Após uma primeira edição em formato online, no primeiro semestre de 2020, o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários realiza sua edição oficial também em formato online, devido às restrições orçamentárias decorrentes da Covid-19. Para sua 25ª edição, realizada entre 23 de setembro e 4 de outubro, o maior festival de documentários do Brasil traz dez filmes nacionais e doze filmes latino-americanos inéditos em sua mostra competitiva de longas-metragens, além de dezenas de curtas-metragens disponíveis na plataforma Looke. Abaixo, você descobre informações sobre os longas em competição, além de críticas e entrevistas atualizadas diariamente.

 

:: COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS-METRAGENS ::

 

A Ponte de Bambu
Brasil, 2019
Documentário, 77 min.
De Marcelo Machado
O que nós achamos: “O roteiro é prejudicado pela dependência extrema da narração. O cineasta Marcelo Machado fornece explicações em excesso”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Atravessa a Vida
Brasil, 2020
Documentário, 82 min.
De João Jardim
O que nós achamos: “O projeto torna a olhar para a escola enquanto ambiente dotado de complexidades humanas e pedagógicas”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Boa Noite
Brasil, 2019
Documentário, 73 min.
De Clarice Saliby
O que nós achamos: “Há uma quantidade expressiva de humor, seja pela despretensão com que o protagonista comenta sua jornada, seja pela decisão da cineasta em não provocar zonas de conflito”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil
Brasil, 2019
Documentário, 88 min.
De Carol Benjamin
Festivais: IDFA, FIFDH
O que nós achamos: “Se equilibra bem entre ouvir, meditar e comentar”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

Jair Rodrigues: Deixa que Digam
Brasil, 2020
Documentário, 96 min.
De Rubens Rewald
O que nós achamos: “O cinema se coloca em posição de inferioridade em relação à música e ao músico”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

Libelu: Abaixo a Ditadura
Brasil, 2020
Documentário, 95 min.
De Diógenes Muniz
O que nós achamos: “Há bem mais espaço à autoironia do que à real autocrítica”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

Meu Querido Supermercado
Brasil, 2019
Documentário, 80 min.
De Tali Yankelevich
Festivais: IDFA, Guadalajara, Visions du Réel, Amsterdã
O que nós achamos: “Ao invés do habitual retrato da desumanidade no setor comercial, a cineasta encontra um mundo poético, seu próprio País das Maravilhas”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Não Nasci para Deixar meus Olhos Perderem Tempo
Brasil, 2019
Documentário, 72 min.
De Cláudio Moraes
O que nós achamos: “Uma entrevista excessivamente descritiva e fatual. Como um projeto tão próximo do Planalto poderia ser tão isento de posicionamento sobre a política brasileira?”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Os Quatro Paralamas
Brasil, 2020
Documentário, 99 min.
De Roberto Berliner e Paschoal Samora
O que nós achamos: “Os personagens não são colocados num pedestal, como em tantas biografias a respeito de pessoas admiradas pelos cineastas”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Segredos do Putumayo
Brasil, 2020
Documentário, 83 min.
De Aurélio Michiles
Com Stephen Rea
O que nós achamos: “O presente e o passado se retroalimentam, o que impede o projeto de se tornar uma mera constatação sobre um período que não existe mais”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS ::

 

1982
Argentina/Brasil, 2019
Documentário, 91 min.
De Lucas Gallo
Festivais: IDFA, Ecrã
O que nós achamos: “O cineasta decide apresentar ao espectador de que maneira a nação derrotada numa guerra percebe a si mesma enquanto o confronto acontece”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Cidade dos Sonhos
China, 2019
Documentário, 102 min.
De Weijun Chen
Festivais: Toronto, Doc NYC
O que nós achamos: “Chen Weijun demonstra exímio talento de cronista para chamar atenção ao pequeno embate entre as baixas esferas da sociedade e as baixas esferas do poder”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Collective
Romênia/Luxemburgo, 2019
Documentário, 109 min.
De Alexander Nanau
Festivais: Zurique, Dokufest, Sofia, Docville
O que nós achamos: “A partir de um caso pontual, o diretor Alexander Nanau traça um panorama amplo sobre a rede de corrupção que assola o país”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Ficção Privada
Argentina, 2019
Documentário, 85 min.
De Andrés Di Tella
Festivais: San Sebastián, Mar del Plata
O que nós achamos: “A família se torna ponto de partida para o diretor questionar as possibilidades de contar um evento real”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Forman vs. Forman
República Tcheca/França, 2019
Documentário, 78 min.
De Helena Trestiková e Jakub Hejna
Festivais: Cannes, Chicago, Cleveland, DocsBarcelona
O que nós achamos: “Os diretores acreditam que seu papel consiste em explicar Milos Forman ao público. A abordagem não é apenas óbvia, mas também escolar”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Golpe 53
Reino Unido/Irã, 2019
Documentário, 119 min.
De Taghi Amirani
Com Ralph Fiennes
Festivais: Londres, Milão, Dokufest
O que nós achamos: Golpe 53 se orquestra na forma de um suspense de ritmo acelerado, contendo informações surpreendentes a cada cinco minutos”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

Influência
África do Sul/Canadá, 2020
Documentário, 105 min.
De Richard Poplak e Diana Neille
Festivais: Sundance, Dokufest
O que nós achamos: “A grande fraqueza do longa é a indecisão, no que diz respeito ao protagonismo, entre a radiografia desse universo simbolizado por Tim e o executivo que supostamente abre o coração num podcast”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

O Espião
Chile/Estados Unidos/Alemanha/Holanda/Espanha, 2020
Documentário, 90 min.
De Maite Alberdi
Festivais: Sundance, San Sebastián, Miami, Docaviv
O que nós achamos: “Apesar dos questionamentos morais evidentes, O Espião fascina enquanto exercício metalinguístico”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

O Rei Nu
Alemanha/Polônia/Suíça, 2019
Documentário, 108 min.
De Andreas Hoessli
Com Sam Riley
O que nós achamos: “O cineasta observa grandes movimentos nacionais e se interroga sobre a psicologia das revoluções”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

O Rolo Proibido
Canadá, 2019
Documentário, 119 min.
De Ariel Nasr
Festivais: IDFA, Hot Docs
O que nós achamos: “O cinema vai muito além do objeto-filme: ele se torna a conservação simbólica de uma ideia, a preservação histórica do imaginário coletivo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Pão Amargo
Líbano, 2019
Documentário, 87 min.
De Abbas Fahdel
Festivais: Nova York, Mar del Plata
O que nós achamos: “Em vários momentos o filme perde oportunidades valiosas para expandir pontuações dramaticamente fortes, ao custo de permanecer fiel à lógica modesta e refutar a espetacularização da dor alheia”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller.

 

 

Silêncio de Rádio
Suíça/México, 2019
Documentário, 80 min.
De Juliana Fanjul
Festivais: Zurique, Dokufest
O que nós achamos: “O filme fornece uma tese pronta: o México se transformou num governo autocrático durante a gestão Peña Nieto”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

:: FILME DE ENCERRAMENTO ::

Wim Wenders: Desperado
Alemanha, 2020
Documentário, 12o min.
De Eric Friedler, Campino
O que nós achamos: “Eric Friedler e Campino investigam, não de modo verbalizado, mas experienciado, a intimidade entre Wim Wenders e alguns de seus “filhos” (pois carregam seu DNA)”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

:: NOTÍCIAS ::

É Tudo Verdade 2020 :: Os destaques da programação virtual e gratuita
Documentário sobre Wim Wenders encerrará É Tudo Verdade 2020
É Tudo Verdade 2020 anuncia filmes selecionados
É Tudo Verdade 2020 anuncia edição online e gratuita em setembro
Festival em casa :: É Tudo Verdade, SXSW e CPH:DOX exibem filmes online
É Tudo Verdade 2020 divulga seleção em resposta à “cultura abandonada”

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *