Entre os dias 10 e 20 de fevereiro, o Festival Internacional de Berlim celebra a sua 72ª edição. A Berlinale retorna ao formato presencial, porém adotando diversas mudanças na organização em virtude da pandemia de Covid-19. Assim, os jurados e os críticos assistem aos filmes selecionados entre 10 e 16 de fevereiro, enquanto o público na capital alemã descobre a seleção entre 17 e 20 de fevereiro, após o anúncio dos vencedores. O diretor M. Night Shyamalan será o presidente do júri, decidindo os prêmios junto a um painel do qual também faz parte o cineasta cearense Karim Aïnouz.
Em 2022, a mostra competitiva efetua um recorte interessante: ao lado de veteranos como François Ozon, Paolo Taviani, Claire Denis, Hong Sang-soo e Rithy Panh, há uma quantidade expressiva de primeiros longas-metragens, especialmente de cineastas mulheres. O Brasil está representado por seis filmes, sendo três longas-metragens (Fogaréu, Mato Seco em Chamas, Três Tigres Tristes) e três curtas-metragens (Se Hace Camino al Andar, Manhã de Domingo, O Dente do Dragão). O Papo de Cinema estará em Berlim durante a integralidade do evento, atualizando a matéria abaixo com críticas, notícias e entrevistas diariamente.
França, 2021
Drama, 90 minutos
De François Ozon
Com Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Gharbia, Hanna Schygulla, Stéfan Crépon
Nossa crítica: “Esta obra contemporânea compreende a necessidade de ser infiel: as melhores adaptações, atualizações e refilmagens são aquelas dispostas a trair a estrutura anterior e propor algo diferente”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Manto de Gemas
México, Argentina, Estados Unidos, 2022
Drama, 118 minutos
De Natalia López Gallardo
Com Nailea Norvind, Antonia Olivares, Aida Roa, Juan Daniel Garcia Treviño, Sherlyn Zavala Diaz
Nossa crítica: “A narrativa se encerra quando estamos, enfim, começando a conhecer melhor cada membro da família”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
La Ligne
Suíça, França, Bélgica, 2022
Drama, 101 minutos
De Ursula Meier
Com Stéphanie Blanchoud, Valeria Bruni Tedeschi, Elli Spagnolo, Dali Benssalah, India Hair
Nossa crítica: “Os espectadores não tardaram a soltar uma risada discreta, e uma vez legitimado o riso coletivo de desconforto, todos se livraram ao escárnio diante das situações improváveis”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Böse Spiele
Áustria, França, Alemanha, 2022
Drama, 114 minutos
De Ulrich Seidl
Com Michael Thomas, Tessa Göttlicher, Hans-Michael Rehberg, Inge Maux, Claudia Martini
Nossa crítica: “O ator principal sustenta excepcionalmente bem esta figura, sem idealizá-lo, nem desculpá-lo. Thomas proporciona um corpo presente e desprovido de vaidades”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
França, Camboja, 2021
Documentário, Animação, 98 minutos
De Rithy Panh
Nossa crítica: “Um apelo à conscientização de todas as mazelas do mundo, o que inclui o descaso com a natureza, o egocentrismo, a dominação ideológica por grandes empresas de tecnologia, os governos autoritários, a pausterização da História por Hollywood, etc”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Nana
Indonésia, 2022
Drama, 103 minutos
De Kamila Andini
Com Happy Salma, Laura Basuki, Arswendy Bening Swara, Ibnu Jamil, Rieke Diah Pitaloka
Nossa crítica: “O discurso evita a rivalidade entre mulheres em nome do amor, preferindo investir nos laços de conveniência e na hipocrisia reinante em sociedades conservadoras”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Rabiye Kurnaz gegen George W. Bush
Alemanha, França, 2022
Drama, 119 minutos
De Andreas Dresen
Com Meltem Kaptan, Alexander Scheer, Charly Hübner, Nazmi Kirik, Sevda Polat
Nossa crítica: “O ponto de partida está repleto de qualidades notáveis. […] No entanto, o resultado sucumbe às fragilidades comuns às cinebiografias”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Avec Amour et Acharnement
França, 2021
Drama, 116 minutos
De Claire Denis
Com Juliette Binoche, Vincent Lindon, Grégoire Colin, Issa Perica, Bulle Ogier
Nossa crítica: “A cineasta deposita toda a sua confiança no trio de atores que ocupa a integralidade das cenas e faz mover a narrativa através de diálogos ininterruptos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Yin Ru Chen Yan
China, 2022
Drama, 131 minutos
De Li Ruijun
Com Wu Renlin, Hai Qing
Nossa crítica: “O cineasta Li Ruijun acredita oferecer uma bela história de amor e resiliência, movida por indivíduos ‘ainda melhores’ por serem pobres”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
A E I O U – Das schnelle Alphabet der Liebe
Alemanha, França, 2022
Drama, 105 minutos
De Nicolette Krebitz
Com Sophie Rois, Udo Kier, Milan Herms, Nicolas Bridet
Nossa crítica: “A diretora e roteirista Nicolette Krebitz abraça os princípios da comédia romântica, porém rompendo com a maioria dos clichês associados ao subgênero”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Les Passagers de la Nuit
França, 2022
Drama, 111 minutos
De Mikhaël Hers
Com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon-Richter, Noée Abita, Megan Northam, Thibault Vinçon
Nossa crítica: “O diretor Mikhaël Hers possui evidente carinho por estas figuras falhas, perdidas e introspectivas. Contra a Paris dos românticos, imagina a Paris dos solitários e notívagos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Estados Unidos, 2022
Drama, 121 minutos
De Phyllis Nagy
Com Elizabeth Banks, Sigourney Weaver, Chris Messina, Wunmi Mosaku, Kate Mara
Nossa crítica: “A diretora Phyllis Nagy (mais conhecida pelo roteiro de Carol, 2015) abandona o microcosmo da vida íntima para adentrar a esfera comunitária. Para ela, o direito ao aborto se traduz numa questão de saúde pública, ao invés de julgamento moral”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Drii Winter
Suíça, Alemanha, 2022
Drama, 136 minutos
De Michael Koch
Com Michèle Brand, Simon Wisler, Elin Zgraggen, Daniela Barmettler, Josef Aschwanden
Nossa crítica: “O filme atenua os extremos e retira o sentimentalismo do debate. Em consequência, o espectador não será comovido ou provocado, e sim testado em suas convicções”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Un Año, Una Noche
Espanha, França, 2021
Drama, 120 minutos
De Isaki Lacuesta
Com Nahuel Pérez Biscayart, Noémie Merlant, Quim Gutiérrez, Alba Guilera, Natalia De Molina
Nossa crítica: “Céline e Ramón lutam para se emancipar da condição de vítimas, porém o filme está obcecado em enxergar no casal única e exclusivamente a imagem de sobreviventes”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Un Été Comme Ça
Canadá, 2022
Drama, 137 minutos
De Denis Côté
Com Larissa Corriveau, Aude Mathieu, Laure Giappiconi, Anne Ratte Polle, Samir Guesmi
Nossa crítica: “Trata-se de uma atmosfera de repulsa e atração, com igual intensidade — flerta-se simultaneamente com os cinemas erótico de horror”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Espanha, Itália, 2022
Drama, 120 minutos
De Carla Simón
Com Jordi Pujol Dolcet, Anna Otin, Xènia Roset, Albert Bosch, Ainet Jounou
Nossa crítica: “Através desta estrutura, a cineasta também afirma uma política pessoal, dispensando a hierarquia entre os familiares. Crianças e adultos possuem vozes iguais nesta jornada”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Itália, 2021
Comédia, 90 minutos
De Paolo Taviani
Com Fabrizio Ferracane, Matteo Pittiruti, Dania Marino, Dora Becker, Claudio Bigagli
Nossa crítica: “Taviani afasta o teor solene em prol de uma pequena obra solar e divertida. Baseando-se livremente em fatos, imagina o transporte tragicômico das cinzas de Pirandello”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
So-seol-ga-ui yeong-hwa
Coreia do Sul, 2021
Drama, Comédia, 92 minutos
De Hong Sang-soo
Com Lee Hyeyoung, Kim Min-hee, Seo Younghwa, Park Miso, Kwon Haehyo
Nossa crítica: “As melhores brincadeiras do longa-metragem se encontram na paródia das ferramentas do cinema”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Incroyable Mais Vrai
França, Bélgica, 2021
Comédia, 74 minutos
De Quentin Dupieux
Com Alain Chabat, Léa Drucker, Benoît Magimel, Anaïs Demoustier, Stéphane Pezerat
Nossa crítica: “A graça se encontra em introduzir o elemento de magia numa realidade banal, afetando pessoas comuns e desprovidas de qualidades notáveis”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Occhiali Neri
Itália, França, 2021
Suspense, Terror, 90 minutos
De Dario Argento
Com Ilenia Pastorelli, Asia Argento, Andrea Gherpelli, Mario Pirrello, Maria Rosaria Russo
Nossa crítica: “O texto é tão fraco e amador que se prestaria a uma bela paródia de horror. Entretanto, o diretor se leva a sério”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Reino Unido, 2022
Comédia, 97 minutos
De Sophie Hyde
Com Daryl McCormack, Emma Thompson
Nossa crítica: “A comédia explora com grande perspicácia a nossa dificuldade em falar sobre sexo, em admitir prazeres, fetiches, desejos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Estados Unidos, 2021
Suspense, Policial, 106 minutos
De Graham Moore
Com Mark Rylance, Zoey Deutch, Dylan O’Brien, Johnny Flynn, Nikki Amuka Bird
Nossa crítica: “O filme efetua uso potente de enquadramentos, profundidade de campo e montagem para transformar os três míseros cômodos (recepção, sala de costura, depósito) num palco de aventuras”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
À Propos de Joan
França, Alemanha, Irlanda, 2021
Drama, Comédia, 101 minutos
De Laurent Larivière
Com Isabelle Huppert, Lars Eidinger, Swann Arlaud, Freya Mavor, Florence Loiret Caille
Nossa crítica: “Em termos estruturais, o resultado se revela um grande caos. Todos os caminhos apontados internamente seriam frutíferos, caso o roteiro se ativesse a um deles e aprofundasse as potencialidades de cada linguagem”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
França, 2022
Drama, 80 minutos
De Bertrand Bonello
Com Julia Faure, Louise Labeque, Laëtitia Casta, Gaspard Ulliel, Vincent Lacoste, Louis Garrel, Anaïs Demoustier
Nossa crítica: “Uma sucessão de esquetes tragicômicas, hilárias e amadoras (nos dois sentidos do termo) acerca de relacionamentos frustrados, e dos perigos (reais e imaginários) da permanência em casa”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Ruanda, 2022
Drama, 111 minutos
De Kivu Ruhorahoza
Com Mediatrice Kayitesi, Aline Amike, Yves Kijyana, Cedric Ishimwe, André Musagara
Nossa crítica: “O resultado fica aquém de suas nobres intenções. Primeiro, por motivos de ordem técnica e criativa: o longa-metragem possui diversas fragilidades de concepção e realização”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Reino Unido, Estados Unidos, Hungria, 2022
Comédia, 111 minutos
De Peter Strickland
Com Asa Butterfield, Gwendoline Christie, Ariane Labed, Fatma Mohamed, Makis Papadimitriou
Nossa crítica: “A discussão sobre o valor da intencionalidade na arte serve de ponto de partida para esta comédia”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Áustria, 2022
Drama, 87 minutos
De Kurdwin Ayub
Com Melina Benli, Law Wallner, Maya Wopienka
Nossa crítica: “A tímida adolescente se converte numa figura midiática, e a partir do sucesso repentino, existirá para o resto do mundo apenas em versão digital”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
I Poli Ke I Poli
Grécia, 2022
Drama, 87 minutos
De Christos Passalis, Syllas Tzoumerkas
Com Vassilis Kanakis, Alexandros Vardaxoglou, Angeliki Papoulia, Argyris Xafis, Niki Papandreou
Nossa crítica: “O longa-metragem se desenvolve pela sucessão frenética de estímulos de diversas naturezas — por que escolher uma única forma de representação, se você pode almejar a implementação de todas elas?”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Canadá, 2022
Drama, 122 minutos
De Ashley McKenzie
Com Sarah Walker, Ziyin Zheng, Wendy Wishart, Jana Reddick, Yao Xue
Nossa crítica: “A diretora enxerga no encontro entre os dois personagens uma chance de equilíbrio rumo a um meio-termo considerável saudável. Esta forma de cinema nasce de uma proposta conciliatória”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Alemanha, 2021
Drama, 108 minutos
De Jöns Jönsson
Com Moritz von Treuenfels, Ricarda Seifried, Thomas Schubert, Petra Welteroth, Max Themak
Nossa crítica: “O espectador é ativamente convidado a participar do dispositivo de manipulações: a imagem pode estar dissociada da verdade”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Suécia, Bélgica, Noruega, 2022
Documentário, 92 minutos
De Magnus Gertten
Com Nelly Mousset-Vos, Nadine Hwang, Sylvie Bianchi, Anne Coesens, Bwanga Pilipi
Aşk, Mark ve Ölüm
Alemanha, 2022
Documentário, 96 minutos
De Cem Kaya
Com İsmet Topçu, Ömer Boral, Yüksel Ergin, İhsan Ergin, Metin Türköz
Viens Je t’Emmène
França, 2022
Drama, 100 minutos
De Alain Guiraudie
Com Jean-Charles Clichet, Noémie Lvovsky, Iliès Kadri, Michel Masiero, Doria Tillier
Nossa crítica: “Guiraudie imagina uma França dividida entre o medo e a solidariedade, ou seja, entre os valores republicanos pregados pelo “país dos direitos humanos”, e a onda crescente de intolerância e preconceito fomentada pelos grupos de extrema-direita”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Produkty 24
Rússia, Eslovênia, Turquia, 2022
Drama, 106 minutos
De Michael Borodin
Com Zukhara Sanzysbay, Lyudmila Vasilyeva, Tolibzhon Suleimanov, Nargiz Abdullaeva, Asel Tuytubaeva
Alemanha, 2022
Drama, 105 minutos
De Isabelle Stever
Com Sarah Nevada Grether, Emil von Schönfels, Susanne Bredehöft, Stefan Rudolf, Maya Kornev
Nossa crítica: “Este seria o verdadeiro aspecto escandaloso do filme: a representação naturalizada, mesmo banalizada, de um tabu”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Israel, 2022
Drama, 82 minutos
De Idan Haguel
Com Shlomi Bertonov, Ariel Wolf
Nossa crítica: “Onde se pretende irônico, o discurso se revela em conformista, tolerando opressões cotidianas contanto que poupem a saúde mental dos ocupantes de apartamentos de classe média”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Brasil, França, 2022
Drama, 100 minutos
De Flávia Neves
Com Bárbara Colen, Nena Inoue, Eucir de Souza, Fernanda Vianna, Vilminha Chaves
Nossa crítica: “O confronto político ocorre numa esfera de afronta direta, explícita. Fernanda constitui um destes casos em que a protagonista representa um alter-ego de sua criadora, verbalizando com eloquência aquilo que Neves parece pensar”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista 1: “Estamos doentes como sociedade. Talvez a maneira de sair disso de fato seja um fogaréu”, afirmam Bárbara Colen e Eucir de Souza
Entrevista 2: “Tive que sair de Goiás para fugir desse mundo onde mulheres não conseguem se colocar”, explica a diretora Flávia Neves
Für die Vielen: Die Arbeiterkammer Wien
Áustria, 2022
Documentário, 120 minutos
De Constantin Wulff
Portugal, 2022
Experimental, 85 minutos
De Jorge Jácome
Com Alexis Fernandes, Bárbara Matos, Bernardo Graça, Celestine Ngantonga Ndzana, Diogo Freitas
Nossa crítica: “A voz robótica e terrivelmente humana representa o único fio condutor de um projeto experimental cujas sequências se dispersam alegremente, num fluxo alucinatório e próximo da aleatoriedade”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Canadá, 2022
Drama, 68 minutos
De Lina Rodriguez
Com Ana (Garay) Kostic, Marinela Piedrahita, Claudia Montoya
Nossa crítica: “Uma experiência desafiadora, pois as três protagonistas, Ana Garay Kostic, Marinela Piedrahita e Claudia Montoya, são vistas apenas nos minutos finais de projeção. Antes disso, guiamo-nos por suas vozes”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Eu percebi que era colombiana quando deixei a Colômbia”, explica a diretora Lina Rodriguez
Canadá, 2022
Documentário, 103 minutos
De Jacquelyn Mills
Com Zoe Lucas
Nossa crítica: “A iniciativa da cineasta jamais se confundiria com a reportagem televisiva a respeito de um destino exótico, pelo contrário: a linguagem possui papel fundamental neste retrato da solidão (seja da natureza ou dos humanos)”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Fiquei obcecada com todas as maneiras de fazer cinema que a natureza permite”, explica a diretora Jacquelyn Mills
Portugal, Espanha, 2022
Drama, 127 minutos
De Rita Azevedo Gomes
Com Rita Durão, Pierre Léon, Ado Arrieta, Olívia Cábez
Nossa crítica: “A autora evita se render ao ritmo pop e divertido da contemporaneidade, estimando que a ciranda sentimental necessite este tempo dilatado”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Brasil, Portugal, 2022
Drama, 153 minutos
De Adirley Queirós, Joana Pimenta
Com Joana Darc, Léa Alves, Andreia Vieira, Débora Alencar, Gleide Firmino
Nossa crítica: “Há um refinamento precioso de mise en scène. Em contrapartida, o resultado seria beneficiado por uma montagem mais enxuta”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Brasil, 2022
Drama, Comédia, Musical, 86 minutos
De Gustavo Vinagre
Com Isabella Pereira, Jonata Vieira, Pedro Ribeiro, Gilda Nomacce, Carlos Escher
Nossa crítica: “A abertura à fantasia ocorre de maneira satírica. O filme se cola à linhagem veloz das redes sociais, dos programas de televisão, dos memes e referências da cultura pop”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Brasil, 2022
Experimental, 27 minutos
De Rafael Castanheira Parrode
Nossa crítica: “Parrode nos relembra a cada instante do fato de estarmos diante de um filme, uma construção artificial por excelência”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “Queria que as imagens estivessem contaminadas, radiando até hoje”, explica Rafael Parrode
Brasil, 2021
Experimental, 35 minutos
De Paula M. Gaitán
Nossa crítica: “O média-metragem muda suas regras ao longo do percurso, exigindo que o espectador se atente às possibilidades inéditas oferecidas pela direção”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Wir Könnten Genauso Gut Tot Sein
Alemanha, Romênia, 2022
Drama, 94 minutos
De Natalia Sinelnikova
Com Ioana Iacob, Pola Geiger, Jörg Schüttauf, Şiir Eloğlu, Moritz Jahn
Brasil, 2022
Drama, 25 minutos
De Bruno Ribeiro
Com Raquel Paixão, Leonardo Castro, Silvana Stein, André Pacheco, Indira Nascimento
Nossa crítica: “Dentro de uma estrutura bastante silenciosa, a música ultrapassa o status de obra artística, convertendo-se em forma de comunicação e maneira de se colocar no mundo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “O fato de nosso filme estar em Berlim é uma comprovação do que o cinema brasileiro é capaz de fazer”, explicam os criadores
Festival de Berlim 2022 :: O cinema resiste quando todos se unem (Balanço final)
Festival de Berlim 2022 :: Balanço da Premiação
Festival de Berlim 2022 :: Espanhol Alcarràs vence o Urso de Ouro. Curta brasileiro é premiado
Festival de Berlim 2022 :: Entre bons e maus filmes, surge o destaque negativo da Berlinale
Festival de Berlim 2022 :: Drama estrelado por Charlotte Gainsbourg desponta como favorito?
Festival de Berlim 2022 :: Peter von Kant abre o evento reinterpretando clássico alemão
Festival de Berlim 2022 :: O brasileiro Karim Aïnouz compõe o júri oficial
Festival de Berlim 2022 :: Claire Denis, Hong Sang-soo e Paolo Taviani disputam o Urso de Ouro, veja lista completa
Festival de Berlim 2022 :: Fogaréu representa o Brasil na Mostra Panorama
Festival de Berlim 2022 seleciona filmes de Gustavo Vinagre e Adirley Queirós
Festival de Berlim 2022 :: Anunciado o filme de abertura e mais um brasileiro
Festival de Berlim 2022 mantém formato presencial, mas anuncia mudanças
Festival de Berlim 2022 :: Isabelle Huppert receberá o Urso de Ouro honorário
Festival de Berlim 2022 :: Dois filmes brasileiros integram a primeira seleção
Festival de Berlim divulga cartaz oficial da edição 2022
Festival de Berlim 2022 :: M. Night Shyamalan será o presidente do júri
Festival de Berlim 2022 confirma edição presencial