Um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil chega, em 2021, a sua trigésima primeira edição – e olha que boa notícia: de modo majoritariamente presencial! Sim, após a pandemia do Covid-19, que impossibilitou grande parte das atividades físicas em 2020, o 31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema volta a ocorrer em grande parte no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Mas quem não conseguir ir até à capital cearense, não se preocupe: há também uma programação paralela virtual, pelo Canal Brasil, Canais Globo, Globoplay + Canais ao Vivo, no Youtube do evento e na TV Ceará. Não tem como ficar de fora, visse?
Com mais de 40 filmes, entre longas e curtas, o 31° Cine Ceará acontece de 27 de novembro até 3 de dezembro. Neste ano estarão presente na mostra competitiva de longas títulos do Brasil, Uruguai, Itália, Equador, Porto Rico e Colômbia. Serão seis longas, exibidos diariamente a partir da abertura do festival. Doze filmes de nove estados irão compor a mostra nacional de curtas. Outros três longas e 17 curtas estarão na mostra Olhar do Ceará. A programação continua com as mostras O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, Acessibilidade, Pontes Criativas e Melhor Idade, além da entrega do prêmio inédito Água e Resistência. Todas as exibições serão acompanhadas por debates posteriores com os realizadores. Além disso, dois artistas serão homenageados nessa edição: a atriz Marta Aurélia e o cineasta Halder Gomes, que receberão o Troféu Eusélio Oliveira.
É claro que o Papo de Cinema não iria ficar de fora de mais esse grande encontro cinematográfico. Nosso editor-chefe Robledo Milani estará em Fortaleza durante todos os dias, acompanhando de perto as atividades e trazendo em primeira mão críticas, entrevistas, notícias e muito mais. Fiquem ligados na nossa cobertura especial do 31° Cine Ceará!
NOTÍCIAS
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MOSTRA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM
5 Casas
Brasil, 2020
Documentário, 97’
De Bruno Gularte Barreto
Festivais: 2020 IDFA (Holanda); Cinélatino 2021 (França); Biografilm 2021 (Itália); Queer Lisboa 25 (Portugal); FICVIÑA 2021 (Chile)
O que nós achamos: “O filme que nasce desse movimento, é tanto o que está diante de si como também a respeito de tudo que é deixado de lado, que está fora do quadro, das recordações já esquecidas, apagadas, renegadas“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
A Praia do Fim do Mundo
Brasil, 2021
Ficção, 88’
De Petrus Cariry
Première Mundial
Bosco
Uruguai/Itália, 2020
Documentário, 82′
De Alicia Cano Menoni
Festivais: IDFA (Holanda); Cannes Docs del Marché du Film (França); Málaga IFF (Espanha); Trento Film Festival (Italia); Nuovi Mondi Festival (Italia); Edinburgh IFF (Escócia); Guadalajara IFF (México); SANFIC (Chile); Ethnocineca (Áustria); EDOC (Equador)
O que nós achamos: “Por mais circular que seja o discurso que estabelece, há tanta emoção envolvida que na maior parte do tempo se torna fácil ao espectador relevar desencontros em busca de um sentimento que muito se almeja, mas pouco se percebe fora do cenário aqui idealizado“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Fortaleza Hotel
Brasil, 2021
Ficção, 77
De Armando Praça
Première Mundial
O que nós achamos: “É por suas protagonistas que o filme não apenas se justifica, mas também se revela além do que se poderia suspeitar num instante inicial. Elas se olham, se entendem, erram como qualquer pessoa, e mesmo assim seguem buscando, uma na outra, o acolhimento que o mundo ao redor parece lhes negar”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Perfume de Gardenias
Porto Rico/Colômbia, 2021
Ficção, 97’
De Macha Colón
Festivais: Tribeca 2021 (EUA); AFI Latin American FF 2021 (EUA); Boston Latino FF 2021 (EUA); Trinidad & Tobago FF 2021 (Trinidad & Tobago)
Vacío
Equador/Uruguai, 2020
Ficção, 92’
De Paul Venegas
Festivais: Busan FF 2020 (Coreia do Sul); Guayaquil FF 2020 (Equador); Osaka FF 2021 (Japão); Chicago Latino FF 2021 (EUA); BAFICI 2021 (Argentina); Washington AFI 2021 (EUA)
O que nós achamos: “Vazio de méritos no todo e nos seus aspectos individuais, falha na mise-en-scène e na composição de quadro, contenta-se com lugares-comuns folhetinescos e redundantes“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
MOSTRA OLHAR DO CEARÁ
De uma distância esquizoide
Brasil, 2021
Documentário, 60’
De Gabriel Silveira
Première mundial
Minas Urbanas
Brasil, 2020
Documentário, 97’
De Natália Gondim
Première mundial
Transversais
Brasil, 2021
Documentário, 84’
De Émerson Maranhão
Festivais: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2021; For Rainbow 2021; Mix Brasil 2021;
O que nós achamos: “(O filme) desperta sentimentos sérios em termos de legitimidade e da autolegitimação (…) Falta retirar a transexualidade da condição de objeto de estudo”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
MOSTRA O PRIMEIRO FILME A GENTE NUNCA ESQUECE
Pequenos Guerreiros
Brasil, 2020
Ficção, 74’
De Bárbara Cariry
MOSTRA MELHOR IDADE
Amália: A Secretária
Colômbia, 2017
Ficção, 102’
De Andrés Burgos
Premiação: Prêmios Macondo (Colombia): Melhor Ator (Enrique Carriazo), Melhor Atriz (Marcela Benjumea); Melhor Atriz Coadjuvante (Patricia Tamayo)
O que nós achamos: “É praticamente impossível não se ver envolvido com os feitos e desencontros dessa mulher que não chega a ser uma heroína, mas também está longe de poder ser considerada uma vilã”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXIBIÇÃO ESPECIAL – SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Marinheiro das Montanhas
Brasil, 2021
Documentário, 98’
De Karim Ainouz
Festivais: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2021 (Brasil); Athens IFF 2021 (Grécia); Gijón IFF 2021 (Espanha);
O que nós achamos: “É um filme de inesperada humildade e discrição. (…) O cineasta propõe um filme de encontros corriqueiros, minúsculas obras do acaso que talvez permaneçam na memória justamente por sua imprevisibilidade”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
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