Categorias: EspeciaisFestivais

Cobertura :: 23º Festival do Rio (2021)

Publicado por
Marcelo Müller

O Festival do Rio é uma verdadeira instituição nacional. Por isso mesmo que a não realização de uma edição 2020 – na verdade houve uma pequena versão online com títulos em pré-estreia – causou um buraco enorme no calendário da cinefilia brasileira. Mas, em 2021 o evento que transforma a Cidade Maravilhosa na capital latino-americana da Sétima Arte está de volta. Ele acontecerá de 09 a 19 de dezembro, numa versão menor do que costume, mas reafirmando o seu compromisso com a nossa cultura. Entre longas e curtas, o evento contará com 71 filmes, entre eles títulos internacionais aguardadíssimos e filmes brasileiros que terão sua première mundial em terras cariocas. Além do presente, o Festival do Rio 2021 dará uma atenção carinhosa ao passado, com uma mostra especial reverenciando o legado da revista francesa  Cahiers du Cinema, com clássicos incontornáveis. Também o evento terá uma mostra especialíssima com os filmes restaurados do Wong Kar-Wai. E claro que o Papo de Cinema estará de olho no evento. Nosso editor Marcelo Müller, o mais cariúcho (mistura de carioca com gaúcho) estará in loco acompanhando tudo de perto, inclusive os filmes de abertura e encerramento, os aguardadíssimos Madres Paralelas (2021), de Pedro Almodóvar, e O Beco do Pesadelo (2021), de Guillermo del Toro. Vem com a gente?

 

:: FILME DE ABERTURA ::

Madres Paralelas
Espanha, França, 2021
Drama, 124 minutos
De Pedro Almodóvar
Com Penélope Cruz, Aitana Sánchez-Gijón, Rossy de Palma, Julieta Serrano
Nossa crítica: “O gesto mais declaradamente político da carreira de Almodóvar.Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

:: FILME DE ABERTURA ::

O Beco do Pesadelo
Estados Unidos, 2021
Drama, 150 min
De Guillermo del Toro
Com Bradley Cooper, Cate Blanchett, Toni Collette, Willem Dafoe, Richard Jenkins, Rooney Mara, Ron Perlman, Mary Steenburgen, David Strathairn
Nossa crítica: “Falta sujeira, decadência e indeterminação. Sobra limpeza, opulência e ênfase”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

 

 

:: PANORAMA ESPECIAL ::

A Mulher que Fugiu
Coreia do Sul, 2020
Drama, 77 minutos
De Hong Sang-Soo
Com Kim Min-hee, Song Seon-mi, Lee Eun-mi, Seo Young-hwa, Kwon Hae-hyo, Kim Sae-Byuk, Shin Suk-ho, Ha Sung-guk
Nossa crítica: “O diretor Hong Sang-soo efetua uma interessante brincadeira com a invisibilidade, ou talvez seja melhor dizer, com o caráter representativo da imagem”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Benedetta
França, Bélgica, Holanda, 2021
Drama, 134 minutos
De Paul Verhoeven
Com Virginie Efira, Charlotte Rampling, Lambert Wilson
Nossa crítica: “Nesta discussão sobre prazeres, o verdadeiro deleite do autor vaidoso se encontra na capacidade de ir longe, de ser mais ousado. O diretor transforma a jornada da freira num instrumento para perturbar a ordem e incomodar a “família tradicional” – neste sentido, os protestos calorosos em Cannes representam a consagração máxima da obra, que faz da indignação sua principal fonte de marketing”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo

 

Encontros
Coreia do Sul, 2021
Drama, Comédia, 66 minutos
De Hong Sang-Soo
Com Cho Yunhee, Kim Min-hee, Seo Young-hwa, Ye Ji-won
Nossa crítica: “O tipo de desconforto evitado pela maioria dos cineastas constitui o material de trabalho deste longa-metragem”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

O Festival do Amor
Espanha, EUA, Itália, 2020
Comédia, 88 minutos
De Woody Allen
Com Wallace Shawn, Gina Gershon, Elena Anaya, Louis Garrel
Nossa crítica: “Elementos e conjunturas comuns (infidelidade, encantamento, paixão, arrependimentos, consternação, tédio, rotina etc.) são ressignificados pela embalagem sublime do cinema, para Woody Allen maior que a vida por transcende-la”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

Lágrimas de Sal
Le sel des larmes, França/Suíça, 2020
Drama, 100 min
De Philippe Garrel
Com Logann Antuofermo, Oulaya Amamra, Louise Chevillotte
Nossa crítica: “Em seu exagero, o romantismo defendido pelo diretor transita entre o cinema clássico e o melodrama folhetinesco“. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo

 

Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental
Romênia, Croácia, República Tcheca, Luxemburgo, 2021
Comédia, 106 minutos
De Radu Jude
Com Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Malai, Nicodim Ungureanu, Alexandru Potocean
Nossa crítica: “O roteiro fragmentado em esquetes atira para todos os lados: nossa dependência de telefones celulares, o negacionismo científico, o revisionismo histórico, a incompreensão sobre o papel dos professores”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Memoria
Colômbia, Tailândia, França, México, Catar, Reino Unido, China, Suíça, 2021
Drama, 136 minutos
De Apichatpong Weerasethakul
Com Tilda Swinton, Elkin Díaz, Jeanne Balibar, Juan Pablo Urrego, Daniel Giménez Cacho, Agnes Brekke
Nossa crítica: “Para a mulher incapaz de lembrar, vagando a esmo pela localidade desconhecida, o roteiro generoso oferece um homem incapaz de esquecer”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Murina
Croácia, Brasil, Eslovênia, Estados Unidos, 2021
Drama, 92
De Antoneta Alamat Kusijanovic
Com Gracija Filipović, Danica Čurčić, Leon Lučev, Cliff Curtis
Nossa crítica: “As manifestações de amor e agressão se convertem num gesto único para este drama que carrega a tensão de um suspense e a perversidade de um horror”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Nove Dias
EUA, 2021
Drama, 124 minutos
De Edson Oda
Com Winston Duke, Zazie Beetz, Benedict Wong, Bill Skarsgård
Nossa crítica:Há um elogio à arte como ferramenta de elevação, sobretudo quando Will demonstra sensibilidade diante dos candidatos descartados”Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

Pequena Mamãe
França, 2021
Ficção, 72 min.
De Céline Sciamma
Com Joséphine Sanz, Gabrielle Sanz, Nina Meurisse, Stéphane Varupenne, Margot Abascal
Nossa crítica: “É preciso atingir um grau de sofisticação narrativa fora do comum para realizar o que a diretora propõe neste pequeno drama”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Titane
França, 2021
Drama, Terror, Fantasia, 108 minutos
De Julia Ducournau
Com Vincent Lindon, Agathe Rousselle, Garance Marillier, Laïs Salameh, Bertrand Bonello, Dominique Frot
Nossa crítica: “Dentro deste registro extremo, Ducournau possui pleno controle de suas capacidades e das sensações que busca despertar no espectador”Leia na íntegra o texto escrito por Bruno Carmelo.

 

Um Herói
Irã, França, 2021
Drama, 127 minutos
De Asghar Farhadi
Com Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadrorafaii, Sahar Goldoust, Sarina Farhadi, Saleh Karimai
Nossa crítica: “O mundo nunca para, de maneira acessória, para o desenvolvimento do problema: ao mesmo tempo em que lidam com as provações, os protagonistas ainda precisam trabalhar, cuidar das crianças, lavar as roupas, devolver um objeto emprestado ao vizinho etc”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Undine
Alemanha/França, 2020
Drama/Romance, 90 min
De Christian Petzold
Com Paula Beer, Franz Rogowski, Maryam Zaree
O que nós achamos: “Esta narrativa da desorientação – ou talvez seja melhor dizer, uma narrativa que busca a onipresença e a onipotência – confronta-se a uma estética simples, naturalista“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

 

 

:: PREMIÈRE BRASIL ::

A Suspeita
Rio de Janeiro, 2021
Ficção, 87 minutos
De Pedro Peregrino
Com Glória PiresCharles FricksGustavo MachadoBukassa Kabengele, Daniel Bouzas, Júlia Gorman, Joelson Medeiros, Kizi Vaz, Paulo VespúcioGenézio de Barros e Alexandre Rosa Moreno
Nossa crítica: “Claramente respaldado por várias tradições e elementos do cinema estadunidense, o realizador erra a mão no thriller e no drama”Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

A Viagem de Pedro
Brasil, Portugal, 2021
Drama, 96 minutos
De Laís Bodanzky
Com Cauã Reymond, Luise Heyer, Victoria Guerra, Isabél Zuaa, Rita Wainer, Francis Magee, Welket Bungué, João Lagarto, Luísa Cruz, Isac Graça
Nossa crítica: “Uma série de fatores limitam as nobres intenções do projeto. Primeiro, a construção de um protagonista opaco: na leitura efetuada pelo longa-metragem, Pedro se torna um sujeito inconstante, ao invés de complexo”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Não queria fazer um livro de história filmado, não é esse o cinema que eu busco”, defende a diretora Laís Bodanzky

 

Casa Vazia
Brasil, 85 minutos
Drama, 2021
De Giovani Borba
Com Hugo Nogueira, Araci Esteves, Nelson Diniz
Nossa crítica: “As andanças de Raul revelam a crise da imagem simbólica do gaúcho” Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Cora
Brasil, 2021
Drama, 81 minutos
De Matias Mariani, Gustavo Rosa de Moura
Com Vera Valdez, Fabio Marques Miguez, Sylvio Zilber
Nossa crítica: “No entanto, é curioso que tenhamos muito pouco da subjetividade de Cora nesse filme que toma diversos empréstimos da linguagem documental”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Capitu e o Capítulo
Brasil, 75 minutos
Drama, 2021
De Júlio Bressane
Com Mariana XimenesVladimir BrichtaDjin SganzerlaEnrique Diaz, Saulo Rodrigues
Nossa crítica: Bressane prefere dispersar o tempo e o espaço – por definição, os dois elementos que nos aproximariam melhor de uma relação referencial com Machado de Assis”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Marinheiro das Montanhas
Brasil, França, Alemanha, 2021
Documentário, 98 minutos
De Karim Aïnouz
Nossa crítica: “A abertura à deambulação representa um importante gesto político, humano e cinematográfico: o discurso substitui versões oficiais e a sucessão de fatos consagrados ao favorecer a percepção de que nações são feitas por aqueles que as ocupam, ao invés de seus questionáveis governantes”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista com Karim Aïnouz sobre Marinheiro das Montanhas.

 

Medida Provisória
Brasil, 2021
Ficção Científica, 103 minutos
De Lázaro Ramos
Com Seu Jorge, Taís Araújo, Aldri Anunciação, Flavio Bauraqui, Adriana Esteves
Nossa crítica: Lázaro Ramos aposta firmemente nas catarses, mas se esquece de preparar o terreno para elas serem eficientemente purgatórias”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Medusa
Brasil, 2021
Horror/Fantasia, 127 min
De Anita Rocha da Silveira
Com Mari Oliveira, Bruna LinzmeyerThiago Fragoso, Lara Tremouroux
Nossa crítica: “Expande o apreço de Anita Rocha da Silveira pela gramática do cinema de horror, o entremeado com outras referências”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Entrevista: A diretora Anita Rocha da Silveira (Exclusivo).

 

Meu Tio José
Brasil, 2021
Animação, 89 minutos
De Ducca Rios
Vozes de Tonico Pereira, Bertrand Duarte, Evelin Buchegguer
Nossa crítica: “O principal mérito do filme é utilizar o olhar da criança como justificativa para realizar uma espécie de jornada pedagógica pelos meandros da ditadura civil-militar que desgovernou o Brasil por 21 anos”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Mundo Novo
Brasil, 2021
Drama, 87 minutos
De Alvaro Campos
Com Tati Vilela, Nino Batista, Kadu Garcia

 

 

 

O Dia da Posse
Brasil, 2021
Drama, 70 minutos
De Allan Ribeiro
Com Brendo Washington
Nossa crítica: “O efeito é tão agradável, no sentido da fluidez, quanto frouxo no que diz respeito à ambição artística”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

O Livro dos Prazeres
Brasil, 2020
Ficção, 99 min.
De Marcela Lordy
Com Simone Spoladore, Javier Drolas, Felipe RochaMartha NowillLeandra Leal
O que nós achamos: “Um drama adulto, nos vários sentidos do termo: maduro em suas escolhas estéticas, capaz de abordar sentimentos com a devida complexidade”Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

O Melhor Lugar do Mundo É Agora
Brasil, 2021
Documentário, Drama, 73 minutos
De Caco Ciocler
Com Luciana Paes, Eduardo Estrela, Eliseu Paranhos, Danilo Grangeia, Lorena Silva, Márcio Vito, Georgette Fadel
Nossa crítica: “O que poderia se tornar cansativo (mesmo num filme com pouco mais de uma hora) acaba sendo um processo delicioso de contato com subjetividades em meio a investigações acerca da complexidade do existir agora”Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
Entrevista: Caco Ciocler fala sobre O Melhor Lugar do Mundo É Agora (Exclusivo)

 

O Pai da Rita
Brasil, 2021
Drama, Comédia, 97 minutos
De Joel Zito Araújo
Com Ailton Graça, Wilson Rabelo, Jéssica Barbosa, Paulo Betti, Lea Garcia
Nossa crítica: “Por cerca de dois terços, O Pai da Rita é praticamente um enredo sem muitos conflitos. Joel Zito Araújo parece mais preocupado em consolidar esse universo, tratando de torna-lo reconhecível e dotado de personalidade”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Os Primeiros Soldados
Brasil, 2021
Drama, 107 minutos
De Rodrigo de Oliveira
Com Johnny Massaro, Higor Campagnaro, Clara Choveaux
Nossa crítica: “Um dos aspectos mais curiosos deste drama se encontra na discussão sobre a AIDS quando ainda não havia sido catalogada, compreendida nem discutida enquanto tal”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo
Entrevista: “O estigma da AIDS está na raiz da homofobia que a gente sofre hoje em dia”, afirma Rodrigo de Oliveira

 

Rio Doce
Brasil, 90 minutos
De Fellipe Fernandes
Com Okado do Canal, Cíntia Lima, Cláudia Santos, Carlos Francisco, Nash Laila, Thassia Cavalcanti , Amanda Gabriel
Nossa crítica: “Okado do Canal, rapper cuja música é apresentada durante os letreiros finais, efetua um trabalho desafetado ao limite da apatia: ele tem dificuldade de imprimir variações de tom e intenção, nuances na fala e no olhar”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Rolê: Histórias dos Rolezinhos
Brasil, 82 minutos
De Vladimir Seixas
Com Thayná Trindade, Jefferson Luis, Priscila Rezende
Nossa crítica: “Para o diretor Vladimir Seixas, o fenômeno constitui um ponto de partida para discutir o racismo estrutural no Brasil, o impacto do rolê e de outras performances culturais e artísticas, além do empoderamento de pessoas negras dentro de um país fortemente desigual”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Sol
Brasil, 2021
Drama, 100 minutos
De Lô Politi
Com Rômulo BragaEveraldo Pontes, Malu Landim, Luciana Souza
Nossa crítica: “A delicadeza é algo que falta ao roteiro, movido por artifícios inverossímeis. Ao invés de aprofundar conflitos inerentes à situação destas três pessoas, busca ferramentas externas que venham a provocar tensão”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.