Chegamos na segunda semana de junho com muito fôlego para o resto do mês. Ainda na pegada do verão americano, estreia nesta quinta-feira o quarto capítulo de uma franquia estrelada por agentes que defendem a Terra de ameaças alienígenas – já sabem de quem estamos falando? Na sequência, temos um filme comandado por um dos mais respeitados cineastas espanhóis que acaba de desembarcar diretamente de Cannes – sendo laureado com o troféu de Melhor Ator para Antonio Banderas. Também tem uma comédia que marca a estreia de uma conhecida atriz hollywoodiana na direção de longas e um drama premiado no BAFTA 2018. E aí? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, bilheterias e muito mais!
Dolor y gloria, Espanha, 2019
Drama, 113 minutos
De Pedro Almodóvar
Com Antonio Banderas, Penélope Cruz, Leonardo Sbaraglia, Cecilia Roth, Julieta Serrano
Curiosidades: Festival de Cannes 2019: premiado como Melhor Ator (Antonio Banderas) e Trilha Sonora;
Nota Papo de Cinema: 10/10
Nota AdoroCinema: 4,5/5
Nota do IMDB: 7,7/10
Nota do Metacritic: 81/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Os traumas, antigos e recentes, o rodeiam com fantasmas, afastando-o do auge e afundando-o na autocomiseração. Porém, ao olhar dentro de si, somente assim conseguirá voltar ao início de tudo. A ele mesmo. No interior de Salvador está o âmago de Almodóvar“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Booksmart, EUA, 2019
Comédia, 102 minutos
De Olivia Wilde
Com Kaitlyn Dever, Beanie Feldstein, Jason Sudeikis, Lisa Kudrow
Curiosidades: Marca a estreia da atriz Olivia Wilde na direção de longas;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 4/5
Nota do IMDB: 7,5/10
Nota do Metacritic: 84/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “As músicas cumprem um papel importante, auxiliando na construção das modulações emocionais da história, não representando traços de intrusão ou reiteração”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
I Am Not a Witch, Reino Unido/França/Alemanha, 2017
Drama, 93 minutos
De Rungano Nyoni
Com Maggie Mulubwa, Benfors ‘Wee Do, Boyd Banda
Curiosidades: BAFTA 2018: premiado como Melhor Cineasta Estreante;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota AdoroCinema: 4/5
Nota do IMDB: 6,9/10
Nota do Metacritic: 80/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Ainda que com tais excessos, frutos da ânsia por enfatizar um ponto de vista e expor o máximo de ideias possível, algo comum a um primeiro trabalho, Nyoni demonstra ter uma noção clara sobre o que deseja transmitir, bem como domínio técnico para fazê-lo”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
The Golem, Israel, 2019
Horror, 95 minutos
De Doron Paz, Yoav Paz
Com Hani Furstenberg, Ishai Golan, Brynie Furstenberg
Curiosidades: Mesmos diretores de Phobidilia (2009);
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 6,1/10
Nota do Metacritic: 63/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Entre resvalos escatológicos e um argumento que, se não original, ao menos mantém a curiosidade a despeito do desfecho inevitável que anuncia, tem-se um resultado acima das expectativas“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Men in Black: International, EUA/Reino Unido, 2019
Ação/Comédia, 115 minutos
De F. Gary Gray
Com Tessa Thompson, Chris Hemsworth, Rebecca Ferguson, Emma Thompson, Liam Neeson, Kumail Nanjiani, Rafe Spall
Curiosidades: Quarto longa da saga MIB: Homens de Preto;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota do IMDB: 6,1/10
Orçamento: US$ 110 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “É tão descartável quanto a própria proposta, que em nenhum momento chega a ser justificada. A ideia em si – ampliar os horizontes da organização Homens de Preto – é até interessante. Pena ter sido tratada com tanta displicência e pouco cuidado“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Greta, EUA/Irlanda, 2018
Drama/Thriller, 98 minutos
De Neil Jordan
Com Isabelle Huppert, Chloë Grace Moretz, Colm Feore
Curiosidades: Festival de Toronto 2018: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 2/5
Nota do IMDB: 6/10
Nota do Metacritic: 54/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “É como se o filme progredisse com o freio de mão puxado, permanecendo de modo claudicante entre a sugestão de uma ameaça e sua efetividade comprovada por fatos e atitudes”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller