Copa de Cinema :: Quartas: Brasil x Colômbia

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E chegamos às quartas-de-final da Copa do Mundo. Se o Brasil passou sufoco contra o Chile nas oitavas para avançar, o mesmo não pode ser dito da Colômbia, time que venceu com autoridade a tradicional celeste uruguaia. Se nós temos Neymar, eles têm o meio-campista James Rodriguez, um dos destaques do mundial (e até agora um de seus artilheiros). Neste confronto de sul-americanos, é claro, certo favoritismo recai sobre nossa seleção, afinal somos pentacampeões e jogamos em casa. Se nos campos o jogo só acaba quando termina, conforme o jargão, na seara cinematográfica podemos dizer que o eventual favoritismo brasileiro se converteria com relativa facilidade em vitória, embora a Colômbia tenha apresentado, sobretudo em festivais, algumas realizações interessantes ultimamente. Confira os filmes selecionados pelos editores do Papo de Cinema para representarem Brasil e Colômbia nesse fictício mata-mata de cinema.

 

BRASIL
Central do Brasil
(Central do Brasil, Brasil/França, 1998)
Walter Salles fez o Brasil chorar em 1998 com a saga da professorinha que ajudava um menino sozinho no mundo na tentativa de encontrar seu pai no nordeste. Central do Brasil foi a última produção nacional indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e teve sua protagonista, Fernanda Montenegro, indicada ao prêmio da Academia por sua atuação sublime no longa-metragem. Como a “escrevinhadora de cartas” Dora, Montenegro foi gigante, mostrando de forma intensa a jornada daquela personagem moralmente ambígua, que com o passar do tempo se transformava em uma pessoa melhor. Com a inesquecível trilha sonora de Jacques Morelenbaum e Antonio Pinto e a certeira direção de Walter Salles, um exímio diretor de road movies, temos aqui um exemplar ímpar do nosso cinema. Tudo o que queremos nesta nova fase da Copa do Mundo é que o Brasil tenha alegrias contra a seleção da Colômbia. Por isso, o choro ficará apenas na Copa de Cinema, com este drama emotivo estrelado pelo jovem talento Vinícius de Oliveira e co-estrelado por Marília Pêra, Othon Bastos e Matheus Nachtergaele. – por Rodrigo de Oliveira

 

COLÔMBIA
Nossa Senhora dos Assassinos
(La Virgen de los Sicarios, Colômbia/Espanha/França, 2000)
Realizador iraniano de carreira irregular em Hollywood, Barbet Schroeder migrou para a Colômbia para realizar um dos seus trabalhos mais elogiados. Baseado no romance homônimo de Fernando Vallejo e filmado inteiramente nas ruas de Medellin, este tenso drama urbano tem como protagonista Fernando, um homem na faixa dos seus cinquenta anos que volta para sua terra natal para assumir um apartamento ganho como herança. Sem conseguir evitar a violência e o tráfico de drogas que ocupa as ruas de seu bairro, ele se descobre atraído pelo jovem Alexis, de apenas 16 anos, um rebelde prostituto que não hesita em matar quando acuado. Premiado nos festivais de Veneza, Havana e Verzaubert (Alemanha), foi o representante oficial do país na disputa por uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Porém, se nem com um título como esse, que emula uma reza cheia de esperança, tal aposta não foi suficiente – a despeito das inúmeras qualidades deste longa – também estamos na torcida para que na Copa do Mundo todos estes esforços terminem aqui nas Quartas de Final, permitindo que nosso Brasil siga em frente rumo à vitória! – por Robledo Milani

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