Muitos lançamentos aguardam o espectador nesta semana. Entram em cartaz dois dramas, um asiático, muito comentado no Festival de Cannes 2016, e outro francês, premiado no Festival de Veneza 2015. Também tem a cinebiografia de um dos youtubers de maior sucesso no Brasil e adaptação de uma famosa franquia de jogos eletrônicos de ação e aventura. A curiosidade fica por conta de uma obra que reestreia 40 anos depois para homenagear um famoso artista que nos deixou em 2016. Ficou curioso? Confira nosso relatório completo a seguir, com críticas, curiosidades, bilheterias e muito mais!
Ah-ga-ssi, Coréia do Sul, 2016
Drama/Romance, 144 minutos
De Chan-wook Park
Com Min-hee Kim, Kim Tae-ri, Jung-woo Ha, Jin-woong Jo, Hae-suk Kim, So-ri Moon
Curiosidades: Festival de Cannes 2016: premiado com o Troféu Vulcão pela técnica artística;
Nota Papo de Cinema: 4,5/5
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do Rotten Tomatoes: 94%
Nota do IMDB: 8,1/10
Nota do Metacritic: 84/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Não faltam mutilações físicas, mas a brutalidade que verdadeiramente importa nesta realização é a psicológica. Romântico, feroz e altamente sensual.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
The Man Who Fell on Earth, Inglaterra, 1976
Drama/Ficção Científica, 139 minutos
De Nicolas Roeg
Com David Bowie, Rip Torn, Candy Clark, Buck Henry, Bernie Casey, Jackson D. Kane, Rick Riccardo, Tony Mascia, Linda Hutton, Jilary Holland, Adriene Larussa, Lilybelle Crawford, Richard Breeding, Albert Nelson, Peter Prouse, Jim Lovel, Dort Clark
Curiosidades: Festival de Berlim 1976: selecionado para a mostra competitiva;
Nota Papo de Cinema: 4/5
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do Rotten Tomatoes: 85%
Nota do IMDB: 6,7/10
Nota do Metacritic: 84/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “O longa-metragem de Nicolas Roeg envelheceu bem com o passar do tempo. Sua narrativa pouco óbvia, com grandes elipses e montagens paralelas, mostra um cineasta artisticamente arrojado, que não temia instigar seu público, o desafiando.” Confira na íntegra a crítica de Rodrigo de Oliveira
À peine j’ouvre les yeux, França/Tunísia/Bélgica/Emirados Árabes, 2015
Drama, 102 minutos
De Leyla Bouzid
Com Baya Medhaffer, Ghalia Benali, Montassar Ayari, Lassaad Jamoussi, Aymen Omrani, Deena Abdelwahed, Youssef Soltana, Marwen Soltana, Najoua Mathouthi
Curiosidades: Festival de Veneza 2015: premiado com o Troféu Label Europa Cinemas;
Nota Papo de Cinema: 3,5/5
Nota AdoroCinema: 4/5
Nota do Rotten Tomatoes: 100%
Nota do IMDB: 7/10
Nota do Metacritic: 74/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “A direção de atores e o envolvimento em cena de Baya Medhaffer e Ghalia Benalli, que interpreta a mãe de Farrah, é excepcional e só reafirma a necessidade de cada vez mais mulheres assumirem as cadeiras de direção. Existe um cuidado em construir as personagens de maneira digna e muito vertical.” Confira na íntegra a crítica de Renato Cabral
Assassin’s Creed, EUA/França/Inglaterra/Hong Kong, 2016
Ação/Aventura/Fantasia, 115 minutos
De Justin Kurzel
Com Michael Fassbender, Marion Cotillard, Jeremy Irons, Brendan Gleeson, Charlotte Rampling, Michael Kenneth Williams, Denis Ménochet, Ariane Labed, Khalid Abdalla, Essie Davis
Curiosidades: Baseado na série de jogos eletrônicos de ação-aventura homônima criada pela Ubisoft;
Nota Papo de Cinema: 2,5/5
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do Rotten Tomatoes: 17%
Nota do IMDB: 6,5/10
Nota do Metacritic: 36/100
Orçamento: US$ 125 milhões;
Bilheteria Mundial: US$ 148,8 milhões;
Estreia nacional
O que nós achamos: “A impressão é que preocupou-se tanto em agradar aos fãs mais aguerridos, que esqueceu-se de entregar uma história universal, acessível e que servisse de porta de entrada para esse universo”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Eu Fico Loko, Brasil, 2016
Biografia/Comédia, 104 minutos
De Bruno Garotti
Com Christian Figueiredo, Alessandra Negrini, Filipe Bragança, Suely Franco, Marcello Airoldi, José Victor Pires, Thomas Costa, Ceará, Tania Khalil
Curiosidades: Baseado no livro Eu Fico Loko, o mais vendido do Brasil em 2015;
Nota Papo de Cinema: 3/5
Nota AdoroCinema: 3/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “Chega a ser surpreendente a qualidade deste longa-metragem, sobretudo no que tange às questões intrínsecas à adolescência, um período de muita turbulência e comum a todos.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller