Categorias: EspeciaisFestivais

Cobertura :: 24º Festival do Rio (2022)

Publicado por
Marcelo Müller

O Festival do Rio vai acontecer na Cidade Maravilhosa entre 06 e 16 de outubro. Ao todo, mais de 200 filmes serão projetados nas telonas do circuito cinematográfico da capital fluminense, sendo muitos deles exemplares brasileiros que fizeram bonito em eventos internacionais. Além das exibições, o evento conta ainda prevê debates posteriores a algumas sessões da Mostra Brasil, o ambiente de mercado RioMarket, a projeção de verdadeiros clássicos em suas cópias restauradas, a volta do cinema ao ar livre (na praia, sente só), ou seja, vão ser 10 dias de programação intensa num dos cenários mais bonitos do mundo. E, claro, o Papo de Cinema está embarcado nessa. Nosso editor cariúcho (uma mistura muito louca entre carioca e gaúcho) Marcelo Müller estará de olho nos principais movimentos do Festival do Rio 2022, conferindo in loco alguns dos mais aguardados filmes da temporada, realizando entrevistas e certamente tomando uns goles de água de coco entre uma sessão e outra. Então, fique ligado neste especial que será diariamente atualizado com as novidades sobre o Festival do Rio 2022. E boas sessões a todos.

:: NOTÍCIAS ::

Paloma ganha o troféu Redentor. Confira os premiados
Diretor não descarta continuação de Priscilla: A Rainha do Deserto (Exclusivo)
– Festival do Rio 2022 revela lista de convidados internacionais que virão ao Brasil
Confira os filmes brasileiros selecionados
Divulgadas as datas da 24ª edição do evento

 

:: ENTREVISTA ::

Foto/Jaulin/hanslucas

Mali Twist :: Entrevista com Robert Guédiguian

Foto/ Roberto Filho

Argentina 1985 :: Entrevista com Alejandra Flechner e Peter Lanzani

 

Bem-vinda, Violeta! :: Entrevista com Débora Falabella e Fernando Fraiha

Regra 34 :: Entrevista com Júlia Murat

Fogaréu :: Entrevista com Bárbara Colen e Eucir de Souza

Fogaréu :: Entrevista com Flávia Neves

:: FILME DE ABERTURA ::

Império da Luz
Reino Unido/EUA, 2022
Dama, 119 min
De Sam Mendes
Com Olivia Colman, Colin Firth, Toby Jones
Nossa crítica: “É um daqueles filmes sobre encontros transformadores”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

:: FILME DE ENCERRAMENTO ::

As Nadadoras
Reino Unido/EUA
Biografia/Drama/Esporte, 134 min
De Sally El Hosaini
Com Manal Issa, Nathalie Issa, Roderick Hill
Nossa crítica: “A intenção do filme é realmente se ater à crise de refugiados que limita tudo à sobrevivência”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

 

 

:: MOSTRA PANORAMA ::

A Acusação
França, 2021
Drama, 138 min
De Yvan Attal
Com Charlotte Gainsbourg, Mathieu Kassovitz, Ben Attal
Nossa crítica: “Discursos empoderados, referências ao movimento #MeToo e alegações que vão além do incidente em si, mas abordando questões mais amplas e complicadas, passam a ser constantes em suas entrevistas”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

As Bestas
Espanha/França, 2022
Suspense, 137 min
De Rodrigo Sorogoyen
Com Denis Ménochet, Marina Foïs, Luis Zahera
Nossa crítica: Denis Ménochet se destaca com a composição do sujeito corpulento que parece impotente diante da inesperada escalada de hostilidades à qual é submetido frequentemente”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Close
Bélgica/Holanda/França, 2022
Drama, 105 min
De Lukas Dhont
Com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Léa Drucker
Nossa crítica: “Não seria tão emocionalmente envolvente e impactante sem a interpretação magistral do pequeno Eden Dambrine no seu primeiro papel de destaque no cinema”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

A Conferência
Alemanha, 2022
Drama/Guerra/História, 108 min
De Matti Geschonneck
Com Philipp Hochmair, Johannes Allmayer, Maximilian Brückner
Nossa crítica: “Um filme morno, em que a imagem e o som quase se tornam meras formalidades, pois não têm seus potenciais explorados em prol da uma visão crítica daquilo tudo”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

Os Banshees de Inisherin
Reino Unido/EUA, 2022
Drama/Comédia, 114 min
De Martin McDonagh
Com Colin Farrell, Brendan Gleeson, Barry Keoghan
Nossa crítica: Martin McDonagh desenha uma atmosfera lúgubre para fazer de Os Banshees de Inisherin uma balada triste sobre as relações chacoalhadas pelo medo da morte (ou da mudança)” Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

O Contador de Cartas
EUA/Reino Unido/China/Suécia, 2021
Drama/Policial/Suspense, 112 min
De Paul Schrader
Com Oscar Isaac, Tiffany Haddish, Tye Sheridan

 

 

 

Holy Spider
Dinamarca/Alemanha/Suécia/França, 2022
Drama/Policial/Suspense, 116 min
De Ali Abbasi
Com Zar Amir-Ebrahimi, Mehdi Bajestani, Arash Ashtiani
Nossa crítica: “A ênfase não está na caçada, no julgamento ou os processos intermediários. Ela está nesse obscurantismo do Irã”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Lynch/Oz
EUA, 2022
Documentário, 106 min
De Alexandre O. Philippe
Nossa crítica: “É um filme que provavelmente será melhor degustado por quem possuir interesse prévio pela obra de David LynchLeia na íntegra o texto Marcelo Müller

 

 

Mali Twist
França/Canadá/Senegal/Itália/Mali, 2021
Drama/História, 129 min
De Robert Guédiguian
Com Stéphane Bak, Alice Da Luz, Saabo Balde,
Nossa crítica: “Exemplificando o humanismo dos filmes de Guédiguian, Samba se questiona se a disciplina está acima da felicidade numa ordem de prioridades”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

O Mundo de Ontem
França, 2022
Drama, 89 min
De Diastème
Com Léa Drucker, Denis Podalydès, Yannick Renier
Nossa crítica: “Diastème não elabora bem certas situações e/ou decisões capitais, vide a displicência com a qual trata a importância das reivindicações da filha para acentuar o drama pessoal da mãe”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Entrevista com o diretor Diastème (Exclusivo)

 

Noites de Paris
França, 2022
Drama, 111 min
De Mikhaël Hers
Com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon-Richter, Noée Abita
Nossa crítica: “O diretor Mikhaël Hers possui evidente carinho por estas figuras falhas, perdidas e introspectivas. Contra a Paris dos românticos, imagina a Paris dos solitários e notívagos”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Padre Pio
Itália/Alemanha, 2022
Biografia/Drama, 109 min
De Abel Ferrara
Com Shia LaBeouf, Cristina Chiriac, Asia Argento
Nossa crítica: “O mais importante é essa tensão entre capitalistas e socialistas logo depois da Primeira Guerra Mundial”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Peter von Kant
França, 2021
Drama, 90 min
De François Ozon
Com Denis MénochetIsabelle Adjani, Hanna Schygulla
Nossa crítica: “Esta obra contemporânea compreende a necessidade de ser infiel: as melhores adaptações, atualizações e refilmagens são aquelas dispostas a trair a estrutura anterior e propor algo diferente”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Raymond & Ray
EUA, 2022
Drama, 106 min
De Rodrigo Garcia
Com Ewan McGregor, Ethan Hawke, Maribel Verdu
O que nós achamos: “Este é um filme que só não pode ser desprezado por completo graças ao trabalho de um elenco coeso em suas entregas e performances. Mesmo assim, é inevitável constatar que os quatro mereciam mais – e melhor“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

 

:: PREMIÈRE BRASIL ::

Abestalhados 2
Brasil, 2022
Comédia, 94 min
De Marcos Jorge, Marcelo Botta
Com Paulinho Serra, Alexandre Rodrigues, José Loreto
Nossa crítica: “Mais do que satirizar alguém, o longa-metragem avacalha com um ecossistema que possui agentes e simbologias específicos”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

A Cozinha
Brasil, 2022
Drama, 64 min
De Johnny Massaro
Com Saulo Arcoverde, Catharina Caiado, Julia Stockler

 

 

 

 

Belchior: Apenas um Coração Selvagem
Brasil, 2022
Documentário, 90 min
De Natália Dias, Camilo Cavalcanti
Nossa crítica: “O projeto é composto por imagens de arquivo. Entrevistas, com especialistas ou fãs, são excluídas da tela. A opção de Camilo e Natália é clara: o artista se autodefinirá“. Leia na íntegra o texto de Victor Hugo Furtado

 

 

Bem-Vinda, Violeta!
Brasil/Argentina, 2022
Drama/Suspense, 107 min
De Fernando Fraiha
Com Débora Falabella, Darío Grandinetti, Germano Melo
Nossa crítica: “Não discorre tanto sobre o cenário ao seu redor, mas, sim, opta por se concentrar nos personagens que ali se encontram”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

 

Carvão
Brasil/Argentina, 2022
Drama, 107 min
De Carolina Markowicz
Com Maeve Jinkings, Rômulo Braga, Camila Márdila
Nossa crítica: “Ninguém é estritamente algo e pronto. E a captura da complexidade se mostra fundamental para não restringir o filme à radiografia o mal”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

O Clube dos Anjos
Brasil, 2022
Drama/Suspense, 101 min
De Angelo Defanti
Com Otávio MüllerMatheus NachtergaeleAndré Abujamra
Nossa crítica: “(O diretor) oferece ao público tipos desprezíveis, que se retorcem entre si mesmos, incapazes de lutarem até mesmo pela própria sobrevivência frente à promessa de um último gozo“. Confira na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

Corpolítica
Brasil, 2022
Documentário, 95 min
De Pedro Henrique França
Nossa crítica: “O diretor/roteirista Pedro Henrique França escolhe um formato conservador e tradicional, intercalando entrevistas, depoimentos e material de arquivo para revelar histórias semelhantes”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

 

A Filha do Caos
Brasil, 2022
Drama, 98 min
De Juan Posada
Com Bruna Spínola, Léo Wainer, Leopoldo Rodriguez
Nossa crítica: “Não é aquele tipo de filme em busca de respostas satisfatórias para perguntas claramente formuladas”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

Fogaréu
Brasil/França, 2022
Drama, 100 min
De Flávia Neves
Com Bárbara Colen, Eucir de SouzaFernanda Vianna
Nossa crítica: “O confronto político ocorre numa esfera de afronta direta, explícita. Fernanda constitui um destes casos em que a protagonista representa um alter-ego de sua criadora, verbalizando com eloquência aquilo que Neves parece pensar”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Kobra Auto Retrato
Brasil, 2022
Documentário, 84 min
De Lina Chamie
Com Eduardo Kobra
O que nós achamos: “É bonito, rico em denunciar uma criatividade rara, mas carente de um maior detalhamento, em explorar contradições e sugerir o alto preço a ser pago pelo grande dom recebido“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

Mato Seco em Chamas
Brasil/Portugal, 2022
Drama, 153 min
De Adirley Queirós, Joana Pimenta
Com Joana Darc, Léa Alves, Andreia Vieira
Nossa crítica: “Há um refinamento precioso de mise en scène. Em contrapartida, o resultado seria beneficiado por uma montagem mais enxuta”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Paloma
Brasil/Portugal, 2022
Drama, 104 min
De Marcelo Gomes
Com Kika Sena, Samya de Lavor, Suzy Lopes
O que nós achamos: “Resta, enfim, a partir do cenário desenhado, se resignar aos desígnios dos demais ou manter a cabeça erguida em nome de um querer maior do que qualquer cerimônia ou afronta possa colocar em dúvida“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Regra 34
Brasil/França, 2022
Drama, 110 min
De Júlia Murat
Com Sol Miranda, Lorena Comparato, Babu Santana
O que nós achamos: “Numa realidade, inclusive cinematográfica, em que os debates se esgotam precisamente nas buscas apressadas por verdades pretensamente incontestáveis, o filme aparece como um respiro. Portanto, é muito bem-vinda essa porosidade do discurso, pois ele revela diversas complexidades”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Perlimps
Brasil, 2022
Animação, 75 min
De Alê Abreu
Voz Original Stênio Garcia, Giulia Benite, Lorenzo Tarantelli

 

 

 

O País da Pornochanchada
Brasil, 2022
Documentário, 75 min
De Adolfo Lachtermacher
Nossa crítica: “A releitura é pertinente, mas o roteiro e a costura deixam a desejar”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

O Pastor e o Guerrilheiro
Brasil, 2022
Drama/História, 115 min
De José Eduardo Belmonte
Com Johnny Massaro, César Mello, Ana Hartmann
Nossa crítica: “Fala de uma guerra que segue em curso, de uma reza que persiste na busca por um terreno fértil a partir do qual possa crescer e se desenvolver, sem ser distorcida ou manipulada, e, mais do que tudo, dos reflexos destas dores na elaboração de um amanhã que privilegie o equilíbrio e a diversidade de opções”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

 

Paterno
Brasil/França, 2022
Drama, 110 min
De Marcelo Lordello
Com Marco RiccaThomas AquinoSelma Egrei
Nossa crítica: “Marcelo Lordello não chama atenção à sua direção, então “desaparecendo” para não desviar o foco de Sérgio e daquilo que (n)ele revela”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

Três Tigres Tristes
Brasil, 2022
Drama, Comédia, Musical, 86 min
De Gustavo Vinagre
Com Isabella Pereira, Jonata Vieira, Gilda Nomacce
Nossa crítica: “A abertura à fantasia ocorre de maneira satírica. O filme se cola à linhagem veloz das redes sociais, dos programas de televisão, dos memes e referências da cultura pop”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: MOSTRA EXPECTATIVA  ::

Cidadãos Preocupados
Israel, 2022
Drama, 82 minutos
De Idan Haguel
Com Shlomi Bertonov, Ariel Wolf
Nossa crítica: “Onde se pretende irônico, o discurso se revela em conformista, tolerando opressões cotidianas contanto que poupem a saúde mental dos ocupantes de apartamentos de classe média”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo. 

 

 

 

 

:: PREMIÉRE LATINA ::

Argentina, 1985
Argentina/EUA/Reino Unido, 2022
Biografia/Drama/Policial, 140 min
De Santiago Mitre
Com Ricardo Darín, Peter Lanzani, Norman Briski
Nossa crítica: “O filme tende a provocar nos brasileiros inveja da Argentina, país que não foge à responsabilidade de olhar criticamente à própria História”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

 

:: EXIBIÇÕES ESPECIAIS ::

O Assalto ao Trem Pagador
Brasil, 1962
Crime/Drama, 102 min
De Roberto Farias
Com Reginaldo Faria, Ruth de Souza, Grande Otelo

 

 

 

E.T.: O Extraterrestre
EUA, 1982
Ficção Científica, 115 min
De Steven Spielberg
Com Henry Thomas, Drew Barrymore, Debra Winger
Nossa crítica: “As crianças, portanto, estão à frente da ação, seja na corrida de bicicletas despistando policiais, seja trocando m & m’s com o recém chegado, e mostrando estarem sempre um passo adiante no que de fato importa”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

 

Halloween Ends
EUA/Reino Unido, 2022
Horror/Terror/Suspense, 112 min
De David Gordon Green
Com Jamie Lee Curtis, Kyle Richards, Andi Matichak
Nossa crítica: “Projeto que exibe coragem em levar a promessa do título às últimas consequências, mas também desfila respeito por oferecer aos seus icônicos personagens um desfecho à altura das desventuras sofridas por décadas”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

 

O Pagador de Promessas
Brasil, 1962
Drama, 98 min
De Anselmo Duarte
Com Leonardo Villar, Glória Menezes, Geraldo Del Rey

 

 

 

Priscilla: A Rainha do Deserto
Austrália, 1994
Comédia/Drama, 104 min
De Stephan Elliott
Com Hugo Weaving, Guy Pearce, Terence Stamp
Nossa crítica: “A monotonia terrosa do deserto australiano é quebrada pelo fulgor – literal e metafórico – do ônibus batizado de Priscilla: A Rainha do Deserto”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

Oldboy
Coreia do Sul, 2003
Ação/Drama/Mistério, 120 min
De Park Chan-wook
Com Choi Min-sik, Yu Ji-tae, Kang Hye-jeong
Nossa crítica: “Um filme intrigante e revolucionário”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

Shortbus
EUA, 2006
Drama, 102 min
De John Cameron Mitchell
Com Sook-Yin Lee, Paul Dawson, Lindsay Beamish
Nossa crítica: John Cameron Mitchell, egresso da cena independente americana, abraçou com vitalidade a ideia de criar uma comédia romântica extremamente sexualizada, sem com isso deixar de focar emoções que, na maioria das vezes, alimentam as pulsões carnais”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.