Acontece de 22 a 25 de maio, em Pelotas, cidade no interior do Rio Grande do Sul, a primeira edição da Janela de Cinema, um evento que busca proporcionar o acesso dos espectadores de regiões mais afastadas das grandes capitais ao que de mais recente tem sido feito no cinema nacional. A iniciativa é do acadêmico do curso de Cinema da UFPel – e membro da Equipe Papo de Cinema – Renato Cabral, que teve a ideia de organizar uma mostra que abrangesse um pouco do cenário audiovisual brasileiro dos últimos anos.
O nome Janela de Cinema de Pelotas é declaradamente inspirado no festival que acontece anualmente em Recife e capitaneado pelo crítico e cineasta Kleber Mendonça Filho. No RS, a Janela irá apresentar, durante quatro dias, produções que já passaram por festivais nacionais e internacionais, sempre com ótimas recepções. Além de longas-metragens produzidos de norte a sul do Brasil, serão exibidos também curtas de diversas localidades do estado do Rio Grande do Sul, incluindo produções pelotenses.
A Janela de Cinema de Pelotas é uma realização do Centro de Artes – UFPel e do Zero Três Cineclube, contando com apoio master da Vitrine Filmes e os apoios da Casa Fora do Eixo Pelotas, À Vapor Estúdio e Garage Bakery. As sessões e mesas de debate serão realizadas no Centro de Artes (Rua Alberto Rosa, 62), durante a tarde e à noite. A entrada é gratuita. A programação completa está disponível no perfil do evento no Facebook, no endereço www.facebook.com/janelacinepelotas.
O Papo de Cinema, é claro, não poderia deixar de apoiar essa bela proposta. Confira aqui as críticas dos principais longas exibidos na Janela de Cinema de Pelotas, além de detalhes e curiosidades do que rolou neste novo evento que chegou para movimentar o mercado cinematográfico gaúcho e brasileiro.
Confira a crítica de Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now, por Willian Silveira
Confira a crítica de O Liberdade, por Adriana Androvandi
Confira a crítica de Vou Rifar Meu Coração, por Robledo Milani
Confira a crítica de Uma Longa Viagem, por Robledo Milani
Confira a crítica de Trabalhar Cansa, por Robledo Milani
Confira a crítica de O Som ao Redor, por Marcelo Müller
Confira a crítica de Riscado, por Robledo Milani
Confira a crítica de O Abismo Prateado, por Rodrigo de Oliveira