Narvaéz, Mateo Honles Campos, Mercy Flores, Egly Larreinaga, David Rivas Chaverría
Nossa crítica: “As mensagens são fáceis, beirando o óbvio, mas o filme tem seu encanto”, Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Luz: The Flower of Evil, Colômbia, 2019
Horror, Fantasia, 104 minutos
De Juan Diego Escobar Alzate
Com Yuri Vargas, Conrado Osorio, Andrea Esquivel, Sharon Guzmán, Johan Camacho, Jim Muñoz, Daniel Paez, Marcela Robledo
Nossa crítica: “Não é preciso grande esforço para transpor a profunda violência da Bíblia a um conto de horror: o diretor Juan Diego Escobar Alzate extrapola o fundamentalismo religioso ao limite da loucura”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
The Basement, Coreia do Sul, 2021
Drama, 94 minutos
De Choi Yang Hyun
Com Lee Cheolhui, Kwak Seongeun, Park Seoyeong
Nossa crítica: “Choi Yang Hyun opta por não radicalizar a escassez e o obscurantismo”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller