A segunda semana de setembro chegou com tudo: tem ação, drama, animação e documentário! A sessão começa com uma criatura extraterrestre que está em sua sexta aventura na tela grande. Também tem uma cinebiografia sobre um influente político mineiro e um documentário franco-brasileiro com o carimbo da Mostra de São Paulo 2017. Além destes, que tal um thriller norte-americano estrelado por premiados nomes do cinema hollywoodiano e um drama nacional que protagonizou burburinhos no Festival de Gramado 2018 – mesmo sem ter aparecido na Serra Gaúcha. Ah, e claro, não podemos esquecer das crianças. Para elas, temos uma animação asiática baseada na série de TV homônima. E aí? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, entrevistas exclusivas e muito mais!
Brasil, 2018
Drama, 102 minutos
De Daniela Thomas
Com Drica Moraes, Mariana Lima, Caco Ciocler, Chay Suede, Rodrigo Bolzan, Bruna Linzmeyer, Gustavo Machado, Fabiana Gugli
Curiosidades: Apesar de ter sido selecionado para a mostra competitiva de longas-metragens brasileiros do Festival de Gramado 2018, a diretora Daniela Thomas decidiu não exibir o filme, ausentando-se da mostra um dia antes da data prevista para sua exibição;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 2/5
Nota do IMDB: 5,9/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “A atenção está na dinâmica entre estes corpos, ora em combate, ora em legítima entrega. Uns tentam escapar, outros correm pelas bordas, enquanto que, no centro da ação, uma luta campal está sendo travada, a última de uma longa guerra que parece pronta para se deparar com seu desfecho”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com a diretora Daniela Thomas
EXCLUSIVO :: Entrevista com o ator Caco Ciocler
Carnivores, EUA, 2018
Drama/Thriller, 98 minutos
De Jérémie Renier, Yannick Renier
Com Leïla Bekhti, Hiam Abbass
Curiosidades: Festival de Cinema Francês 2018: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 5,2/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “A falta coragem aos realizadores para dar ao percurso os contornos de selvageria que irrompem nos instantes finais. Ao invés de conseguir uma sequência de impacto, eles poderiam instilar no transcorrer da história algo além das insinuações tímidas que alertam, mas não preparam suficientemente o terreno ao ótimo clímax”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Yannick Renier
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Zita Hanrot
Brasil/França, 2017
Documentário, 76 minutos
De Quentin Delaroche
Curiosidades: Mostra de São Paulo 2017: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 7,7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Uma realidade com certeza mais surpreendente ao olhar estrangeiro, como o do diretor, mas também de interesse ao do público brasileiro”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Quentin Delaroche
Reino Unido / EUA, 2018
Ação/Crime/Thriller, 94 minutos
De Drew Pearce
Com Jodie Foster, Sterling K. Brown, Sofia Boutella, Jeff Goldblum, Zachary Quinto, Charlie Day, Dave Bautista
Curiosidades: Estreia de Drew Pearce na direção de longas;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 6,3/10
Nota do Metacritic: 58/100
Orçamento: US$ 15 milhões;
Estreia nacional
O que nós achamos: “Subaproveitando praticamente todos os meandros de sua ótima delineação inicial, o filme, infelizmente, logo se desvencilha de boas ideias e cai inapelavelmente no banal”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Brasil, 2018
Drama/Biografia, 98 minutos
De Sérgio Rezende
Com Othon Bastos, Emílio Dantas, Paulo Betti, Leonardo Medeiros, Otávio Muller, Pedro Brício, Eucir de Souza, Esther Góes
Curiosidades: Baseado no livro homônimodo médico e historiador Luis Mir;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota AdoroCinema: 2/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “A persistência de Tancredo, antes vista como pirraça, vira algo grandioso, confirmando a tendência desta produção à mitificação do protagonista”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
The Predator, EUA/Canadá, 2018
Ação/Horror, 101 minutos
De Shane Black
Com Boyd Holbrook, Sterling K. Brown, Jacob Tremblay, Thomas Jane, Olivia Munn
Curiosidades: O longa é o sexto da franquia Predador;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota do IMDB: 7,2/10
Nota do Metacritic: 53/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Este novo filme pode ter o mesmo título do original – a preguiça fica evidente até nesta falta de criatividade – mas está longe de mostrar um vigor capaz de oferecer à franquia um recomeço“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Boonie Bears: Entangled Worlds, China, 2018
Animação, 73 minutos
De Huida Lin, Leon Ding, Yongchang Lin
Com Joseph S. Lambert, Siobhan Lumsden, Paul Rinehart
Curiosidades: Mesmo diretor da série Boonie Bears: Forest Frenzy (2014-);
Nota Papo de Cinema: 2/10
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 6,7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Quase nada se salva. A vocação pela reprodução de expedientes surrados, somada à debilidade técnica, desenha um panorama anódino, em que as circunstâncias se desenrolam sem o mínimo de força dramática e/ou cômica”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Brasil, 2018
Ficção-Científica, 61 minutos
De Hilnando SM
Com Gabriel Pardal, Camila Márdila, Paola Molinari, Iuri Saraiva
Curiosidades: Estreia de Hilnando SM na direção de longas;
Nota Papo de Cinema: 2/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “As interpretações enrijecidas, sem qualquer naturalidade, somam-se às várias fragilidades de execução para gerar um filme inócuo e vão”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Boundaries, EUA/Canadá, 2018
Drama/Comédia, 104 minutos
De Shana Feste
Com Vera Farmiga, Christopher Plummer, Christopher Lloyd, Bobby Cannavale
Curiosidades: SXSW 2018: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota AdoroCinema: 2,5/5
Nota do IMDB: 3,6/10
Nota do Metacritic: 50/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Se por um lado a diversidade é válida, por outro é preciso reconhecer que há um preço a ser pago. Às vezes, alto demais pelo que entrega“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani