Dezembro chegou e estão todos de olho na temporada de premiações. A sessão desta quinta começa com uma das grandes apostas de uma das maiores plataformas de streaming do mundo: um drama que propõe uma reflexão bem-humorada a cerca da religião católica no imaginário contemporâneo – sob a batuta de um cineasta brasileiro indicado ao Oscar e protagonizado por dois astros do cinema hollywoodiano. Também tem uma elogiada comédia cheia de crimes – exibida no Festival de Toronto 2019 – baseada num artigo da New York Magazine, um drama norte-americano inspirado num no livro de Jonathan Lethem e um documentário sobre o popular rockeiro conhecido como “The Boss”. Outro destaque dessa semana são nada menos do que oito entrevistas exclusivas, com realizadores, cineastas, roteiristas, atores e atrizes! Destes verdadeiros ‘papos de cinema’, dois são internacionais! Tá bom ou quer mais? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, bilheterias e muito mais!
The Two Popes, EUA/Reino Unido/Itália/Argentina, 2019
Documentário, 124 minutos
De Fernando Meirelles
Com Jonathan Pryce, Anthony Hopkins
Curiosidades: Baseado em uma história real;
Nota Papo de Cinema: 9/10
Nota do IMDB: 7,7/10
Nota do Metacritic: 77/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Assumindo uma composição quase teatral, com apenas dois intérpretes em estado de graça – é difícil afirmar qual dos dois, se Anthony Hopkins ou Jonathan Pryce, está mais apropriado como Bento ou Francisco, respectivamente”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Fernando Meirelles
Freedom is a big word, Brasil/Uruguai, 2018
Documentário, 71 minutos
De Guillermo Rocamora
Com Muhammad Abdallah
Curiosidades: Mesmo diretor de Solo (2013);
Nota Papo de Cinema: 8/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “A desesperança e o abatimento crescentes estampados na expressão do refugiado palestino sintetizam a subversão das expectativas esperançosas que se anunciavam”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Guillermo Rocamora
Fête de famille, França, 2019
Drama/Comédia, 101 minutos
De Cédric Kahn
Com Catherine Deneuve, Emmanuelle Bercot, Vincent Macaigne, Cédric Kahn
Curiosidades: Festival de Lisboa e Estoril 2019: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 5,9/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Por trás da malícia e do senso de manipulação – do cineasta e dos personagens -, existe uma forma de ternura que impede o drama de se limitar à mera experiência de sadismo familiar”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com o ator e diretor Cédric Kahn
Brasil, 2019
Drama, 98 minutos
De Gustavo Galvão
Com Marat Descartes, Ayla Gresta
Curiosidades: 43ª Mostra de São Paulo: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota do IMDB: 8,2/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Compartilha qualidades e defeitos de seus personagens. O filme cheio de iniciativas carece de estrutura para canalizá-las”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Gustavo Galvão
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Ayla Gresta
Diante dos Meus Olhos
Brasil, 2019
Documentário, 81 minutos
De André Félix
Com Afonso Abreu, Mario Ruy Marco, Antonio Grijó
Curiosidades: 7º Olhar de Cinema: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Sabe-se mais de Os Mamíferos lendo a sinopse do que assistindo ao longa. O mesmo pode ser dito dos personagens, coadjuvantes do aspecto formal, da necessidade de lidar com essa escassez de fatos”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor André Félix
Brasil, 2019
Drama, 90 minutos
De Andrucha Waddington
Com Felipe Camargo, Carol Castro, Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Criolo
Curiosidades: 43ª Mostra de São Paulo: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Nunca se define ao certo em abordar o suspense psicológico e o suspense sobrenatural. Ao primeiro subgênero, falta investigação da psique humana, privilegiando o olhar dos personagens ao ponto de vista onisciente, e ao segundo, falta mesclar invisível e visível”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com a roteirista Fernanda Torres
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Andrucha Waddington
Hustlers, EUA, 2019
Drama/Comédia/Crime, 109 minutos
De Lorene Scafaria
Com Jennifer Lopez, Constance Wu, Julia Stiles
Curiosidades: O filme é inspirado no artigo The Hustlers at Scores, de Jessica Pressler, publicado na New York Magazine;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota do IMDB: 6,5/10
Nota do Metacritic: 79/100
Orçamento: US$ 20 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 150 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “investe firme na proposta das amigas inseparáveis para ressaltar um empolgação nem sempre bem justificável. Não por acaso, a diretora também aposta em uma trilha sonora dançante que tão bem combina com este clima de living la vida loca, apoiada por uma edição ágil”. Confira na íntegra a crítica de Francisco Russo
Motherless Brooklyn, EUA, 2019
Drama/Crime, 144 minutos
De Edward Norton
Com Edward Norton, Gugu Mbatha-Raw, Leslie Mann, Willem Dafoe, Alec Baldwin, Bobby Cannavale, Bruce Willis
Curiosidades: Baseado no livro de Jonathan Lethem;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota do IMDB: 7,1/10
Nota do Metacritic: 60/100
Orçamento: US$ 26 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 11,5 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “resulta numa produção repleta de excessos e arestas, como um trabalho que precisasse de mais tratamentos de roteiro e de montagem. Ainda assim, deve-se reconhecer seus méritos de resgatar uma noção de épico que não precisa de superpoderes nem de edição ultra fragmentada”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EUA, 2019
Documentário, 83 minutos
De Bruce Springsteen, Thom Zimny
Com Bruce Springsteen
Curiosidades: Critics Choice Documentary Awards 2019: premiado como Melhor Narração (Bruce Springsteen). Indicado ainda a Melhor Documentário Musical;
Nota Papo de Cinema: 3/10
Nota do IMDB: 7,7/10
Nota do Metacritic: 80/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Nada mais é do que um show filmado”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller