Em janeiro de 2020, a Mostra de Cinema de Tiradentes conseguiu realizar sua 23ª edição normalmente, com estrutura de projeções e debates montada na cidade mineira, contando com diversas atrações presenciais. Em 2021, no entanto, a pandemia de Covid-19 obriga o evento a experimentar o formato online. Se por um lado perde-se a qualidade da projeção nas salas e o valor das trocas presenciais, por outro lado, o evento ganha em resiliência e amplitude, oferecendo gratuitamente produções ambiciosas e experimentais a espectadores de todas as cidades do Brasil.
A 24ª edição presta homenagem a Paula Gaitán, cineasta que abre o evento com seu novo filme, Ostinato, documentário sobre o processo de criação de Arrigo Barnabé. Com o tema “Vertentes de Criação” permeando a curadoria, a Mostra Aurora apresenta sete obras inéditas de jovens diretores que combinam a experiência formal com o olhar crítico ao Brasil contemporâneo. Já a Mostra Olhos Livres dá visibilidade a cineastas de maior experiência, caso de Ary Rosa e Glenda Nicácio, com Voltei!, e Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, que apresentam Irmã aos brasileiros após a seleção no Festival de Berlim.
No total, serão exibidos 114 filmes de 19 Estados, além de debates, oficinas, performances audiovisuais e exposições. O Papo de Cinema acompanhará o evento, trazendo críticas, notícias e entrevistas atualizadas diariamente nesta matéria especial. Você encontra informações sobre horários dos filmes, e acesso às sessões, no site oficial da Mostra de Tiradentes.
São Paulo, 2021
Documentário, 56 min.
De Paula Gaitán
Com Arrigo Barnabé
Nossa crítica: “Há certa equivalência entre sujeito filmante e sujeito filmado: Gaitán demonstra tanto interesse em escutar Barnabé quanto este tem interesse em ser ouvido”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Paraná, 2021
Ficção, 99 min.
De Ana Johann
Com Clarissa Kiste, Laís Cristina, Irandhir Santos, Otavio Linhares, Zeca Cenovicz
Nossa crítica: “O imaginário animalesco constitui a fonte primária de significado para o filme. Estamos falando de instinto, portanto, de algo incontrolável”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Bahia, 2021
Documentário, 71 min.
De Isaac Donato
Nossa crítica: “Quando se torna claro que o cineasta jamais pretende revelar Açucena, nem aprofundá-la, o espectador fica condenado a uma saturação labiríntica de cenas equivalentes”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Bahia/Minas Gerais, 2021
Ficção, 82 min.
De Leon Sampaio e Marcus Curvelo
Com Marcus Curvelo, Carlos Baumgarten, Aristides De Sousa, Mariana Rios, Carol Alves, Thiago Almasy, Ritah Oliveira, Felipe Pedrosa, Rachel Sauder, Gaba Reznik
Nossa crítica: “O filme propõe uma sátira branda por parte de cineastas que aparentam desconhecer este universo a fundo, e não possuem interesse em conhecê-lo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Minas Gerais, 2021
Documentário, 81 min.
De Joana Oliveira
Com Joana Oliveira, Kevin Adweko
Nossa crítica: “A cineasta se desloca para se encontrar em casa: é curiosa a sensação de que, uma vez perto de Kevin, Joana está finalmente confortável”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Fugimos de todas as formas de exotizar a Uganda”, explica Joana Oliveira
Rio de Janeiro, 2020
Ficção, 87 min.
De Aurélio Aragão, Gustavo Bragança e Rafael Spínola
Com Liliane Rovaris, Geovanna Lopes, Marco Lopes, Matheus Lopes, Alberto Moura, Breno Nina, Aurélio Aragão, Gustavo Bragança, Rafael Spínola, Lobo Mauro, Fabricio Menicucci, Filipe Cretton, Doralice Maria, Iara Maria, Lindembergue Bragança, Lucas Nascimento, Lucas Santana, Stella Rabello
Nossa crítica: “Funciona enquanto bela metáfora de um Brasil catatônico, sofrendo opressões por todos os lados – os amantes da opressão batem à porta, porém não nos rebelamos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Santa Catarina, 2020
Experimental, 61 min.
De Melissa Dullius e Gustavo Jahn
Com Juarez Nunes, Alice Bennaton, Fernando Goulart Jahn, Aline Maya, Luana Raiter
Nossa crítica: “É louvável encontrar um cinema rigoroso, e ao mesmo tempo tão preocupado com a possibilidade de comunicação”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Bahia, 2020
Ficção, 72 min.
De Rogério Sagui
Com Kiarah Rocha, José Dumont, Stela de Jesus, Rogério Leandro, Carlos White, Yan Quadros, Jocimário Kannário, Mufula, Eliene D’Goió, Sindy Rodrigues, Maria Flor
Nossa crítica: “A fantasia caminha no limiar do humor, porém jamais assume o aspecto autoconsciente”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Goiás/Minas Gerais, 2020
Documentário, 80 min.
De Cris Ventura
Nossa crítica: “Para um projeto nutrido por tanto afeto, a diretora institui louvável distanciamento, evitando o tom elogioso e o mergulho nas circunstâncias da morte”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Rio Grande do Sul, 2020
Ficção, 88 min.
De Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
Com Maria Galant, Anaís Grala Wegner, Felipe Kannenberg
Festival: Berlinale 2020
Nossa crítica: “Os conceitos mais poéticos, metafóricos, brutos e absurdos são introduzidos uns após os outros, sem moderação”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Minas Gerais, 2020
Documentário, 70 min.
De Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero
Com Delcida Maxakali, Totó Maxakali, Mamei Maxakali, Pinheiro Maxakali, Manuel Damázio, Arnalda Maxakali, Dozinho Maxakali, Vitorino Maxakali, Israel Maxakali, Marinho Maxakali, Américo Maxakali, Veronildo Maxakali, Noêmia Maxakali, Pedro Vieira, Joviel Maxakali, Neusa Maxakali, Manuel Kelé, Tevassouro Maxakali
Nossa crítica: “O tom das falas carrega a indignação de um povo que protesta há centenas de anos, mas ainda não tem sua voz escutada”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Ceará, 2020
Ficção, 74 min.
De Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra
Com Orlok Sombra, S.brxxzkjxkzxkxkz, Nirá Link, Gadi Bergamota, Lyna Lurex, Tina Reinstrings, Melindra Lindra, Sabiá Pensativo, Rodolfo Keoma, Biela, Will, Insiranomeaqui, Guika, Kaê Marques, Cyborgue Oleosa, Abi Gaiu Oliveira, Lulu Ribeiro, Vitrilis Sarambaxo, Anaya Ókun, Sapata Deslizante, Kaye Djamiliá, Big Bug, Ariza Torquato, Rachid, Jane Malaquias, Davi Sampaio, Antoni Dia
Rio de Janeiro, 2020
Ficção, 83 min.
De Pedro Urano
Com Silvana Stein, Negro Léo, Clara Choveaux, Helena Ignez, Cabelo Cobra Coral, Alexandre Dacosta
Nossa crítica: “O resultado não se torna nem infantil a ponto de conquistar o público jovem, nem maduro o suficiente para dialogar de igual para igual com os espectadores adultos”. Leia o texto completo de Bruno Carmelo.
Bahia, 2020
Ficção, 77 min.
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz
Nossa crítica: “A crônica política possui alcance reduzido pela obviedade de seus alvos e pela ausência de debate”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Paraná, 2021
Ficção, 94 min.
De Bruno Costa
Com Edilson Silva, Maria Luiza da Costa, Stephanie Fernandes, Giovana Soar e Luiz Pazello
Nossa crítica: “O aspecto brutal da mise en scène resulta na sobrecarga do corpo enquanto símbolo onde todas as emoções de Maycon se traduzem”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “Gostaria que o máximo de homens assistissem para se colocarem na posição da mulher”, afirma Edilson Silva
Rio de Janeiro/São Paulo, 2020
Ficção, 99 min.
De Djin Sganzerla
Com Djin Sganzerla, Kentaro Suyama, Stênio Garcia, Lucélia Santos, Gustavo Falcão, Rafael Zulu, Jandir Ferrari
Festival: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2020
Nossa crítica: “De narrativa agradável e sem sobressaltos, o filme intercala as duas mulheres observando uma à outra, como uma imagem diante do espelho”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “As culturas brasileira e japonesa têm muito em comum”, explica Djin Sganzerla
Rio de Janeiro, 2020
Documentário, 105 min.
De Éthel Oliveira e Júlia Mariano
Com Jaqueline Gomes, Mônica Francisco, Renata Souza, Rose Cipriano, Tainá de Paula, Talíria Petrone
Nossa crítica: “Um filme militante, que homenageia suas personagens e defende apaixonadamente os pontos de vista de cada uma”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista:: “Desde Marielle Franco, a pauta racial entrou na política brasileira com força”, explicam Éthel Oliveira e Júlia Mariano
Ceará/Bahia, 2020
Documentário, 80 min.
De Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula
Festival: Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema 2020
Nossa crítica: “Os diretores dividem-se entre a intenção de criar uma narrativa didática e a vontade de resgatar a espontaneidade da dança”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Rio de Janeiro, 2020
Documentário, 85 min.
De Marco Abujamra
Com Luiz Melodia, Wally Salomão, Jane Reis, Arnaldo Antunes, Céu, Jards Macalé, Liniker, Zezé Motta
Festival: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2020, Fest Aruanda do Cinema Brasileiro 2020
Nossa crítica: “É um mosaico, que vai se formando aos poucos, através de um relato colhido aqui, um depoimento que surge acolá”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.
Brasil, 2013
Ficção, 125 min.
De Paula Gaitán
Com Vincenzo Amato, Clara Choveaux, Simone Spoladore, Bel Garcia, Bruno Cezario
Festivais: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2013, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2013
Nossa crítica: “O filme tem muito pouco de literário. Sua maior proximidade é com o formato videoarte – arte já experimentada por Gaitán anteriormente”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.
Brasil 2020
Ficção, 255 min.
De Paula Gaitán
Com Carloto Cotta, Clara Choveaux, Begê Muniz, Vincenzo Amato, Arrigo Barnabé, Maíra Senise
Festivais: Berlinale 2020, Olhar de Cinema 2020
Nossa crítica: “Uma ruminação preciosa sobre nossas raízes, sobre a constituição do indivíduo e da nação”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
São Paulo, 2020
Documentário, 70 min.
De Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald
Com Vladimir Safatle, Palomaris Mathias, Jean-Claude Bernardet
Festival: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2020
Nossa crítica: “O filme parte do pressuposto que a esquerda precisa se questionar quanto à fronteira separando teoria e prática”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Pernambuco, 2020
Documentário, 70 min.
De Déa Ferraz
Festival: Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba 2020
Nossa crítica: “Não aparenta haver um conceito prévio em termos de potencialidade dos enquadramentos, da profundidade de campo, da proximidade em relação aos personagens”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Minas Gerais, 2020
Documentário, 92 min.
De Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito
Com Comunidade da Ocupação Eliana Silva
Festivais: Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba 2020, Festival de Brasília 2020
Nossa crítica: “Há dançarinos, cantores e músicos para intercalar a arte com a política – ou sublinhar a coexistência intrínseca entre ambos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
São Paulo/Minas Gerais/Pernambuco/Bahia/Pará, 2020
Documentário, 111 min.
De Macca Ramos
Com Salloma Salomão, Stephanie Ribeiro, Eugenio Lima, Fernando Neves, Renata Felinto, Deca Carolyne, Fernanda Júlia Onisajé, Vinny Rodrigues, Erica Malunguinho
Nossa crítica: “Paira uma noção de comunidade entre os personagens, ainda que o cineasta ignore eventuais discordâncias entre os pensamentos plurais”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Ceará, 2020
Ficção, 74 min.
De Pedro Diógenes
Com Fátima Muniz, Yuri Yamamoto
Festivais: Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba 2020, Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema 2020
Nossa crítica: “O cineasta encontra a maneira mais coesa de transitar entre a história e a História, entre o particular e o coletivo, o real e o imaginário”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Espírito Santo, 2020
Ficção, 95 min.
De Rodrigo Aragão
Com Renato Chocair, Allana Lopes, Diego Garcias, Caio Macedo, Clarissa Pinheiro, Roberto Rowntree, Francisco Gaspar e Markus Konk
Festival: Cinefantasy 2020
Nossa crítica: “Os cenários são construídos com um esmero impressionante, inclusive capacitando o espectador a mergulhar de cabeça num mundo fantasioso repleto de feitiços, monstros…” Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
São Paulo, 2020
Ficção, 92 min.
De Armando Fonseca e Kapel Furman
Com Natallia Rodrigues, Ricardo Gelli, Wilton Andrade, Ivo Müller, Guta Ruiz, Greta Antoine, Eduardo Semerjian, Rurik Jr, Tristan Aronovich
Festival: Cinefantasy 2020
Nossa crítica: “O ponto alto é o deslocamento brutal de Rurik Jr. como o monstro encarnado no funcionário forense”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
Paraná, 2020
Ficção, 95 min.
De Rodrigo Grota
Com Luiza Quinteiro, Sofia Cornwell, Tiago Daniel, João Guilherme Ota, Arrigo Barnabé, Fernando Alves Pinto, Sanda Parra, Nádia Quinteiro
Nossa crítica: “O filme sofre com problemas de produção – curiosamente, afetando as cenas de aparência mais simples, ao invés da parte mágica”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Minas Gerais, 2020
Ficção, 95 min.
De Cássio Pereira dos Santos
Com Thiessa Woinbackk, Guta Stresser, Rômulo Braga, Ronaldo Bonafro, Letícia Franco
Festival: Mix Brasil 2020
Nossa crítica: “[O diretor] demonstra maturidade, entregando uma obra adulta, ciente das suas responsabilidades, que emociona sem ser piegas, e ensina sem ser didática”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.
Entrevista :: “É um filme que dialoga com a realidade das pessoas trans no Brasil de hoje”, afirma Cássio P. Santos
Mostra de Tiradentes 2021 :: Açucena vence o prêmio de melhor filme
Mostra de Tiradentes 2021 :: Os filmes sobre clausura em plena pandemia
Mostra de Tiradentes 2021 :: O intruso que nós amamos
Mostra de Tiradentes 2021 :: Política do afeto e política da denúncia
Mostra de Tiradentes 2021 :: Amador, retrato do artista quando jovem
Mostra de Tiradentes 2021 :: A variedade do cinema experimental
Mostra de Tiradentes 2021 :: O mistério de Açucena
Mostra de Tiradentes 2021 :: Abertura valoriza o trabalho humano atrás das telas
Começa a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes em versão online e gratuita
Mostra de Tiradentes 2021 :: 114 filmes compõem a seleção com novos anunciados
Mostra de Tiradentes 2021 :: Conheça os seis filmes da Mostra Olhos Livres
Mostra de Tiradentes 2021 :: Divulgados os sete filmes inéditos da Mostra Aurora
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia curtas-metragens selecionados
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia tema e homenagem a Paula Gaitán