A segunda semana do mês chegou para provar que agosto está com tudo! Nada menos do que 13 estreias desembarcam no circuito comercial brasileiro para o deleite do espectador. Entre tantas novidades, está um slasher vermelho-sangue – com grandes nomes do nosso cinema – produzido e realizado no Brasil, que vem conquistando críticas positivas desde 2017, quando foi exibido no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo. Também, um drama exibido no Festival de Cinema Francês 2018 e o misterioso longa – premiado em Cannes – estrelado por um ator três vezes indicado ao Oscar. Seguindo o baile, uma aventura cheia de drama e romance – baseada em um best-seller de Tami Oldham Ashcraft – que pretende emocionar os fãs da obra literária homônima. Ah, e não podemos nos esquecer dos aficionados por enormes embates. Desta vez, eles irão desfrutar de um thriller de prender a respiração, já que a trama envolve um grande ator do cinema de ação contra um tubarão gigantesco e faminto. E aí? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, entrevistas, curiosidades, bilheterias e muito mais!
Brasil, 2017
Drama/Thriller, 96 minutos
De Gabriela Amaral Almeida
Com Murilo Benício, Irandhir Santos, Luciana Paes, Camila Morgado, Humberto Carrão, Ariclenes Barroso, Eduardo Gomes
Curiosidades: Festival do Rio 2017: Seleção Oficial (Première Brasil);
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 4/5
Nota do IMDB: 6,2/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Tanto uma fábula sobre nossa sociedade e a vontade imperativa de um engolir o outro como um conto de horror alegórico a respeito de elementos descartáveis que encontram utilidade apenas como alimento do mais forte”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com a diretora Gabriela Almeida Amaral
L’apparition, França, 2018
Drama, 144 minutos
De Xavier Giannoli
Com Vincent Lindon
Curiosidades: Festival de Cinema Francês 2018: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 6,6/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Peca apenas no seu terço final, quando o realizador – também um dos responsáveis pelo roteiro – decide abandonar o campo das sugestões e oferecer respostas até mesmo àquilo que não se fazia necessário”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
The Meg, EUA/China, 2018
Ação/Terror, 113 minutos
De Jon Turteltaub
Com Jason Statham, Ruby Rose
Curiosidades: Baseado no livro MEG: A Novel of Deep Terror, de Steve Alten;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota do IMDB: 6,7/10
Orçamento: US$ 150 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “É pirotecnia, ideal para exibição nos complexos cinematográficos em que o atributo técnico prevalece ao conteúdo.”Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Brasil, 2018
Documentário, 72 minutos
De Otavio Cury
Curiosidades: Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo 2018: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “O longa-metragem consegue mostrar sucintamente os símbolos de uma destruição cultural, dando relevo aos detalhes, como a assimilação do código de vestimentas e o movimento de tornar exótico, carnavalesco, alguns elementos yanomami”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Brasil, 2018
Documentário, 96 minutos
De André D’Elia
Com Juliano Cazarré, Valéria Pontes
Curiosidades: Mesmo diretor de A Lei da Água: Novo Código Florestal (2015);
Nota Papo de Cinema: 6/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “André D’Elia hesita ao eleger seu ponto central, de onde as demais abordagens emanam, com isso tornando o andamento narrativo um tanto desconjuntado”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
You Were Never Really Here, França/Reino Unido, 2017
Drama/Mistério, 89 minutos
De Lynne Ramsay
Com Joaquin Phoenix
Curiosidades: Festival de Cannes 2017: premiado como Melhor Roteiro e Ator (Joaquin Phoenix);
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota do IMDB: 6,9/10
Nota do Metacritic: 84/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “O grande trunfo aqui é Joaquin Phoenix, que cria boas possibilidades a partir do minimalismo ao qual a cineasta o limita intencionalmente”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Adrift, EUA, 2018
Drama/Aventura, 96 minutos
De Baltasar Kormákur
Com Shailene Woodley, Sam Claflin
Curiosidades: Adaptado do livro de Tami Oldham Ashcraft, que por sua vez foi baseado em uma história real;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota do IMDB: 6,7/10
Nota do Metacritic: 56/100
Orçamento: US$ 35 milhões
Bilheteria Mundial (Parcial): US$ 49 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Kormákur, Woodley e Claflin respondem com competência ao que lhes é exigido. Mas estão diante de um conjunto voltado ao excesso, que por acaso traz consigo um pequeno relato de sobrevivência. E este, no meio de tanto barulho, corre o riso de ver seus pequenos – e importantes – detalhes passarem percebidos”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil, 2016
Aventura/Western, 83 minutos
De Alexandre Serafini
Com Fabio Mozine, Will Just, Fernando Teixeira, Tonico Pereira
Curiosidades: Mostra de Cinema de Tiradentes 2017: selecionado para a mostra competitiva;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 2/5
Nota do IMDB: 7,6/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “De qualquer modo, ainda que certas escolhas possam parecer aleatórias, o longa não deixa de ter bons momentos, especialmente quando se propõe a tratar do conflito de heranças: a herança material (o Maverick) e a herança histórica (o passado de violência)”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
Acrimony, EUA, 2018
Thriller, 120 minutos
De Tyler Perry
Com Taraji P. Henson, Lyriq Bent, Crystle Stewart
Curiosidades: Mesmo diretor de O Clube das Mães Solteiras (2014);
Nota Papo de Cinema: 3/10
Nota AdoroCinema: 1,5/5
Nota do IMDB: 5,5/10
Nota do Metacritic: 32/100
Bilheteria Mundial (Parcial): US$ 46,3 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “É tortuosamente melodramático, possuindo os contornos de uma novela rasgada, com personagens compelidos a permanecer num espaço unidimensional. Ao invés de apostar nos detalhes, o realizador reforça estereótipos, circunscrevendo as pessoas em territórios pré-moldados”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Brasil, 2011
Documentário, 79 minutos
De Sérgio Oliveira, Renata Pinheiro
Curiosidades: Festival Lume 2012: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Trata-se de um filme preocupado com a intangibilidade, que seja, com certa espiritualidade ligada ao ímpeto nômade de pessoas por uma América Latina repleta de ancestralidade.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Virgin Cheerleaders in Chains, EUA/Brasil, 2018
Terror, 94 minutos
De Paulo Biscaia Filho
Com Elizabeth Maxwell, Ariana Guerra, Mona Lee Fultz
Curiosidades: Spotlight Horror Film Awards 2017: premiado como Melhor Filme;
Nota Papo de Cinema: 3/10
Nota AdoroCinema: 1,5/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “Oferece um cardápio gore digno de revoltar o estômago dos mais suscetíveis, com direito a tripas explodindo e pedaços humanos fervendo em água quente. Todavia, a falta de empenho e cuidado com a dramaturgia faz tudo parecer absolutamente engessado, mesmo que entendido dentro de uma dinâmica puramente alusiva”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Paulo Biscaia Filho
Rússia, 2017
Drama, 118 minutos
De Kantemir Balagov
Com Darya Zhovnar, Atrem Cipin, Olga Dragunova
Curiosidades: Festival de Cannes 2017: premiado com o Troféu FIPRESCI na mostra Un Certain Regard;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 6,9/10
Estreia nacional
O que nós achamos:“Kantemir Balagov aposta num itinerário duro, minucioso na sua aparente espontaneidade, decerto penoso, mas denso o suficiente para que entendamos, em linhas gerais, as contendas seculares que agigantam as barreiras interpostas entre os personagens e seus desejos.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Brasil, 2018
Documentário, 74 minutos
De Luis Ara Hermida
Curiosidades: Mesmo diretor de 12 Horas 2 Minutos (2012);
Nota Papo de Cinema: 5/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Possui uma linguagem burocrática e estanque, mas funcional.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller