A pandemia da Covid-19 obrigou grande parte dos festivais de cinema a se adequar ao âmbito online em 2021 e 2021. Não foi diferente para o Fantaspoa, um dos mais tradicionais e importantes eventos da América latina entre os dedicados ao cinema fantástico. Mas, como o cenário de 2022 está bastante favorável (obrigado, vacinas), então é chegada a hora da programação que movimenta Porto Alegre voltar às tão aguardadas sessões presenciais. A 18ª edição do Fantaspoa vai acontecer entre 15 de abril a 1º de maio na Sala Eduardo Hirtz (Cinemateca Paulo Amorim), no Cine Farol Santander, no Cine Grand Café, no Instituto Ling e na Cinemateca Capitólio, exibidores parceiros nos quais também acontecerão as atividades paralelas. Mas, calma para você que não pode estar na capital gaúcha nesse período, pois parte das atividades poderão ser vistas de forma online na plataforma Darkflix/Würlak, de 22 de abril a 1º de maio. Ao todo, o Fantaspoa 2022 contará com a exibição de 90 longas e 97 curtas, programação dividida em cinco seções competitivas: Internacional, Ibero-Americana, Brasileira, Animações e Mondo Bizarro. Além dos filmes inéditos e de alguns que fizeram bonito em outros eventos, o Fantaspoa homenageará o cineasta japonês Yoshihiro Nishimura, que estará presente em Porto Alegre, inclusive para a estreia mundial de seu último longa-metragem: Holy Mother (2021). O Papo de Cinema fará uma cobertura completa do 18º Fantaspoa, com artigos, entrevistas, lives, podcast, críticas e muito mais. E neste especial concentraremos tudo isso. Vem com a gente curtir o Fantaspoa?
:: NOTÍCIAS ::
– Jesus Kid e Sujeito Oculto vencem o evento. Confira todos os ganhadores
– Sessões comentadas agitam a reta final do evento
– Últimos filmes da programação online estreiam nesta quinta
– Evento realiza mais de uma dezena de premières mundiais
– Versão online bate recorde de visualizações em três dias
– Evento traz ao Brasil vários convidados internacionais
– Começa a versão online (e gratuita) do evento
– Papo de Cinema realiza live com Aly Muritiba e Sérgio Marone
– Papo de Cinema realiza live sobre Capitão Astúcia
– 18ª edição do evento homenageia o japonês Yoshihiro Nishimura
– Começa a 18º edição do evento dedicado ao cinema fantástico
– Divulgada seleção completa de longas. Confira lista!
:: BALANÇO DO FESTIVAL ::
Fantaspoa 2022 :: Evento (re)afirma a sua grandeza ao (re)ocupar espaços
:: PODCAST ::
:: ENTREVISTAS ::
Fantaspoa 2022 :: Entrevista com o produtor do evento, João Pedro Fleck
Os Dragões :: Entrevista com o cineasta Gustavo Spolidoro
The Smoke Master ::” Entrevista com os cineastas Andre Sigwalt e Augusto Soares
Sujeito Oculto :: Entrevista com o diretor Leo Falcão
:: SESSÃO ESPECIAL DE ABERTURA ::
Nosferatu
Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, Alemanha, 1922
Fantasia/Horror, 94 min
De F.W. Murnau
Com Max Schreck, Greta Schröder, Ruth Landshoff
:: MOSTRA NACIONAL ::
As Almas que Dançam no Escuro
Brasil, 2021
Drama/Suspense/Terror, 90 min
De Marcos DeBrito
Com Paulo Vespúcio, Francisco Gaspar, Alan Pellegrino
Nossa crítica: “Embora se deseje encorajar produções do tipo, o incentivo não pode se confundir com a ausência de olhar crítico em relação ao uso da linguagem cinematográfica”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Capitão Astúcia
Brasil, 2021
Aventura/Drama/Fantasia, 90 min
De Filipe Gontijo
Com Paulo Verlings, Fernando Teixeira, Nívea Maria
Nossa crítica: “Alcança o feito raro de divertir pela dinâmica dos acontecimentos, ao mesmo tempo em que proporciona reflexão a partir de diálogos sinceros e um mise-en-scène que, além da honestidade do que reúne como oferta, tem a acrescentar uma percepção compartilhada, que se efetua não em si, mas na leitura de cada um na audiência“. Confira na íntegra o texto de Robledo Milani
A Cidade dos Abismos
Brasil, 2021
Drama/Experimental, 96 min
De Priscyla Bettim, Renato Coelho
Com Carolina Castanho, Guylain Mukendi, Sofia Riccardi
Nossa crítica: “Em seu primeiro longa-metragem, Priscyla Bettim e Renato Coelho demonstram coragem para manipular a linguagem de formas radicais, embora mais acessíveis ao público médio do que os projetos que costumam se autointitular experimentais”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo
Descaminhos
Brasil, 2022
Drama/Thriller, 73 min
De Armando Fonseca
Com Alice Stefania, Diego Borges, Bidô Galvão
Nossa crítica: “É perceptível o impulso do diretor por chocar, ao optar por cenas perturbadoras que exibem feridas, gritos histriônicos e um tom de mistério que persiste do início ao fim. Aqui, são compostas sequências que podem gerar desconforto”. Confira na íntegra o texto de Victor Hugo Furtado
Os Dragões
Brasil, 2021
Drama/Horror, 87 min
De Gustavo Spolidoro
Com Lóren Maitê, Paulo Reginatto, Juliana Zardo
Nossa crítica: “Gustavo Spolidoro estabelece polos de tensão social um tanto superficiais nesse coming of age ambientado no pacato interior do Rio Grande do Sul”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti
Brasil, 2021
Horror/Mistério, 95 min
De Paulo Biscaia Filho
Com Kenni Rogers, Michelle Rodrigues, Ed Canedo
Jesus Kid
Brasil, 2021
Drama/Fantasia, 88 min
De Aly Muritiba
Com Paulo Miklos, Sérgio Marone e Maureen Miranda
Nossa crítica: “A proximidade entre Jesus Kid e Barton Fink: Delírios de Hollywood torna sedutoras e quase incontornáveis as comparações. E elas não favorecem o filme brasileiro“. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller
Sujeito Oculto
Brasil, 2021
Drama/Mistério, 110 min
De Léo Falcão
Com Gustavo Falcão, Marcos Breda, Tony Tornado
Nossa crítica: “Léo Falcão cria um ambiente propício para instigar o espectador, partindo de uma premissa bastante conhecida e muito utilizada em outras obras”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
A Praia do Fim do Mundo
Brasil, 2021
Drama/Fantasia, 88 min
De Petrus Cariry
Com Marcélia Cartaxo, Carlos César, Larissa Góes
Nossa crítica: “A Praia do Fim do Mundo retoma esse olhar de Petrus Cariry para um território físico que espelha geografias imaginárias. A paisagem metafórica resulta do choque entre as memórias e a angústia por não saber o que esperar do amanhã“. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller
The Smoke Master
Brasil, 2022
Ação/Comédia, 121 min
De Andre Sigwalt, Augusto Soares
Com Daniel Rocha, Tristan Aronovich, David Wendefilm
Nossa crítica: “Um Karatê Kid de maconheiros”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller
Verão Fantasma
Brasil, 2021
Horror/Musical, 103 min
De Matheus Marchetti
Com Tuna Dwek, Bruno Germano, Tony Germano
Nossa crítica: “Até tenta embaçar os limites entre realidade, imaginação e extraordinário, mas sem sucesso. Matheus Marchetti conduz o elenco num piloto automático por caminhos batidos”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
:: MOSTRA INTERNACIONAL ::
Holy Mother
Holy Mother, Japão, 2022
Horror, 95 min
De Yoshihiro Nishimura
Monstruoso
Monstrous, EUA, 2021
Drama/Horror/Suspense, 89 min
De Chris Sivertson
Com Christina Ricci, Santino Barnard, Don Durrell
Propriedade Privada
Private Property, EUA, 2021
Drama/Suspense, 85 min
De Chadd Harbold
Com Logan Miller, Ashley Benson, Shiloh Fernandez
Sombras do Deserto
Desert Shadows, EUA, 2021
Horror/Terror, 93 min
De Tyler Bourns
Com Mitch Pileggi, Bill Farmer, Emily Sweet
:: MOSTRAS ESPECIAIS ::
A Praga
Brasil, 1980
Horror, 51 min
De José Mojica Marins
Com Felipe, Sílvia Gless, Wanda Kosmo
:: MOSTRA ANIMAÇÃO ::
Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente
Brasil, 2021
Animação/Documentário, 90 min
De César Cabral
Voz de Milhem Cortaz, Paulo Miklos, Laerte
Nossa crítica: “O filme foge às armadilhas de endeusar ou explicar seu protagonista, preferindo que fale livremente por si próprio. Nas conversas, ele faz piadas, se repete, demonstra o cansaço de ter uma equipe de filmagem por perto”. Leia na íntegra ao texto de Bruno Carmelo.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Cobertura :: 11ª Mostra de Cinema de Gostoso (2024) - 21 de novembro de 2024
- Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal - 21 de novembro de 2024
- Calígula: O Corte Final :: Produção polêmica volta aos cinemas em versão inédita - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário