Categorias: EspeciaisFestivais

Cobertura :: 12º Festival Varilux de Cinema Francês (2021)

Publicado por
Bruno Carmelo

Em 2021, o Festival Varilux de Cinema Francês encara o desafio de organizar um evento amplo, em formato presencial, em dezenas de cidades dos cinco estados brasileiros. Entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro, os espectadores descobrem 17 filmes novos e dois clássicos, incluindo as obras mais recentes estreladas por Catherine Deneuve (Enquanto Vivo), Sophie Marceau (Está Tudo Bem), André Dussollier (Caixa Preta, Está Tudo Bem), François Cluzet (Um Intruso no Porão) e Mathieu Amalric (Tralala).
A seleção inclui o grande vencedor do festival de Cannes 2021 (Titane) e o vencedor dos prêmios César (Adeus, Idiotas), em gêneros e formatos que vão da comédia ao drama e suspense, passando por adaptações literárias, animações, documentários e filmes de terror. Os espectadores no Rio de Janeiro e São Paulo podem assistir a sessões especiais com quatro convidados vindos especialmente para o festival Varilux: Benjamin Voisin, ator de Ilusões Perdidas; Olivier Rabourdin, ator de Caixa Preta; Philippe Le Guay, diretor de Um Intruso no Porão, e o ator Sami Outalbali (conhecido pelo papel na série Sex Education), por Um Conto de Amor e Desejo.
O Papo de Cinema vai acompanhar a programação e publicar críticas, entrevistas e notícias nesta matéria especial, atualizada diariamente:

Adeus, Idiotas
Adieu, Les Cons, 2020
Comédia, 87 minutos
De Albert Dupontel
Com Virginie Efira, Albert Dupontel, Nicolas Marié
Premiações: Vencedor de 6 prêmios César: melhor filme, direção, direção de fotografia, roteiro original, ator coadjuvante (Nicolas Marié) e direção de arte.
Nossa crítica: “O diretor navega com desenvoltura impressionante entre a contemporaneidade opressora e o carrossel de luzes, cores e magias”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

@Arthur Rambo: Ódio nas Redes
Arthur Rambo, 2021
Drama, 87 minutos
De Laurent Cantet
Com Rabah Naït Oufella, Sofian Khammes, Antoine Reinartz
Festivais: Selecionado em Toronto e San Sebastián
Nossa crítica: “O cineasta Laurent Cantet (o mesmo do excelente e premiado Entre os Muros da Escola, 2008) sublinha lógicas e comportamentos atuais a partir desse personagem que está numa descida vertiginosa ao inferno”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

Caixa Preta
Boîte Noire, 2020
Suspense, Ação, 129 minutos
De Yann Gozlan
Com Pierre Niney, Lou de Laâge, André Dussollier
Nossa crítica: “O dilema da tragédia se desenvolve sem parar: quando pensamos que se chegou à conclusão definitiva, uma nova versão coloca em dúvida o relatório anterior e aponta a rumos distintos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “O filme tem um conteúdo realmente político” explica Olivier Rabourdin

Um Conto de Amor e Desejo
Une Histoire d’Amour et de Désir, 2021
Drama, Romance, 102 minutos
De Leyla Bouzid
Com Sami Outalbali, Zbeida Belhajamor, Diong-Keba Tacu
Festival: Semana da Crítica em Cannes 2021
Nossa crítica: “Ahmed enfrenta a dificuldade em dissociar a moral do desejo: ele sabe o que quer, mas o considera errado. Razão e emoção duelam em permanência”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “O erotismo está no DNA do filme”, explica Sami Ouatalbali.

Delicioso: Da Cozinha para o Mundo
Délicieux, 2021
Comédia, História, 113 minutos
De Eric Besnard
Com Grégory Gadebois, Isabelle Carré, Benjamin Lavernhe

 

 

 

Enquanto Vivo
De Son Vivant, 2021
Drama, 92 minutos
De Emmanuelle Bercot
Com Catherine Deneuve, Benoît Magimel, Gabriel Sara
Festival: Cannes
Nossa crítica:Emmanuelle Bercot não enfatiza o que já é dramático por natureza, ou seja, não fica reforçando escancaradamente tudo o que envolve uma doença terminal”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

Está Tudo Bem
Tout S’est Bien Passé, 2021
Comédia, Drama, 112 minutos
De François Ozon
Com Sophie Marceau, André Dussollier, Géraldine Pailhas
Festivais: Cannes, San Sebastián
Nossa crítica: “Um drama emocionante — não por fazer chorar, e sim pela capacidade de deixar o grito preso na garganta”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Ilusões Perdidas
Illusions Perdues, 2021
Drama, História, 149 minutos
De Xavier Giannoli
Com Benjamin Voisin, Cécile de France, Vincent Lacoste
Festivais: Veneza, San Sebastián
Nossa crítica: “O drama histórico mergulha no século XIX para extrair reflexões pertinentes ao século XXI, dentro de uma forma de cinema que jamais se confundiria com um filme antigo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Lucien se perde na busca pelo dinheiro e o sucesso”, explica Benjamin Voisin.

Um Intruso no Porão
L’Homme de la Cave, 2021
Suspense, 114 minutos
De Philippe Le Guay
Com François Cluzet, Jérémie Renier, Bérénice Bejo
Nossa crítica: “É legítimo nutrir ódio por aqueles que nos odeiam, e agredir (física ou moralmente) quem nos agride? O roteiro se deleita com a crônica de um impasse de proporções cada vez mais graves”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Não consigo ter simpatia pelo mal, mas mostro o seu poder de sedução”, afirma Philippe Le Guay

Madrugada em Paris
Médecin de Nuit, 2020
Drama, 82 minutos
De Elie Wajeman
Com Vincent Macaigne, Sara Giraudeau, Pio Marmaï
Festival: Cannes
Nossa crítica: “O filme começa a se bifurcar em duas vias: uma parte se identifica com o realismo social,e a outra se encontra no imaginário do crime sedutor e perigoso”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Mentes Extraordinárias
Presque, 2020
Drama, Comédia, 91 minutos
De Bernard Campan
Com Bernard Campan, Alexandre Jollien, Marilyne Canto
Nossa crítica: “Então, se, por um lado, o filme reproduz vários itinerários e situações já vistas trocentas vezes antes (a corrida destrambelhada, o discurso inesperado, a crise repentina, o aparente desacordo e a constatação do vínculo), por outro, há essa vontade de não estabelecer uma hierarquia dura entre os protagonistas”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Nosso Planeta, Nosso Legado
Legacy, Notre Héritage, 2020
Documentário, 100 minutos
De Yann Arthus-Bertrand
Nossa crítica: “Yann Arthus-Bertrand faz magníficos planos de fábricas fumegantes e de outras abominações, não utilizando essas imagens para provocar algo diferente no espectador do que tinha feito com as das árvores e dos animais. Assim, o discurso cabe numa embalagem agradável, o que não parece aconselhável para um filme que tem a intenção de alarmar”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

Paris, 13º Distrito
Les Olympiades, 2021
Comédia, Romance, 105 minutos
De Jacques Audiard
Com Lucie Zhang, Makita Samba, Noémie Merlant
Festival: Cannes (Vencedor do prêmio Soundtrack)
Nossa crítica: “No geral o filme cumpre bem essa tarefa de desenhar uma geração multicultural dentro de uma França cada vez mais refletida pela imigração”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller

Pequena Lição de Amor
Petite Leçon d’Amour, 2020
Comédia, Romance, 87 minutos
De Ève Deboise
Com Laetitia Dosch, Pierre Deladonchamps, Lorette Nyssen
Nossa crítica: “O filme deposita a responsabilidade do ritmo e do tom nos ombros de seus atores principais, que cumprem a tarefa sem dificuldade”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Titane
Titane, 2021
Suspense, Drama, 108 minutos
De Julia Ducournau
Com Vincent Lindon, Agathe Rousselle, Garance Marillier
Festival: Cannes (Vencedor da Palma de Ouro)
Nossa crítica: “O filme passa a confrontar a masculinidade e a feminilidade às suas fronteiras. Faz sentido que o mundo dos homens seja restrito a bombeiros musculosos e fortes; e que aquele das mulheres se encontre nas dançarinas eróticas”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Tralala
Tralala, 2021
Comédia, Musical, 120 minutos
De Arnaud Larrieu, Jean-Marie Larrieu
Com Mathieu Amalric, Josiane Balasko, Mélanie Thierry
Festival: Cannes (Fora de competição)
Nossa crítica: “Os diretores possuem o vigor e o senso de diversão de dois jovens autores sem contas a prestar à indústria. Assim, investem numa traquinagem divertida e improvável, à imagem de seu protagonista”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

A Travessia
La Traversée, 2021
Animação, Drama, 84 minutos
De Florence Miailhe
Com Emilie Lan Dürr, Florence Miailhe, Maxime Gémin
Festival: Annecy (Menção do júri)
Nossa crítica: “Na atualidade em que êxodos forçados geram crises humanitárias, é louvável essa reflexão pessoal sobre as ervas daninhas da intolerância e da maldade humana”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

As Coisas da Vida
Les Choses de la Vie, 1970
Drama, Romance, 89 minutos
De Claude Sautet
Com Michel Piccoli, Romy Schneider, Lea Massari, Jean Bouise
Festival: Cannes

 

 

O Magnífico
Le Magnifique, 1973
Ação, Comédia, Fantasia, 95 minutos
De Philippe de Broca
Com Jean-Paul Belmondo, Jacqueline Bisset, Vittorio Caprioli, Jean Lefebvre

 

 

 

:: Notícias e Podcast ::

Podcast 2021 #49 :: Festival Varilux de Cinema Francês
Festival Varilux 2021 :: Lives do Papo de Cinema começam em 2 de dezembro
Festival Varilux 2021 :: “Queremos fazer parte dessa retomada e incentivar as pessoas a redescobrirem o prazer das salas de cinema”, afirma Emmanuelle Boudier
Festival Varilux 2021 exibe filmes ao ar livre no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro recebe astros franceses para sessões especiais do Festival Varilux!
Festival Varilux 2021 :: Evento confirma vinda de um diretor e mais três atores franceses
Festival Varilux 2021 :: Anunciados os filmes selecionados. Confira a lista completa
Festival Varilux 2021 :: Evento homenageará Jean-Paul Belmondo
Festival Varilux de Cinema Francês traz ao Brasil ator da série Sex Education
Festival Varilux de Cinema Francês 2021 anuncia datas!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)