Desde 2012, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba conquistou um espaço importante no calendário brasileiro de festivais, privilegiando as produções independentes, autorais e ousadas do mundo inteiro. Para a sua 9ª edição, o evento se adequa aos tempos de pandemia e organiza a primeira edição em formato online. Entre os dias 7 e 15 de outubro, serão apresentados mais de 70 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, muitos deles selecionados em grandes festivais internacionais como Berlim, Roterdã, Locarno e IndieLisboa.
A programação está dividida em mostras, incluindo a Competitiva, voltada a produções inéditas que reflitam sobre temas e linguagens da contemporaneidade; Novos Olhares, para propostas estéticas radicais; Outros Olhares, que também permite obras de ampla trajetória internacional, e mesmo nacional; Foco, para o trabalho de algum artista particular (neste ano, o goiano Daniel Nolasco)… O Papo de Cinema vai acompanhar diariamente o Olhar de Curitiba, atualizando a matéria com críticas, entrevistas e notícias. Os longas-metragens recebem maior atenção, mas não perdemos os curtas-metragens de vista! Confira:
Brasil, 2020
Documentário, 89 min.
De Eliane Caffé, Carla Caffé, Beto Amaral
Com Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi, Mariano Mattos Martins
O que nós achamos: “Uma experiência ao mesmo tempo divertidíssima e pesada, anárquica e coesa com a linguagem escolhida, aberta às diferenças sem querer roubar delas o protagonismo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Portugal, 2020
Drama, 101 min.
De Catarina Vasconcelos
Com Catarina Vasconcelos, Henrique Vasconcelos, Luísa Ministro, Cláudia Varejão
Festivais: IndieLisboa (vencedor), San Sebastián (vencedor), Berlim
O que nós achamos: “O pássaro se torna o símbolo central deste estudo sobre a família e o luto”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Brasil, 2020
Documentário, 99 min.
De Pedro Maia de Brito e Aiano Bemfica
Com a Comunidade da Ocupação Eliana Silva
O que nós achamos: “Os cineastas estão dispostos a abraçar quaisquer interações ou falas, sem embelezar nem controlar a dinâmica para as imagens”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Espanha, 2019
Drama/Histórico, 90 min.
De Eloy Enciso
Com Misha Bies Golas, Manuel Pumares, Nuria Lestegás
Festivais: Locarno, Hamburgo, Mal del Plata, Sevilha
O que nós achamos: “O realizador coloca em evidência a suas intenções políticas na mesma proporção em que esvazia seu discurso, seja pelo pouco alcance do formato escolhido como também pelo distanciamento imposto em relação ao espectador“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
México, 2019
Drama, 95 min.
De Samuel Kishi
Com Martha Reyes Arias, Maximiliano Nájar Márquez, Leonardo Nájar Márquez
Festivais: Havana (vencedor), Miami (vencedor), Berlim (melhor filme de estreia)
O que nós achamos: “É muito bonita a forma como o realizador mostra a transição dos primeiros dias, com brincadeiras preenchendo totalmente esse espaço de tempo enorme entre a partida e o retorno da chefe da casa.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Brasil, 2020
Drama, 260 min.
De Paula Gaitán
Com Carloto Cotta, Clara Choveaux, Begê Muniz, Kanu Kuikuro
Festivais: Berlim
O que nós achamos: “Um filme de processos no qual as principais conjunções espaço-temporais operam através de ferramentas estéticas, ao invés de narrativas”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Israel, Estados Unidos, 2019
Documentário, 71 min.
De Ra’anan Alexandrowicz
Com Maia Levy
Festivais: Sundance, DocAviv, Dokufest
O que nós achamos: “Para o espectador, a experiência se assemelha àquela de assistir às câmeras escondidas de um estudo sociológico qualquer”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Índia, Holanda, Cingapura, 2020
Drama, 78 min.
De Arun Karthick
Com Koumarane Valavane, Sudha Ranganathan, Yasmin Rahman, Bakkiyam Sankar
Festivais: Roterdã (prêmio Netpac), Quebec City
O que nós achamos: “O filme se intensifica quando abraça a poesia do dia a dia, enquanto se perde na necessidade de fazer a trama avançar”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
França, 2019
Documentário, 114 min.
De Eric Baudelaire
Festivais: Locarno
O que nós achamos: “O filme obtém sucesso mais expressivo enquanto proposta sociopedagógica do que enquanto conceito cinematográfico”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Bélgica, 2020
Documentário, 72 min.
De Sofie Benoot, Liesbeth De Ceulaer e Isabelle Tollenaere
Festivais: Berlim (prêmio Caligari), IndieLisboa (prêmio TV Cine Channels)
O que nós achamos: “As cineastas provocam a sensação de uma obra em cena única, como se os passeios dos personagens pelo terreno seco nunca começassem ou terminassem por completo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Brasil, 2020
Documentário, 70 min.
De Dea Ferraz
Com Adelaide Santos, Cris Nascimento, Dante Olivier, Flávia Pinheiro
O que nós achamos: “Ferraz efetua um comando amplo, os artistas o cumprem, e o dispositivo se encerra por aí, sem que a direção reaja, ao seu turno, às performances”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Romênia, 2020
Drama, 128 min.
De Radu Jude
Com Serban Lazarovici, Bogdan Zamfir, Ioana Iacob, Şerban Pavlu
Festivais: Berlim, IndieLisboa
O que nós achamos: “Radu Jude utiliza as ferramentas da ditadura contra ela mesma, explicitando-as ao limite do ridículo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Radu Jude
Colômbia, França, Brasil, 2020
Drama, Suspense, 70 min.
De Camilo Restrepo
Com Luis Felipe Lozano, Fernando Úsuga Higuíta
Festivais: Berlim (melhor filme de estreia), IndieLisboa, San Sebastián, Hong Kong
O que nós achamos: “A paixão pelas sombras e pelos focos de luz fortíssimos, voluntariamente artificiais, aproxima o resultado da estetização digna de uma graphic novel”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Espanha, Suíça, 2020
Documentário, 200 min.
De Luis López Carrasco
Festivais: Cinéma du Réel (vencedor), Thessaloniki (vencedor), IndieLisboa, Roterdã
O que nós achamos: “É difícil acusar o criador de não explorar a fundo as funcionalidades da imagem dividida em dois”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Alemanha, Áustria, Bósnia-Herzegovina, 2020
Documentário, 70 min.
De Clarissa Thieme
Festival: Berlim
O que nós achamos: “Trata-se de um conjunto forte, ainda que sutil, sem a necessidade de discursos ou posturas expositivas“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil, 2020
Drama, 74 min.
De Pedro Diógenes
Com Fátima Muniz, Yuri Yamamoto
Festival: FIDMarseille
O que nós achamos: “O autor tem algo a dizer, mas também tem muito a escutar neste filme-processo, razão pela qual o resultado soa ao mesmo tempo ambicioso e humilde”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Brasil, 2020
Documentário, 85 min.
De Miguel Antunes Ramos
O que nós achamos: “Miguel Antunes Ramos opta por um recorte amplo, abraçando discussões de naturezas distintas, mas pouco aprofundando-se nelas.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Índia, 2020
Drama/Família, 85 min.
De Akshay Indikar
Com Neel Deshmukh, Anushree Wani
Festival: Berlim
O que nós achamos: “Deixa em suas entrelinhas muito a ser elaborado, fazendo uso de uma estrutura que só irá se completar a partir das interpretações a qual abre suas portas“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil, 2019
Documentário, 71 min.
De Tiago Carvalho
Festivais: Cartagena, Biarritz, FICCI
O que nós achamos: “O filme cai na armadilha frequente dos documentários biográficos laudatórios ao se tornar refém de seu personagem”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Brasil, 2020
Documentário, 80 min.
De Fernando Segtowick
Festival: Berlim, Dokufest
O que nós achamos: “A obra poderia ser fascinante caso se aprofundasse nas contradições econômicas e governamentais”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Eslovênia, República Tcheca, 2019
Drama, 71 min.
De Matjaz Ivanisin
Com Margit Gyecsek, Milivoj Ros, Dejan Spasic
Festivais: Locarno, Dokufest
O que nós achamos: “Parte do dito para imaginar o ocorrido. Se há demora para se adentrar nesse mundo, aos poucos a audiência se sentirá tão familiar quanto qualquer um daqueles que desfrutou da convivência com o personagem-título“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Argentina, 2020
Documentário, 86 min.
De Jonathan Perel
Festivais: Berlim, IndieLisboa, Cinéma du Réel, Dokufest
O que nós achamos: “Perel limita-se a constatar o problema, como se os dados pudessem provocar uma reflexão por si mesmos”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Traverser, França / Bélgica / Burquina Fasso, 2020
Drama, 77 min.
De Joël Akafou
Com Inza Touré
Festivais: Berlim, HotDocs
O que nós achamos: “Está mais na proposta de um roteiro declaradamente elaborado um dos maiores charmes desse projeto, cujo resultado vai longe do que se promete no início“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Estados Unidos, Reino Unido
Documentário, 82 min.
De Mariah Garnett
Festivais: CPH:DOX, Nova York, BFI Londres
O que nós achamos: “O pressuposto da leveza costura de maneira inesperada a narrativa sobre amores desfeitos, crianças órfãs e uma nação em guerra”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Chile, 2019
Documentário, 80 min.
De Carolina Moscoso Briceño
Festivais: FIDMarseille (vencedor), San Sebastián
O que nós achamos: “O trabalho de estreia da diretora no formato é resultado de um processo tão doloroso quanto vital para a sua própria recuperação“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil, 2020
Drama, 85 min.
De Déo Cardoso
Com Lucas Limeira, Nicoly Mota, Jennifer Joingley, Mayara Braga
Festival: Mostra de Tiradentes
O que nós achamos: “O diretor ergue um tabuleiro de tensões raciais, institucionais e políticas, para acelerar os conflitos até a inevitável explosão”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Déo Cardoso.
Brasil, 2020
Suspense/Terror, 89 min.
De Jorge Polo e Petrus de Bairros
Com Rosalina Tamiza, Maricota, Lucas Inácio Nascimento, Noá Bonoba
Festival: Mostra de Tiradentes (vencedor)
O que nós achamos: “Um dos aspectos mais interessantes se encontra na articulação entre a marginalidade dos filmes trash e a marginalidade social de gays, lésbicas e transexuais”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Brasil, 2019
Experimental, 84 min.
De Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti
Com Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum
Festival: Mostra de Tiradentes
O que nós achamos: “O projeto narra uma configuração social conflituosa filtrada pelo olhar clemente e progressista das artes”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Brasil, 2019
Documentário, 92 min.
De Helena Ignez
Com Maura Ferreira, Indiany, Índia Rubla
Festival: Latino-Americano de São Paulo
O que nós achamos: “Existem dois temas principais disputando os holofotes”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller.
Brasil, 2020
Drama, 97 min.
De Geraldo Sarno
Com Vertin Moura, Julio Adrião, Kecia Prado
Festivais: Mostra de Tiradentes, Ecrã
O que nós achamos: “Sertânia ousa ser incômodo, mas em momento nenhum deseja chocar, como talvez fizessem os diretores inexperientes”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Geraldo Sarno
Brasil, 2020
Drama, 115 min.
De Felipe Bragança
Com Higor Campagnaro, Isabel Zuaa, Catarina Wallenstein, Tainá Medina, Thiago Lacerda
Festivais: Gramado, Roterdã
O que nós achamos: “Uma fábula de ecos, projeções, representações e reminiscências. Uma deambulação febril e lírica por territórios interligados pela língua portuguesa”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller.
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Isabel Zuáa
Brasil, 2020
Documentário, 76 min.
De Isael Maxacali e Sueli Maxacali
Com Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Alexandre Maxakali
Festivais: Mostra de Tiradentes, Forumdoc.bh
O que nós achamos: “Existe uma noção de mise en scène para além da captação do documentário: o ritual, em si, constitui a experiência de uma criação coletiva de autoria compartilhada”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Argélia, França, Alemanha, Brasil, Catar, 2020
Documentário, 80 min.
De Karim Aïnouz
Com Nardjès A.
Festivais: Berlim, Visions du Réek
O que nós achamos: “O documentário pretende imergir [neste movimento social] e apreender a estética das ações”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Karim Aïnouz e com a ativista Nardjès A.
Chile, 2020
Drama, Experimental, 63 min.
De Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento
Com Rubén Sotoconil, Claudia Paz, Luis Alarcón, Shenda Román
Festivais: Berlim, Jeonju
O que nós achamos: “Constrói-se ao mesmo tempo um trabalho de reconstrução e de criação, uma obra de respeito ao original e uma obra profana”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Brasil, 2020
Documentário, 65 min.
De Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira
Com Téssera Companhia de Dança UFPR
O que nós achamos: “Pena que não abra um pouco de espaço à autoanálise da sua capacidade de desassossegar em alguma medida a privacidade dos ensaios”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Brasil, 2019
Drama, 15 min.
De Nathália Tereza
Com Cássia Damasceno, Renato Novaes, Talita de Paula
Festival: Gramado
O que nós achamos: “É estimulante o momento em que se atravessa o cinema brasileiro. […] A Mulher que Sou é um exemplo que comprova este fato”. Leia na íntegra a crítica de Robledo Milani.
Brasil, 2017
Documentário, 77 min.
De Daniel Nolasco
Com Rafael Nolasco, Samuel Nolasco, Vinicíus Nolasco
O que nós achamos: “Mesmo ocasionalmente emperrada nas lacunas, essa análise algo melancólica tem passagens luminares e sintomáticas”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Daniel Nolasco
Brasil, 2019
Documentário, 84 min.
De Daniel Nolasco
Com Dom Barbudo, Maoriguy, Dom PC, Kake, Deh Leather, Leandro Rebello
Festival: Mix Brasil
O que nós achamos: “O diretor se mostra particularmente bem-sucedido na criação de uma estética kitsch muito apropriada a este universo”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Brasil, 2020
Drama, 110 min.
De Daniel Nolasco
Com Leandro Faria Lelo, Allan Jacinto Santana, Renata Carvalho, Rafael Theophilo
Festival: Berlim
O que nós achamos: “Um aspecto louvável do filme brasileiro se encontra na maneira orgulhosa de apresentar a homossexualidade masculina em tela”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Brasil, 2020
Documentário, 71 min.
De Paloma Rocha e Luís Abramo
Festival: Selo Cannes Classics
O que nós achamos: “Não é um filme convocatório. Passa também longe do categórico. É instigante. Nunca ingenuamente romântico”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Luz nos Trópicos é o grande vencedor do evento
Antena da Raça será exibido no encerramento do Festival de Curitiba
Mostra competitiva inclui destaques de Berlim e Roterdã
Filme sobre Glauber Rocha encerrará o evento
Divulgados o filme de abertura e os longas da Mostra Novos Olhares
Anunciada a seleção das mostras Olhares Brasil e Mirada Paranaense
Festival será totalmente online
Olhar de Cinema revela os filmes de sua retrospectiva on-line