20201006 olhar de cinema 2020 papo de cinema 1 e1601990994256

Desde 2012, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba conquistou um espaço importante no calendário brasileiro de festivais, privilegiando as produções independentes, autorais e ousadas do mundo inteiro. Para a sua 9ª edição, o evento se adequa aos tempos de pandemia e organiza a primeira edição em formato online. Entre os dias 7 e 15 de outubro, serão apresentados mais de 70 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, muitos deles selecionados em grandes festivais internacionais como Berlim, Roterdã, Locarno e IndieLisboa.

A programação está dividida em mostras, incluindo a Competitiva, voltada a produções inéditas que reflitam sobre temas e linguagens da contemporaneidade; Novos Olhares, para propostas estéticas radicais; Outros Olhares, que também permite obras de ampla trajetória internacional, e mesmo nacional; Foco, para o trabalho de algum artista particular (neste ano, o goiano Daniel Nolasco)… O Papo de Cinema vai acompanhar diariamente o Olhar de Curitiba, atualizando a matéria com críticas, entrevistas e notícias. Os longas-metragens recebem maior atenção, mas não perdemos os curtas-metragens de vista! Confira:

 

 

:: FILME DE ABERTURA ::

 

20201003 para onde voam as feiticeiras papo de cinema cartazPara Onde Voam as Feiticeiras
Brasil, 2020
Documentário, 89 min.
De Eliane Caffé, Carla Caffé, Beto Amaral
Com Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi, Mariano Mattos Martins
O que nós achamos: “Uma experiência ao mesmo tempo divertidíssima e pesada, anárquica e coesa com a linguagem escolhida, aberta às diferenças sem querer roubar delas o protagonismo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: MOSTRA COMPETITIVA – LONGAS-METRAGENS ::

 

20201003 a metamorfose dos passaros papo de cinema cartaz 1A Metamorfose dos Pássaros
Portugal, 2020
Drama, 101 min.
De Catarina Vasconcelos
Com Catarina Vasconcelos, Henrique Vasconcelos, Luísa Ministro, Cláudia Varejão
Festivais: IndieLisboa (vencedor), San Sebastián (vencedor), Berlim
O que nós achamos: “O pássaro se torna o símbolo central deste estudo sobre a família e o luto”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 entre nos talvez existam multidoes papo de cinema cartazEntre Nós Talvez Estejam Multidões
Brasil, 2020
Documentário, 99 min.
De Pedro Maia de Brito e Aiano Bemfica
Com a Comunidade da Ocupação Eliana Silva
O que nós achamos: “Os cineastas estão dispostos a abraçar quaisquer interações ou falas, sem embelezar nem controlar a dinâmica para as imagens”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 longa noite papo de cinema cartazLonga Noite
Espanha, 2019
Drama/Histórico, 90 min.
De Eloy Enciso
Com Misha Bies Golas, Manuel Pumares, Nuria Lestegás
Festivais: Locarno, Hamburgo, Mal del Plata, Sevilha
O que nós achamos: “O realizador coloca em evidência a suas intenções políticas na mesma proporção em que esvazia seu discurso, seja pelo pouco alcance do formato escolhido como também pelo distanciamento imposto em relação ao espectador“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

 

20201003 los lobos papo de cinema cartazLos Lobos
México, 2019
Drama, 95 min.
De Samuel Kishi
Com Martha Reyes Arias, Maximiliano Nájar Márquez, Leonardo Nájar Márquez
Festivais: Havana (vencedor), Miami (vencedor), Berlim (melhor filme de estreia)
O que nós achamos: “É muito bonita a forma como o realizador mostra a transição dos primeiros dias, com brincadeiras preenchendo totalmente esse espaço de tempo enorme entre a partida e o retorno da chefe da casa.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

20201003 luz nos tropicos papo de cinema cartazLuz nos Trópicos
Brasil, 2020
Drama, 260 min.
De Paula Gaitán
Com Carloto Cotta, Clara Choveaux, Begê Muniz, Kanu Kuikuro
Festivais: Berlim
O que nós achamos: “Um filme de processos no qual as principais conjunções espaço-temporais operam através de ferramentas estéticas, ao invés de narrativas”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 na cabine de exibicao papo de cinema cartazNa Cabine de Exibição
Israel, Estados Unidos, 2019
Documentário, 71 min.
De Ra’anan Alexandrowicz
Com Maia Levy
Festivais: Sundance, DocAviv, Dokufest
O que nós achamos: “Para o espectador, a experiência se assemelha àquela de assistir às câmeras escondidas de um estudo sociológico qualquer”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 nasir papo de cinema cartazNasir
Índia, Holanda, Cingapura, 2020
Drama, 78 min.
De Arun Karthick
Com Koumarane Valavane, Sudha Ranganathan, Yasmin Rahman, Bakkiyam Sankar
Festivais: Roterdã (prêmio Netpac), Quebec City
O que nós achamos: “O filme se intensifica quando abraça a poesia do dia a dia, enquanto se perde na necessidade de fazer a trama avançar”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 um filme dramatico papo de cinema cartazUm Filme Dramático
França, 2019
Documentário, 114 min.
De Eric Baudelaire
Festivais: Locarno
O que nós achamos: “O filme obtém sucesso mais expressivo enquanto proposta sociopedagógica do que enquanto conceito cinematográfico”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 victoria papo de cinema cartazVictoria
Bélgica, 2020
Documentário, 72 min.
De Sofie Benoot, Liesbeth De Ceulaer e Isabelle Tollenaere
Festivais: Berlim (prêmio Caligari), IndieLisboa (prêmio TV Cine Channels)
O que nós achamos: “As cineastas provocam a sensação de uma obra em cena única, como se os passeios dos personagens pelo terreno seco nunca começassem ou terminassem por completo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: MOSTRA NOVOS OLHARES – LONGAS-METRAGENS ::

 

20201013 agora papo de cinema cartazAgora
Brasil, 2020
Documentário, 70 min.
De Dea Ferraz
Com Adelaide Santos, Cris Nascimento, Dante Olivier, Flávia Pinheiro
O que nós achamos: “Ferraz efetua um comando amplo, os artistas o cumprem, e o dispositivo se encerra por aí, sem que a direção reaja, ao seu turno, às performances”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20200214 uppercase print papo de cinema cartazLetra Maiúscula
Romênia, 2020
Drama, 128 min.
De Radu Jude
Com Serban Lazarovici, Bogdan Zamfir, Ioana Iacob, Şerban Pavlu
Festivais: Berlim, IndieLisboa
O que nós achamos: “Radu Jude utiliza as ferramentas da ditadura contra ela mesma, explicitando-as ao limite do ridículo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Radu Jude

 

 

20200221 los conductosLos Conductos
Colômbia, França, Brasil, 2020
Drama, Suspense, 70 min.
De Camilo Restrepo
Com Luis Felipe Lozano, Fernando Úsuga Higuíta
Festivais: Berlim (melhor filme de estreia), IndieLisboa, San Sebastián, Hong Kong
O que nós achamos: “A paixão pelas sombras e pelos focos de luz fortíssimos, voluntariamente artificiais, aproxima o resultado da estetização digna de uma graphic novel”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 o ano do descobrimento papo de cinema cartazO Ano do Descobrimento
Espanha, Suíça, 2020
Documentário, 200 min.
De Luis López Carrasco
Festivais: Cinéma du Réel (vencedor), Thessaloniki (vencedor), IndieLisboa, Roterdã
O que nós achamos: “É difícil acusar o criador de não explorar a fundo as funcionalidades da imagem dividida em dois”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 o que resta revisitado papo de cinema cartazO Que Resta / Revisitado
Alemanha, Áustria, Bósnia-Herzegovina, 2020
Documentário, 70 min.
De Clarissa Thieme
Festival: Berlim
O que nós achamos: “Trata-se de um conjunto forte, ainda que sutil, sem a necessidade de discursos ou posturas expositivas“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

 

20201003 pajeu papo de cinema cartazPajeú
Brasil, 2020
Drama, 74 min.
De Pedro Diógenes
Com Fátima Muniz, Yuri Yamamoto
Festival: FIDMarseille
O que nós achamos: “O autor tem algo a dizer, mas também tem muito a escutar neste filme-processo, razão pela qual o resultado soa ao mesmo tempo ambicioso e humilde”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: MOSTRA OUTROS OLHARES – LONGAS-METRAGENS ::

 

20201003 a flecha e a farda papo de cinema cartazA Flecha e a Farda
Brasil, 2020
Documentário, 85 min.
De Miguel Antunes Ramos
O que nós achamos: “Miguel Antunes Ramos opta por um recorte amplo, abraçando discussões de naturezas distintas, mas pouco aprofundando-se nelas.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

20201003 cronica do espaco papo de cinema cartazCrônica do Espaço
Índia, 2020
Drama/Família, 85 min.
De Akshay Indikar
Com Neel Deshmukh, Anushree Wani
Festival: Berlim
O que nós achamos: “Deixa em suas entrelinhas muito a ser elaborado, fazendo uso de uma estrutura que só irá se completar a partir das interpretações a qual abre suas portas“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

20201003 o indio cor de rosa contra a fera invisivel papo de cinema cartazO Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels
Brasil, 2019
Documentário, 71 min.
De Tiago Carvalho
Festivais: Cartagena, Biarritz, FICCI
O que nós achamos: “O filme cai na armadilha frequente dos documentários biográficos laudatórios ao se tornar refém de seu personagem”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

20200226 o reflexo do lago papo de cinema cartazO Reflexo do Lago
Brasil, 2020
Documentário, 80 min.
De Fernando Segtowick
Festival: Berlim, Dokufest
O que nós achamos: “A obra poderia ser fascinante caso se aprofundasse nas contradições econômicas e governamentais”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 oroslan papo de cinema cartazOroslan
Eslovênia, República Tcheca, 2019
Drama, 71 min.
De Matjaz Ivanisin
Com Margit Gyecsek, Milivoj Ros, Dejan Spasic
Festivais: Locarno, Dokufest
O que nós achamos: “Parte do dito para imaginar o ocorrido. Se há demora para se adentrar nesse mundo, aos poucos a audiência se sentirá tão familiar quanto qualquer um daqueles que desfrutou da convivência com o personagem-título“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

20201003 responsabilidade empresarial papo de cinema cartazResponsabilidade Empresarial
Argentina, 2020
Documentário, 86 min.
De Jonathan Perel
Festivais: Berlim, IndieLisboa, Cinéma du Réel, Dokufest
O que nós achamos: “Perel limita-se a constatar o problema, como se os dados pudessem provocar uma reflexão por si mesmos”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

20201003 traverser apos a travessia papo de cinema cartazTraverser (Após a Travessia)
Traverser, França / Bélgica / Burquina Fasso, 2020
Drama, 77 min.
De Joël Akafou
Com Inza Touré
Festivais: Berlim, HotDocs
O que nós achamos: “Está mais na proposta de um roteiro declaradamente elaborado um dos maiores charmes desse projeto, cujo resultado vai longe do que se promete no início“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

20201003 trouble papo de cinema cartazTrouble
Estados Unidos, Reino Unido
Documentário, 82 min.
De Mariah Garnett
Festivais: CPH:DOX, Nova York, BFI Londres
O que nós achamos: “O pressuposto da leveza costura de maneira inesperada a narrativa sobre amores desfeitos, crianças órfãs e uma nação em guerra”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

20201003 visao noturna papo de cinema cartazVisão Noturna
Chile, 2019
Documentário, 80 min.
De Carolina Moscoso Briceño
Festivais: FIDMarseille (vencedor), San Sebastián
O que nós achamos: “O trabalho de estreia da diretora no formato é resultado de um processo tão doloroso quanto vital para a sua própria recuperação“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

 

 

 

 

:: MOSTRA OLHARES BRASIL – LONGAS-METRAGENS ::

 

20201004 cabeca de nego papo de cinema cartazCabeça de Nêgo
Brasil, 2020
Drama, 85 min.
De Déo Cardoso
Com Lucas Limeira, Nicoly Mota, Jennifer Joingley, Mayara Braga
Festival: Mostra de Tiradentes
O que nós achamos: “O diretor ergue um tabuleiro de tensões raciais, institucionais e políticas, para acelerar os conflitos até a inevitável explosão”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Déo Cardoso.

 

20200130 canto dos ossosCanto dos Ossos
Brasil, 2020
Suspense/Terror, 89 min.
De Jorge Polo e Petrus de Bairros
Com Rosalina Tamiza, Maricota, Lucas Inácio Nascimento, Noá Bonoba
Festival: Mostra de Tiradentes (vencedor)
O que nós achamos: “Um dos aspectos mais interessantes se encontra na articulação entre a marginalidade dos filmes trash e a marginalidade social de gays, lésbicas e transexuais”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

20200131 cavalo papo de cinema cartazCavalo
Brasil, 2019
Experimental, 84 min.
De Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti
Com Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum
Festival: Mostra de Tiradentes
O que nós achamos: “O projeto narra uma configuração social conflituosa filtrada pelo olhar clemente e progressista das artes”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

20191125 fakir papo de cinema cartazFakir
Brasil, 2019
Documentário, 92 min.
De Helena Ignez
Com Maura Ferreira, Indiany, Índia Rubla
Festival: Latino-Americano de São Paulo
O que nós achamos: “Existem dois temas principais disputando os holofotes”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller.

 

 

20200127 sertania cartaz 1Sertânia
Brasil, 2020
Drama, 97 min.
De Geraldo Sarno
Com Vertin Moura, Julio Adrião, Kecia Prado
Festivais: Mostra de Tiradentes, Ecrã
O que nós achamos: Sertânia ousa ser incômodo, mas em momento nenhum deseja chocar, como talvez fizessem os diretores inexperientes”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Geraldo Sarno

 

20200915 um animal amarelo papo de cinema cartazUm Animal Amarelo
Brasil, 2020
Drama, 115 min.
De Felipe Bragança
Com Higor Campagnaro, Isabel Zuaa, Catarina Wallenstein, Tainá Medina, Thiago Lacerda
Festivais: Gramado, Roterdã
O que nós achamos: “Uma fábula de ecos, projeções, representações e reminiscências. Uma deambulação febril e lírica por territórios interligados pela língua portuguesa”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller.
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Isabel Zuáa

 

20200127 yamiyhex papo de cinema cartazYãmiyhex: As Mulheres-Espírito
Brasil, 2020
Documentário, 76 min.
De Isael Maxacali e Sueli Maxacali
Com Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Alexandre Maxakali
Festivais: Mostra de Tiradentes, Forumdoc.bh
O que nós achamos: “Existe uma noção de mise en scène para além da captação do documentário: o ritual, em si, constitui a experiência de uma criação coletiva de autoria compartilhada”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: EXIBIÇÕES ESPECIAIS ::

 

20200219 nardjes a papo de cinema cartazNardjes A.
Argélia, França, Alemanha, Brasil, Catar, 2020
Documentário, 80 min.
De Karim Aïnouz
Com Nardjès A.
Festivais: Berlim, Visions du Réek
O que nós achamos: “O documentário pretende imergir [neste movimento social] e apreender a estética das ações”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Karim Aïnouz e com a ativista Nardjès A.

 

 

20200217 el tango del viudo y su espejo deformante papo de cinema cartazO Tango do Viúvo e seu Espelho Deformador
Chile, 2020
Drama, Experimental, 63 min.
De Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento
Com Rubén Sotoconil, Claudia Paz, Luis Alarcón, Shenda Román
Festivais: Berlim, Jeonju
O que nós achamos: “Constrói-se ao mesmo tempo um trabalho de reconstrução e de criação, uma obra de respeito ao original e uma obra profana”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: MOSTRA MIRADA PARANAENSE ::

 

20201009 a alma do gesto papo de cinema cartazA Alma do Gesto
Brasil, 2020
Documentário, 65 min.
De Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira
Com Téssera Companhia de Dança UFPR
O que nós achamos: Pena que não abra um pouco de espaço à autoanálise da sua capacidade de desassossegar em alguma medida a privacidade dos ensaios”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

20201007 a mulher que sou papo de cinema cartazA Mulher que Sou
Brasil, 2019
Drama, 15 min.
De Nathália Tereza
Com Cássia Damasceno, Renato Novaes, Talita de Paula
Festival: Gramado
O que nós achamos: “É estimulante o momento em que se atravessa o cinema brasileiro. […] A Mulher que Sou é um exemplo que comprova este fato”. Leia na íntegra a crítica de Robledo Milani.

 

 

 

:: MOSTRA FOCO ::

 

20180205 paulistas papo de cinema cartaz 1Paulistas
Brasil, 2017
Documentário, 77 min.
De Daniel Nolasco
Com Rafael Nolasco, Samuel Nolasco, Vinicíus Nolasco
O que nós achamos: “Mesmo ocasionalmente emperrada nas lacunas, essa análise algo melancólica tem passagens luminares e sintomáticas”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Daniel Nolasco

 

20191114 mr leather papo de cinema cartazMr. Leather
Brasil, 2019
Documentário, 84 min.
De Daniel Nolasco
Com Dom Barbudo, Maoriguy, Dom PC, Kake, Deh Leather, Leandro Rebello
Festival: Mix Brasil
O que nós achamos: “O diretor se mostra particularmente bem-sucedido na criação de uma estética kitsch muito apropriada a este universo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

20200301 vento seco cartazVento Seco
Brasil, 2020
Drama, 110 min.
De Daniel Nolasco
Com Leandro Faria Lelo, Allan Jacinto Santana, Renata Carvalho, Rafael Theophilo
Festival: Berlim
O que nós achamos: “Um aspecto louvável do filme brasileiro se encontra na maneira orgulhosa de apresentar a homossexualidade masculina em tela”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: FILME DE ENCERRAMENTO ::

 

20200817 antena da raca papo de cinema cartazAntena da Raça
Brasil, 2020
Documentário, 71 min.
De Paloma Rocha e Luís Abramo
Festival: Selo Cannes Classics
O que nós achamos: “Não é um filme convocatório. Passa também longe do categórico. É instigante. Nunca ingenuamente romântico”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

 

:: NOTÍCIAS ::

Luz nos Trópicos é o grande vencedor do evento
Antena da Raça será exibido no encerramento do Festival de Curitiba
Mostra competitiva inclui destaques de Berlim e Roterdã
Filme sobre Glauber Rocha encerrará o evento
Divulgados o filme de abertura e os longas da Mostra Novos Olhares
Anunciada a seleção das mostras Olhares Brasil e Mirada Paranaense
Festival será totalmente online
Olhar de Cinema revela os filmes de sua retrospectiva on-line

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *