O Festival do Rio vai acontecer na Cidade Maravilhosa entre 06 e 16 de outubro. Ao todo, mais de 200 filmes serão projetados nas telonas do circuito cinematográfico da capital fluminense, sendo muitos deles exemplares brasileiros que fizeram bonito em eventos internacionais. Além das exibições, o evento conta ainda prevê debates posteriores a algumas sessões da Mostra Brasil, o ambiente de mercado RioMarket, a projeção de verdadeiros clássicos em suas cópias restauradas, a volta do cinema ao ar livre (na praia, sente só), ou seja, vão ser 10 dias de programação intensa num dos cenários mais bonitos do mundo. E, claro, o Papo de Cinema está embarcado nessa. Nosso editor cariúcho (uma mistura muito louca entre carioca e gaúcho) Marcelo Müller estará de olho nos principais movimentos do Festival do Rio 2022, conferindo in loco alguns dos mais aguardados filmes da temporada, realizando entrevistas e certamente tomando uns goles de água de coco entre uma sessão e outra. Então, fique ligado neste especial que será diariamente atualizado com as novidades sobre o Festival do Rio 2022. E boas sessões a todos.
– Paloma ganha o troféu Redentor. Confira os premiados
– Diretor não descarta continuação de Priscilla: A Rainha do Deserto (Exclusivo)
– Festival do Rio 2022 revela lista de convidados internacionais que virão ao Brasil
– Confira os filmes brasileiros selecionados
– Divulgadas as datas da 24ª edição do evento
Mali Twist :: Entrevista com Robert Guédiguian
Argentina 1985 :: Entrevista com Alejandra Flechner e Peter Lanzani
Bem-vinda, Violeta! :: Entrevista com Débora Falabella e Fernando Fraiha
Regra 34 :: Entrevista com Júlia Murat
Fogaréu :: Entrevista com Bárbara Colen e Eucir de Souza
Fogaréu :: Entrevista com Flávia Neves
Reino Unido/EUA, 2022
Dama, 119 min
De Sam Mendes
Com Olivia Colman, Colin Firth, Toby Jones
Nossa crítica: “É um daqueles filmes sobre encontros transformadores”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Reino Unido/EUA
Biografia/Drama/Esporte, 134 min
De Sally El Hosaini
Com Manal Issa, Nathalie Issa, Roderick Hill
Nossa crítica: “A intenção do filme é realmente se ater à crise de refugiados que limita tudo à sobrevivência”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
França, 2021
Drama, 138 min
De Yvan Attal
Com Charlotte Gainsbourg, Mathieu Kassovitz, Ben Attal
Nossa crítica: “Discursos empoderados, referências ao movimento #MeToo e alegações que vão além do incidente em si, mas abordando questões mais amplas e complicadas, passam a ser constantes em suas entrevistas”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani
Espanha/França, 2022
Suspense, 137 min
De Rodrigo Sorogoyen
Com Denis Ménochet, Marina Foïs, Luis Zahera
Nossa crítica: “Denis Ménochet se destaca com a composição do sujeito corpulento que parece impotente diante da inesperada escalada de hostilidades à qual é submetido frequentemente”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Bélgica/Holanda/França, 2022
Drama, 105 min
De Lukas Dhont
Com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Léa Drucker
Nossa crítica: “Não seria tão emocionalmente envolvente e impactante sem a interpretação magistral do pequeno Eden Dambrine no seu primeiro papel de destaque no cinema”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Alemanha, 2022
Drama/Guerra/História, 108 min
De Matti Geschonneck
Com Philipp Hochmair, Johannes Allmayer, Maximilian Brückner
Nossa crítica: “Um filme morno, em que a imagem e o som quase se tornam meras formalidades, pois não têm seus potenciais explorados em prol da uma visão crítica daquilo tudo”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Reino Unido/EUA, 2022
Drama/Comédia, 114 min
De Martin McDonagh
Com Colin Farrell, Brendan Gleeson, Barry Keoghan
Nossa crítica: “Martin McDonagh desenha uma atmosfera lúgubre para fazer de Os Banshees de Inisherin uma balada triste sobre as relações chacoalhadas pelo medo da morte (ou da mudança)” Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
EUA/Reino Unido/China/Suécia, 2021
Drama/Policial/Suspense, 112 min
De Paul Schrader
Com Oscar Isaac, Tiffany Haddish, Tye Sheridan
Dinamarca/Alemanha/Suécia/França, 2022
Drama/Policial/Suspense, 116 min
De Ali Abbasi
Com Zar Amir-Ebrahimi, Mehdi Bajestani, Arash Ashtiani
Nossa crítica: “A ênfase não está na caçada, no julgamento ou os processos intermediários. Ela está nesse obscurantismo do Irã”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
EUA, 2022
Documentário, 106 min
De Alexandre O. Philippe
Nossa crítica: “É um filme que provavelmente será melhor degustado por quem possuir interesse prévio pela obra de David Lynch“. Leia na íntegra o texto Marcelo Müller
França/Canadá/Senegal/Itália/Mali, 2021
Drama/História, 129 min
De Robert Guédiguian
Com Stéphane Bak, Alice Da Luz, Saabo Balde,
Nossa crítica: “Exemplificando o humanismo dos filmes de Guédiguian, Samba se questiona se a disciplina está acima da felicidade numa ordem de prioridades”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
França, 2022
Drama, 89 min
De Diastème
Com Léa Drucker, Denis Podalydès, Yannick Renier
Nossa crítica: “Diastème não elabora bem certas situações e/ou decisões capitais, vide a displicência com a qual trata a importância das reivindicações da filha para acentuar o drama pessoal da mãe”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Entrevista com o diretor Diastème (Exclusivo)
França, 2022
Drama, 111 min
De Mikhaël Hers
Com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon-Richter, Noée Abita
Nossa crítica: “O diretor Mikhaël Hers possui evidente carinho por estas figuras falhas, perdidas e introspectivas. Contra a Paris dos românticos, imagina a Paris dos solitários e notívagos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Itália/Alemanha, 2022
Biografia/Drama, 109 min
De Abel Ferrara
Com Shia LaBeouf, Cristina Chiriac, Asia Argento
Nossa crítica: “O mais importante é essa tensão entre capitalistas e socialistas logo depois da Primeira Guerra Mundial”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
França, 2021
Drama, 90 min
De François Ozon
Com Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Hanna Schygulla
Nossa crítica: “Esta obra contemporânea compreende a necessidade de ser infiel: as melhores adaptações, atualizações e refilmagens são aquelas dispostas a trair a estrutura anterior e propor algo diferente”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EUA, 2022
Drama, 106 min
De Rodrigo Garcia
Com Ewan McGregor, Ethan Hawke, Maribel Verdu
O que nós achamos: “Este é um filme que só não pode ser desprezado por completo graças ao trabalho de um elenco coeso em suas entregas e performances. Mesmo assim, é inevitável constatar que os quatro mereciam mais – e melhor“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil, 2022
Comédia, 94 min
De Marcos Jorge, Marcelo Botta
Com Paulinho Serra, Alexandre Rodrigues, José Loreto
Nossa crítica: “Mais do que satirizar alguém, o longa-metragem avacalha com um ecossistema que possui agentes e simbologias específicos”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2022
Drama, 64 min
De Johnny Massaro
Com Saulo Arcoverde, Catharina Caiado, Julia Stockler
Brasil, 2022
Documentário, 90 min
De Natália Dias, Camilo Cavalcanti
Nossa crítica: “O projeto é composto por imagens de arquivo. Entrevistas, com especialistas ou fãs, são excluídas da tela. A opção de Camilo e Natália é clara: o artista se autodefinirá“. Leia na íntegra o texto de Victor Hugo Furtado
Brasil/Argentina, 2022
Drama/Suspense, 107 min
De Fernando Fraiha
Com Débora Falabella, Darío Grandinetti, Germano Melo
Nossa crítica: “Não discorre tanto sobre o cenário ao seu redor, mas, sim, opta por se concentrar nos personagens que ali se encontram”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani
Brasil/Argentina, 2022
Drama, 107 min
De Carolina Markowicz
Com Maeve Jinkings, Rômulo Braga, Camila Márdila
Nossa crítica: “Ninguém é estritamente algo e pronto. E a captura da complexidade se mostra fundamental para não restringir o filme à radiografia o mal”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2022
Drama/Suspense, 101 min
De Angelo Defanti
Com Otávio Müller, Matheus Nachtergaele, André Abujamra
Nossa crítica: “(O diretor) oferece ao público tipos desprezíveis, que se retorcem entre si mesmos, incapazes de lutarem até mesmo pela própria sobrevivência frente à promessa de um último gozo“. Confira na íntegra o texto de Robledo Milani
Brasil, 2022
Documentário, 95 min
De Pedro Henrique França
Nossa crítica: “O diretor/roteirista Pedro Henrique França escolhe um formato conservador e tradicional, intercalando entrevistas, depoimentos e material de arquivo para revelar histórias semelhantes”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2022
Drama, 98 min
De Juan Posada
Com Bruna Spínola, Léo Wainer, Leopoldo Rodriguez
Nossa crítica: “Não é aquele tipo de filme em busca de respostas satisfatórias para perguntas claramente formuladas”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil/França, 2022
Drama, 100 min
De Flávia Neves
Com Bárbara Colen, Eucir de Souza, Fernanda Vianna
Nossa crítica: “O confronto político ocorre numa esfera de afronta direta, explícita. Fernanda constitui um destes casos em que a protagonista representa um alter-ego de sua criadora, verbalizando com eloquência aquilo que Neves parece pensar”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Brasil, 2022
Documentário, 84 min
De Lina Chamie
Com Eduardo Kobra
O que nós achamos: “É bonito, rico em denunciar uma criatividade rara, mas carente de um maior detalhamento, em explorar contradições e sugerir o alto preço a ser pago pelo grande dom recebido“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil/Portugal, 2022
Drama, 153 min
De Adirley Queirós, Joana Pimenta
Com Joana Darc, Léa Alves, Andreia Vieira
Nossa crítica: “Há um refinamento precioso de mise en scène. Em contrapartida, o resultado seria beneficiado por uma montagem mais enxuta”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Brasil/Portugal, 2022
Drama, 104 min
De Marcelo Gomes
Com Kika Sena, Samya de Lavor, Suzy Lopes
O que nós achamos: “Resta, enfim, a partir do cenário desenhado, se resignar aos desígnios dos demais ou manter a cabeça erguida em nome de um querer maior do que qualquer cerimônia ou afronta possa colocar em dúvida“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil/França, 2022
Drama, 110 min
De Júlia Murat
Com Sol Miranda, Lorena Comparato, Babu Santana
O que nós achamos: “Numa realidade, inclusive cinematográfica, em que os debates se esgotam precisamente nas buscas apressadas por verdades pretensamente incontestáveis, o filme aparece como um respiro. Portanto, é muito bem-vinda essa porosidade do discurso, pois ele revela diversas complexidades”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Brasil, 2022
Animação, 75 min
De Alê Abreu
Voz Original Stênio Garcia, Giulia Benite, Lorenzo Tarantelli
Brasil, 2022
Documentário, 75 min
De Adolfo Lachtermacher
Nossa crítica: “A releitura é pertinente, mas o roteiro e a costura deixam a desejar”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2022
Drama/História, 115 min
De José Eduardo Belmonte
Com Johnny Massaro, César Mello, Ana Hartmann
Nossa crítica: “Fala de uma guerra que segue em curso, de uma reza que persiste na busca por um terreno fértil a partir do qual possa crescer e se desenvolver, sem ser distorcida ou manipulada, e, mais do que tudo, dos reflexos destas dores na elaboração de um amanhã que privilegie o equilíbrio e a diversidade de opções”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani
Brasil/França, 2022
Drama, 110 min
De Marcelo Lordello
Com Marco Ricca, Thomas Aquino, Selma Egrei
Nossa crítica: “Marcelo Lordello não chama atenção à sua direção, então “desaparecendo” para não desviar o foco de Sérgio e daquilo que (n)ele revela”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 2022
Drama, Comédia, Musical, 86 min
De Gustavo Vinagre
Com Isabella Pereira, Jonata Vieira, Gilda Nomacce
Nossa crítica: “A abertura à fantasia ocorre de maneira satírica. O filme se cola à linhagem veloz das redes sociais, dos programas de televisão, dos memes e referências da cultura pop”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Israel, 2022
Drama, 82 minutos
De Idan Haguel
Com Shlomi Bertonov, Ariel Wolf
Nossa crítica: “Onde se pretende irônico, o discurso se revela em conformista, tolerando opressões cotidianas contanto que poupem a saúde mental dos ocupantes de apartamentos de classe média”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Argentina/EUA/Reino Unido, 2022
Biografia/Drama/Policial, 140 min
De Santiago Mitre
Com Ricardo Darín, Peter Lanzani, Norman Briski
Nossa crítica: “O filme tende a provocar nos brasileiros inveja da Argentina, país que não foge à responsabilidade de olhar criticamente à própria História”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Brasil, 1962
Crime/Drama, 102 min
De Roberto Farias
Com Reginaldo Faria, Ruth de Souza, Grande Otelo
EUA, 1982
Ficção Científica, 115 min
De Steven Spielberg
Com Henry Thomas, Drew Barrymore, Debra Winger
Nossa crítica: “As crianças, portanto, estão à frente da ação, seja na corrida de bicicletas despistando policiais, seja trocando m & m’s com o recém chegado, e mostrando estarem sempre um passo adiante no que de fato importa”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani
EUA/Reino Unido, 2022
Horror/Terror/Suspense, 112 min
De David Gordon Green
Com Jamie Lee Curtis, Kyle Richards, Andi Matichak
Nossa crítica: “Projeto que exibe coragem em levar a promessa do título às últimas consequências, mas também desfila respeito por oferecer aos seus icônicos personagens um desfecho à altura das desventuras sofridas por décadas”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani
Brasil, 1962
Drama, 98 min
De Anselmo Duarte
Com Leonardo Villar, Glória Menezes, Geraldo Del Rey
Austrália, 1994
Comédia/Drama, 104 min
De Stephan Elliott
Com Hugo Weaving, Guy Pearce, Terence Stamp
Nossa crítica: “A monotonia terrosa do deserto australiano é quebrada pelo fulgor – literal e metafórico – do ônibus batizado de Priscilla: A Rainha do Deserto”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
Coreia do Sul, 2003
Ação/Drama/Mistério, 120 min
De Park Chan-wook
Com Choi Min-sik, Yu Ji-tae, Kang Hye-jeong
Nossa crítica: “Um filme intrigante e revolucionário”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani
EUA, 2006
Drama, 102 min
De John Cameron Mitchell
Com Sook-Yin Lee, Paul Dawson, Lindsay Beamish
Nossa crítica: “John Cameron Mitchell, egresso da cena independente americana, abraçou com vitalidade a ideia de criar uma comédia romântica extremamente sexualizada, sem com isso deixar de focar emoções que, na maioria das vezes, alimentam as pulsões carnais”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller