Categorias: EspeciaisFestivais

Cobertura :: 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (2021)

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro de 2021, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo organiza a sua 45ª edição. Desta vez, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, as sessões ocorrem de forma híbrida, com filmes apresentados tanto nas salas de cinema quanto através das plataformas Mostra Play, Itaú Play e Sesc Digital. No total, serão apresentados 264 filmes de mais de 50 países diferentes.
A seleção está particularmente forte, incluindo diversos títulos de destaque nos festivais de Cannes (Titane, Annette, Memoria, A Crônica Francesa, Um Herói, Compartment Nº6), Berlim (Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental, Higiene Social, Sr. Bachmann e Seus Alunos, Roda da Fortuna) e Veneza (7 Prisioneiros, A Caixa, Imaculada, O Outro Tom, Zalava). Entre os filmes brasileiros mais aguardados encontram-se Marinheiro das Montanhas, de Karim Aïnouz; A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky; e Deserto Particular, de Aly Muritiba. O Papo de Cinema acompanhará a programação, publicando críticas e entrevistas nesta matéria especial atualizada diariamente:

:: Perspectiva Internacional ::

A Caixa
México, Estados Unidos, 2021
Drama, 90 minutos
De Lorenzo Vigas
Com Hernán Mendoza, Hatzín Navarrete, Elián González, Cristina Zulueta, Dulce Alexa Alfaro, Graciela Beltrán
Nossa crítica: “Hatzin habita uma história maior do que seu caso específico: ele claramente representa todas as famílias em posição semelhante, vítimas de crimes sem solução e do abandono parental”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

A Crônica Francesa
Reino Unido, França, Alemanha
Comédia, 107 minutos
De Wes Anderson
Com Adrien Brody, Tilda Swinton, Léa Seydoux, Frances McDormand, Timothée Chalamet, Jeffrey Wright, Bill Murray, Owen Wilson, Elisabeth Moss, Christoph Waltz, Edward Norton, Benicio Del Toro, Jason Schwartzman.
Nossa crítica: “O filme atira para todos os lados (literalmente, em duas sequências), o que lhe permite alçar voos altos em termos estéticos, enquanto sai dos trilhos em termos narrativos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

A Febre de Petrov
Rússia, França, 2021
Comédia, Fantasia, 145 minutos
De Kirill Serebrennikov
Com Semyon Serzin, Chulpan Khamatova, Yulia Peresild, Yuri Kolokolnikov, Yuriy Borisov, Ivan Dorn
Nossa crítica: “O filme russo beira a aleatoriedade em sua acepção ampla da liberdade de criação e expressão. O autor oferece todos estes estímulos porque pode, e ninguém questiona seu direito de fazê-lo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

A Mulher que Fugiu
Coreia do Sul, 2020
Drama, 77 minutos
De Hong Sang-Soo
Com Kim Min-hee, Song Seon-mi, Lee Eun-mi, Seo Young-hwa, Kwon Hae-hyo, Kim Sae-Byuk, Shin Suk-ho, Ha Sung-guk
Nossa crítica: “O diretor Hong Sang-soo efetua uma interessante brincadeira com a invisibilidade, ou talvez seja melhor dizer, com o caráter representativo da imagem”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

A Noite do Fogo
México, Brasil, 2021
Drama, 110 minutos
De Tatiana Huezo
Com Norma Pablo, Mayra Batalla, Olivia Lagunas
Nossa crítica: “Ao invés de destacar uma trajetória de exceção, a obra busca um retrato universal de desigualdades sistêmicas de gênero, raça e classe social”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Era importante construir uma história onde o monstro não é visto”, explica Tatiana Huezo

 

Ahed’s Knee
França, Israel, Alemanha, 2021
Drama, 109 minutos
De Nadav Lapid
Com Avshalom Pollak, Nur Fibak
Nossa crítica: “A imagem aparenta possuir vida própria, agindo ao bel-prazer, sem qualquer condicionamento ao filme, nem aos personagens”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Annette
França, Estados Unidos, 2021
Drama, Musical, 139 minutos
De Leos Carax
Com Adam Driver, Marion Cotillard, Simon Helberg
Nossa crítica: “Ao se confrontar com as outras artes – o teatro, a ópera, os fantoches -, Carax funde tradição e pós-modernidade. O ápice se encontrará na figura de um boneco de madeira flutuando acima de um gigantesco triângulo virtual”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Ao Cair do Sol
México, França, Suécia, 2021
Drama, 84 minutos
De Michel Franco
Com Tim Roth, Charlotte Gainsbourg, Iazua Larios, Henry Goodman, Albertine Kotting McMillan, Samuel Bottomley
Nossa crítica: “O diretor Michel Franco sustenta a quase integralidade de seu roteiro a partir do herói ambíguo. Com grande responsabilidade em mãos, Tim Roth se esforça em produzir um homem dotado de pulsões evidentes, porém voltado ao hedonismo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

As Bruxas do Oriente
França, 2021
Documentário, 110 minutos
De Julien Faraut
Nossa crítica: “O diretor parte deste grupo de esportistas para questionar a ética no esporte e o preço pago por atletas de alto nível na tentativa de alcançarem a perfeição”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “A equação autonomia feminina + esporte de alto nível precisava ser discutida”, afirma Julien Faraut

Bergman Island
França, Bélgica, Alemanha, Suécia, México
Drama, 112 minutos
De Mia Hansen-Love
Com Vicky Krieps, Tim Roth, Mia Wasikowska, Anders Danielsen Lie
Nossa crítica: “O resultado carrega a incômoda impressão de uma obra encomendada pelo Ministério do Turismo Sueco, ou pela prefeitura local, para estimular as visitas à ilha e o consumo pop da marca Bergman. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Charuto de Mel
França, Argélia, Bélgica, 2000
Drama, 100 minutos
De Kamir Aïnouz
Com Zoé Adjani, Amira Casar, Lyes Salem, Louis Peres, Idir Chender, Axel Grandberger
Nossa crítica: “O roteiro não oferece muito descanso à heroína: cena após cena, ela será definida pela vontade, o medo e os traumas decorrentes de sua sexualidade”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Diários de Otsoga
Portugal, 2021
Comédia, 102 minutos
De Maureen Fazendeiro, Miguel Gomes
Com Crista Alfaiate, Carloto Cotta, João Nunes Monteiro
Nossa crítica: “O caráter de criação coletiva, onde os pontos de vista díspares são incorporados, serve à aparência de brainstorming. […] Estes artistas experientes imaginam um faz de conta em que seriam amadores”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Encontros
Coreia do Sul, 2021
Drama, Comédia, 66 minutos
De Hong Sang-Soo
Com Cho Yunhee, Kim Min-hee, Seo Young-hwa, Ye Ji-won
Nossa crítica: “O tipo de desconforto evitado pela maioria dos cineastas constitui o material de trabalho deste longa-metragem”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

France
França, Alemanha, Itália, Bélgica
Drama, Comédia, 133 minutos
De Bruno Dumont
Com Léa Seydoux, Benjamin Biolay, Blanche Gardin, Emanuele Arioli
Nossa crítica: “Não é difícil enxergar uma metáfora da França atual em pseudo crise de consciência a respeito do papel intervencionista, entre outros, nas nações africanas”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Fruto da Memória
Grécia, Polônia, Eslovênia, 2020
Drama, Fantasia, 90 minutos
De Christos Nikou
Com Aris Servetalis, Sofia Georgovasili, Anna Kalaitzidou, Argiris Bakirtzis
Nossa crítica: “O roteiro planta pequenos indícios aqui e acolá para uma reviravolta final, mas antes disso, o drama se desenvolve de forma fria e linear. Não parece haver carinho do filme por seu herói”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Great Freedom
Áustria, Alemanha, 2021
Drama, 117 minutos
De Sebastian Meise
Com Franz Rogowski, Georg Friedrich, Anton von Lucke, Thomas Prenn
Nossa crítica: “Um mérito notável do drama se encontra na concepção de integridade moral aliada a uma composição firme e bruta do ator principal”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Higiene Social
Canadá, 2021
Comédia, 75 minutos
De Denis Côté
Com Maxim Gaudette, Éléonore Loiselle, Eve Duranceau, Evelyne Rompré, Kathleen Fortin, Larissa Corriveau
Nossa crítica: “A estética cria suas regras próprias. Para cada cena, um único plano, fixo e à distância (nem os profissionais, nem as lentes da câmera ousam se aproximar das pessoas)”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Listen
Reino Unido, Portugal, 2020
Drama, 73 minutos
De Ana Rocha de Sousa
Com Lúcia Moniz, Sophia Myles, Ruben Garcia, Maisie Sly, James Felner, Kiran Sonia Sawar
Nossa crítica: “A luta de Bela e Jota permanece alheia aos olhares públicos, sendo compartilhada apenas com as partes envolvidas e o espectador cúmplice”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental
Romênia, Croácia, República Tcheca, Luxemburgo, 2021
Comédia, 106 minutos
De Radu Jude
Com Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Malai, Nicodim Ungureanu, Alexandru Potocean
Nossa crítica: “O roteiro fragmentado em esquetes atira para todos os lados: nossa dependência de telefones celulares, o negacionismo científico, o revisionismo histórico, a incompreensão sobre o papel dos professores”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Memoria
Colômbia, Tailândia, França, México, Catar, Reino Unido, China, Suíça, 2021
Drama, 136 minutos
De Apichatpong Weerasethakul
Com Tilda Swinton, Elkin Díaz, Jeanne Balibar, Juan Pablo Urrego, Daniel Giménez Cacho, Agnes Brekke
Nossa crítica: “Para a mulher incapaz de lembrar, vagando a esmo pela localidade desconhecida, o roteiro generoso oferece um homem incapaz de esquecer”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

No Táxi do Jack
Portugal, 2021
Drama, 70 minutos
De Susana Nobre
Com Armindo Martins Rato, Maria Carvalho, Joaquim Veríssimo
Nossa crítica: “Se trata de um exercício de estilo que presta homenagens ao cinema singular de Aki Kaurismäki, às vezes com resultados interessantes, noutras parecendo incapaz de conciliar proposições e reverências” Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

Noite Passada em Soho
Reino Unido, 2021
Drama, Terror, Fantasia, 116 minutos
De Edgar Wright
Com Thomasin McKenzie, Anya Taylor-Joy, Matt Smith, Rita Tushingham, Michael Ajao, Synnøve Karlsen, Pauline McLynn, Terence Stamp, Diana Rigg
Nossa crítica: “O pavor nasce da ameaça constante de abuso sexual e psicológico contra mulheres. […] O roteiro imagina o terror da era #MeToo, derivado de figuras humanas e realistas ao invés de monstros considerados como tais”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

O Atlas dos Pássaros
República Tcheca, 2021
Drama, 92 minutos
De Olmo Omerzu
Com Miroslav Donutil, Alena Mihulová, Martin Pechlát, Vojtěch Kotek, Eliška Křenková, Pavla Beretová
Nossa crítica: “A narrativa se corta em duas partes: por um lado, a manipuladora esfera pública dos homens, onde patrões e concorrentes se devoram sem piedade, e por outro lado, a sonhadora esfera doméstica das mulheres, voltada aos maridos e aos amores”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

O Cão que Não se Cala
Argentina, 2021
Comédia, 73 minutos
De Ana Katz
Com Daniel Katz, Julieta Zylberberg, Carlos Portaluppi, Susana Varela, Renzo Cozza, Valeria Lois
Nossa crítica: “É difícil imaginar que o roteiro, de autoria da cineasta junto a Gonzalo Delgado, tenha sido longamente desenvolvido, em vários tratamentos, e defendido junto a produtores e bancas de editais”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

O Compromisso de Hasan
Turquia, 2021
Drama, 147 minutos
De Semih Kaplanoğlu
Com Umut Karadağ, Filiz Bozok, Gökhan Azlağ, Ayşe Günyüz Demirci, Mahir Günşiray
Nossa crítica: “Cena após cena, a trama se aprofunda em dilemas morais, éticos e psicológicos. Em postura externa e onisciente, o público testemunha as ações de longe, percebendo aos poucos do que são capazes estes indivíduos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

O Garoto Mais Bonito do Mundo
Suécia, 2021
Documentário, 93 minutos
De Kristina Lindström, Kristian Petri
Com Björn Andrésen
Nossa crítica: “Conforme a narrativa avança, os choros se multiplicam, os sussurros se fazem mais presentes, e a música capricha no tom lacrimoso”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Os Intranquilos
França, Bélgica, Luxemburgo, 2021
Drama, 117 minutos
De Joachim Lafosse
Com Leïla Bekhti, Damien Bonnard, Gabriel Merz Chammah, Patrick Descamps, Jules Waringo, Alexandre Gavras
Nossa crítica: “O filme asfixia estes três personagens e também seu espectador através de uma sucessão vertiginosa de cenas de brigas. O cineasta belga realmente acredita que os sentimentos constituem a principal matéria do cinema, precisando ser exteriorizados e explicitados para o espetáculo do público”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Quem Fomos
Alemanha, 2021
Documentário, 115 minutos
De Marc Bauder
Com Alexander Gerst, Sylvia Earle, Dennis Snower, Matthieu Ricard, Felwine Sarr, Janina Loh
Nossa crítica: “Há perigo no horizonte, alertam todos os especialistas. Caso alguém ainda não saiba, o planeta corre riscos, e a humanidade também”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Regresso a Reims (Fragmentos)
França, China, 2021
Documentário, 83 minutos
De Jean-Gabriel Périot
Com Adèle Haenel
Nossa crítica: “O diretor combina filmes de ficção da primeira metade do século XX com reportagens da televisão da época, documentários engajados e filmagens de protestos contemporâneos, em especial as manifestações dos coletes amarelos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “É terrível, mas a extrema-direita já venceu”, acredita Jean-Gabriel Périot

Roda da Fortuna
Japão, 2021
Drama, 131 minutos
De Ryûsuke Hamaguchi
Com Kotone Furukawa, Kiyohiko Shibukawa, Katsuki Mori, Fusako Urabe, Aoba Kawai
Nossa crítica: “Em todas as histórias, o dilema se repete: somos de fato especiais, singulares? As marcas que deixamos nos outros serão eternas, ou corremos o risco de ser esquecidos pelas pessoas que mais amamos?”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Sr. Bachmann e Seus Alunos
Alemanha, 2021
Documentário, 217 minutos
De Maria Speth
Com Dieter Bachmann, Aynur Bal, Önder Cavdar
Nossa crítica: “Os alunos são encorajados a falar de suas vidas pessoais e suas emoções, podendo sugerir o próximo tema que desejam estudar. A noção de hierarquia se dilui através do conceito de sala de aula onde o conteúdo é ensinado de maneira coletiva”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Stillwater: Em Busca da Verdade
Estados Unidos, 2021
Drama, 139 minutos
De Tom McCarthy
Com Matt Damon, Camille Cottin, Abigail Breslin, Lilou Siauvaud, Deanna Dunagan, Idir Azougli
Nossa crítica: “Bill constitui o tipo de protagonista que Hollywood adora idealizar: embrutecido, com muitos erros no percurso, porém disposto a se redimir e se tornar um homem acolhedor, compreensivo e confiável. Nada comove tanto a indústria quanto um pecador arrependido”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo. 

Um Herói
Irã, França, 2021
Drama, 127 minutos
De Asghar Farhadi
Com Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadrorafaii, Sahar Goldoust, Sarina Farhadi, Saleh Karimai
Nossa crítica: “O mundo nunca para, de maneira acessória, para o desenvolvimento do problema: ao mesmo tempo em que lidam com as provações, os protagonistas ainda precisam trabalhar, cuidar das crianças, lavar as roupas, devolver um objeto emprestado ao vizinho etc”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

:: Competição Novos Diretores ::

66 Questões da Lua
Grécia, França, 2021
Drama, 108 minutos
De Jacquelina Lentzou
Com Sofia Kokkali, Lazaros Georgakopoulos
Nosso texto: “O drama parte de uma configuração familiar simples sem sucumbir aos clichês, nem alienar o espectador. Encontra-se uma forma muito bonita e humanista de representar as dores de cada um por este olhar compreensivo, mas não paternalista”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

A Garota e a Aranha
Suíça, 2021
Drama, 99 minutos
De Ramon Zürcher, Silvan Zürcher
Com Henriette Confurius, Liliane Amuat, Ursina Lardi, Flurin Giger, André M. Hennicke, Ivan Georgiev
Nossa crítica: “Os irmãos Zürcher fundem indivíduos e animais, espaços e objetos, respeitando o mutismo em período de crise e fazendo com que os seres inanimados ou irracionais expressem sentimentos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Quisemos fazer um carrossel de desejos”, explicam Silvan Zürcher e Ramon Zürcher

A Porta ao Lado
Estados Unidos, Alemanha, 2021
Comédia, 92 minutos
De Daniel Brühl
Com Daniel Brühl, Vicky Krieps, Peter Kurth, Aenne Schwarz, Gode Benedix
Nossa crítica: “O filme serve enquanto brincadeira despretensiosa sobre a masculinidade frágil tanto de anônimos quanto de celebridades”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

A Taça Partida
Chile, 2021
Drama, 80 minutos
De Esteban Cabezas
Com Juan Pablo Miranda, María Jesús González, Moisés Angulo, Román Cabezas, Rodrigo Soto, Daniel Antivilo
Nossa crítica: “É uma encenação muito interessante essa que gera sequências propositalmente desconfortáveis. Algumas delas chegam perto do angustiante. E nelas há discussões áridas, sem ímpetos de esclarecer pormenores ou traduzir os sentimentos”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

Amparo
Colômbia, Suécia, Catar, Alemanha
Drama, 95 minutos
De Simón Mesa Soto
Com Sandra Melissa Torres, Diego Alejandro Tobûn, Luciana Gallego, John Jairo Montoya
Nossa crítica: “Amparo se martiriza em nome da proteção alheia, através de um calvário revelado ao olhar cúmplice do público. Na cidade lá fora, ninguém terá consciência das circunstâncias pelas quais ela passa para conquistar o objetivo desejado”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Assim Como no Céu
Dinamarca, 2021
Drama, 86 minutos
De Tea Lindeburg
Com Flora Ofelia Hofmann Lindahl, Ida Cæcilie Rasmussen, Palma Lindeburg Leth, Anna-Olivia Øster Coakley, Flora Augusta
Nossa crítica: “A culpabilidade cristã, fundamental no controle do rebanho e na reprodução de uma política de vigilância e punição por parte dos próprios indivíduos, constitui o motor de conflito da produção dinamarquesa”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Compartment nº6
Finlândia, Alemanha, Estônia, Rússia, 2021
Drama, Comédia, 107 minutos
De Juho Kuosmanen
Com Seidi Haarla, Yuriy Borisov, Dinara Drukarova, Julia Aug, Lidia Kostina, Tomi Alatalo
Nossa crítica: “Pela sucessão de encontros, brigas e conversas, os personagens se descobrem solitários, voltados um ao outro graças ao sentimento em comum. A clausura imposta pelo trem oferece à dupla um instante forçado de introspecção”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Coisas Verdadeiras
Reino Unido, 2021
Drama, 102 minutos
De Harry Wootliff
Com Ruth Wilson, Tom Burke, Hayley Squires, Elizabeth Rider, Frank McCusker, Ann Firbank
Nossa crítica: Ruth Wilson tem um atuação notável, carregando em cada minúcia de seu semblante algo que nos permite conhecer melhor e mais profundamente a personagem”, Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

I Comete: Um Verão na Córsega
França, 2021
Drama, 124 minutos
De Pascal Tagnati
Com Jean-Christophe Folly, Pascal Tagnati, Cédric Appietto, Apollonia Bronchain Orsoni
Nossa crítica: “Painel que pode se tornar enfadonho a alguns por escancarar pouco o seu propósito. Mas ele está lá, nas entrelinhas”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

Imaculada
Romênia, 2021
Drama, 114 minutos
De George Chiper-Lillemark, Monica Stan
Com Ana Dumitrașcu, Vasile Pavel, Cezar Grumăzescu
Nossa crítica: “O filme oferece ao espectador duas horas de tortura, humilhação, intimidação, abusos psicológicos e sexuais contra a angelical protagonista”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Irmandade
Macedônia do Norte, Kosovo, Montenegro, 2021
Drama, 90 minutos
De Dina Duma
Com Antonija Belazelkoska, Mia Giraud, Marija Jancevska, Hanis Bagashov, Emil Isaevski
Nossa crítica: “Para existir num plano real, é preciso em primeiro lugar existir num plano simbólico: assim, a popular Elena se tornará obsoleta quando, desaparecida, deixará de publicar vídeos em seu perfil”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Lamb
Islândia, Suécia, Polônia, 2021
Terror, Fantasia, 106 minutos
De Valdimar Jóhannsson
Com Noomi Rapace, Hilmir Snær Guðnason, Björn Hlynur Haraldsson
Nossa crítica: “Paira a sensação de que o autor tinha dois elementos bem definidos para a concepção do projeto: a aparição do milagre natalino, e a conclusão com uma revanche da natureza. Em contrapartida, dedicou menor atenção ao período ligando o começo ao desfecho”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Lua Azul
Romênia, 2021
Drama, 85 minutos
De Alina Grigore
Com Ioana Chitu, Mircea Postelnicu, Mircea Silaghi, Vlad Ivanov, Emil Mandanac
Nossa crítica: “A diretora Alina Grigore aproxima seu drama de uma história de máfia onde a proteção se confunde com controle, e o afeto, com dominação”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Eu não acredito na necessidade de reproduzir a violência nas filmagens”, defende a cineasta Aline Grigore.

Luz Natural
Hungria, França, Alemanha, Letônia, 2021
Drama, Guerra, 103 minutos
De Dénes Nagy
Com Ferenc Szabó, László Bajkó, Tamás Garbacz, Gyula Franczia, Stuhl Erno, Szilágyi Gyula
Nossa crítica: “O banquete de composições quase nos faz esquecer de que, por trás desta demonstração de excelência técnica e criativa, existem milhares de pessoas morrendo de fome, tortura, tiros, explosões etc”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Madeira e Água
Alemanha, 2021
Drama, 79 minutos
De Jonas Bak
Com Lena Ackermann, Anke Bak, Theresa Bak, Alexandra Batten, Edward Chan
Nossa crítica: “Acompanha de modo cru as perambulações da alemã por uma cidade que lhe parece fascinante”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

Mar Infinito
Portugal, 2021
Drama, Ficção Científica, Romance, 78 minutos
De Carlos Amaral
Com Nuno Nolasco, Maria Leite, Paulo Calatré, António Durães, Pedro Galiza
Nossa crítica: “Um filme hipster sobre jovens tentando se encontrar, descobrir seu valor, seu objetivo na vida. Eles existem para si mesmos, num universo bolha incapaz de representar um dilema global e um problema social”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Murina
Croácia, Brasil, Eslovênia, Estados Unidos, 2021
Drama, 92
De Antoneta Alamat Kusijanovic
Com Gracija Filipović, Danica Čurčić, Leon Lučev, Cliff Curtis
Nossa crítica: “As manifestações de amor e agressão se convertem num gesto único para este drama que carrega a tensão de um suspense e a perversidade de um horror”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Na Prisão Evin
Irã, 2021
Suspense, 78 minutos
De Mohammed Torab-Beig, Mehdi Torab Beig
Com Mehdi Pakdel, Ra’na Azadivar, Ali Baqeri, Babak Karimi, Farid Samavati
Nossa crítica: “O filme inteiro gira em torno de uma heroína que se encontra em cena, porém nunca será vista. Ao conversarem diretamente com ela, os coadjuvantes falam com a câmera e, por extensão, com o espectador”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

O Truque da Galinha
França, Egito, Holanda, Grécia, 2021
Drama, 112 minutos
De Omar El Zohairy
Com Demyana Nassar, Samy Bassiouny, Fady Mina Fawzy, Abo Sefen Nabil Wesa, Mohamed Abd El Hady
Nossa crítica: “A retirada tragicômica da figura patriarcal força o roteiro a observar a condição feminina no acúmulo das funções de mãe, esposa, cozinheira, faxineira, babá e funcionária”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Os Inventados
Argentina, 2021
Fantasia, 91 minutos
De Leo Basilico, Nicolás Longinotti, Pablo Rodríguez Pandolfi
Com Juan Grandinetti, Verónica Gerez, Rosina Fraschina, Sebastián Godoy, Gastón Dubini, Iván Moschner
Nossa crítica: “O enredo avança meio em banho-maria, nem colocando em xeque a jornada do protagonista apático e muito menos engrenando rumo à confusão radical”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

Pedregulhos
Índia, 2021
Drama, 75 minutos
De P.J. Vinothraj
Com Karuththadaiyaan, Chella Pandi
Nossa crítica: “O longa-metragem procura efetuar o retrato instantâneo de uma realidade, como uma fotografia de conjunto, ao invés de estudar suas possíveis origens”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Salamandra
Brasil, França, Alemanha, 2021
Drama, 119 minutos
De Alex Carvalho
Com Marina Foïs, Maicon Rodrigues, Anna Mouglalis, Bruno Garcia, Allan Souza Lima
Nossa crítica: “Quem é o dominante e o dominado no namoro com o rapaz negro, pobre e muito mais novo do que ela? Quem tira proveito de quem nos planos envolvendo grandes somas de dinheiro? A ambiguidade se sustenta ao longo do percurso”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Terra Silenciosa
Polônia, República Tcheca, Itália, 2021
Drama, Suspense, 113 minutos
De Agnieszka Woszczynska
Com Dobromir Dymecki, Agnieszka Zulewska, Jean-Marc Barr, Alma Jodorowsky, Marcello Romolo
Nossa crítica: “A diretora efetua uma escolha radical: ela revela ao espectador o instante exato da tragédia, para em seguida afirmar que aquilo corresponde a uma parte ínfima da verdade”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Um Forte Clarão
Espanha, 2021
Comédia, Drama, 98 minutos
De Ainhoa Rodríguez
Com Isabel María Mendoza, Carmen Valverde, Guadalupe Gutiérrez, Isabel Valverde, Isabel María Giraldo, Ángela González
Nossa crítica: “A cineasta demonstra maior prazer em criar ideias do que em desenvolvê-las, convertendo seu projeto num amplo brainstorming de conceitos orquestrados de modo esteticamente coerente, e narrativamente caótico”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Você Parece Comigo
França, Egito, Estados Unidos, 2021
Drama, 90 minutos
De Dina Amer
Com Lorenza Grimaudo, Ilonna Grimaudo, Mouna Soualem, Sabrina Ouazani, Dina Amer, Alexandre Gonin
Nossa crítica: “A cineasta possui uma tese clara a respeito do caso: Hasna foi o fruto de um lar agressivo; da separação da irmã mais nova pelo Estado francês, que as colocou em casas diferentes; da xenofobia e da falta de oportunidades”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

What Do We See When We Look at the Sky?
Alemanha, Geórgia, 2021
Drama, Fantasia, 150 minutos
De Aleksandre Koberidze
Com Ani Karseladze, Giorgi Bochorishvili, Oliko Barbakadze, Giorgi Ambroladze, Vakhtang Panchulidze
Nossa crítica: “Os cenários e figurinos em estilo naturalista escondem inúmeras magias interpretadas sem alarde pelos jovens protagonistas, e invisíveis para os personagens ao redor. Cada nova cena traz uma surpresa que precisamos acatar sem questionamentos de ordem lógica”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Zalava
Irã, 2021
Drama, Terror, 93 minutos
De Arsalan Amiri
Com Navid Pourfaraj, Pouria Rahimi Sam, Hoda Zeinolabedin, Baset Rezaei, Fereydoun Hamedi, Shaho Rostami
Nossa crítica: “Um fascinante filme de terror por buscar sua fonte de conflitos no imaginário do medo, ao invés da concretização deste em imagens”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

:: Mostra Brasil ::

A Felicidade das Coisas
Brasil, 2021
Drama, 87 minutos
De Thaís Fujinaga
Com Patricia Saravy, Magali Biff, Messias Barros Góis, Lavínia Castelari
Nossa crítica: “A autora prefere manter as situações em banho-maria, evitando alegrias esfuziantes ou tristezas profundas. Ela opta pelos meios conflitos e pela sugestão de crises futuras”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

A Lei
Brasil, 2021
Drama, 70 minutos
De Amadeo Canônico
Com Vina Lopes, Giovana Dorna, Alessandro Marba, Clayton Nascimento, Diego Rodda, Rudifran Pompeu
Nossa crítica: “Passados cinco minutos de experiência, o espectador já terá conhecido o conceito do filme inteiro – o que não o impede de se repetir, se estender, girar em torno do mesmo eixo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

A Viagem de Pedro
Brasil, Portugal, 2021
Drama, 96 minutos
De Laís Bodanzky
Com Cauã Reymond, Luise Heyer, Victoria Guerra, Isabél Zuaa, Rita Wainer, Francis Magee, Welket Bungué, João Lagarto, Luísa Cruz, Isac Graça
Nossa crítica: “Uma série de fatores limitam as nobres intenções do projeto. Primeiro, a construção de um protagonista opaco: na leitura efetuada pelo longa-metragem, Pedro se torna um sujeito inconstante, ao invés de complexo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Não queria fazer um livro de história filmado, não é esse o cinema que eu busco”, defende a diretora Laís Bodanzky

Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente
Brasil, 2021
Animação, Documentário, 90 minutos
De César Cabral
Com Milhem Cortaz, Grace Gianoukas, André Abujamra, Paulo Miklos, Laerte
Nossa crítica: “O trecho documental contém os melhores momentos da narrativa. O roteiro navega habilmente entre cenas de natureza improvisada e espontânea (a chegada da companheira ao estúdio, as confissões sobre o prazer de matar cachorros em seus desenhos) e outras roteirizadas e controladas”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Curtas Jornadas Noite Adentro
Brasil, 2021
Drama, Musical, 106 minutos
De Thiago B. Mendonça
Com Carlos Francisco, Lua Reis, Marquinho Dikuã, Monalisa Madalena, Renato Martins, Ronaldinho da Cuíca
Nossa crítica: “O melhor aspecto se encontra no retrato acalorado da paixão pela música. […] Apesar de tamanha empatia, o resultado apresenta fragilidades de produção e finalização”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Deserto Particular
Brasil, 2021
Drama, Romance, 120 minutos
De Aly Muritiba
Com Antonio Saboia, Pedro Fasanaro, Thomas Aquino, Laila Garin, Cynthia Senek
Nossa crítica: “O autor permite que a jornada física permeie a jornada emocional, num fluxo vertiginoso de imagens e sons. A ambientação intoxicante, no melhor sentido possível, vale a experiência de um filme que se abre ao mundo lá fora, sem tentar falar em seu nome”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Madalena
Brasil, 2021
Drama, 85 minutos
De Madiano Marcheti
Com Natália Mazarim, Rafael de Bona, Pamella Yule, Chloe Milan, Mariane Cáceres, Nádja Mitidiero
Nossa crítica: “O descaso com a tragédia da mulher trans é representado por três habitantes locais. […] O problema é que o longa-metragem tampouco demonstra sentimentos pela vítima abandonada ao chão”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Marinheiro das Montanhas
Brasil, França, Alemanha, 2021
Documentário, 98 minutos
De Karim Aïnouz
Nossa crítica: “A abertura à deambulação representa um importante gesto político, humano e cinematográfico: o discurso substitui versões oficiais e a sucessão de fatos consagrados ao favorecer a percepção de que nações são feitas por aqueles que as ocupam, ao invés de seus questionáveis governantes”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista com Karim Aïnouz sobre Marinheiro das Montanhas.

Medusa
Brasil, 2021
Horror/Fantasia, 127 min
De Anita Rocha da Silveira
Com Mari Oliveira, Bruna Linzmeyer, Thiago Fragoso, Lara Tremouroux
Nossa crítica: “Expande o apreço de Anita Rocha da Silveira pela gramática do cinema de horror, o entremeado com outras referências”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Entrevista: A diretora Anita Rocha da Silveira (Exclusivo).

 

O Melhor Lugar do Mundo É Agora
Brasil, 2021
Documentário, Drama, 73 minutos
De Caco Ciocler
Com Luciana Paes, Eduardo Estrela, Eliseu Paranhos, Danilo Grangeia, Lorena Silva, Márcio Vito, Georgette Fadel
Nossa crítica: “O que poderia se tornar cansativo (mesmo num filme com pouco mais de uma hora) acaba sendo um processo delicioso de contato com subjetividades em meio a investigações acerca da complexidade do existir agora”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
Entrevista: Caco Ciocler fala sobre O Melhor Lugar do Mundo É Agora (Exclusivo)

Sol
Brasil, 2021
Drama, 100 minutos
De Lô Politi
Com Rômulo Braga, Everaldo Pontes, Malu Landim, Luciana Souza
Nossa crítica: “A delicadeza é algo que falta ao roteiro, movido por artifícios inverossímeis. Ao invés de aprofundar conflitos inerentes à situação destas três pessoas, busca ferramentas externas que venham a provocar tensão”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Transversais
Brasil, 2021
Documentário, 85 min.
De Émerson Maranhão
Nossa crítica: “Promove um discurso consensual, marcado por ensinamentos amplos: é preciso acolher pessoas trans, tratá-las bem, reconhecê-las por sua riqueza e força”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Urubus
Brasil, 2021
Drama, 113 minutos
De Cláudio Borrelli
Com Gustavo Garcez, Bella Camero, Bruno Santaella, Julio Martins, Robert Orlando
Nossa crítica: “O cineasta aprecia o estilo de urgência, acompanhando as pichações ao vivo, aproveitando as regras do cinema de ação e de suspense sempre que possível”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

:: Apresentações Especiais ::

7 Prisioneiros
Brasil, 2021
Drama, 93 minutos
De Alexandre Moratto
Com Christian Malheiros, Rodrigo Santoro, André Abujamra, Josias Duarte, Cecília Homem de Mello
Nossa crítica: “O menino que caiu numa armadilha consegue paulatinamente a confiança de tirano e não encontra motivos para fazer o certo se isso significar sofrer novamente num servilismo cruel”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

Parasita (Versão Preto e Branco)
Coreia do Sul, 2019
Drama, 132 minutos
De Bong Joon-ho
Com Kang-ho Song, Sun-kyun Lee, Yeo-jeong Jo, Woo-sik Choi, Hye-jin Jang
Nossa crítica: “A suspensão da realidade é exigida da audiência do início ao fim. Nada que ocorre se passa por um registro realista. Por outro lado, o filme se propõe a discutir a luta de classes fortemente calcada num cenário contemporâneo”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.

 

O Rei da Noite
Brasil, 1975
Drama, 97 minutos
De Hector Babenco
Com Paulo José, Marília Pêra, Vick Militello, Isadora de Farias, Cristina Pereira
Nossa crítica: “Um filme que reflete bem os anseios de realizadores em início de carreira, aprendendo na prática como fazer cinema, movidos mais por uma vontade imperativa do que pelo domínio (ou falta dele) de técnica ou narrativa”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.

 

Summer of Soul (… Ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
Estados Unidos, 2021
Documentário, 118 minutos
De Amir “Questlove” Thompson
Com Stevie Wonder, Al Sharpton, Chris Rock, Lin-Manuel Miranda, Gladys Knight, Jesse Jackson
Nossa crítica: “Amir Questlove Thompson assume com vaidade o fato de ter sido o primeiro a revelar tal arquivo. Ciente da preciosidade que possui em mãos, esforça-se em incluir todos os músicos presentes naquele verão em 1969 e destacar o impacto do festival para cada um deles”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Terra Estrangeira
Brasil, Portugal, 1996
De Walter Salles, Daniela Thomas
Com Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto, Alexandre Borges, Luís Melo, Laura Cardoso
Nossa crítica: “A desilusão é latente, seja no comportamento das pessoas, especialmente o dos protagonistas calejados, ou no acúmulo de empecilhos que surgem durante a trama, dando margem à prevalência da obscuridade, de forças nefastas”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
Especial 25 Anos :: Terra Estrangeira

 

Titane
França, 2021
Drama, Terror, Fantasia, 108 minutos
De Julia Ducournau
Com Vincent Lindon, Agathe Rousselle, Garance Marillier, Laïs Salameh, Bertrand Bonello, Dominique Frot
Nossa crítica: “Dentro deste registro extremo, Ducournau possui pleno controle de suas capacidades e das sensações que busca despertar no espectador”. Leia na íntegra o texto escrito por Bruno Carmelo.

:: Notícias ::

Mostra SP divulga premiados de sua 45ª edição. Confira!
Mostra SP 2021 anuncia filmes mais votados pelo júri popular. Confira lista!
Mostra SP 2021 :: Divulgada programação gratuita e ao ar livre
Mostra SP 2021 :: Entrevista com a diretora Renata de Almeida
Mostra de São Paulo 2021 divulga lista de 265 filmes da 45ª edição

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)