O Festival Varilux de Cinema Francês sempre foi movido pela iniciativa ambiciosa de levar os novos títulos do cinema francês a dezenas de cidades pelo Brasil, muitas delas sem um circuito capaz de absorver produções independentes. Em 2020, enquanto a pandemia de Covid-19 fechava as salas e impedia aglomerações, os organizadores encontraram uma alternativa com o Festival Varilux em Casa, apresentando 50 títulos em formato online durante quatro meses.
No entanto, este formato inédito não pretendia substituir a edição presencial, redefinida então para novembro de 2020. A partir do dia 19 de novembro, dezoito produções estão disponíveis de volta às salas de cinema, incluindo títulos recém-selecionados em Cannes 2020 (Gagarine, Slalom, Verão de 85, Minhas Férias com Patrick, A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília), Berlim (Apagar o Histórico) e Locarno (A Garota da Pulseira, Notre Dame).
Em paralelo, o evento resgata um dos maiores clássicos da história do cinema francês: Acossado, de Jean-Luc Godard. Para os cinéfilos atentos aos grandes astros e estrelas francesas, as sessões trazem os novos filmes de Juliette Binoche, Daniel Auteuil, Vincent Cassel, Vincent Lindon, Louis Garrel… Além disso, vale ficar atento a uma curiosidade: a presença do suspense Persona Non Grata, versão francesa do brasileiro O Invasor (2001), de Beto Brant!
A seguir, você descobre informações sobre cada filme, incluindo críticas, entrevistas e matérias que serão atualizadas diariamente pela equipe do Papo de Cinema. Bom Festival Varilux a todas e todos!
La Bonne Épouse, 2019
Comédia, 109 min.
De Martin Provost
Com Juliette Binoche, Noémie Lvovsky, Yolande Moreau, Édouard Baer
Nossa crítica: “Esta comédia sobre as mulheres submissas de antigamente, descobrindo a sua autonomia, jamais para de dialogar com o feminismo atual”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
À Bout de Souffle, 1960
Drama/Policial, 90 min.
De Jean-Luc Godard
Com Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo, Daniel Boulanger, Henri-Jacques Huet
Exibições: Festival de Berlim (melhor diretor)
Nossa crítica: “Acossado extrai sua potência das deambulações e colóquios do casal anticonvencional pela efervescente Paris”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller.
OPINIÃO :: Acossado e a revolução saudosista
La Fameuse Invasion des Ours en Sicile, 2019
Animação, 82 min.
De Lorenzo Mattotti
Com Jean-Claude Carrière, Leïla Bekhti, Thomas Bidegain
Exibições: Festivais de Cannes e Annecy
Nossa crítica: “Existe um componente tão progressista (a revolta contra sistemas opressores) quanto conservador (a resistência exclusiva pela família patriarcal) dentro da narrativa”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Lorenzo Mattotti
La Fille au Bracelet, 2020
Drama, 96 min.
De Stéphane Demoustier
Com Mélissa Guers, Roschdy Zem, Chiara Mastroianni, Anaïs Demoustier, Annie Mercier
Exibições: Festival de Locarno
Nossa crítica: “Os advogados, juízes, pais e testemunhas constituem diretores de suas próprias ficções”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Effacer l’Historique, 2020
Comédia, 106 min.
De Gustave Kervern e Benoît Delépine
Com Blanche Gardin, Corinne Masiero, Denis Podalydès, Vincent Lacoste, Benoît Poelvoorde, Bouli Lanners
Exibições: Festivais de Berlim e Luxemburgo
Nossa crítica: “A nova geração de carências é retratada na comédia que mira em absolutamente todos os problemas da geração ultraconectada”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Benoît Delépine
La Belle Époque, 2019
Romance/Comédia dramática, 116 min.
De Nicolas Bedos
Com Daniel Auteuil, Dora Tillier, Guillaume Canet, Fanny Ardant, Pierre Arditi, Denis Podalydès
Exibições: Festivais de Palm Strings e Sarajevo
Premiações: Indicado a 11 prêmios César (vencedor nas categorias de melhor direção de arte, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante para Fanny Ardant)
Nossa crítica: “Seu filme fala não apenas de crises geracionais, de nostalgias sufocantes e da possibilidade de reencontrar no passado algo aparentemente perdido”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller
ADN, 2020
Drama, 90 min.
De Maïwenn
Com Maïwenn, Fanny Ardant, Louis Garrel, Marine Vacth, Dylan Robert
Exibição: Festivais de Cannes e San Sebastián
Nossa crítica: “A cineasta concebe a dramaturgia enquanto oportunidade de promover catarses em grupo via momentos de choro, riso e raiva”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Une Belle Équipe, 2020
Comédia, 95 min.
De Mohamed Hamidi
Com Kad Merad, Céline Sallette, Sabrina Ouazani, Alban Ivanov, Laure Calamy, Manika Auxire
Nossa crítica: “As personagens constituem o que se convencionou chamar de lição de vida”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Mohamed Hamidi
Gagarine, 2020
Drama/Fantasia/Ficção Científica, 95 min.
De Fanny Liatard, Jérémy Trouilh
Com Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield, Denis Lavant
Exibição: Festival de Cannes
Nossa crítica: “Ao transitarem pelo realismo e pelo cinema de gênero, os diretores fazem questão de demarcar a diferença entre ambos”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com os diretores Fanny Liatard e Jérémy Trouilh
Hors Normes, 2019
Drama/Comédia, 115 min.
De Olivier Nakache, Éric Toledano
Com Vincent Cassel, Reda Kateb, Hélène Vincent, Bryan Mialoundama, Alban Ivanov, Frédéric Pierrot
Exibições: Festivais de Cannes, San Sebastián e Hamburgo
Premiações: Indicado a 9 prêmios César
Nossa crítica: “Percebe-se o tom heróico com o qual tais personagens são retratados, no sentido do altruísmo”. Confira na íntegra o texto de Francisco Russo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Olivier Nakache
Mon Cousin, 2019
Drama/Comédia, 104 min.
De Jan Kounen
Com Vincent Lindon, François Damiens, Pascale Arbillot, Alix Poisson
Nossa crítica: “O projeto torna-se condescendente com o sistema que pretende denunciar, sobretudo na conclusão”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Jan Kounen
Antoinette Dans les Cévennes, 2020
Comédia/Romance, 97 min.
De Caroline Vignal
Com Laure Calamy, Benjamin Lavernhe, Olivia Côte, Marc Fraize, Jean-Pierre Martins
Exibição: Festival de Cannes
Nossa crítica: “Este constitui um desafio de direção: de que maneira tornar a personagem divertida sem ridicularizá-la, e defender o romantismo sem cair numa ideologia retrógrada”? Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Notre Dame, 2019
Comédia, 90 min.
De Valérie Donzelli
Com Valérie Donzelli, Pierre Deladonchamps, Bouli Lanners, Thomas Scimeca, Virginie Ledoyen
Exibição: Festival de Locarno
Nossa crítica: “O filme mergulha sem freios no nonsense, fazendo referências ao cinema mudo, ao musical, ao teatro, à pantomima”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Le Capital au XXIème Siècle, 2020
Documentário, 103 min.
De Justin Pemberton, Thomas Piketty
Com Justin Pemberton, Thomas Piketty
Exibição: Festival de Hamburgo
Nossa crítica: “Servindo de ‘acompanhamento’ ao som, preenchendo humildemente a duração do longa, o conteúdo imagético não traz qualquer interesse particular em si”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Persona Non Grata, 2019
Drama/Suspense, 92 min.
De Roschdy Zem
Com Roschdy Zem, Nicolas Duvauchelle, Raphaël Personnaz, Nadia Tereszkiewicz, Hafsia Herzi, Frédéric Pierrot, Sara Pasquier
Nossa crítica: “O que deveria se apresentar como um conto moral, resigna-se em se mostrar apenas como mais uma produção genérica, tão ambiciosa quanto passageira“. Confira na íntegra o texto de Robledo Milani
Slalom, 2020
Drama, 92 min.
De Charlène Favier
Com Noée Abita, Jérémie Renier, Catherine Marchal
Exibição: Festival de Cannes
Nossa crítica: “Favier aplica uma estética glacial a esta releitura da Chapeuzinho Vermelho”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com a diretora Charlène Favier
Tout Simplement Noir, 2020
Comédia, 90 min.
De Jean-Pascal Zadi e John Wax
Com Jean-Pascal Zadi, Caroline Anglade, Fary, Tonton Marcel, Lilian Thuram, Claudia Tagbo, JoeyStarr, Éric Judor, Ramzy Bedia, Fabrice Éboué, Jonathan Cohen, Mathieu Kassovitz
Exibição: Festival de Montreal
Nossa crítica: “O resultado se torna corrosivo pela abordagem frontal de temas que, segundo o bom senso, exigiram tato”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Été 85, 2020
Drama, 100 min.
De François Ozon
Com Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge, Valeria Bruni Tedeschi, Melvil Poupaud, Isabelle Nanty
Exibições: Festivais de Cannes, San Sebastián e Chicago
Nossa crítica: “Ao mesmo tempo em que brinca com o espectador, Ozon diverte-se ao criar uma história aparentemente banal”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.
Festival Varilux 2020 :: Roteiristas da França e do Brasil debatem adaptações no cinema
Festival Varilux 2020 :: Nouvelle Vague é tema de masterclass gratuita dia 4 de dezembro
Festival Varilux 2020 :: 18 filmes franceses chegam aos cinemas nesta quinta-feira
Festival Varilux 2020 :: Sou Francês e Preto ganha sessão online no Dia da Consciência Negra
Festival Varilux 2020 divulga programação com vinheta especial. Confira!
Festival Varilux 2020 :: Clássico de Jean-Luc Godard será o filme homenageado (Exclusivo)
Festival Varilux em Casa chega à última semana
Festival Varilux em Casa exibe 50 filmes franceses gratuitos