Alien: O Oitavo Passageiro (1979) surgiu no fim dos anos 1970 para se tornar referência dentro dos gêneros de terror e ficção científica em Hollywood. A ideia central se baseia no combate entre astronautas e uma forma de vida alienígena que se infiltra numa nave espacial. Sigourney Weaver interpreta Ellen Ripley, a líder da tripulação original e protagonista da saga. A franquia encabeçada por Ridley Scott segue até hoje como uma das mais lucrativas da história do cinema, somando mais de US$ 1 bilhão, se contarmos os dois spin-offs: Alien vs. Predador (2004) e Aliens vs. Predador 2 (2007).
Embora o primeiro longa seja considerado por muitos como uma obra-prima da história do cinema, o seu sucessor, Aliens: O Resgate (1986), conquistou mais sucesso junto ao público. Seguindo a decisão de sempre trocar de diretores, Alien 3 (1992) tomou decisões arriscadas que desagradaram ao público e pareciam encerrar a trama. No entanto, cinco anos mais tarde, o monstro retornou em Alien: A Ressurreição (1997), com uma proposta excêntrica e, novamente, mal recebida. Depois de um hiato de 15 anos, mesmo que nesse intervalo tenha se apresentado em encontros com o Predador, Ridley Scott decidiu retomar as rédeas da franquia com um prequel, Prometheus (2012), antes de expandir a história prévia por meio de Alien: Covenant (2017), ambos razoavelmente bem-sucedidos apesar dos altos custos de produção. E mais recentemente o uruguaio Fede Alvarez foi incumbido de dar sequência à saga com Alien: Romulus (2024). Confira o nosso especial com as informação sobre todos os filmes estrelados pelo xenomorfo mais famoso do cinema.
Alien: Romulus
Alien: Romulus, EUA/Reino Unido, 2024
Ação/Horror/Ficção Científica, 110 minutos
De Fede Alvarez
Com Cailee Spaeny, Isabela Merced, Archie Renaux, David Jonsson, Spike Fearn, Aileen Wu
Sinopse: Explorando as profundezas de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores se depara com uma forma de vida aterrorizante.
Nota do Papo de Cinema: 6/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 71%
Nota do IMDb: 74%
Nota do Metacritic: 64%
Nota do Rotten Tomatoes: 80%
Orçamento: US$ 80 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 226 milhões
O que nós achamos: “O roteiro restringe Rain a ser a sobrevivente ética, a operária beneficiada pelo sacrifício dos amigos. Fede Alvarez opta por pulverizar a ameaça, não se concentrando num xenomorfo, multiplicando os alienígenas a fim de infestar o espaço. Decisão questionável, pois ao fracionar o perigo em vários corpos hostis o realizador dispersa essa força agressora”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Podcast #154 :: Alien: Romulus
Alien: Covenant
Alien: Covenant, EUA/Inglaterra/Austrália, 2017
Ação/Horror/Ficção Científica, 122 minutos
De Ridley Scott
Com Michael Fassbender, Katherine Waterston, James Franco, Noomi Rapace, Billy Crudup, Demián Bichir, Guy Pearce, Danny McBride, Carmen Ejogo, Jussie Smollett
Sinopse: Viajando pela galáxia, os tripulantes da nave colonizadora Covenant encontram um planeta remoto com ares de paraíso inexplorado. Encantados, eles acreditam na sorte e ignoram a realidade do local: uma terra sombria que guarda terríveis segredos e tem o sobrevivente David como habitante solitário.
Nota do Papo de Cinema: 7/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): N/A
Nota do IMDb: 64%
Nota do Metacritic: 65%
Nota do Rotten Tomatoes: 65%
Premiações: Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA 2018 (indicado a Melhor Filme de Ficção Científica);
Orçamento: US$ 97 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 240 milhões
O que nós achamos: “Crudup está muito adequado como um líder falho no seu improviso, assim como McBride surpreende ao ir além de sua zona de conforto. Quem pensava que Waterston seria a força dessa nova trama, assim como Weaver foi na quadrilogia original, ledo engana, pois ela pouco é além de uma sombra apagada diante do desempenho impressionante de Fassbender”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani.
Prometheus
Prometheus, EUA, 2012
Ação/Horror/Ficção Científica, 101 minutos
De Ridley Scott
Com Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce, Logan Marshall-Green, Sean Harris, Rafe Spall, Benedict Wong, Patrick Wilson, Lucy Hutchinson.
Sinopse: Uma equipe de exploradores descobre novos indícios sobre as origens da humanidade na Terra, levando-os a uma aventura impressionante pelas partes mais sombrias do universo. Eles deverão vencer uma batalha cruel para salvar o futuro da raça humana. Prometheus é o nome da aeronave utilizada por um grupo seleto de pessoas para investigar os fragmentos do “DNA alienígena”.
Nota do Papo de Cinema: 10/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 69%
Nota do IMDb: 70%
Nota do Metacritic: 64%
Nota do Rotten Tomatoes: 73%
Premiações: Oscar 2013 (indicado a Melhores Efeitos Visuais), BAFTA 2013 (indicado a Melhores Efeitos Visuais);
Orçamento: US$ 130 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 403 milhões
O que nós achamos: “Fassbender merece (mais uma vez) todos os prêmios que estiver disputando por esse papel. Se por um lado o ator mostra em mínimos trejeitos (inclusive uma forma de se mover um tanto quanto robótica) que é um androide, por outro consegue humanizar este personagem, acrescentando um lado infantil e curioso de David a respeito de um novo mundo”. Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez.
Aliens vs. Predador 2
AVPR: Aliens vs Predator – Requiem, EUA, 2007
Ação/Horror/Ficção Científica, 94 minutos
De Colin Strause, Greg Strause
Com Reiko Aylesworth, Steven Pasquale, Shareeka Epps, John Ortiz, Ariel Gade, Johnny Lewis, Kristen Hager, Sam Trammell, Robert Joy
Sinopse: Duas espécies de inimigos extraterrestres trazem sua batalha para a Terra, colocando os residentes de Gunnison, Colorado, no meio deste fogo cruzado. De um lado, alienígenas quase indestrutíveis, e, do outro, um solitário predador, que tem a missão de exterminar todos os sinais de infestação alienígena do planeta, não importa quem estiver no caminho.
Nota do Papo de Cinema: 4/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 23%
Nota do IMDb: 49%
Nota do Metacritic: 27%
Nota do Rotten Tomatoes: 12%
Premiações: Framboesa de Ouro 2008 (indicado a Pior Sequência ou Remake);
Orçamento: US$ 40 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 130,2 milhões
O que nós achamos: “A carreira como técnico de efeitos especiais dos irmãos Strause serviu para que eles investissem na categoria em sua primeira incursão pela direção. Toda essa dedicação aos embates acabou deixando de lado os atores, mecânicos nos diálogos e exagerados ao extremo”. Confira na íntegra a crítica de Bianca Zasso.
Alien vs. Predador
AVP: Alien vs. Predator, EUA/Inglaterra/Canadá/Alemanha/República Tcheca, 2004
Horror/Ficção Científica, 101 minutos
De Paul W.S. Anderson
Com Sanaa Lathan, Lance Henriksen, Raoul Bova, Ewen Bremner, Colin Salmon, Tommy Flanagan, Joseph Rye.
Sinopse: Uma pirâmide até então desconhecida é encontrada na Antártica através de satélites, fazendo com que uma equipe de cientistas e aventureiros seja enviada para investigar o local. Porém, lá eles fazem uma descoberta: a pirâmide serve de abrigo para duas raças alienígenas extremamente violentas, que estão em guerra.
Nota do Papo de Cinema: 2/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 35%
Nota do IMDb: 56%
Nota do Metacritic: 29%
Nota do Rotten Tomatoes: 21%
Premiações: Framboesas de Ouro 2005 (indicado a Pior Remake ou Sequência);
Orçamento: US$ 60 milhões
Bilheteria mundial: US$ 172,5 milhões
O que nós achamos: “No que tange às cenas de ação, verdadeiro motivo de ser de Alien vs. Predador, Paul W.S. Anderson segue uma fórmula bem definida. Os xenomorfos são vistos, no mais das vezes, de perto. Close nas feições ameaçadoras e gosmentas. Já os yautja ganham mais espaço. Contudo, há excesso de cenas subjetivas, mecanismo que evidentemente busca criar tensão”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller.
Alien: A Ressurreição
Alien: Ressurrection, EUA, 1997
Ação/Horror/Ficção Científica, 109 minutos
De Jean-Pierre Jeunet
Com Sigourney Weaver, Winona Ryder, Dominique Pinon, Ron Perlman, Gary Dourdan, Michael Wincott, Dan Hedaya, J.E. Freeman, Brad Dourif
Sinopse: Duzentos anos se passaram desde que Ripley sacrificou sua vida em Fiorina 161. Agora, após sete fracassos, os cientistas finalmente conseguiram clonar uma réplica perfeita de Ripley, o que inclui DNA da Rainha alienígena que se desenvolvia dentro dela quando Ripley morreu. Mas essa nova geração de aliens é muito mais inteligente do que foram seus antecessores – um fato que os cientistas só percebem após a nave The Betty ter chegado com mais hospedeiros humanos.
Nota do Papo de Cinema: 6/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 60%
Nota do IMDb: 62%
Nota do Metacritic: 63%
Nota do Rotten Tomatoes: 55%
Premiações: Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA 1998 (indicado a Melhor Filme de Ficção Científica, Atriz/Sigourney Weaver, Atriz Coadjuvante/Winona Ryder, Direção, Figurino e Efeitos Visuais);
Orçamento: US$ 75 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 161,3 milhões
O que nós achamos: “Ainda que um tanto superficial, praticamente ignorando a mitologia erigida por Alien: O Oitavo Passageiro, o filme de Jeunet abre portas e passa ao largo da mediocridade. Numa realização visivelmente controlada por produtores tão gananciosos quanto os cientistas retratados, dos males os menores”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Alien 3
Alien³, EUA, 1992
Ação/Horror/Ficção Científica, 114 minutos
De David Fincher
Com Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Paul McGann, Brian Glover, Ralph Brown, Danny Webb, Christopher John Fields, Pete Postlethwaite, Paul Brennen
Sinopse: A tenente Ellen Ripley e equipe estão voltando para casa quando sofrem uma colisão com um planeta-prisão. Ripley é a única sobrevivente e acaba descobrindo que na verdade um alien infiltrado na nave causou o acidente. Na prisão, em companhia de criminosos que formaram um culto religioso, precisam escapar do invasor.
Nota do Papo de Cinema: 7/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 75%
Nota do IMDb: 65%
Nota do Metacritic: 59%
Nota do Rotten Tomatoes: 44%
Premiações: Oscar 1993 (indicado a Melhores Efeitos Visuais), BAFTA 1993 (indicado a Melhores Efeitos Visuais);
Orçamento: US$ 50 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 159,8 milhões
O que nós achamos: “É o mais pesado e sombrio de todos os filmes, o único sem um final feliz óbvio, mas ainda assim o mais corajoso e ousado. Poderia ser melhor, sem dúvidas. Porém, está longe de ser o desastre que muitos apontam. Arte, afinal, também é assumir riscos, e aqui eles se encontram por todos os lados”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Aliens: O Resgate
Aliens, EUA/Inglaterra, 1986
Ação/Horror/Ficção Científica, 137 minutos
De James Cameron
Com Sigourney Weaver, Carrie Henn, Michael Biehn, Paul Reiser, Lance Henriksen, Bill Paxton, Jenette Goldstein, William Hope
Sinopse: Na Terra, ninguém acredita na história da tenente Ripley, única sobrevivente da tripulação que enfrentou o alien. Até que notícias vindas de uma colônia num planeta distante levam Ripley e um grupo de soldados a enfrentarem novamente o terrível inimigo.
Nota do Papo de Cinema: 7/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 89%
Nota do IMDb: 83%
Nota do Metacritic: 84%
Nota do Rotten Tomatoes: 97%
Premiações: Oscar 1987 (premiado como Melhores Efeitos Especiais e de Edição de Som. Indicado a Melhor Atriz/Sigourney Weaver, Direção de Arte, Montagem, Som e Trilha Sonora);
Orçamento: US$ 18,5 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 131 milhões
O que nós achamos: “Tem ação em doses cavalares, vilões ameaçadores e efeitos especiais excelentes (para 1986). Pode pecar aqui e ali com alguns exageros – seja pelas atuações dos coadjuvantes, seja por alguns trechos dispensáveis do roteiro – mas se mantém como um ótimo exemplar do gênero”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Alien: O Oitavo Passageiro
Alien, EUA/Inglaterra, 1979
Ação/Horror/Ficção Científica, 117 minutos
De Ridley Scott
Com Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm, Yaphet Kotto, Bolaji Badejo, Helen Horton, Eddie Powell
Sinopse: Quando os sete tripulantes do rebocador espacial Nostromo respondem a um pedido de socorro vindo de um planeta deserto, acabam por descobrir uma forma de vida mortífera que se reproduz utilizando os humanos como hospedeiros. Sem saberem, eles levam para dentro da nave um mortal e desconhecido extraterrestre. Assim se inicia uma viagem de horror que irá matar seis dos tripulantes e assombrar para sempre a única sobrevivente.
Nota do Papo de Cinema: 10/10
Grade Crítica do Papo de Cinema (média): 96%
Nota do IMDb: 84%
Nota do Metacritic: 89%
Nota do Rotten Tomatoes: 98%
Premiações: Oscar 1980 (premiado como Melhores Efeitos Visuais, indicado a Melhor Direção de Arte); BAFTA 1980 (premiado como Melhor Trilha Sonora, Design de Produção e Som, indicado a Melhor Figurino, Montagem, Ator Coadjuvante/John Hurt e Revelação/Sigourney Weaver);
Orçamento: US$ 11 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 108 milhões
O que nós achamos: “A sensação de pânico que é não podemos contar com qualquer tipo de ajuda, além de nós mesmos, para nos livrarmos do horror. Cinema de alta qualidade que anda raro hoje em dia”. Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Os Horrores do Caddo Lake - 4 de novembro de 2024
- Onda Nova :: Filme brasileiro censurado nos anos 1980 volta aos cinemas com cópia restaurada - 4 de novembro de 2024
- Iecine lança dicionário com 421 longas-metragens gaúchos - 4 de novembro de 2024
Deixe um comentário