Sabe qual é a boa de junho na cidade de São Paulo? Acompanhar a 13ª edição do CineFantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, evento que acontecerá presencialmente na capital paulista entre os dias 07 e 12. Depois de um tempo difícil em que o distanciamento social se tornou uma medida fundamental para conter o avanço da Covid-19, nossos atuais números de imunização e o painel epidemiológico permitem que voltemos a celebrar o cinema coletiva e presencialmente com segurança. Ao todo, serão exibidos 78 filmes (entre curtas e longas-metragens) em três locais da cidade de São Paulo (Reserva Cultural, Cine Satyrus Bijou e Oficina Cultural Oswald de Andrade). Além das projeções, o evento contemplará atividades paralelas, tais como o Esquenta CineFantasy (duas sessões comentadas para 120 alunos do Instituto Criar; e o Circula Cinefantasy (exibição de uma obra em espaços periféricos e ocupações). Neste ano, além das exibições e da celebração em torno do cinema fantástico, a programação abrigará a cerimônia de premiação da FanLatam, a Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico.entidade que mantém encontros permanentes para discutir as interfaces do audiovisual na América Latina, conjunturas e perspectivas futuras. E claro que o Papo de Cinema estará de olho em tudo o que acontecerá neste que é um dos principais festivais de cinema fantástico da América Latina. Neste espaço você contará com críticas, notícias, entrevistas, podcast, enfim, com um olhar atento a essa programação instigante.
– Sucesso marca o evento. Divulgada a data da próxima edição
– Cineasta russo Roman Olkhovka fala sobre estar no Brasil e abrir o festival
– Confira programação de atividades gratuitas
– Começam as exibições dos longas da mostra FantLatam
– Começa hoje em São Paulo a 13ª edição do evento
– Abertas inscrições para debate sobre mulheres no audiovisual brasileiro
– 13º Festival Internacional de Cinema Fantástico acontecerá em junho
– Entrega dos prêmios FantLatam encerrará o Cinefantasy 2022. Confira os indicados
Opinião :: FantLatam e a importância do diálogo entre os festivais de cinema
Brasil, 2021
Documentário, 71 min.
De Isaac Donato
Nossa crítica: “Quando se torna claro que o cineasta jamais pretende revelar Açucena, nem aprofundá-la, o espectador fica condenado a uma saturação labiríntica de cenas equivalentes”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Animais Anônimos
França, 2020
Fantasia/Horror/Terror, 104 min
De Baptiste Rouveure
Com Pauline Guilpain, Emilien Lavaut, Thierry Marcos
Nossa crítica: “A ignorância quanto a espaço, tempo e contexto permite que a ênfase recaia no aspecto físico da experiência”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller
Bolívia, 2019
Drama/Ficção Científica, 86 min
De Sergio Vargas Paz
Com Beatriz Spelzini, Juan Pablo Barragón, Mercedes Salazar
Nossa crítica: “Faz uso de uma estética comumente utilizada para construir a ideia de futuro não muito distante”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Colômbia, 2020
Documentário/Horror, 80 min
De Jorge Navas
Nossa crítica: “O filme coloca em discussão saúde mental e a memória enquanto imprime textura de horror”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2020
Horror/Terror, 80 min
De Luciano de Azevedo
Com Iuri Alvarenga, Ramon Brant, Samir Hauaji
Nossa crítica: “É um filme chocante. No entanto, a surpresa não se encontra no sangue, nas tripas ou monstros, e sim na estética. Nada nos provoca mais do que a maneira como são filmados os elementos do terror”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo
Áustria, 2020
Comédia/Ficção Científica, 74 min
De Thomas Marschall
Com Joep van der Geest, Anna Mendelssohn, Lynne Rey
Nossa crítica: “A narrativa se desenvolve de acordo com um ritmo e estrutura raros, onde uma cena não necessariamente serve de causa ou consequência à cena seguinte”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo
Rússia, 2021
Drama/Ficção Científica/Romance, 99 min
De Roman Olkhovka
Com Ilya Chepyrev, Angelina Savchenko, Roman Olkhovka
Nossa crítica: “Mesmo que não se concentre tanto nesses limiares que podem ser contestados a todo o momento, o cineasta mantém ativos e interessantes os questionamentos citados e outros que é melhor não sinalizar a fim de evitar prejuízos à sessão dos leitores”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Argentina, 2021
Fantasia/Ficção Científica, 92 min
De Gabriel Grieco
Com Sofía Gala Castiglione, Daria Panchenko, Santiago Stieben
Nossa crítica: “Uma ligeiramente envergonhada (desajeitada?) homenagem às produções B” Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Argentina/Brasil, 2019
Ação/Suspense, 97 min
De Diego Fried, Federico Finkielstain
Com Lautaro Bettoni, Esteban Bigliardi, Gastón Cocchiarale
Nossa crítica: “O filme não torna os questionamentos tão incisivos quanto poderia. Ainda assim, permite interpretações sobre os papeis ocupados por homens e mulheres, tanto na sociedade quanto no subgênero controverso”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Itália/Bélgica/Holanda, 2019
Drama, 96 min
De Jenneke Boeijink
Com Tom Vermeir, Laura de Boer, Neathan van der Gronden
Nossa crítica: “O elemento sobrenatural nunca é confirmado como o responsável por tudo. Porém, nem por isso é descartado. O mais importante por aqui não é descobrir o que acontece, mas testemunhar os efeitos do que acontece num contexto”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Japão, 2020
Fantasia, 62 min
De Jeremy Rubier
Com Nagisa Chauveau, Jai West
Nossa crítica: “Um filme espiritual, no sentido estrito do termo. Existe uma base religiosa nessa marcha de aprendizados e contatos com algo para além daquilo que os olhos podem ver“. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2021
Drama/Suspense/Terror, 90 min
De Marcos DeBrito
Com Paulo Vespúcio, Francisco Gaspar, Alan Pellegrino
Nossa crítica: “Embora se deseje encorajar produções do tipo, o incentivo não pode se confundir com a ausência de olhar crítico em relação ao uso da linguagem cinematográfica”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Chile, 2021
Animação/Terror, 16 min
De Hugo Covarrubias
Brasil, 2021
Ficção Científica, 99 min
De Renata Pinheiro
Com Luciano Pedro Jr., Matheus Nachtergaele, Tavinho Teixeira
Nossa crítica: “Para uma premissa fantástica, uma estética fantástica. A diretora rompe com o naturalismo, embora sua aventura mecânico-futurista possua óbvia relação com a realidade”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Brasil, 2020
Terror, 15 min
De Fernando Sanches
Com Gilda Nomacce, Luciana Paes
Nossa crítica: “Esta iniciativa atesta a capacidade do cinema nacional em criar seu próprio star system dentro da produção de gênero”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.