Para a sua 30ª edição, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema enfrentava um grande desafio face à pandemia de Covid-19. Ao invés de apostarem no formato completamente online, os organizadores optaram por uma versão híbrida: enquanto parte da seleção 2020 será apresentada no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, para um número restrito de pessoas de acordo com os protocolos de segurança, os filmes também serão exibidos na televisão e via Internet.
Assim, os longas-metragens da Mostra Competitiva e da Mostra Olhar do Ceará serão exibidos tanto presencialmente quanto pelo Canal Brasil. Já os curtas-metragens da Mostra Competitiva ficarão disponíveis online durante todo o festival, através da plataforma do Canal Brasil. Os debates com realizadores e a Mostra Hábitos ocorrem no canal do Cine Ceará no YouTube, ao passo que os filmes das Mostras Sociais serão exibidos pela TV Ceará.
Na mostra competitiva de longas-metragens, três filmes brasileiros disputam o prêmio principal ao lado de produções do Chile, Argentina, Venezuela e Espanha. Em paralelo, a Mostra Olhar do Ceará apresenta algumas das obras mais aclamadas do cinema cearense em festivais recentes, como Cabeça de Nêgo e Pajeú. Na edição 2020, o atores Glória Pires e Lázaro Ramos serão homenageados por suas carreiras.
O festival terá cobertura diária e presencial do Papo de Cinema. Abaixo, você descobre as informações sobre os filmes, além de críticas e entrevistas atualizadas ao longo do evento:
:: MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGAS-METRAGENS ::
A Meia Voz
A Media Voz, Espanha/França/Suíça/Cuba, 2019
Documentário, 80 min.
De Heidi Hassan
Exibições: Festivais de Havana (melhor documentário) e Málaga (melhor direção)
Nossa crítica: “O problema consiste na elaboração do filme depois de o cinema confessional, em primeira pessoa e sobre temas familiares, ser reproduzido à exaustão”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
A Morte Habita à Noite
Brasil, 2020
Ficção, 94 min.
De Eduardo Morotó
Com Roney Villela, Mariana Nunes, Endi Vasconcelos, Rita Carelli, Pedro Gracindo
Exibições: Festivais de Roterdã e Viña del Mar
Nossa crítica: “O filme demonstra fascínio pela marginalidade-espetáculo, do tipo em que todas as dores transparecem no corpo, alguns graus acima do naturalismo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Branco no Branco
Blanco en Blanco, Chile/Espanha/França/Alemanha, 2019
Ficção, 100 min.
De Théo Court
Com Alfredo Castro, Lars Rudolph, Lola Rubio, Esther Vega
Exibições: Festivais de Veneza (melhor ator e prêmio FIPRESCI na mostra Orizzonti), Toulouse (Grande Prêmio) e Havana (prêmio FIPRESCI)
Nossa crítica: “O diretor permite que o olhar de Pedro contamine a obra inteira, criando uma narrativa ultra estetizada, onde cada plano emula uma pintura renascentista”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
As Boas Intenções
Las Buenas Intenciones, Argentina, 2020
Ficção, 86 min.
De Ana García Blaya
Com Javier Drolas, Amanda Minujín, Ezequiel Fontanela, Carmela Minujín, Sebastián Arzeno, Jazmín Stuart, Juan Minujín
Exibições: Festivais de Toronto e San Sebastián (prêmio da juventude)
Nossa crítica: “O filme se fortalece nas interações ruidosas, ampliando-as ao máximo com trilha sonora punk rock”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Nazinha Olhai por Nós
Brasil, 2020
Documentário, 87 min.
De Belisário Franca
Nosa crítica: “O diretor Belisário Franca encerra a Trilogia do Silenciamento com uma obra melancólica”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “O sistema prisional ainda é um tema pouco explorado porque não queremos olhar para isso”, explica o diretor Belisário Franca
Era Uma Vez na Venezuela
Erase Una Vez en Venezuela, Venezuela/Reino Unido/Áustria/Brasil, 2020
Documentário, 99 min.
De Anabel Rodríguez
Exibições: Festivais de Sundance, Toronto, HotDocs e Miami. Representante da Venezuela no Oscar 2021
Nossa crítica: “Uma obra-testemunha, registro ‘ao vivo’ da crise no país, e também das divergências ideológicas se sobrepondo às necessidades pragmáticas do povo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “Queria fugir à polarização política para privilegiar o humanismo”, explica Anabel Rodríguez Rios
Última Cidade
Brasil, 2020
Ficção, 70 min.
De Victor Furtado
Com Julio Adrião, Hector Briones, Danilo Pinho, Yasmin Salvador, Cristina Costa, Liduina Costa, Maria do Carmo e José Rufino
Nossa crítica: “Atingir seu destino, para João, equivale a encontrar a morte: ele se encaminha para o duelo final típico do faroeste”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “O cinema pode ser muito mais violento do que a gente gostaria”, reflete Victor Furtado
:: MOSTRA OLHAR DO CEARÁ ::
Cabeça de Nêgo
Brasil, 2020
Ficção, 86 min.
De Déo Cardoso
Com Lucas Limeira, Nicoly Mota, Jéssica Ellen, Val Perré
Exibições: Mostra de Tiradentes, Olhar de Cinema
Nossa crítica: “Enquanto alguns projetos optam por um distanciamento reflexivo, […] o drama cearense constitui pura imersão”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “Quando o filme for lançado, sei que vou receber porrada”, afirma o diretor Déo Cardoso
Pajeú
Brasil, 2020
Ficção, 74 min.
De Pedro Diógenes
Com Fátima Muniz, Yuri Yamamoto
Exibições: Olhar de Cinema
Nossa crítica: “Entre os perigos do mundo fantástico e aqueles do mundo real, a protagonista volta sua dedicação às ameaças naturais”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Rio de Vozes
Brasil, 2019
Documentário, 93 min.
De Andrea Santana e Jean-Pierre Duret
Nossa crítica: “A força se encontra na noção de protagonismo coletivo: estas pessoas representam muito mais do que suas histórias pessoais”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Swingueira
Brasil, 2020
Documentário, 85 min.
De Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula
Nossa crítica: “Os diretores se dividem entre a intenção de criar uma narrativa didática e a vontade de resgatar a espontaneidade da dança”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
:: EXIBIÇÃO ESPECIAL ::
O Silêncio da Chuva
Brasil, 2020
Ficção, 96 min.
De Daniel Filho
Com Lázaro Ramos, Thalita Carauta, Guilherme Fontes, Cláudia Abreu, Mayana Neiva, Otávio Müller, Pedro Nercessian, Anselmo Vasconcelos
Nossa crítica: “A produção se revela eficaz em termos de ritmo, cenário e trabalho do elenco”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “Não queria que a gente desistisse da tela grande”, explica Lázaro Ramos
:: MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS ::
5 Estrelas
Brasil, 2020
Ficção, 15 min.
De Fernando Sanches
Com Gilda Nomacce, Luciana Paes
Nossa crítica: “Esta iniciativa atesta a capacidade do cinema nacional em criar seu próprio star system dentro da produção de gênero”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
:: NOTÍCIAS ::
Cine Ceará 2020 :: “Pretendemos manter o festival em formato híbrido” explica Wolney Oliveira
Cine Ceará 2020 :: O ano em que resistimos juntos, porém afastados (Balanço final)
Cine Ceará 2020 :: A Meia Voz, documentário autobiográfico, vence o festival
Cine Ceará 2020 :: Mostra competitiva se encerra com A Meia Voz e o exílio de Cuba
Cine Ceará 2020 :: Branco no Branco traz imagens perturbadoras do genocídio indígena
Cine Ceará 2020 :: Nazinha Olhai por Nós debate religião e sistema carcerário
Cine Ceará 2020 :: Era uma Vez na Venezuela discute política longe de estereótipos
Cine Ceará 2020 :: Faroeste distópico Última Cidade representa cinema cearense
Cine Ceará 2020 :: A curiosa experiência de um festival presencial durante a pandemia
Cine Ceará 2020 :: Festival começa com homenagem e A Morte Habita à Noite
Cine Ceará 2020 :: Lázaro Ramos e Glória Pires serão os homenageados da 30ª edição
Cine Ceará 2020 :: Conheça a programação entre sala de cinema, TV e Internet
Cine Ceará 2020 :: Conheça os filmes das Mostras Sociais, exibidos na televisão
Cine Ceará 2020 :: Divulgados os selecionados à Mostra Olhar do Ceará
Cine Ceará 2020 :: Anunciados os curtas e longas das mostras competitivas
Cine Ceará 2020 :: Evento divulga nova data e confirma edição presencial/virtual
Cine Ceará 2020 abre inscrições para edição inédita combinando online e presencial
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário