Chegou a hora de voltarmos à Ouro Preto, cidade colonial na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. É nesse berço da arquitetura barroca que acontecerá a 17ª edição do CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto. Tradicionalmente, essa festa é dedicada a tratar o audiovisual como patrimônio, protegendo a produção nacional. Em 2022, o evento, inteiramente gratuito, retornará com seu caráter presencial, depois de dois anos de realização online por conta da pandemia de COVID-19. Entre os dias 22 e 27 de junho, serão exibidos mais de 151 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, vindos de oito países. Além das projeções, cinco oficinas e até uma festa junina estarão entre as atividades. Ademais, o CineOP vai promover sessões de cinema, masterclasses e debates para o público participar de qualquer lugar do mundo pela plataforma cineop.com.br, garantindo um formato híbrido. E, claro, o Papo de Cinema estará presente na região, Patrimônio Histórico da Humanidade, para trazer críticas inéditas, entrevistas exclusivas e notícias. Fiquem ligados!
Promessa de fomento à produção audiovisual marca fim da CineOP 2022
Debate sobre minorias e festa junina encerram final de semana do CineOP 2022
Os Primeiros Soldados :: Drama inédito arranca aplausos do público no terceiro dia de CineOP 2022
Marina Sena embala #sextou do CineOP 2022
CineOP 2022 :: Respeito aos povos indígenas marca primeira noite da mostra
CineOP lança programação de sua 17ª edição. Confira os destaques!
CineOP 2022 :: “Para o governo atual, tudo o que fazemos é errado”, diz Divino Tserewahú
CineOP 2022 :: “O branco quando nos filma capta imagens vazias“, diz Ariel Ortega (Exclusivo)
Brasil, 2011
Documentário, 48 min
De Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy (Patrícia Ferreira)
Brasil, 2021
Documentário, 15 min
De Kuaray Poty (Ariel Ortega), Bruno Huyer
Brasil, 2021
Documentário, 84 min
De Susanna Lira
Nossa crítica: “Um projeto que escancara uma sociedade retrógrada“. Leia na íntegra o texto de Victor Hugo Furtado
Brasil, 2022
Documentário, 90 min
De Natália Dias, Camilo Cavalcanti
Nossa crítica: “O projeto é composto por imagens de arquivo. Entrevistas, com especialistas ou fãs, são excluídas da tela. A opção de Camilo e Natália é clara: o artista se autodefinirá“. Leia na íntegra o texto de Victor Hugo Furtado
Brasil, 2021
Documentário, 105 min
De Marcos Yoshi
Nossa crítica: “A busca de Yoshi é mais do que examinar sua situação, e sim quase apelar para estar mais próximo de quem ama. O realizador usa a câmera como um subterfúgio“. Leia na íntegra o texto de Victor Hugo Furtado
Drama, 2022
Documentário, 94 min
De Roberto Moura
Nossa crítica: “Ao longo das mais de uma hora e meia são reveladas angústias de um Brasil que pouco, ou quase nada, mudou em sua história“. Leia na íntegra o texto de Victor Hugo Furtado
Drama, 2021
Documentário, 107 min
De Rodrigo de Oliveira
Nossa crítica: “Abraça um universo composto essencialmente por homens gays e travestis, retirando o resto da sociedade da equação e evitando o preconceito como motor de conflito”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo
Brasil, 2016
Documentário, 101 min
De Lufe Steffen
Nossa crítica: “Uma aula de história sobre como respeitar e valorizar o pensamento e o gosto dos outros. Algo que a maioria ainda precisa aprender como se faz”. Leia na íntegra o texto de Matheus Bonez
Brasil, 2018
Documentário, 74 min
De Ricardo Calil
Nossa crítica: “Um filme com gostinho de insuficiência, especialmente quanto à questão sociopolítica inerente às ocupações, mas bonito e atento ao dado humano”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2021
Documentário, 80 min
De César Meneghetti
Nossa crítica: “Se trata de um documentário que abre numerosos caminhos, deixando ainda uma quantidade considerável de outros restritos às frestas das observações, demasiadamente indeciso quanto a o quê privilegiar”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2020
Documentário, 82 min
De João Jardim
Nossa crítica: “Para um projeto tão focado na formação de indivíduos pensantes, o encerramento soa redutor. Mesmo assim, torna a olhar para a escola enquanto ambiente dotado de complexidades humanas e pedagógicas”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo
Brasil, 2022
Documentário, 175 min
De Vincent Carelli, Tatiana Almeida