Está na hora de conferirmos a mais nova edição do Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), um dos mais importantes e tradicionais eventos da América Latina entre os voltados ao cinema fantástico. Em 2023, a programação do evento porto-alegrense acontece de 13 a 30 de abril, em quatro espaços da capital: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085), Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736), Sala Redenção (Av. Paulo Gama, 110) e Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). A seleção deste ano apresentará 172 títulos, entre curtas e longas, a maioria inédita no Brasil. Com mais de 850 inscrições, indicando uma taxa de seleção de 20% dos inscritos, as atividades se dividirão em oito diferentes programas, com seus respectivos prêmios. Os curta-metragens se dividem em curtas nacionais, curtas de animação internacionais e curtas live-action internacionais. Já os longas se dividem entre especiais, e as competições internacional; brasileira; ibero-americana; e a inédita “Low Budgets, Great Films”. E, é claro que o Papo de Cinema está de olho nas movimentações. Portanto, fique ligado neste especial para saber tudo e mais um pouco sobre essa festa.
– Confira os vencedores da 19ª edição do evento
– Aproveite o último fim de semana do evento. Confira os destaques
– Palestras preparam a reta final do evento em Porto Alegre
– Cineasta espanhol Caye Casas apresenta seu mais novo filme
– Premiéres marcam sessão de curtas-metragens em Porto Alegre
– Começa a etapa online e gratuita da 19ª edição do evento
– Sessões comentadas com diretores estrangeiros agitam o evento
– Palestra discute a transformação do cinema de ação
– Premières de curtas brasileiros e debate com cineastas
– Programe-se com os destaques do primeiro final de semana
– Começam as atividades da 19ª edição do Fantaspoa
– Anunciados os primeiros filmes selecionados e o cartaz do evento
The Artifice Girl, EUA, 2022
Ficção Científica, 93 minutos
De Franklin Ritch
Com Lance Henriksen, Tatum Matthews, Franklin Ritch
O que nós achamos: “Mesmo com temas tão “cabeçudos” em jogo, o filme não se perde em elucubrações inalcançáveis à maioria da plateia.”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Hundreds of Beavers, EUA, 2022
Ação/Comédia, 108 minutos
De Mike Cheslik
Com Ryland Tews, Olivia Graves, Wes Tank
Swallowed, Estados Unidos, 2022
Horror/Terror/Suspense, 96 minutos
De Carter Smith
Com Jena Malone, Cooper Koch, Mark Patton
O que nós achamos: “É evidente um ‘morde e assopra’, ou seja, a menção às nojeiras e a imediata higienização da imagem para elas não soarem incômodas demais”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Bir Zamanlar Gelecek: 2121, Turquia, 2022
Drama/Ficção Cientítica, 91 minutos
De Serpil Altin
Com Sukeyna Kiliç, Aysenil Samlioglu, Selen Öztürk
O que nós achamos: “Lida bem com as evidentes restrições orçamentárias, para isso se valendo da criatividade, algo perceptível na maneira como é construído esse panorama subterrâneo controlado por regras que não devem ser questionadas”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Linoleum, EUA, 2022
Comédia/Ficção Científica, 101 minutos
De Colin West
Com Jim Gaffigan, Amy Hargreaves, Rhea Seehorn
Bélgica, 2022
Horror, 118 minutos
De Karim Ouelhaj
Com Eline Schumacher, Wim Willaert, Benjamin Ramon
O que nós achamos: “Tem-se, enfim, um pesadelo, triste pelas razões que até ele o levam, e sádico pelo tanto que explora e pelas desgraças que ousa colocar em evidência“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EUA, 2022
Drama/Horror, 91 minutos
De Beth de Araújo
Com Stefanie Estes, Olivia Luccardi, Eleanore Pienta
O que nós achamos: “A cineasta não vai buscar no extraordinário elementos para amedrontar a plateia. Ela captura o estado das coisas que testemunhamos diariamente nas ruas e nas redes”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Jang-e jahani sevom, Irã, 2022
Drama/Policial, 117 minutos
De Houman Seyyedi
Com Mohsen Tanabandeh, Neda Jebraeili, Mahsa Hejazi
Representante oficial do Irã no Oscar 2023
O que nós achamos: “Revolucionário, ainda que essa seja uma verdade discreta, quase imperceptível, construída com o tempo e a ressonância de sua narrativa naqueles que dela se permitirem desfrutar“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
França/Lituânia/Bélgica, 2022
Drama/Ficção Científica, 114 minutos
De Kristina Buozyte, Bruno Samper
Com Raffiella Chapman, Eddie Marsan, Rosy McEwen
O que nós achamos: “Os cineastas Kristina Buozyte e Bruno Samper recorrem ao modelo sci-fi que deflagra os ricos como parasitas”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Espanha/França, 2022
Suspense, 137 minutos
De Rodrigo Sorogoyen
Com Denis Ménochet, Marina Foïs, Luis Zahera
O que nós achamos: “Uma das principais qualidades do filme é a diluição dos posicionamentos e opiniões dos personagens ao longo da construção de um clima marcado por várias hostilidades“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
La mesita del comedor, Espanha, 2022
Drama/Horror, 91 minutos
De Caye Casas
Com David Pareja, Estefanía de los Santos, Itziar Castro
O que nós achamos: “Caye Casas não está interessado em sustentar seu filme num evento específico que surge repentinamente, mas nas consequências dele, naquilo que advém da cumplicidade cinematográfica entre um homem desesperado e uma plateia que sabe muito mais do que todos os demais personagens em cena”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Secaderos, Espanha, 2022
Drama, 98 minutos
De Rocio Mesa
Com Vera Centenera Carnero, Ada Mar Lupiañez Huertas, Tamara Arias
Brasil, 2021
Drama, 90 minutos
De Luciana Mazeto, Vinícius Lopes
Com Anaís Grala Wegner, Patricia Soso, Ida Celina, Sandra Dani, Marielly da Cruz, Kiko Ferraz
O que nós achamos: “Vinícius Lopes e Luciana Mazeto embalam esses problemas e tensões de ordem familiar numa narrativa caracterizada pela predominância de aspectos lúdicos. No entanto, não o fazem de modo óbvio, ou seja, não ficam explicando didaticamente as possíveis equivalências e correspondências ao longo do desenvolvimento”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Brasil, 2022
Animação/Aventura, 100 minutos
De Alê Camargo, Camila Carrosine
Brasil, 2022
Drama/Horror, 90 minutos
De Sabrina Greve
Com Giovanni de Lorenzi, Giovanni Gallo, Carol Marques da Costa
O que nós achamos: “Mesmo que capacidade da produção de hipnotizar o público caia sensivelmente com a adoção dos termos do gore, Sabrina Greve apresenta algumas credenciais empolgantes como autora“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
The Ones You Didn’t Burn, EUA, 2022
Horror, 70 minutos
De Elise Finnerty
Com Nathan Wallace, Samuel Dunning, Estelle Girard Parks
O que nós achamos: “E por mais que não consiga evitar alguns cacoetes do cinema independente norte-americano, esses se mostram orgânicos em um conjunto que não está atrás de reações gratuitas, preferindo o incômodo à mera provocação. O que já é um ótimo começo“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Good Boy, Noruega, 2022
Horror/Suspense, 76 minutos
De Viljar Bøe
Com Gard Løkke, Katrine Fredriksen, Amalie Willoch Njaastad
O que nós achamos: “O que se tem é um filme interessado não em acomodar os elementos reunidos, mas, pelo contrário, o que busca é reverter essas expectativas. Ao mesmo tempo em que não desvia de desdobramentos fáceis de serem antecipados, também não se contenta em entregá-los conforme o esperado, investindo nos mesmos além do imaginado e cruzando fronteiras até então aceitáveis em nome de algo ainda mais perturbador“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Ju-on, Japão, 2002
Horror, 92 minutos
De Takashi Shimizu
Com Megumi Okina, Misaki Itô, Misa Uehara
Matar a Dios, Espanha, 2017
Comédia/Horror, 93 minutos
De Caye Casas, Albert Pintó
Com Eduardo Antuña, Itziar Castro, Emilio Gavira
O que nós achamos: “Os diretores conseguem evitar que o longa se transforme em uma história de uma piada só, trazendo personagens interessantes, um desfecho criativo e engraçado em sua inevitável melancolia“. Confira na íntegra a crítica de Rodrigo de Oliveira
El hoyo, Espanha, 2019
Ficção Científica/Horror/Thriller, 94 minutos
De Galder Gaztelu-Urrutia
Com Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Antonia San Juan
O que nós achamos: “Um filme violento, que não poupa o espectador do espetáculo degradante motivado pelos dispositivos cruéis desse local delineado como um repugnante microcosmo social“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Commando, EUA, 1985
Ação/Aventura/Thriller, 91 minutos
De Mark L. Lester
Com Arnold Schwarzenegger, Bill Paxton, Rae Dawn Chong