O Festival Varilux de Cinema Francês sempre foi movido pela iniciativa ambiciosa de levar os novos títulos do cinema francês a dezenas de cidades pelo Brasil, muitas delas sem um circuito capaz de absorver produções independentes. Em 2020, enquanto a pandemia de Covid-19 fechava as salas e impedia aglomerações, os organizadores encontraram uma alternativa com o Festival Varilux em Casa, apresentando 50 títulos em formato online durante quatro meses.
No entanto, este formato inédito não pretendia substituir a edição presencial, redefinida então para novembro de 2020. A partir do dia 19 de novembro, dezoito produções estão disponíveis de volta às salas de cinema, incluindo títulos recém-selecionados em Cannes 2020 (Gagarine, Slalom, Verão de 85, Minhas Férias com Patrick, A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília), Berlim (Apagar o Histórico) e Locarno (A Garota da Pulseira, Notre Dame).
Em paralelo, o evento resgata um dos maiores clássicos da história do cinema francês: Acossado, de Jean-Luc Godard. Para os cinéfilos atentos aos grandes astros e estrelas francesas, as sessões trazem os novos filmes de Juliette Binoche, Daniel Auteuil, Vincent Cassel, Vincent Lindon, Louis Garrel… Além disso, vale ficar atento a uma curiosidade: a presença do suspense Persona Non Grata, versão francesa do brasileiro O Invasor (2001), de Beto Brant!
A seguir, você descobre informações sobre cada filme, incluindo críticas, entrevistas e matérias que serão atualizadas diariamente pela equipe do Papo de Cinema. Bom Festival Varilux a todas e todos!
:: FILMES ::
A Boa Esposa
La Bonne Épouse, 2019
Comédia, 109 min.
De Martin Provost
Com Juliette Binoche, Noémie Lvovsky, Yolande Moreau, Édouard Baer
Nossa crítica: “Esta comédia sobre as mulheres submissas de antigamente, descobrindo a sua autonomia, jamais para de dialogar com o feminismo atual”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Acossado
À Bout de Souffle, 1960
Drama/Policial, 90 min.
De Jean-Luc Godard
Com Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo, Daniel Boulanger, Henri-Jacques Huet
Exibições: Festival de Berlim (melhor diretor)
Nossa crítica: “Acossado extrai sua potência das deambulações e colóquios do casal anticonvencional pela efervescente Paris”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller.
OPINIÃO :: Acossado e a revolução saudosista
A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília
La Fameuse Invasion des Ours en Sicile, 2019
Animação, 82 min.
De Lorenzo Mattotti
Com Jean-Claude Carrière, Leïla Bekhti, Thomas Bidegain
Exibições: Festivais de Cannes e Annecy
Nossa crítica: “Existe um componente tão progressista (a revolta contra sistemas opressores) quanto conservador (a resistência exclusiva pela família patriarcal) dentro da narrativa”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Lorenzo Mattotti
A Garota da Pulseira
La Fille au Bracelet, 2020
Drama, 96 min.
De Stéphane Demoustier
Com Mélissa Guers, Roschdy Zem, Chiara Mastroianni, Anaïs Demoustier, Annie Mercier
Exibições: Festival de Locarno
Nossa crítica: “Os advogados, juízes, pais e testemunhas constituem diretores de suas próprias ficções”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Apagar o Histórico
Effacer l’Historique, 2020
Comédia, 106 min.
De Gustave Kervern e Benoît Delépine
Com Blanche Gardin, Corinne Masiero, Denis Podalydès, Vincent Lacoste, Benoît Poelvoorde, Bouli Lanners
Exibições: Festivais de Berlim e Luxemburgo
Nossa crítica: “A nova geração de carências é retratada na comédia que mira em absolutamente todos os problemas da geração ultraconectada”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Benoît Delépine
Belle Époque
La Belle Époque, 2019
Romance/Comédia dramática, 116 min.
De Nicolas Bedos
Com Daniel Auteuil, Dora Tillier, Guillaume Canet, Fanny Ardant, Pierre Arditi, Denis Podalydès
Exibições: Festivais de Palm Strings e Sarajevo
Premiações: Indicado a 11 prêmios César (vencedor nas categorias de melhor direção de arte, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante para Fanny Ardant)
Nossa crítica: “Seu filme fala não apenas de crises geracionais, de nostalgias sufocantes e da possibilidade de reencontrar no passado algo aparentemente perdido”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller
DNA
ADN, 2020
Drama, 90 min.
De Maïwenn
Com Maïwenn, Fanny Ardant, Louis Garrel, Marine Vacth, Dylan Robert
Exibição: Festivais de Cannes e San Sebastián
Nossa crítica: “A cineasta concebe a dramaturgia enquanto oportunidade de promover catarses em grupo via momentos de choro, riso e raiva”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Donas da Bola
Une Belle Équipe, 2020
Comédia, 95 min.
De Mohamed Hamidi
Com Kad Merad, Céline Sallette, Sabrina Ouazani, Alban Ivanov, Laure Calamy, Manika Auxire
Nossa crítica: “As personagens constituem o que se convencionou chamar de lição de vida”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Mohamed Hamidi
Gagarine
Gagarine, 2020
Drama/Fantasia/Ficção Científica, 95 min.
De Fanny Liatard, Jérémy Trouilh
Com Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield, Denis Lavant
Exibição: Festival de Cannes
Nossa crítica: “Ao transitarem pelo realismo e pelo cinema de gênero, os diretores fazem questão de demarcar a diferença entre ambos”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com os diretores Fanny Liatard e Jérémy Trouilh
Mais que Especiais
Hors Normes, 2019
Drama/Comédia, 115 min.
De Olivier Nakache, Éric Toledano
Com Vincent Cassel, Reda Kateb, Hélène Vincent, Bryan Mialoundama, Alban Ivanov, Frédéric Pierrot
Exibições: Festivais de Cannes, San Sebastián e Hamburgo
Premiações: Indicado a 9 prêmios César
Nossa crítica: “Percebe-se o tom heróico com o qual tais personagens são retratados, no sentido do altruísmo”. Confira na íntegra o texto de Francisco Russo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Olivier Nakache
Meu Primo
Mon Cousin, 2019
Drama/Comédia, 104 min.
De Jan Kounen
Com Vincent Lindon, François Damiens, Pascale Arbillot, Alix Poisson
Nossa crítica: “O projeto torna-se condescendente com o sistema que pretende denunciar, sobretudo na conclusão”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Jan Kounen
Minhas Férias com Patrick
Antoinette Dans les Cévennes, 2020
Comédia/Romance, 97 min.
De Caroline Vignal
Com Laure Calamy, Benjamin Lavernhe, Olivia Côte, Marc Fraize, Jean-Pierre Martins
Exibição: Festival de Cannes
Nossa crítica: “Este constitui um desafio de direção: de que maneira tornar a personagem divertida sem ridicularizá-la, e defender o romantismo sem cair numa ideologia retrógrada”? Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Notre Dame
Notre Dame, 2019
Comédia, 90 min.
De Valérie Donzelli
Com Valérie Donzelli, Pierre Deladonchamps, Bouli Lanners, Thomas Scimeca, Virginie Ledoyen
Exibição: Festival de Locarno
Nossa crítica: “O filme mergulha sem freios no nonsense, fazendo referências ao cinema mudo, ao musical, ao teatro, à pantomima”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
O Capital no Século XXI
Le Capital au XXIème Siècle, 2020
Documentário, 103 min.
De Justin Pemberton, Thomas Piketty
Com Justin Pemberton, Thomas Piketty
Exibição: Festival de Hamburgo
Nossa crítica: “Servindo de ‘acompanhamento’ ao som, preenchendo humildemente a duração do longa, o conteúdo imagético não traz qualquer interesse particular em si”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Persona Non Grata
Persona Non Grata, 2019
Drama/Suspense, 92 min.
De Roschdy Zem
Com Roschdy Zem, Nicolas Duvauchelle, Raphaël Personnaz, Nadia Tereszkiewicz, Hafsia Herzi, Frédéric Pierrot, Sara Pasquier
Nossa crítica: “O que deveria se apresentar como um conto moral, resigna-se em se mostrar apenas como mais uma produção genérica, tão ambiciosa quanto passageira“. Confira na íntegra o texto de Robledo Milani
Slalom
Slalom, 2020
Drama, 92 min.
De Charlène Favier
Com Noée Abita, Jérémie Renier, Catherine Marchal
Exibição: Festival de Cannes
Nossa crítica: “Favier aplica uma estética glacial a esta releitura da Chapeuzinho Vermelho”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com a diretora Charlène Favier
Sou Francês e Preto
Tout Simplement Noir, 2020
Comédia, 90 min.
De Jean-Pascal Zadi e John Wax
Com Jean-Pascal Zadi, Caroline Anglade, Fary, Tonton Marcel, Lilian Thuram, Claudia Tagbo, JoeyStarr, Éric Judor, Ramzy Bedia, Fabrice Éboué, Jonathan Cohen, Mathieu Kassovitz
Exibição: Festival de Montreal
Nossa crítica: “O resultado se torna corrosivo pela abordagem frontal de temas que, segundo o bom senso, exigiram tato”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Verão de 85
Été 85, 2020
Drama, 100 min.
De François Ozon
Com Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge, Valeria Bruni Tedeschi, Melvil Poupaud, Isabelle Nanty
Exibições: Festivais de Cannes, San Sebastián e Chicago
Nossa crítica: “Ao mesmo tempo em que brinca com o espectador, Ozon diverte-se ao criar uma história aparentemente banal”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.
:: NOTÍCIAS ::
Festival Varilux 2020 :: Roteiristas da França e do Brasil debatem adaptações no cinema
Festival Varilux 2020 :: Nouvelle Vague é tema de masterclass gratuita dia 4 de dezembro
Festival Varilux 2020 :: 18 filmes franceses chegam aos cinemas nesta quinta-feira
Festival Varilux 2020 :: Sou Francês e Preto ganha sessão online no Dia da Consciência Negra
Festival Varilux 2020 divulga programação com vinheta especial. Confira!
Festival Varilux 2020 :: Clássico de Jean-Luc Godard será o filme homenageado (Exclusivo)
Festival Varilux em Casa chega à última semana
Festival Varilux em Casa exibe 50 filmes franceses gratuitos
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário