Está chegando a hora de começar uma das mais instigantes maratonas de cinema do Brasil. Entre os dias 17 e 30 de outubro acontece a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Pelas telonas da capital paulista vão passar mais de 400 filmes, alguns deles depois de fazer bonito nos principais festivais de cinema do mundo. A Mostra traz longas-metragens anteriormente selecionados aos festivais de Cannes, Berlim, Veneza, entre tantos outros de destaque global.
A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo também contará com a seção tradicional Novos Diretores e novidades, como 1ª Mostrinha, destinada a filmes infantis, Centenário Marcello Mastroianni e Foco Índia. A vinheta e o cartaz especiais do evento foram produzidos a partir de storyboards do cineasta indiano Satyajit Ray para o filme A Canção da Estrada (1955). O Papo de Cinema estará in loco cobrindo 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Nosso editor-chefe, Robledo Milani, já está com a passagem comprada e a estadia reservada para poder conferir as principais produções em cartaz e trazer tudo para a gente.
Então, venha frequentemente a este especial, pois ele será atualizado diariamente. Você sabe: cobertura da Mostra é no Papo.
:: NOTÍCIAS ::
– Confira a lista de vencedores da 48ª edição
– Confira os 16 filmes favoritos do público
– 4º Encontro de Ideias Audiovisuais acontece na Cinemateca Brasileira
– Cineasta haitiano Raoul Peck receberá o Prêmio Humanidade
– Filmes que o Papo já viu e recomenda!
– Evento promoverá sessão gratuita ao ar livre no Vale do Anhangabaú
– Confira filmes selecionados para a 48ª edição!
:: ENTREVISTAS ::
EXCLUSIVO :: Entrevista com a diretora do evento, Renata de Almeida
No Céu da Pátria Nesse Instante :: Entrevista com a diretora Sandra Kogut
:: PERSPECTIVA INTERNACIONAL ::
A Casa
La Casa, Espanha, 2024
Drama familiar, 83 min
De Álex Montoya
Com David Verdaguer, Óscar de la Fuente, Lorena López
Exibições: Festival de Málaga 2024 (Melhor Filme, Roteiro, Trilha Sonora, Prêmio do Público, Júri Jovem e Prêmio SIGNIS – Menção Especial)
O que nós achamos: “E o trio de protagonistas é um caso à parte, dançando conforme a música que eles próprios tocam. O abraço dos três irmãos é tão inesperado, quanto reconfortante. Enquanto a casa estiver de pé, ainda há esperança”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
A Cozinha
La Cocina, México/EUA, 2024
Drama, 139 minutos
De Alonso Ruizpalacios
Com Rooney Mara, Raúl Briones Carmona, Anna Diaz
Exibições: Festival de Berlim 2024
O que nós achamos: “Uma jornada não desprovida de caos, intensidade e paixão. Tal qual este filme, que se por um lado acerta em explorar com energia cada um destes sentimentos, ao mesmo tempo tropeça em um ou noutro ponto por não conseguir dosar o espaço que tais elementos ganham em sua trama“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Anora
Anora, EUA, 2024
Comédia/Drama, 139 minutos
De Sean Baker
Com Mikey Madison, Paul Weissman, Lindsey Normington
Exibições: Festival de Cannes 2024 (Palma de Ouro de Melhor Filme)
O que nós achamos: “Pensando na proximidade entre Anie e a protagonista igualmente sonhadora de Showgirls (1995), chegamos à conclusão de que Anora é aquilo que o filme de Paul Verhoeven seria sem a discussão adulta sobre sexualidade e estruturas de poder”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
De Hilde, Com Amor
In Liebe, Eure Hilde, Alemanha, 2024
Drama, 124 minutos
De Andreas Dresen
Com Liv Lisa Fries, Johannes Hegemann, Sina Martens
Exibições: Festival de Berlim 2024
O que nós achamos: “Mas eis que está no título a chave para o melhor entendimento da proposta aqui perseguida: como uma missiva encaminhada a um ente querido, sem alarmes ou pedidos de socorro, apenas uma despedida terna e um aviso compreensivo de que, se tal destino lhe era esperado, que ao menos tenha servido para mostrar que sua causa não fora em vão“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Dying: A Última Sinfonia
Sterben, Alemanha, 2024
Drama, 183 minutos
De Matthias Glasner
Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg
Exibições: Festival de Berlim 2024 (Melhor Roteiro)
O que nós achamos: “É uma condição não transitória, mas permanente, pois aponta para o modo como estes no centro da ação encontraram de não apenas para se afastarem, mas também de manterem os laços que fazem deles uma unidade“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Maria Callas
Maria, Itália/Alemanha/Chile, 2024
Drama/Biografia, 124 minutos
De Pablo Larraín
Com Angelina Jolie, Pierfrancesco Favino, Alba Rohrwacher, Kodi Smit-McPhee
Exibições: Festival de Veneza 2024
O que nós achamos: “(O diretor) encerra sua visita às ‘damas de salto alto’ em meio a um percurso óbvio, permitindo que o brilho se apague, tal qual suas musas”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Pequenas Coisas como Estas
Small Things Like These, EUA / Irlanda / Bélgica, 2024
Drama, 105 minutos
De Tim Mielants
Com Cillian Murphy, Emily Watson
Exibições: Festival de Berlim 2024 (Melhor Performance Coadjuvante – Emily Watson)
O que nós achamos: “Eis um filme que parece não ter como missão mudar as coisas, satisfeito por tocar o íntimo de quem dele se aproximar, com cuidado e sensibilidade“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Saturday Night: A Noite que Mudou a Comédia
Saturday Night, EUA, 2024
Comédia/História, 109 minutos
De Jason Reitman
Com Gabriel LaBelle, Cooper Hoffman, Willem Dafoe
Exibições: Festival de Toronto 2024
O que nós achamos: “O conjunto vai enumerando as razões de uma mistura cujos efeitos perduram até os dias de hoje. E uma vez confirmado o óbvio, é provável que o maior problema, após tamanha antecipação, esteja em se contentar apenas com os bastidores”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Um Homem Diferente
A Different Man, EUA, 2024
Suspense, 112 min
De Aaron Schimberg
Com Sebastian Stan, Renate Reinsve, Adam Pearson
Exibições: Festival de Berlim 2024 (Melhor Performance Protagonista – Sebastian Stan)
O que nós achamos: “Um filme que chama atenção pela proposta inusitada, mas que acaba refém de sua própria estranheza, investindo em caminhos que levam a lugar algum ou, na melhor das hipóteses, a um discurso óbvio e redundante, vítima de uma vontade que não encontra base no cenário que elabora para si“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
:: COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES ::
Abril
April, Geórgia/Itália/França, 2024
Drama, 134 minutos
De Dea Kulumbegashvili
Com Ia Sukhitashvili, Kakha Kintsurashvili, Merab Ninidze
Exibições: Festival de Veneza 2024 (Prêmio Especial do Júri)
O que nós achamos: “A besta que exige e consome, assustadora num olhar inicial, mas estranhamente familiar à medida que dela se aproxima, carrega em si uma verdade assustadoramente atual, sofrida e quase incontornável”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Dahomey
Dahomey, França/Senegal/Benim, 2024
Documentário, 68 min
De Mati Diop
Exibições: Festival de Berlim 2024 (Urso de Ouro de Melhor Filme)
O que nós achamos: “Aqui se tem um filme de começos, não em busca de um fim, mas satisfeito em se colocar enquanto ponte, ligando fatos e permitindo revelações. O depois, portanto, está tanto em quem o assiste, como também nos que ocupam o centro da tela, tanto hoje, quanto amanhã“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Filhos
Vogter, Dinamarca/Suécia, 2024
Drama/Suspense, 100 min
De Gustav Möller
Com Sidse Babett Knudsen, Sebastian Bull
Exibições: Festival de Berlim 2024
O que nós achamos: “Se confirma como um jogo de peças marcadas, no qual interessa menos o desfecho e mais seu andamento, em grande parte pela qualidade daqueles no controle de cada ação”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Piano de Família
The Piano Lesson, EUA, 2024
Drama/Família, 125 minutos
De Malcolm Washington
Com John David Washington, Danielle Deadwyler, Samuel L. Jackson
Premiações: Gotham Awards (Prêmio Tributo de Melhor Elenco)
O que nós achamos: “O exercício da empatia se mostra necessário, e talvez a medida desse alcance seja fundamental para o alcance do discurso. Poderia ser apenas uma disputa entre aqueles que muito se querem. Mas é, após tudo que foi dito e exposto, visões de mundo em colisão”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
:: MOSTRA BRASIL ::
Ainda Estou Aqui
Brasil, 2024
Drama, 135 minutos
De Walter Salles
Com Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro
Exibições: Festival de Veneza 2024 (Melhor Roteiro)
O que nós achamos: “Walter reitera a sua preocupação com lares desmantelados por fatores externos”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Apocalipse nos Trópicos
Brasil/EUA/Dinamarca, 2024
Documentário, 110 minutos
De Petra Costa
Exibições: Festival de Estocolmo 2024
O que nós achamos: “Não se trata de um mergulho vertiginoso, mas de um sobrevoo resumido”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Baby
Brasil, 2024
Drama, 105 minutos
De Marcelo Caetano
Com João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro, Bruna Linzmeyer
Exibições: Festival de Cannes 2024 (Semana da Crítica)
O que nós achamos: “É um filme bonito sobre pessoas solitárias e suas tentativas nem sempre ortodoxas de encontrar calor no corpo e na companhia do outro”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Barba Ensopada de Sangue
Brasil, 2024
Drama/Suspense, 110 minutos
De Aly Muritiba
Com Gabriel Leone, Thainá Duarte, Ricardo Blat
Exibições: Festival de Gramado 2024 (Melhor Montagem)
O que nós achamos: “Aly parece confiar demais na associação simples entre as imagens melancólicas e a trilha sonora pesarosa”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Betânia
Brasil, 2024
Drama, 120 minutos
De Marcelo Botta
Com Diana Mattos, Tião Carvalho, Ulysses Azevedo
Exibições: Festival de Berlim 2024 (Mostra Panorama)
O que nós achamos: “O excesso de retratos esteticamente exuberantes da região entre uma situação e outra causa a sensação de exibição turística dos Lençóis Maranhenses, quase como se fosse necessário entremear os dramas com essa beleza toda”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Centro Ilusão
Brasil, 2024
Drama, 85 minutos
De Pedro Diogenes
Com Fernando Catatau, Brunu Kunk
Exibições: Festival do Rio 2024 (Melhor Filme – Mostra Novos Rumos)
O que nós achamos: “A direção segura de Pedro Diógenes transforma perambulações supostamente despropositadas em momentos singelos de conexão humana entre os protagonistas”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Continente
Brasil, 2024
Drama/Horror, 115 minutos
De Davi Pretto
Com Olívia Torres, Ana Flavia Cavalcanti, Sirmar Antunes
Exibições: Festival do Rio 2024 (Melhor Direção – Mostra Novos Rumos)
O que nós achamos: “Falta um pouco de intensidade nesse bom drama em que o horror vai se infiltrando na história de modo rigoroso, talvez por isso sendo um pouco contido demais”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Filhos do Mangue
Brasil, 2024
Drama, 110 minutos
De Eliane Caffé
Com Felipe Camargo, Roney Villela, Titina Medeiros, Genilda Maria
Exibições: Festival de Gramado 2024 (Melhor Direção e Atriz Coadjuvante – Genilda Maria)
O que nós achamos: “Eliane Caffé se concentra no protagonista que tenta olhar para dentro de si, mas encontra apenas o eco característico aos espaços vazios quando ele vasculha a câmara da própria memória”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Malês
Brasil, 2024
Drama, 110 minutos
De Antonio Pitanga
Com Rocco Pitanga, Antonio Pitanga, Camila Pitanga
Exibições: Festival do Rio 2024
O que nós achamos: “Há muita gente e tramas para serem contempladas nesse filme disperso”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Malu
Brasil, 2024
Drama, 103 minutos
De Pedro Freire
Com Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte
Exibições: Festival do Rio 2024 (Melhor Filme, Roteiro, Atriz – Yara de Novaes, e Atriz Coadjuvante – Juliana Carneiro da Cunha e Carol Duarte)
O que nós achamos: “Pedro cria um redemoinho entre Joana, Malu e Lili para liquefazer certos e errados em prol de uma noção menos determinista sobre essas mulheres que sofreram violências em suas respectivas épocas”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
No Céu da Pátria Nesse Instante
Brasil, 2023
Documentário, 105 min
De: Sandra Kogut
Com: Adenilson Ferreira, Antonia Pellegrino
Exibições: Festival de Brasília 2023 (Melhor Montagem e Prêmio Especial do Júri)
O que nós achamos: “Longe de se mostrar definitivo sobre o tema, se confirma como uma peça importante de um quebra-cabeça maior e mais intrincado, afinal, não basta apenas ter passado por tal situação: é preciso também que essa sirva de reflexão“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
O Clube das Mulheres de Negócios
Brasil, 2024
Comédia/Drama, 105 minutos
De Anna Muylaert
Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Cristina Pereira
Exibições: Festival de Gramado 2024 (Prêmio Especial do Júri)
O que nós achamos: “Se o espectador é pego de surpresa por essa mudança de ótica, entende-se também que nem tudo o que é proposto acaba funcionando de acordo com o esperado. Mesmo assim, a provocação é válida, garantindo uma atenção diferenciada ao conjunto“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Oeste Outra Vez
Brasil, 2024
Drama/Western, 105 minutos
De Erico Rassi
Com Ângelo Antônio, Antônio Pitanga, Babu Santana, Rodger Rogério
Exibições: Festival de Gramado 2024 (Melhor Filme, Fotografia e Ator Coadjuvante – Rodger Rogério)
O que nós achamos: “Um estudo sobre a masculinidade frágil, tendo como terreno um gênero tipicamente feito por e para machos, no conceito mais amplo desta definição“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Os Enforcados
Brasil, 2024
Drama, 125 minutos
De Fernando Coimbra
Com Leandra Leal, Irandhir Santos, Ernani Moraes
Exibições: Festival do Rio 2024
O que nós achamos: “Coimbra parece mais disposto a enxergar a imundície com pretensão grandiosa, assim se distanciando da aspereza cotidiana tão impactante na produção que o tornou conhecido”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Praia Formosa
Brasil, 2024
Drama, 90 minutos
De Julia De Simone
Com Lucília Raimundo, Maria D’Aires, Samira Carvalho
Exibições: Olhar de Cinema 2024 (Melhor Fotografia e Direção de Arte)
O que nós achamos: “Um filme que esgota rapidamente a sua capacidade de nos engajar nessa fábula nascida de um cruzamento temporal”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Retrato de um Certo Oriente
Brasil/Itália/Líbano, 2024
Drama, 90 minutos
De Marcelo Gomes
Com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour
Exibições: Olhar de Cinema 2024 (Filme de Abertura)
O que nós achamos: “Tem como base o romance de Milton Hatoum, mas dele se apropria sem agarras ou desrespeito, mantendo a reverência pelo original ao mesmo tempo em que o assume como inédito. Eis a possibilidade de crescer e assim, evoluir, ou se deixar levar por um passado que não mais tem valia. A decisão, tanto técnica quanto emocional, está em ambos os lados da tela“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Tijolo por Tijolo
Brasil, 2024
Documentário, 102 minutos
De Victória Álvares, Quentin Delaroche
Exibições: Olhar de Cinema 2024 (Melhor Direção, Montagem e Júri da Crítica)
O que nós achamos: “Um passo de cada vez e assim se vai ao longe, afirma o ditado. Aqui, essa verdade pode ser substituída por um caminhão de cimento, um novo seguidor, um filho recém-chegado, ou mesmo um sorriso que reafirma a certeza no amanhã. Dito assim, pode parecer simples, e por vezes até mesmo banal. Mas está na capacidade em lidar com o pouco que o tanto necessário será alcançado“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
:: RETROSPECTIVA ::
Marcello Mio
Marcello Mio, França/Itália, 2024
Comédia/Drama, 120 minutos
De Christophe Honoré
Com Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Fabrice Luchini
Exibições: Festival de Cannes 2024
O que nós achamos: “E assim, cansativo e confuso, ainda mais quando não se mostrava necessário tantas e idas e vindas para uma ideia que se acusava tão óbvia, o conjunto vai desperdiçando o tanto da boa vontade que ainda remanescia com a audiência”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
:: APRESENTAÇÃO ESPECIAL ::
Brincando nos Campos do Senhor
EUA/Brasil, 1991
Drama, 189 minutos
De Hector Babenco
Com Kathy Bates, Tom Berenger, John Lithgow
O que nós achamos: “É uma promessa que não se cumpre em nenhum dos seus aspectos”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Onda Nova
Brasil, 1983
Comédia, 102 minutos
De José Antonio Garcia, Ícaro Martins
Com Carla Camurati, Vera Zimmermann, Regina Casé
O que nós achamos: “Falta liga ao roteiro, mas fatalmente o objetivo de expor uma fartura de elementos comuns ao ideário dos jovens alternativos da época é alcançado, mesmo que o conjunto seja bastante empobrecido para a premissa que se busca alcançar”. Confira na íntegra a crítica de Filipe Pereira
Relatos Selvagens
Relatos Salvages, Argentina/Espanha, 2014
Comédia/Drama, 122 minutos
De Damián Szifron
Com Ricardo Darín, Oscar Martínez, Leonardo Sbaraglia
O que nós achamos: “O previsível foi eliminado – como boa parte dos personagens que vem à tela para morrer”. Confira na íntegra a crítica de William Silveira
:: MOSTRINHA ::
Arca de Noé
Brasil/Índia, 2024
Animação/Musical, 101 minutos
De Sergio Machado, Alois di Leo
Com os dubladores Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Alice Braga, Lazaro Ramos
Exibições: Festival Internacional de Cinema de Shanghai 2024
O que nós achamos: “Faltou a liga entre um ponto e outro – ou seja, um roteiro que não apenas desse o espaço que as músicas merecem (sem a vergonha por usá-las como fio condutor dos acontecimentos), como também fosse além de sua origem, oferecendo algo novo e inusitado ao conjunto”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme
Brasil, 1999
Aventura/Comédia, 98 minutos
De Cao Hamburger
Com Rosi Campos, Sérgio Mamberti, Marieta Severo
O que nós achamos: “Tem magia e até uma bruxa malvada, Losângela, vivida com força por Marieta Severo“. Confira na íntegra a crítica de Bianca Zasso
O Menino Maluquinho: O Filme
Brasil, 1995
Aventura/Comédia, 83 minutos
De Helvécio Ratton
Com Samuel Costa, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo
O que nós achamos: “funciona exatamente dentro daquilo a que se propõe, como resgate de um tempo perdido, que talvez funcione melhor na imaginação do que nas memórias de quem, de fato, passou por tudo aquilo”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Especial 25 Anos :: Menino Maluquinho: O Filme
O Serviço de Entregas da Kiki
Majo no takkyûbin, Japão, 1989
Animação, 103 minutos
De Hayao Miyazaki
Com Minami Takayama, Rei Sakuma, Kappei Yamaguchi
O que nós achamos: “Apesar de ter uma bruxa como personagem principal, Miyazaki explora a fantasia de maneira mais contida do que em outros de seus filmes”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
Ponyo: Uma Amizade Que Veio do Mar
Gake no ue no Ponyo, Japão, 2008
Animação, 101 minutos
De Hayao Miyazaki
Com Tomoko Yamaguchi, Kazushige Nagashima, Yûki Amami
O que nós achamos: “A história é belíssima, devendo conquistar o seu público-alvo facilmente”. Confira na íntegra a crítica de Rodrigo de Oliveira
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Calígula: O Corte Final :: Produção polêmica volta aos cinemas em versão inédita - 19 de novembro de 2024
- Na Linha de Fogo :: Longa dirigido por Afonso Poyart começa a ser filmado no RJ - 19 de novembro de 2024
- Ouro Verde - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário