Categorias: EspeciaisFestivais

Cobertura :: 71º Festival de Berlim (2021)

Publicado por
Bruno Carmelo

A 71ª Berlinale terá um formato totalmente diferente das edições anteriores. Em função da pandemia de Covid-19, o evento será dividido em duas partes: a primeira, para a imprensa e a indústria, em formato online entre 1 e 5 de março de 2021; e a segunda, com sessões ao ar livre para o público, entre 9 e 20 de junho, quando se espera que a crise sanitária tenha sido controlada.

No entanto, a primeira etapa já revelará os vencedores do Urso de Ouro e dos Ursos de Prata do Festival Internacional de Berlim 2021. A seleção está reduzida, tanto por questões de produção do evento, quanto pela dificuldade dos produtores em concluírem suas obras no ano de 2020. A mostra competitiva apresenta 15 filmes, com forte representação de títulos alemães (seis obras na disputa pelo prêmio máximo), além dos novos filmes de Céline Sciamma (Petite Maman) e Hong Sang-soo (Introduction).

O Brasil conta com quatro representantes: o documentário A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, na Mostra Panorama, a coprodução Argentina-Brasil Esquí, na Mostra Forum, a videoinstalação em média-metragem Se Hace Camino Al Andar, de Paula Gaitán, na Mostra Forum Expanded, e a série Os Últimos Dias de Gilda, de Gustavo Pizzi. O Papo de Cinema vai acompanhar o festival com críticas, entrevistas e notícias atualizadas diariamente nesta página:

 

 

:: MOSTRA COMPETITIVA ::

 

Drift Away
Albatros, França, 2020
Ficção, 115 min.
De Xavier Beauvois
Com Jérémie Renier, Marie-Julie Maille, Victor Belmondo, Iris Bry, Geoffrey Sery, Olivier Pequery, Madeleine Beauvois
Nossa crítica: “O roteiro dedica ao menos 40 minutos a desenhar calmamente a psicologia do homem comum de classe média, nem repleto de falhas, nem particularmente altruísta”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Bad Luck Banging or Loony Porn
Babardeală cu Bucluc sau Oorno Balamuc, Romênia / Luxemburgo / Croácia / República Tcheca, 2021
Ficção, 106 min.
De Radu Jude
Com Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Mălai, Nicodim Ungureanu, Alexandru Potocean, Andi Vasluianu
Nossa crítica: “O roteiro fragmentado em esquetes atira para todos os lados: nossa dependência de telefones celulares, o negacionismo científico, o revisionismo histórico”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Fabian: Going to the Dogs
Fabian oder Der Gang vor die Hunde, Alemanha, 2021
Ficção, 176 min.
De Dominik Graf
Com Tom Schilling, Saskia Rosendahl, Albrecht Schuch, Meret Becker, Michael Wittenborn, Petra Kalkutschke, Elmar Gutmann, Aljoscha Stadelmann, Anne Bennent, Eva Medusa Gühne
Nossa crítica: “Durante o terço inicial, as imagens se atropelam ao invés de se sucederem. O diretor assume com vigor o seu mundo barroco e farsesco”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Ballad of a White Cow
Ghasideyeh Gave Sefid, Irã / França, 2020
Ficção, 105 min.
De Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam
Com Maryam Moghaddam, Alireza Sanifar, Pourya Rahimisam, Avin Purraoufi, Farid Ghobadi, Lili Farhadpour
Nossa crítica: “O drama parte do dilema de Mina para efetuar um retrato mais amplo da sociedade iraniana contemporânea”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Wheel of Fortune and Fantasy
Guzen to Sozo, Japão, 2021
Ficção, 121 min.
De Ryusuke Hamaguchi
Com Kotone Furukawa, Kiyohiko Shibukawa, Katsuki Mori, Fusako Urabe, Aoba Kawai, Ayumu Nakajima, Hyunri, Shouma Kai
Nossa crítica: “Estruturadas de maneira independente, as histórias formam um conjunto coeso pela temática, ritmo, a duração e organização interna”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Mr. Bachmann and His Class
Herr Bachmann und seine Klasse, Alemanha, 2021
Documentário, 217 min.
De Maria Speth
Com Dieter Bachmann, Aynur Bal, Önder Cavdar, Alunos da 6ª série
Nossa crítica: “Na pequena cidade de Stadtallendorf, na Alemanha, o professor Dieter Bachmann acredita que os saberes coincidem com a prática do afeto, das artes e do conhecimento unificado”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

I’m Your Man
Ich bin dein Mensch, Alemanha, 2021
Ficção, 105 min.
De Maria Schrader
Com Maren Eggert, Dan Stevens, Sandra Hüller, Hans Löw, Wolfgang Hübsch, Annika Meier, Falilou Seck, Jürgen Tarrach, Henriette Richter-Röhl, Monika Oschek
Nossa crítica: “O filme rompe com padrões da ficção científica, do drama e da comédia”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Introduction
Inteurodeoksyeon, Coreia do Sul, 2020
Ficção, 66 min.
De Hong Sang-soo
Com Shin Seokho, Park Miso, Kim Youngho, Ki Joobong, Seo Younghwa, Kim Minhee, Cho Yunhee, Ye Jiwon, Ha Seongguk
Nossa crítica: “O sul-coreano tem buscado obsessivamente pela beleza do banal, das conversas de elevador e dos encontros triviais”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Memory Box
França / Líbano / Canadá / Qatar, 2021
Ficção, 100 min.
De Joana Hadjithomas & Khalil Joreige
Com Rim Turki, Manal Issa, Paloma Vauthier, Clémence Sabbagh, Hassan Akil
Nossa crítica: “Os diretores preferem que banda sonora e banda imagética se repitam. O filme se torna excessivamente descritivo, referencial e linear”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Next Door
Nebenan, Alemanha, 2021
Ficção, 92 min.
De Daniel Brühl
Com Daniel Brühl, Peter Kurth, Rike Eckermann, Aenne Schwarz, Gode Benedix, Vicky Krieps, Mex Schlüpfer, Steffen Scheumann
Nossa crítica: “O roteiro dispara farpas à indústria do entretenimento: filmes de super-herói, com seus diálogos explicativos, são levados ao ridículo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Una Película de Policías
México, 2021
Ficção, 107 min.
De Alonso Ruizpalacios
Com Mónica Del Carmen, Raúl Briones
Nossa crítica: “O realismo da primeira parte se transforma numa exposição didática, como se os atores estivessem posando para a câmera”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Petite Maman
França, 2021
Ficção, 72 min.
De Céline Sciamma
Com Joséphine Sanz, Gabrielle Sanz, Nina Meurisse, Stéphane Varupenne, Margot Abascal
Nossa crítica: “É preciso atingir um grau de sofisticação narrativa fora do comum para realizar o que a diretora propõe neste pequeno drama”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

What Do We See When We Look at the Sky?
Ras Vkhedavt, Rodesac cas Vukurebt?, Alemanha / Geórgia, 2021
Ficção, 150 min.
De Alexandre Koberidze
Com Ani Karseladze, Giorgi Bochorishvili, Oliko Barbakadze, Giorgi Ambroladze, Vakhtang Panchulidze, Sofio Tchanishvili, Irina Chelidze, David Koberidze, Sofio Sharashidze
Nossa crítica: “Cada nova cena traz uma surpresa que precisamos acatar sem questionamentos de ordem lógica”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Forest: I See You Everywhere
Rengeteg: Mindenhol Látlak, Hungria, 2020
Ficção, 112 min.
De Bence Fliegauf
Com Juli Jakab, Lázló Cziffer, Lilla Kizlinger, Zsolt Végh, István Lénárt, Eszter Balla, Natasa Kovalik, Ági Gubik, Mihály Vig, Felicián Keresztes, Eliza Sodró, Terence Gábor Gelencsér, János Fliegauf, Péter Fancsikai, Zoltán Pintér, Laura Podlovics
Nossa crítica: “A experiência se torna maçante num primeiro momento, e involuntariamente cômica em seguida”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Natural Light
Természetes Fény, Hungria / Letônia / França / Alemanha, 2020
Ficção, 103 min.
De Dénes Nagy
Com Ferenc Szabó, Tamás Garbacz, László Bajkó, Gyula Franczia, Ernő Stuhl, Gyula Szilágyi, Mareks Lapeskis, Krisztián Kozó, Csaba Nánási, Zsolt Fodor
Nossa crítica: “O banquete de composições quase nos faz esquecer de que, por trás desta demonstração de excelência técnica e criativa, existem milhares de pessoas morrendo de fome, tortura, tiros”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

:: BERLINALE SPECIAL ::

 

Language Lessons
Estados Unidos, 2020
Ficção, 91 min.
De Natalie Morales
Com Natalie Morales, Mark Duplass, Desean Terry
Nossa crítica:  Mark Duplass e Natalie Morales desenvolvem uma interação verossímil graças à familiaridade de ambos com este tipo de humor sarcástico, porém autocondescendente”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Tina
Estados Unidos, 2020
Documentário, 118 min.
De Dan Lindsay, T.J. Martin
Com Tina Turner, Angela Bassett, Carl Arrington, Jimmy Thomas, Katori Hall, Kurt Loder, Le’Jeune Fletcher, Oprah Winfrey, Rhonda Graam, Roger Davies, Erwin Bach, Ann Behringer, Terry Britten
Nossa crítica: “Pelo menos dois terços deste filme são dedicados aos períodos pré-Ike, junto a Ike e pós-Ike”. Leia na íntegra o texto completo de Bruno Carmelo.

 

 

The Mauritanian
Reino Unido, 2021
Ficção, 130 min.
De Kevin Macdonald
Com Jodie Foster, Tahar Rahim, Shailene Woodley, Benedict Cumberbatch
Nossa crítica: “A narrativa está preocupada demais com questões de política externa para se buscar a identificação do espectador via sentimentalismo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

 

:: MOSTRA PANORAMA ::

 

A Última Floresta
Brasil, 2021
Documentário, 74 min.
De Luiz Bolognesi
Com Davi Kopenawa Yanomami, Ehuana Yaira Yanomami, Pedrinho Yanomami, Joselino Yanomami, Nilson Wakari Yanomami, Júnior Wakari Yanomami, Roseane Yanomami, Daucirene Yanomami, Genésio Yanomami, Justino Yanomami
Nossa crítica: “Os Yanonami jamais se convertem em objetos de estudos, explorados por seu exotismo ou pela diferença em relação aos brancos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Era fundamental que o filme mostrasse a força do povo Yanomami”, explica o diretor Luiz Bolognesi

 

 

 

:: MOSTRA GERAÇÃO ::

 

The White Fortress
Tabija, Canadá / Bósnia e Herzegovina, 2021
Ficção, 88 min.
De Igor Drljača
Com Pavle Čemerikić, Sumeja Dardagan, Jasmin Geljo, Kerim Čutuna, Alban Ukaj, Farah Hadžić, Hasija Borić, Irena Mulamuhić, Jelena Kordić Kuret, Bilal Halilović
Nossa crítica: “O sentimento amoroso está longe de um senso de finalidade: o filme não é construído para o amor dos dois, pelo contrário”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Existe um aspecto fantasmagórico na Bósnia”, afirma o diretor Igor Drljaca

 

 

The Fam
La Mif, Suíça, 2021
Ficção, 112 min.
De Fred Baillif
Com Claudia Grob, Anaïs Uldry, Kassia Da Costa, Joyce Esther Ndayisenga, Charlie Areddy, Amélie Tonsi, Amandine Golay, Sara Tulu, Nadim Ahmed, Isabel De Abreu Cannavo
Nossa crítica: “Neste filme de viés terapêutico (os adultos ajudam os jovens que, no final, ajudarão Lora a fazer o luto da filha morta), a palavra possui o potencial de cura”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “A sexualidade é um direito de todos, e nós, adultos, temos a responsabilidade de ensinar isso aos jovens”, afirmam Fred Baillif e Claudia Grob

 

 

Beans
Canadá, 2020
Ficção, 92 min.
De Tracey Deer
Com Kiawentiio, Rainbow Dickerson, Violah Beauvais, Paulina Alexis, D’Pharaoh McKay Woon-A-Tai
Festivais: Toronto
Nossa crítica: “Tracey Deer, uma cineasta mohawk, representa o conflito não apenas pelo olhar das comunidades minoritárias, mas também pelo ponto de vista feminino e infantil”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “O Canadá precisa assumir a parte feia de sua História”, afirma a cineasta Tracey Deer

 

 

Summer Blur
Han Nan Xia Ri, China, 2020
Ficção, 88 min.
De Han Shuai
Com Gong Beibi, Huang Tian, Zhang Xinyuan, Yan Xingyue, Luo Feiyang, Wang Yizhu, Xie Lixun, Chen Yongzhong
Nossa crítica: “O drama traça o retrato de uma China contemporânea onde o crescimento acelerado tem implicado em maior desigualdade de renda e individualismo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: MOSTRA ENCOUNTERS ::

 

Nous
França, 2020
Documentário, 115 min.
De Alice Diop
Com Ismael Soumaïla Sissoko, N’deye Sighane Diop, Pierre Bergounioux, Bamba Sibi, Marcel Balnoas, Ethan Balnoas
Nossa crítica: “O filme adota um posicionamento político evidente: para buscar o conceito de identidade nacional, em pleno século XXI, é indispensável dar voz às classes invisibilizadas”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Taste
Vị, Vietnã / Singapura / França / Tailândia / Alemanha / Taiwan, 2021
Ficção, 97 min.
De Lê Bảo
Com Olegunleko Ezekiel Gbenga, Thi Minh Nga Khuong, Thi Dung Le, Thi Cam Xuan Nguyen, Thi Tham Thin Vu
Nossa crítica: “Estas figuras se movem como máquinas, cumprindo uma infinidade de tarefas diárias sobre as quais possuem pouca ingerência. O que resta a um corpo quando lhe retiramos a subjetividade”? Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Hygiène Sociale
Canadá, 2021
Ficção, 75 min.
De Denis Côté
Com Maxim Gaudette, Larissa Corriveau, Eleonore Loiselle, Eve Duranceau, Kathleen Fortin, Evelyne Rompré
Nossa crítica: “O diretor elabora uma comédia de costumes, parodiando as peças farsescas de Molière”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

:: MOSTRA FORUM ::

 

Ste. Anne
Canadá, 2021
Ficção, 80 min.
De Rhayne Vermette
Com Isabelle d’Eschambault, Jack Theis, Valerie Marion, Dolorès Gosselin, Roger Vermette, Andrina Turenne, Denise Tougas, Yvette Deveau, Paulette Cooksey, Rhéanne Vermette
Nossa crítica: “Para o espectador habituado às narrativas convencionais, com começo, meio e fim, pode ser desestabilizador se deparar com um projeto como este”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Esquí
Argentina, Brasil, 2021
Ficção, 85 min.
De Manque la Banca
Com José Alejandro Colin, Segundo Botti, Shaman Herrera, Fernando Gabriel Eduard, Axel Nahuel Villegas, Aixa Iara Snaidman, Antonio Snaidman, Bárbara Anguita, Matilde Apellaniz, Mane Medina
Nossa crítica: “Uma mistura inesperada entre documentário, obra experimental e evocação fantástica de uma montanha coberta de neve. Nenhum recurso é descartado dentro desta abordagem alegremente caótica”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Que Será del Verano?
Argentina, 2021
Ficção, 85 min.
De Ignacio Ceroi
Com Ignacio Ceroi, Mariana Martinelli, Charles Louvet
Nossa crítica: “Surge uma forma de diálogo inesperada entre dois homens solitários, apaixonados por viagens e pelas imagens”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

:: MOSTRA FORUM EXPANDED ::

 

Se Hace Camino Al Andar
Brasil, 2021
Videoinstalação, 35 min.
De Paula Gaitán
Com Paulo Nazareth
Festivais: Mostra de Tiradentes 2021
Nossa crítica: Paula Gaitán representa uma das cineastas brasileiras que utiliza o som de maneira mais expressiva, especialmente aqueles não sincrônicos, nem referenciais”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: BERLINALE SERIES ::

 

Os Últimos Dias de Gilda
Brasil, 2020
Ficção, 106 min.
De Gustavo Pizzi
Com Karine Teles, Julia Stockler, Antonio Saboia, Ana Carbatti, Lucas Gouvêa, João Vitor Silva, Higor Campagnaro, Renato Luciano, Bruno Balthazar, Erom Cordeiro
Nossa crítica: Os Últimos Dias de Gilda é uma colcha de retalhos geralmente bem costurados, sobretudo nos seus dois primeiros episódios”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

 

 

:: NOTÍCIAS ::

 

Opinião :: Festival de Berlim 2021, uma edição dividida com filmes fragmentados
Festival de Berlim 2021 :: Filme romeno vence o Urso de Ouro
Festival de Berlim 2021 :: Dia #05 – Os últimos concorrentes e um elenco repleto de estrelas
Festival de Berlim 2021 :: #Dia 04 – Estreia de um astro, beleza do Japão e um filme muito ruim
Festival de Berlim 2021 :: Berlinale Shorts e Generation divulgam seus premiados
Festival de Berlim 2021 :: Dia #03 – Um grande filme, o brasileiro lindo e os títulos enormes
Festival de Berlim 2021 :: Dia #02 – Tina Turner, Hong Sang-soo e cheiro de prêmio
Festival de Berlim 2021 :: Dia #01 – Sci-fi e comédia filmada em segredo são os destaques
Festival de Berlim 2021 :: Mostra Competitiva tem Céline Sciamma e Hong Sang-Soo, veja a lista
Festival de Berlim 2021 :: O brasileiro A Última Floresta integra a Mostra Panorama
Festival de Berlim 2021 :: Os brasileiros Esquí e Se Hace Camino al Andar são selecionados
Festival de Berlim 2021 :: Divulgados os filmes da Mostra Geração
Festival de Berlim 2021 :: Divulgado o cartaz oficial da 71ª edição
Festival de Berlim 2021 :: Conheça os membros do júri e entenda o novo formato
Festival de Berlim 2021 :: Os Últimos Dias de Gilda é selecionado à mostra Berlinale Series
Festival de Berlim 2021 confirma edição em duas partes incluindo exibições online

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)