Categorias: EspeciaisFestivais

Cobertura :: 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro (2020)

Publicado por

Um dos mais tradicionais encontros cinematográficos de todo o país, Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro chega em 2020 a sua décima quinta edição, acontecendo de 10 a 17 de dezembro como forma de resistência, com sessões presenciais – abertura e encerramento – e virtuais – mostras competitivas. Ao todo, serão 13 longas e 12 curtas em programação, além de Retrospectivas e Especiais. O Fest Aruanda é coordenado pelo diretor-geral Lúcio Villar, com a curadoria dos críticos de cinema Amilton Pinheiro, Marcus Mello e Suyene Correia. Lúcio e Amilton assinam ainda a direção artística do evento, que neste ano tem como júri oficial as cineastas Helena Solberg e Susanna Lira, além do ator e diretor Caco Ciocler. Já o júri da mostra Sob o Céu Nordestino é formado pelo realizador Caio Sóh, pelo ator Flávio Bauraqui e pela atriz Danny Barbosa. O júri da crítica, formado por membros da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, conta com as presenças de Bertrand Lira, Marcelo Milici e Suzana Uchoa Itiberê. O Papo de Cinema é convidado oficial do 15° Fest Aruanda. Por causa da pandemia provocada pela COVID-19, não fomos até João Pessoa, mas estamos ligados no que de melhor o festival tem a oferecer neste ano. Confira a seguir nosso guia completo, com críticas, entrevistas, notícias e muito mais!

 

Entrevista Exclusiva

Tivemos que trabalhar no escuro, para vencer um cenário de indefinição”, afirma Lucio Vilar, diretor-geral do Fest Aruanda

 

 

Sessão de Abertura
Hors Concours

Os Quatro Paralamas
Brasil, 2020
Documentário, 99 min.
De Roberto Berliner e Paschoal Samora
O que nós achamos: “Os personagens não são colocados num pedestal, como em tantas biografias a respeito de pessoas admiradas pelos cineastas”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

Mostra Competitiva Sob o Céu Nordestino
Longas-metragens paraibanos

A Jangada de Welles
Brasil, 2019
Documentário, 75 min
De Petrus Cariry, Firmino Holanda
Seleção: Mostra SP 2019
O que nós achamos: “Se há uma qualidade evidente, é a capacidade de combinar habilmente os contornos legendários dos pescadores e os do filme inacabado“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Aponta Pra Fé: Ou Todas as Músicas da Minha Vida
Brasil, 2020
Ficção, 71 min
De Kalyne Almeida
Com Rayssa Holanda, Bruno Goya, Kassandra Brandão, Jamila Facury
O que nós achamos: “Infelizmente, o filme vai apenas acumulando conflitos de ordem mais privada do que concernente ao público, somando ranhuras e negligenciando o que parecia ser seu grande motivador”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

As Órbitas da Água
Brasil, 2020
Drama, 71 min
De Frederico Machado
Com Antônio Saboia, Rejane Arruda, Auro Juriciê, Flávia Bittencourt
Seleção: Mostra SP 2020
O que nós achamos: “Dentro da chamada Trilogia Dantesca, constitui o filme mais hermético, e também o mais radical”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

King Kong en Asunción
Brasil, 2020
Drama,
De Camilo Cavalcante
Com Andrade Júnior, Ana Ivanova, Juan Carlos Aduviri
Premiação: Festival de Gramado 2020 (Melhor Filme)
O que nós achamos: “Exagera em certos momentos capitais, deixando o conjunto excessivamente à deriva ou, em semelhante medida, dependente da relatora que conhece o protagonista como poucos”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Swingueira
Brasil, 2020
Documentário, 85 min.
De Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula
Seleção: Cine Ceará 2020
Nossa crítica: “Os diretores se dividem entre a intenção de criar uma narrativa didática e a vontade de resgatar a espontaneidade da dança”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Mostra Competitiva Nacional
Longas-metragens brasileiros

Chico Rei Entre Nós 
Brasil, 2020
Documentário, 95 min
De Joyce Prado
Seleção: Mostra SP 2020
O que nós achamos: “Arte e política tornam-se indissociáveis, tanto no gesto da equipe quanto nos relatos evocados pelas entrevistas”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Codinome Clemente
Brasil, 2019
Documentário, 99 min
De Isa Albuquerque
O que nós achamos: “A diretora evita efetuar uma ponte entre passado e presente: os acontecimentos de décadas atrás se encerram em si mesmos”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

 

Glauber, Claro
Brasil, 2020
Documentário, 80 min
De César Meneghetti
Seleção: Mostra SP 2020
O que nós achamos: “Confere acesso privilegiado à intimidade não apenas do processo, mas também do que o alimentou”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Libelu: Abaixo a Ditadura
Brasil, 2020
Documentário, 95 min.
De Diógenes Muniz
Seleção: É Tudo Verdade 2020
O que nós achamos: “Há bem mais espaço à autoironia do que à real autocrítica”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Nheengatu: A Língua da Amazônia
Brasil/Portugal, 2020
Documentário, 115 min
De José Barahona
Exibição: Doc Lisboa 2020
O que nós achamos: “Mesmo sem o objetivo colonizador, Barahona e sua equipe não deixam de ser vistos como corpos estranhos naquele meio, e o fato de o diretor ser português só intensifica esse paralelo.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Tentehar: Arquitetura do Sensível
Brasil, 2020
Documentário, 89 min
De Paloma Rocha e Luís Abramo
Seleção: Mostra SP 2020

 

 

 

Todas as Melodias
Brasil, 2020
Documentário, 90 min
De Marco Abujamra
Seleção: Mostra SP 2020
O que nós achamos: “Sem se preocupar em elaborar uma estrutura narrativa com início, meio e fim, o diretor opta por trilhar caminhos não muito óbvios, ao mesmo tempo em que não se exime em fazer uso de elementos que sustentem essas voltas mais complexas pelas quais decide se aventurar“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

Sessão de Encerramento
Hors Concours

Me Chama que Eu Vou
Brasil, 2020
Documentário, 70 min
De Joana Mariani
Premiação: Festival de Gramado 2020 (Melhor Montagem)
O que nós achamos: “Como Joana não se coloca no filme, fica difícil saber se a aparagem de arestas é fruto da idolatria que afasta a criadora das possíveis perguntas que, uma vez formuladas, poderiam conferir outro tempero ao filme”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
EXCLUSIVO :: Entrevista com a produtora Diane Maia

 

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)