Entre os dias 10 e 15 de abril de 2021, o Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira apresenta uma nova proposta para a sua 14ª edição. Além da exibição de longas, médias e curtas-metragens online e gratuitamente, os organizadores introduzem o formato inédito dos Cadernos de Artista. Cada cineasta com trabalho selecionado pelos curadores pode expor suas referências de textos, filmes e inspirações, permitindo ao espectador compreender o desenvolvimento do processo criativo. Este material complementar permanecerá no site oficial após o fim do evento.
Enquanto a Mostra Competitiva Brasil traz alguns dos títulos brasileiros mais aclamados dos últimos dois anos (Vento Seco, Perifericu, O Jardim Fantástico, Ser Feliz no Vão), a Mostra Outros Esquemas completa a seleção com novas sessões de Mulher Oceano, King Kong en Asunción e Eu, um Outro. A edição também conta com seminários, oficinas, projeções urbanas e uma mostra dedicada aos trabalhos do ator e cineasta Welket Bungué.
O Papo de Cinema vai acompanhar o Cine Esquema Novo, publicando diariamente notícias, entrevistas e críticas dos filmes da 14ª edição:
:: Mostra Competitiva Brasil ::
#eagoraoque
São Paulo, 2020
Ficção, 70 min.
De Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald
Com Vladimir Safatle, Jean-Claude Bernardet e Palomaris Mathias
Nossa crítica: “O filme parte do pressuposto que a esquerda precisa se questionar quanto à fronteira separando teoria e prática”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
13 Ways of Looking at a Bird
Portugal, 2020
Experimental, 32 min.
De Ana Vaz
Nossa crítica :: “Ana Vaz pretende investigar olhares distintos, a possibilidade de sermos tocados diferentemente por um mesmo impulso, mas sem para isso revelar as subjetividades”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
A Chuva Acalanta a Dor
Ceará e Portugal, 2020
Ficção, 29 min.
De Leonardo Mouramateus
Nossa crítica: “A jornada simbólica é construída com habilidade por um realizador que, a despeito da juventude, demonstra ter um controle invejável do espaço para entremear tempos distintos e circunscrever o indivíduo como um perpétuo interventor de si próprio frente à dura sina de saber-se finito”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Antes do Azul
Rio Grande do Sul, 2019
Experimental, 14 min.
De Romy Pocztaruk
Com Renata de Lélis, Camila Vergara, Thais Hagermann
As Vezes que Não Estou Lá
Pernambuco, 2020
Ficção, 25 min.
De Dandara de Morais
Com Dandara de Morais, Aurora Jamelo, Anne Costa
Nossa crítica: “Embora seja um curta de alcance e potência desigual, que geralmente seja instigante, mas constantemente ofereça uma reiteração improdutiva, carrega com muita clareza uma mensagem de alerta”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Atordoado, Eu Permaneço Atento
Rio de Janeiro e São Paulo, 2020
Documentário, 15 min.
De Henrique Amud e Lucas H. Rossi
Célio’s Circle
Bahia e São Paulo, 2021
Documentário, 10 min.
De Diego Lisboa
Caminhos Encobertos
São Paulo, 2020
Documentário, 27 min.
De Beatriz Macruz e Maria Clara Guiral
Com Thiago Henrique Vilar Martim Karai Jekupe e Vitor Fernandes Soares Guarani Karai Mirim
Cantar É com os Passarinhos
Rio Grande do Sul, 2020
Experimental, 10 min.
De Amanda Teixeira
Deserto Estrangeiro
Rio Grande do Sul, 2020
Ficção, 23 min.
De Davi Pretto
Com Mauro Soares, Isabél Zuaa, Raquel Villar, Paul Riemann, Sandra Bello, Thiago Rosa e Lionel Dzidzi
Entre Nós e o Mundo
São Paulo, 2019
Documentário, 18 min.
De Fábio Rodrigo
Eu Não Sou um Robô
Rio Grande do Sul, 2021
Ficção, 17 min.
De Gabriela Lamas
Com Gabriela Lamas e Maurilio Almeida
Nossa crítica: “Tânia funciona como uma espécie de catalisadora de anseios e dúvidas heterogêneas. Porém, nada é muito esmiuçado/ilustrado”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Fazemos da Memória Nossas Roupas
Rio de Janeiro, 2020
Ficção, 15 min.
De Maria Bogado
Com Anis Aura Ayguar, Arda Nefasta, Sabine Passareli
Joãosinho da Goméa: O Rei do Candomblé
Rio de Janeiro, 2019
Documentário, 15 min.
De Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra
Com Átila Bee
Lyz Parayzo: Artista do Fim do Mundo
Paraná e Rio de Janeiro, 2019
Documentário, 15 min.
De Fernando SanTana
Com Lyz Parayzo
Milton Freire, um Grito Além da História
Rio de Janeiro, 2020
Documentário, 20 min.
De Victor Abreu
Com Milton Freire
O Ciclope
São Paulo, 2020
Ficção, 8 min.
De Guilherme Cenzi e Pedro Achilles
Com Marisa Bezerra e Márcio Achilles
Nossa crítica: “As imagens granuladas revelam um sujeito atento aos detalhes, do tipo de observador que desloca sua lente exatamente às minúcias potencialmente soterradas pela quantidade de signos emergentes numa cidade movimentada. Infelizmente, os realizadores não investem tanto nisso”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
O Jardim Fantástico
São Paulo, 2020
Ficção, 20 min.
De Fábio Baldo e Tico Dias
Com Zahy Guajajara, Luiz Felipe Jesus e Thaia Perez
Nossa crítica: “A busca pela fantasia desafetada, indiferente a seu potencial disruptivo, se propaga por todos os aspectos estéticos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
O Mundo Mineral
Minas Gerais, 2020
Ficção, 9 min.
De Guerreiro do Divino Amor
Com Sallisa Rosa, Oscar Niemayer, Xuxa
Os Últimos Românticos do Mundo
Pernambuco, 2020
Ficção, 22 min.
De Henrique Arruda
Com Mateus Maia, Carlos Eduardo Ferraz, Gilberto Brito, Sóstenes Fonseca, Sharlene Esse, Raquel Simpson, Odilex Lins, Suelanny Carvalho e Andreia Valois
Para Colorir
Rio Grande do Sul, 2019
Ficção, 12 min.
De Juliana Costa
Com Marina de Moraes e Raissa Martinez
Nossa crítica: “Juliana Costa sai-se melhor quando não se deixa guiar pela preocupação em esclarecer, vide o registro sensível do ato sexual a partir de uma perspectiva que mantém o erotismo, sem para isso objetificar os corpos e entrega-los ao mero fetichismo”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller
Per Capita
Pernambuco, 2021
Experimental, 15 min.
De Lia Letícia
Com Paula de Renor, Tom Alvim, Yuri de Holanda e Mekson Dias
Nossa crítica: “Pegando um pouco emprestado de David Lynch, um tanto de David Cronenberg, ela consegue um efeito potente de indeterminação”. Leia na íntegra do texto de Marcelo Müller.
Performatividade do Segundo Plano
Ceará, 2020
Experimental, 8 min.
De Frederico Benevides e Yuri Firmeza
Nossa crítica :: “Os cineastas Frederico Benevides e Yuri Firmeza, então, voltam a ele (o filme) a partir de investigações pontuais cuja capacidade de questionamento e significação é muito fértil” Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller
Perifericu
São Paulo, 2019
Documentário, 20 min.
De Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira
Com Ingrid Martins,Vita Pereira, Audre Verneck, Isma de Almeida, Natt Maat, Manauara Clandestina
Rocha Matriz
Espírito Santo, 2020
Documentário, 25 min.
De Cristal Líquido (Miro Soares e Gabriel Menotti)
sem título #6: o Inquietanto
São Paulo, 2020
Experimental, 16 min.
De Carlos Adriano
Nossa crítica :: “Unidade autônoma feita de fragmentos estranhos entre si, embora em alguns momentos pareça uma colagem um tanto aleatória de frações dispostas como se naturalmente fizessem sentido automático em consecução” Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Ser Feliz no Vão
Rio de Janeiro, 2020
Documentário, 12 min.
De Lucas H. Rossi dos Santos
Urubá
Rio Grande do Norte, 2020
Documentário, 15 min.
De Rodrigo Sena
Com Babalorixa Luiz de Xango e Babalorixa Gustavo Henrique de Xango
Nossa crítica :: “O filme permanece no universo das religiões de matriz africana, evidentemente lançando a ele um olhar reverente, mas não demonstrando com clareza o objetivo a ser alcançado nos seus pouco menos de 15 minutos”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller
Vagalumes
Rio de Janeiro, 2021
Ficção, 19 min.
De Léo Bittencourt
Com Daniel dos Santos de Andrade, Elisa Lucinda, Gleiton Matheus Bonfante, Lino Besser, Niana, Machado, Nico Arawá, Paulo Guidelly, Rafael Medina, Wallace Lino
Vento Seco
Goiás, 2020
Ficção, 110 min.
De Daniel Nolasco
Com Leandro Faria Lelo, Allan Jacinto Santana, Renata Carvalho, Rafael Theophilo, Leo Moreira Sá, Marcelo D’Avilla, Del Neto, Larissa Sisterolli, Mel Gonçalves, Conrado Helt, Marcelo Souza e Silva, Norval Berbari, Isabella Cecília do Nascimento
Nossa crítica: “O diretor Daniel Nolasco se permite misturar o sonho e a realidade, ou naturalismo com cenas artificiais”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “Temos um diálogo direto com a pornografia e o melodrama, dois gêneros de excessos”, explica Daniel Nolasco
Vil, Má
São Paulo, 2019
Documentário, 86 min.
De Gustavo Vinagre
Com Wilma Azevedo e Jules Elting
Nossa crítica: “O filme se questiona quem, de fato, possui o domínio entre o diretor e a personagem, entre o filmante e o filmado”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
:: Mostra Outros Esquemas ::
Dois Homens ao Mar
Rio Grande do Sul, 2020
Ficção, 17 min.
De Gabriel Motta
Com Gabriel Motta, Mauri Liiv, Anna Banchina
Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem
Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro, 2021
Documentário, 83 min.
De Natara Nery
Eu, um Outro
Minas Gerais, 2019
Ficção, 85 min.
De Sílvia Godinho
Com Luca Scarpelli, Raul Alvim Capistrano, Thalles Rocha
Nossa crítica: “Os três homens são muito mais complexos do que a esfera de sua identidade de gênero, algo que Sílvia Godinho consegue captar com clareza e tranquilidade”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Glauber, Claro
São Paulo e Itália, 2020
Documentário, 80 min.
De César Meneghetti
Nossa crítica: “César Meneghetti utiliza justamente as reminiscências de uma produção para fazer um retrato parcial do homem que a gestou e a pariu”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
Homens Invisíveis
Rio de Janeiro, 2019
Documentário, 26 min.
De Luis Carlos de Alencar
King Kong en Asunción
Pernambuco, 2020
Ficção, 90 min.
De Camilo Cavalcante
Com Andrade Junior, Ana Ivanova, Juan Carlos Aduviri, Fernando Teixeira, Maycon Douglas, Georgina Genes
Nossa crítica: “Essa proposta existencialista de estrada funciona apenas parcialmente, inclusive pela dependência dessa voz de uma nobre explicadora”. Confira na íntegra o texto de Robledo Milani.
Mulher Oceano
São Paulo e Japão, 2020
Ficção, 100 min.
De Djin Sganzerla
Com Djin Sganzerla, Lucélia Santos, Stênio Garcia, Kentaro Suyama, Rafael Zulu
Nossa crítica: “Hannah representa uma figura ao mesmo tempo complexa em sua psicologia, e também muito comum em termos de construção de corpo e fala”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “As culturas brasileira e japonesa têm muito em comum”, explica Djin Sganzerla
Nuhu Yãg Mu Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!
Minas Gerais, 2020
Documentário, 70 min.
De Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero
Nossa crítica: “O tom das falas carrega a indignação de um povo que protesta há centenas de anos, mas ainda não tem sua voz escutada”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
O que Pode um Corpo?
Rio Grande do Sul, 2020
Documentário, 15 min.
De Victor di Marco e Márcio Picoli
Pega-se Facção
Pernambuco, 2020
Documentário, 13 min.
De Thaís Braga
Seremos Ouvidas
Paraná, 2020
Documentário, 12 min.
De Larissa Nepomuceno
Com Celma Gomes, Gabriela Grigolom, Klicia Campos
Zabé do Cariri
Rio de Janeiro, 2020
Documentário, 27 min.
De Beth Formaggini
:: Entrevista ::
“Estou bastante feliz com a homenagem. Me sinto verdadeiramente valorizado”, diz Welket Bunguê
:: Notícias ::
Cine Esquema Novo 2021 :: Edição online e gratuita começa em 10 de abril
14º Cine Esquema Novo anuncia forte seleção da Mostra Outros Esquemas (Exclusivo)
14º Cine Esquema Novo divulga 31 filmes da Mostra Competitiva
Cine Esquema Novo 2021 :: Abertas as inscrições para a 14ª edição do evento
Cine Esquema Novo :: Edição especial projetará filmes em paredes e prédios
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário