Está na hora de conferirmos a mais nova edição do Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), um dos mais importantes e tradicionais eventos da América Latina entre os voltados ao cinema fantástico. Em 2023, a programação do evento porto-alegrense acontece de 13 a 30 de abril, em quatro espaços da capital: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085), Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736), Sala Redenção (Av. Paulo Gama, 110) e Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). A seleção deste ano apresentará 172 títulos, entre curtas e longas, a maioria inédita no Brasil. Com mais de 850 inscrições, indicando uma taxa de seleção de 20% dos inscritos, as atividades se dividirão em oito diferentes programas, com seus respectivos prêmios. Os curta-metragens se dividem em curtas nacionais, curtas de animação internacionais e curtas live-action internacionais. Já os longas se dividem entre especiais, e as competições internacional; brasileira; ibero-americana; e a inédita “Low Budgets, Great Films”. E, é claro que o Papo de Cinema está de olho nas movimentações. Portanto, fique ligado neste especial para saber tudo e mais um pouco sobre essa festa.
:: NOTÍCIAS ::
– Confira os vencedores da 19ª edição do evento
– Aproveite o último fim de semana do evento. Confira os destaques
– Palestras preparam a reta final do evento em Porto Alegre
– Cineasta espanhol Caye Casas apresenta seu mais novo filme
– Premiéres marcam sessão de curtas-metragens em Porto Alegre
– Começa a etapa online e gratuita da 19ª edição do evento
– Sessões comentadas com diretores estrangeiros agitam o evento
– Palestra discute a transformação do cinema de ação
– Premières de curtas brasileiros e debate com cineastas
– Programe-se com os destaques do primeiro final de semana
– Começam as atividades da 19ª edição do Fantaspoa
– Anunciados os primeiros filmes selecionados e o cartaz do evento
:: PODCAST ::
:: MOSTRA INTERNACIONAL ::
A Garota Artificial
The Artifice Girl, EUA, 2022
Ficção Científica, 93 minutos
De Franklin Ritch
Com Lance Henriksen, Tatum Matthews, Franklin Ritch
O que nós achamos: “Mesmo com temas tão “cabeçudos” em jogo, o filme não se perde em elucubrações inalcançáveis à maioria da plateia.”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Centenas de Castores
Hundreds of Beavers, EUA, 2022
Ação/Comédia, 108 minutos
De Mike Cheslik
Com Ryland Tews, Olivia Graves, Wes Tank
Engolidos
Swallowed, Estados Unidos, 2022
Horror/Terror/Suspense, 96 minutos
De Carter Smith
Com Jena Malone, Cooper Koch, Mark Patton
O que nós achamos: “É evidente um ‘morde e assopra’, ou seja, a menção às nojeiras e a imediata higienização da imagem para elas não soarem incômodas demais”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Era uma vez no Futuro: 2121
Bir Zamanlar Gelecek: 2121, Turquia, 2022
Drama/Ficção Cientítica, 91 minutos
De Serpil Altin
Com Sukeyna Kiliç, Aysenil Samlioglu, Selen Öztürk
O que nós achamos: “Lida bem com as evidentes restrições orçamentárias, para isso se valendo da criatividade, algo perceptível na maneira como é construído esse panorama subterrâneo controlado por regras que não devem ser questionadas”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Linóleo
Linoleum, EUA, 2022
Comédia/Ficção Científica, 101 minutos
De Colin West
Com Jim Gaffigan, Amy Hargreaves, Rhea Seehorn
Megalomaniac
Bélgica, 2022
Horror, 118 minutos
De Karim Ouelhaj
Com Eline Schumacher, Wim Willaert, Benjamin Ramon
O que nós achamos: “Tem-se, enfim, um pesadelo, triste pelas razões que até ele o levam, e sádico pelo tanto que explora e pelas desgraças que ousa colocar em evidência“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Soft & Quiet
EUA, 2022
Drama/Horror, 91 minutos
De Beth de Araújo
Com Stefanie Estes, Olivia Luccardi, Eleanore Pienta
O que nós achamos: “A cineasta não vai buscar no extraordinário elementos para amedrontar a plateia. Ela captura o estado das coisas que testemunhamos diariamente nas ruas e nas redes”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Terceira Guerra Mundial
Jang-e jahani sevom, Irã, 2022
Drama/Policial, 117 minutos
De Houman Seyyedi
Com Mohsen Tanabandeh, Neda Jebraeili, Mahsa Hejazi
Representante oficial do Irã no Oscar 2023
O que nós achamos: “Revolucionário, ainda que essa seja uma verdade discreta, quase imperceptível, construída com o tempo e a ressonância de sua narrativa naqueles que dela se permitirem desfrutar“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Vesper
França/Lituânia/Bélgica, 2022
Drama/Ficção Científica, 114 minutos
De Kristina Buozyte, Bruno Samper
Com Raffiella Chapman, Eddie Marsan, Rosy McEwen
O que nós achamos: “Os cineastas Kristina Buozyte e Bruno Samper recorrem ao modelo sci-fi que deflagra os ricos como parasitas”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
:: MOSTRA IBERO-AMERICANA ::
As Bestas
Espanha/França, 2022
Suspense, 137 minutos
De Rodrigo Sorogoyen
Com Denis Ménochet, Marina Foïs, Luis Zahera
O que nós achamos: “Uma das principais qualidades do filme é a diluição dos posicionamentos e opiniões dos personagens ao longo da construção de um clima marcado por várias hostilidades“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
A Mesa da Sala de Jantar
La mesita del comedor, Espanha, 2022
Drama/Horror, 91 minutos
De Caye Casas
Com David Pareja, Estefanía de los Santos, Itziar Castro
O que nós achamos: “Caye Casas não está interessado em sustentar seu filme num evento específico que surge repentinamente, mas nas consequências dele, naquilo que advém da cumplicidade cinematográfica entre um homem desesperado e uma plateia que sabe muito mais do que todos os demais personagens em cena”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Secadores
Secaderos, Espanha, 2022
Drama, 98 minutos
De Rocio Mesa
Com Vera Centenera Carnero, Ada Mar Lupiañez Huertas, Tamara Arias
:: MOSTRA NACIONAL ::
Despedida
Brasil, 2021
Drama, 90 minutos
De Luciana Mazeto, Vinícius Lopes
Com Anaís Grala Wegner, Patricia Soso, Ida Celina, Sandra Dani, Marielly da Cruz, Kiko Ferraz
O que nós achamos: “Vinícius Lopes e Luciana Mazeto embalam esses problemas e tensões de ordem familiar numa narrativa caracterizada pela predominância de aspectos lúdicos. No entanto, não o fazem de modo óbvio, ou seja, não ficam explicando didaticamente as possíveis equivalências e correspondências ao longo do desenvolvimento”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Mundo Proibido
Brasil, 2022
Animação/Aventura, 100 minutos
De Alê Camargo, Camila Carrosine
O Porão da Rua do Grito
Brasil, 2022
Drama/Horror, 90 minutos
De Sabrina Greve
Com Giovanni de Lorenzi, Giovanni Gallo, Carol Marques da Costa
O que nós achamos: “Mesmo que capacidade da produção de hipnotizar o público caia sensivelmente com a adoção dos termos do gore, Sabrina Greve apresenta algumas credenciais empolgantes como autora“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
:: MOSTRA LOW BUDGETS, GREAT FILMS ::
As Que Vocês Não Queimaram
The Ones You Didn’t Burn, EUA, 2022
Horror, 70 minutos
De Elise Finnerty
Com Nathan Wallace, Samuel Dunning, Estelle Girard Parks
O que nós achamos: “E por mais que não consiga evitar alguns cacoetes do cinema independente norte-americano, esses se mostram orgânicos em um conjunto que não está atrás de reações gratuitas, preferindo o incômodo à mera provocação. O que já é um ótimo começo“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Bom Garoto
Good Boy, Noruega, 2022
Horror/Suspense, 76 minutos
De Viljar Bøe
Com Gard Løkke, Katrine Fredriksen, Amalie Willoch Njaastad
O que nós achamos: “O que se tem é um filme interessado não em acomodar os elementos reunidos, mas, pelo contrário, o que busca é reverter essas expectativas. Ao mesmo tempo em que não desvia de desdobramentos fáceis de serem antecipados, também não se contenta em entregá-los conforme o esperado, investindo nos mesmos além do imaginado e cruzando fronteiras até então aceitáveis em nome de algo ainda mais perturbador“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
:: MOSTRA ESPECIAIS ::
Ju-On: O Grito
Ju-on, Japão, 2002
Horror, 92 minutos
De Takashi Shimizu
Com Megumi Okina, Misaki Itô, Misa Uehara
Matar a Deus
Matar a Dios, Espanha, 2017
Comédia/Horror, 93 minutos
De Caye Casas, Albert Pintó
Com Eduardo Antuña, Itziar Castro, Emilio Gavira
O que nós achamos: “Os diretores conseguem evitar que o longa se transforme em uma história de uma piada só, trazendo personagens interessantes, um desfecho criativo e engraçado em sua inevitável melancolia“. Confira na íntegra a crítica de Rodrigo de Oliveira
O Poço
El hoyo, Espanha, 2019
Ficção Científica/Horror/Thriller, 94 minutos
De Galder Gaztelu-Urrutia
Com Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Antonia San Juan
O que nós achamos: “Um filme violento, que não poupa o espectador do espetáculo degradante motivado pelos dispositivos cruéis desse local delineado como um repugnante microcosmo social“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Comando para Matar
Commando, EUA, 1985
Ação/Aventura/Thriller, 91 minutos
De Mark L. Lester
Com Arnold Schwarzenegger, Bill Paxton, Rae Dawn Chong
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
- En La Caliente: Contos de um Guerreiro do Reggaeton - 19 de novembro de 2024
- Aile: Laços de Paixão Copy - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário