Categorias: EspeciaisMostra

Cobertura :: 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2024)

Publicado por
Marcelo Müller

Tradicionalmente, o circuito brasileiro de festivais de cinema é inaugurado em janeiro, mais especificamente na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais. Neste ano, a Mostra de Cinema de Tiradentes, em sua 27ª edição, acontecerá entre os dias 19 e 27, com a exibição de quase 150 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, além de atividades de formação, debates e outras atividades paralelas que efervescem a localidade durante mais de uma semana. E os homenageados da 27ª edição serão a atriz Barbara Colen e o diretor André Novais Oliveira, duas figuras fundamentais para que o estado mineiro tenha se tornado referência cinematográfica nos últimos anos. O Papo de Cinema estará presencialmente nas ruas históricas da cidade de Tiradentes para conferir tudo sobre o evento que neste ano tem como tema “As Formas do Tempo”. Portanto, este especial será atualizado diariamente com notícias, críticas, entrevistas e muito mais. Então, sejam bem-vindos à nossa cobertura da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

 

:: NOTÍCIAS ::

Lista de Desejos para Superagüi é o grande vencedor do evento mineiro
Confira a íntegra da carta resultante do 2º Fórum de Tiradentes
Exibições especiais valorizam o telão na praça de Tiradentes
Fórum discute cultura e democracia com a presença da ministra Margareth Menezes
Homenagens, música e emoção marcam a abertura do evento
Livro sobre cinema brasileiro fantástico será lançado no evento
Confira os filmes selecionados à edição 2024 do evento mineiro

 

 

:: MOSTRA AURORA ::

Eros
Brasil, 2024
Documentário, 95 min
De Rachel Daisy Ellis
O que nós achamos:O método exposto prevê uma abdicação parcial do controle atribuído ao cineasta”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

Eu Também Não Gozei
Brasil, 2024
Documentário, 93 min
De Ana Carolina Marinho
O que nós achamos: “Ana Carolina Marinho opta por um registro cru, talvez com a intenção de não soar artificial e, por conseguinte, expressar algo como uma ‘verdade sem filtros’”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

Lista de Desejos para Superagüi
Brasil, 2024
Documentário, 72 min
De Pedro Giongo
O que nós achamos: “É um filme empenhado em se desdobrar como documentário, principalmente, tendo em vista a utilização da tradição de histórias de marinheiros transmitidas pela humanidade das mais diversas maneiras (tradição oral, literatura, artes plásticas, cinema, etc.)”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

Maçãs no Escuro
Brasil, 2024
Experimental, 108 min
De Tiago A. Neves

 

 

 

 

Not Dead
Brasil, 2024
Documentário, 71 min
De Isaac Donato
O que nós achamos: “Um dos elementos mais enigmáticos é a opção aparentemente inexplicável por alternar o retrato desses punks resistentes com o processo de construção da audiodescrição do filme, dispositivo fundamental de acessibilidade para pessoas com deficiência visual”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

O Tubérculo
Brasil, 2024
Drama, 70 min
De Lucas Camargo de Barros, Nicolas Thomé Zetune
Com Gustavo Casabona, Wagner Neves, Marlene Moreira
O que nós achamos: “A trama pouco importa. Isso porque os realizadores estão mais empenhados em experimentar a linguagem e estabelecer um curto-circuito entre esse conteúdo relativamente banal e a forma bastante singular”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

Sofia Foi
Brasil, 2024
Documentário/Drama, 67 min
De Pedro Geraldo
Com Sofia Tomic, Heloísa Ribeiro, Sofia Carvalheira

 

 

 

 

 

 

 

:: MOSTRA AUTORIAS ::

Estranho Caminho
Brasil, 2023
Drama, 83 minutos
De Guto Parente
Com Lucas Limeira, Carlos Francisco, Déo Cardoso
O que nós achamos: “É um filme de pesadelo em que a estância onírica está muito próxima da realidade”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Tudo o Que Você Podia Ser
Brasil, 2023
Drama, 82 min
De Ricardo Alves Jr.
Com Aisha Brunno, Bramma Bremmer, Igui Leal
O que nós achamos: “Com franqueza, o diretor nos imerge na melancolia, apenas para, em um movimento subsequente, permitir que o bom humor atue de maneira autônoma“. Confira na íntegra a crítica de Victor Hugo Furtado

 

 

 

 

:: MOSTRA DESLUMBRAMENTO ::

Bizarros Peixes das Fossas Abissais
Brasil, 2023
Animação/Experimental, 75 minutos
De Marão
Vozes Originais Natália LageRodrigo Santoro, Guilherme Briggs
O que nós achamos: “É uma celebração da imaginação”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Leme do Destino
Brasil, 2024
Drama/Romance, 73 min
De Júlio Bressane
Com Simone Spoladore, Josie Antello, Debora Olivieri

 

 

 

 

 

 

:: MOSTRA OLHARES ::

Cartório das Almas
Brasil, 2023
Drama/Fantasia, 77 min
De: Leo Bello
Com Gabriela Correa, Wellington Abreu, Chico Sant’Anna

 

 

 

 

 

 

:: MOSTRA OLHOS LIVRES ::

A Câmara
Brasil, 2024
Documentário, 84 min
De Cristiane Bernardes, Tiago de Aragão
O que nós achamos: “É um daqueles filmes que demoram um pouco a engrenar, em parte porque mantém indefinido seu principal objeto de interesse e observação”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

Terror Mandelão
Brasil, 2024
Documentário, 75 min
De Felipe Larozza, GG Albuquerque
O que nós achamos: “Imprime um retrato vibrante desse cenário em que praticamente tudo, da estética à putaria, afronta o “bom gosto” e por isso segue marginalizado”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

 

 

:: MOSTRA FOCO MINAS ::

A Estação
Brasil, 2024
Drama, 104 min
De Cristina Maure
Com Jimena Castiglioni, Rodolfo Vaz, Edi Ribeiro
O que nós achamos: “Um filme inconsciente sobre a própria transparência”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

 

 

 

:: CINEMA NA PRAÇA ::

Saideira
Brasil, 2023
Comédia/Drama, 112 min
De Júlio Taubkin, Pedro Arantes
Com Thati Lopes, Luciana Paes, Tonico Pereira

 

 

 

 

 

 

:: FILME DE ENCERRAMENTO ::

A Transformação de Canuto
Brasil, 2023
Documentário, 130 minutos
De: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
Com: Álvaro Benitez, Thiny Ramirez, Ariel Kuaray Ortega
O que nós achamos: “É nessa ausência de uma idealização artificial que o todo se confirma tão atraente, seja pelo inusitado que ostenta, como pela naturalidade com que abraça aquilo não comum, mas absolutamente passível de identificação“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.