Categorias: EspeciaisFestivais

Cobertura :: 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (2024)

Publicado por
Marcelo Müller

CineBH 2024, a 18ª edição do evento mineiro, acontece de 24 a 29 deste mês na cidade de Belo Horizonte vai contar com 110 filmes de 15 países em 75 sessões. Todas com entrada franca. A programação será distribuída em 10 mostras temáticas: Continente, Território, Homenagem, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Vertentes, Praça, Curtas-metragens, CineMundi, Mostrinha, Cine-Escola e IC Play. Para completar o cardápio de ofertas, parte da programação estará on-line para todo o Brasil no www.cinebh.com.br.

A grande homenageada dessa 18ª edição do CineBH será a cineasta paulista Anna Muylaert. Ao logo da mostra será exibida, presencialmente e on-line, uma seleção especial com alguns de seus principais filmes. Serão projetados presencialmente quatro de seus longas-metragens: Durval Discos (2002), que terá sessão a céu aberto, na Praça da Liberdade. Que Horas Ela Volta? (2015), Mãe Só Há Uma (2016) e Alvorada serão exibidos em salas espalhadas por Belo Horizonte. Na versão on-line da mostra estarão em exibição curtas e alguns longas-metragens dirigidos por Anna Muylaert (os títulos ainda serão divulgados).

E o Papo de Cinema estará in loco conferindo tudo sobre a 18ª edição do CineBH. Nosso editor Marcelo Müller  vai conferir esse grande evento internacional. Então, fiquem ligados diariamente no Papo de Cinema para saber tudo e mais um pouco sobre o 18º CineBH.

:: NOTÍCIAS ::

Anunciada a programação da 18ª edição com 110 filmes de 15 países

 

 

:: MOSTRA VERTENTES ::

Barba Ensopada de Sangue
Brasil, 2024
Drama/Suspense, 110 minutos
De Aly Muritiba
Com Gabriel Leone, Thainá Duarte, Ricardo Blat

 

 

 

Oeste Outra Vez
Brasil, 2024
Drama/Western, 105 minutos
De Erico Rassi
Com Ângelo Antônio, Antônio Pitanga, Babu Santana
O que nós achamos: “Um estudo sobre a masculinidade frágil, tendo como terreno um gênero tipicamente feito por e para machos, no conceito mais amplo desta definição“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

O Dia que Te Conheci
Brasil, 2023
Drama, 71 minutos
De André Novais Oliveira
Com Renato NovaesGrace PassôKelly Crifer
O que nós achamos: “Zeca é um quase personagem mitológico desprovido de todo heroísmo e pompa, alguém que cumpre pequenas odisseias diariamente como convém a um rapaz proletário que mora afastado do local de trabalho”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Pasárgada
Brasil, 2024
Drama, 95 minutos
De Dira Paes
Com Dira Paes, Humberto Carrão, Cássia Kis

 

 

 

 

:: MOSTRA CONTINENTE ::

A Mulher Selvagem
Cuba, 2023
Drama, 93 minutos
De Alán González
Com Lola Amores, Jean Marcos Fraga Piedra, Jorge Perugorría
O que nós achamos: “É aquele tipo de filme em que somos provocados a seguir alguém em fuga”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Pepe
República Dominicana, 2024
Drama, 122 min
De Nelson Carlo de Los Santos Arias
Com Jhon Narváez, Sor María Ríos, Fareed Matjila
O que nós achamos: “Estranho e irregular, é também ousado enquanto forma e provocador em igual medida pelo conteúdo que reúne. Nem sempre tais vontades conseguem se combinar com igual potência. Los Santos Arias não acerta em todos os passos, mas em nenhum momento demonstra dúvida em seguir em frente. E por isso, por esta determinação em assumir o risco, é que sua aposta se mostra tão válida“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

 

:: MOSTRA HOMENAGEM ::

Alvorada
Brasil, 2020
Documentário, 90 minutos
De Anna Muylaert e Lô Politi
O que nós achamos: “Dilma discursa sobre o perigo reacionário com lucidez e resiliência impressionantes. Quem espera choro, desespero ou gritos encontrará uma personalidade pública de solidez inabalável diante dos adversários”Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Durval Discos
Brasil, 2002
Drama/Comédia, 96 minutos
De Anna Muylaert
Com Ary França, Etty Fraser, Marisa Orth
O que nós achamos: “Mesmo sem muitos recursos e baseado numa história original e em atores comprometidos, é cru, chocante, e até assustador”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

Mãe Só Há Uma
Brasil, 2016
Drama, 82 minutos
De Anna Muylaert
Com Naomi Nero, Dani Nefussi, Matheus Nachtergaele
O que nós achamos: Anna Muylaert oferece mais um filme importante em seus apontamentos e valioso em estética e narrativa, numa fase mais madura e relevante”. Confira na íntegra a crítica de Conrado Heoli.

 

 

O Clube das Mulheres de Negócios
Brasil, 2024
Comédia/Drama, 105 minutos
De Anna Muylaert
Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Cristina Pereira
O que nós achamos: “Se o espectador é pego de surpresa por essa mudança de ótica, entende-se também que nem tudo o que é proposto acaba funcionando de acordo com o esperado. Mesmo assim, a provocação é válida, garantindo uma atenção diferenciada ao conjunto“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Que Horas Ela Volta?
Brasil, 2015
Drama, 112 minutos
De Anna Muylaert
Com Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles
O que nós achamos: “Ainda que o personagem de Carlos, em maior grau, e Fabinho, em menor, criem uma força negativa em direção a Jéssica, é no apaziguamento desse movimento que a diretora parece evitar o grande passo – este, seguramente, o mais arriscado”. Confira na íntegra a crítica de Willian Silveira

 

 

:: MOSTRA CINEMUNDI ::

Amor, Plástico e Barulho
Brasil, 2013
Drama, 90 minutos
De Renata Pinheiro
Com Nash Laila, Maeve Jinkings, Rodrigo Garcia
O que nós achamos: “O caráter descartável das coisas, das pessoas, dos sentimentos e das conquistas é o mote a ser revelado durante o desenrolar da ação”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

A Transformação de Canuto
Brasil, 2023
Documentário, 130 minutos
De: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
Com: Álvaro Benitez, Thiny Ramirez, Ariel Kuaray Ortega
O que nós achamos: “É nessa ausência de uma idealização artificial que o todo se confirma tão atraente, seja pelo inusitado que ostenta, como pela naturalidade com que abraça aquilo não comum, mas absolutamente passível de identificação“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Bacurau
Bacurau, Brasil/França, 2019
Ação/Aventura/Mistério, 132 min
De Juliano DornellesKleber Mendonça Filho
Com Sônia BragaKarine Teles, Udo Kier
O que nós achamos: “É uma espécie de repositório de parte das influências cinematográficas dos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lugar-cinema onde pulsa a intensidade do faroeste, gênero norte-americano por excelência, aqui devidamente sorvido, processado e regurgitado na tela com sabor de feijão de corda”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Benzinho
Brasil/Uruguai/Espanha, 2018
Drama/Esporte, 95 minutos
De Gustavo Pizzi
Com Karine TelesOtávio MüllerAdriana Esteves
O que nós achamos: “Seja com o filho no colo na boia d’água ou passeando pela obra em construção à noite, tendo um ataque de nervos durante o feriado prolongado ou se emocionando durante uma formatura que em nada mudará sua vida, Irene é a alma e a verdade do filme”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Elon não acredita na morte
Brasil, 2016
Drama, 75 minutos
De Ricardo Alves Jr.
Com Rômulo Braga, Clara Choveaux, Grace Passô
O que nós achamos: “Em atuação excepcional – o grande mérito do filme, aliás – Rômulo Braga compõe um Elon perturbado e em constante preocupação”. Confira a crítica de Robledo Milani

 

 

Levante
Brasil/França/Uruguai, 2023
Drama, 99 minutos
De Lillah Halla
Com Ayomi Domenica Dias, Grace Passô, Rômulo Braga
O que nós achamos: “Traz um panorama sintomático do que acontece quando dogmas religiosos são utilizados para interferir em questões de ordem íntima que, por sua vez, podem causar grandes distúrbios coletivos”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Luiz Melodia: No Coração do Brasil
Brasil, 2024
Documentário, 75 minutos
De Alessandra Dorgan

 

 

 

 

Saudade Fez Morada Aqui Dentro
Brasil, 2023
Drama, 110 minuto
De Haroldo Borges
Com Bruno Jefferson, Ângela Maria, Ronnaldy Gomes
O que nós achamos: “Dá tempo ao tempo, não se furtando de ocasionalmente esticar cenas de aparência banal para oferecer ao espectador oportunidades de contemplação”Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Tinta Bruta
Brasil, 2018
Drama, 118 min
De Filipe MatzembacherMarcio Reolon
Com Shico Menegat, Bruno Fernandes, Guega Peixoto
O que nós achamos: “A dupla de cineastas não se limita a um texto recheado de ótimos e atuais diálogos sobre os relacionamentos modernos (como o pontual, mas não menos interessante, relato de uma amiga de Leo sobre o fim do namoro)”. Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez

 

 

 

:: MOSTRA PRAÇA ::

Nada Será Como Antes: A Música do Clube da Esquina
Brasil, 2023
Documentário, 79 minutos
De Ana Rieper

 

 

 

 

 

:: MOSTRA CINE-ESCOLA ::

Nunca Me Sonharam
Brasil, 2017
Documentário, 76 minutos
De Cacau Rhoden
O que nós achamos: “. E cada uma tem suas particularidades para contribuir para que uma nova forma de ensinar e aprender se concretize”. Confira na íntegra a crítica de Bianca Zasso

 

 

 

:: MOSTRINHA ::

Brichos 3: Megavírus
Brasil, 2023
Animação, 75 minutos
De Paulo Munhoz
Com Diegho Kozievitch, Jeff Franco, Renet Lyon
O que nós achamos: “Se assegura em superfície confortável, participando de discussões contemporâneas. Ainda que com ressalvas, flerta com o ensaio cinematográfico, brinca com estilos diferentes de animação e conta sua história, mesmo que recheada de mortes, culpas e roubos”. Confira na íntegra a crítica de Victor Hugo Furtado

 

Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca
Brasil, 2024
Animação, 74 minutos
De Eduardo Perdido, Tiago MAL, Diego M. Doimo
Com Luy Campos, Hugo Picchi, Cidalia Castro
O que nós achamos: “Se destaca como mais um exemplo notável de projetos nacionais que se incorporam a um grupo distinto de filmes, como O Menino e o Mundo (2014) e Placa-Mãe (2023)”. Confira na íntegra a crítica de Victor Hugo Furtado

 

 

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | Letterboxd | Threads

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.