Já estamos no segundo mês do ano e o ritmo das estreias não diminui – pelo contrário, felizmente. Para não deixar nada para trás, é melhor o espectador se apressar. Nesta quinta-feira temos mais três produções indicadas ao Oscar 2019. A primeira trata da vida de um dos mais influentes artistas holandeses de todos os tempos, que almeja o troféu de Melhor Ator. Já a segunda é um drama de guerra polonês que está de olho nas estatuetas de Melhor Filme Estrangeiro, Direção e Fotografia. E a terceira busca os prêmios de Melhor Trilha Sonora, Atriz Coadjuvante e Roteiro Adaptado com uma história real sobre racismo e acusações criminais injustas. O cinema brasileiro também marca presença, com um drama feminino exibido no Festival de Gramado, um drama social premiado na Mostra de Tiradentes e uma comédia protagonizada por dois galãs da teledramaturgia nacional. Ah! O cardápio ainda conta com um longa de horror que tem dado o que falar nos EUA e a sequência de uma animação estrelada pelos famosos brinquedos montáveis. E aí? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, entrevistas exclusivas e muito mais!
Brasil, 2017
Drama, 86 minutos
De Kris Niklison
Com Camila Morgado, Maricel Álvarez, Maria Alice Vergueiro
Curiosidades: 45º Festival de Cinema de Gramado: selecionado para a mostra competitiva de longas brasileiros;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota do IMDB: 6,8/10
Estreia SP / RJ / PR / RS / PI / SE / MA / AM
O que nós achamos: “A protagonista está totalmente entregue à personagem, revelando até mais do que o necessário, enquanto que sua colega vai da comicamente inadequada à exageradamente romântica, sem achar o tom justo que a narrativa exige”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Confira entrevista com a atriz Camila Morgado
Zimna wojna, Polônia, 2018
Drama/Romance, 88 minutos
De Pawel Pawlikowski
Com Cédric Kahn, Joanna Kulig, Tomasz Kot
Curiosidades: Oscar 2019: indicado a Melhor Direção, Fotografia e Filme Estrangeiro (Polônia);
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 5/5
Nota do IMDB: 7,7/10
Nota do Metacritic: 90/100
Estreia SP / RJ / MG / DF / BA / SE / AL / PB / PE / CE / PI
O que nós achamos: “Diferentemente do começo, explicitamente manifestante, vicissitudes do coração sobrepujam paulatinamente observações sociais. Chega-se com isso a um fino equilíbrio”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
If Beale Street Could Talk, EUA, 2018
Drama/Crime, 117 minutos
De Barry Jenkins
Com KiKi Layne, Stephan James, Diego Luna, Pedro Pascal, Dave Franco, Regina King, Ed Skrein
Curiosidades: Oscar 2019: indicado a Melhor Atriz Coadjuvante (Regina King), Roteiro Adaptado e Trilha Sonora Original;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota AdoroCinema: 4/5
Nota do IMDB: 7,6/10
Nota do Metacritic: 87/100
Orçamento: US$ 12 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 13,3 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “O diretor é sensível o bastante para, em meio aos questionamentos à mulher acusadora, preservar a dor da abusada sexualmente, pontuando a instrumentalização de sua fragilidade pela polícia como outro indício da perversidade de farda”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
At Eternity’s Gate, EUA/França, 2018
Drama/Biografia, 110 minutos
De Julian Schnabel
Com Willem Dafoe, Rupert Friend, Oscar Isaac, Mads Mikkelsen, Mathieu Amalric, Louis Garrel
Curiosidades: Oscar 2019: indicado a Melhor Ator (Willem Dafoe);
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 7/10
Nota do Metacritic: 78/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “O Van Gogh do protagonista é um sujeito frágil, à mercê dos desígnios de sua verve artística, a fim de melhor se comunicar com o mundo. O que o diretor faz é uma abordagem romantizada e poética, versão na qual é preterida boa parcela dos fatos”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Brasil, 2018
Drama, 125 minutos
De Thiago B. Mendonça
Com Alex Rocha, Camila Urbano, Cel Oliveira
Curiosidades: 19ª Mostra de Tiradentes: premiado como Melhor Filme;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 4,5/5
Nota do IMDB: 6/10
Estreia SP
O que nós achamos: “Filmado majoritariamente em preto e branco, como ilustração de um retrato de guerra própria, de um Maio de 68 declarado de dentro para fora, os personagens infelizes são os únicos a não se questionarem sobre uma questão da natureza romântica latente: seriam eles infelizes e por isso optam pelo escapismo ou seria o escapismo o que os torna infelizes?” Confira na íntegra a crítica de Willian Silveira
EUA, 2019
Horror, 101 minutos
De Adam Robitel
Com Deborah Ann Woll, Taylor Russell, Logan Miller
Curiosidades: O título original de trabalho era The Maze, ou seja, O Labirinto;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota do IMDB: 6,4/10
Nota do Metacritic: 48/100
Orçamento: US$ 9 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 96,3 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Literalmente mais do mesmo, que talvez agrade aos neófitos que ignoram qualquer produção similar com mais de dez anos de idade, mas que deverá provocar bocejos entre os mais atentos. A notícia triste, no entanto, é se dar conta, ao final, que uma sequência deve ser logo providenciada. Ou seja, mais dor de cabeça a seguir”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
The Lego Movie 2: The Second Part, EUA, 2019
Animação/Comédia, 98 minutos
De Mike Mitchell
Com Chris Pratt, Elizabeth Banks, Alison Brie, Charlie Day, Will Arnett, Jonah Hill, Ralph Fiennes, Channing Tatum, Cobie Smulders, Cobie Smulders, Maya Rudolph, Will Ferrell
Curiosidades: Sequência de Uma Aventura Lego (2014);
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota do IMDB: 7,4/10
Nota do Metacritic: 65/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Tudo isso seria muito bonito se o filme, em si, também não fosse uma mera distração, sendo utilizado para esconder objetivos bem menos nobres – tal qual o roteiro que busca defender“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil, 2019
Drama/Comédia, 102 minutos
De Francisco Ramalho Jr.
Com Fiuk, Thiago Fragoso, Christine Fernandes
Curiosidades: Mesmo diretor de Canta Maria (2006);
Nota Papo de Cinema: 2/10
Estreia SP / RJ / MG / DF / BA / PE / CE
O que nós achamos: “O desenvolvimento da trama é ingênuo, com reveses contornados facilmente, infortúnios complexos sendo reduzidos a meros inconvenientes passageiros e peças se encaixando forçosamente para permitir um final conciliatório, feliz e artificial”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller