Variados longas chamam atenção entre as novidades da semana. Tem cinco produções brasileiras, trazendo uma comédia, um romance, um drama, dois documentários e um longa épico regional. Também tem uma comédia dramática baseada em uma história real estrelada por um grande ator hollywoodiano e o terceiro capítulo de um horror muito conhecido pelos fãs do gênero. E para descontrair ainda mais, chega aos cinemas uma animação baseada em dois personagens muito queridos, que inclusive foi premiada no Goya – o Oscar da Espanha. Ficou curioso? Confira nosso apanhado completo a seguir, com críticas, curiosidades, bilheterias e muito mais!
Brasil, 2015
Dramaa, 101 minutos
De Anita Rocha da Silveira
Com Valentina Herszage, Dora Freind, Mariana Oliveira, Júlia Roliz, Rita Pauls
Curiosidades: Festival do Rio 2015: premiado como Melhor Direção e Atriz;
Nota Papo de Cinema: 4,5/5
Nota Adoro Cinema: 4/5
Nota IMDb: 6,2/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “O suspense é um dos combustíveis deste filme pouco afeito a respostas, no qual mergulhamos pelo pungente encadeamento das situações”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Mon Roi, França, 2015
Drama, 128 minutos
De Maiwenn
Com Emmanuelle Bercot, Vincent Cassel, Louis Garrel, Ludovic Berthillot,
Curiosidades: Festival de Cannes 2015: premiado como Melhor Atriz (Emmanuelle Bercot);
Nota Papo de Cinema: 4/5
Nota Adoro Cinema: 3,5/5
Nota do Rotten Tomatoes: 71%
Nota do IMDB: 7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “O que Maïwenn consegue com Meu Rei é expor as vísceras de um relacionamento abusivo sem abrir mão da complexidade dramatúrgica”. Confira na íntegra a crítica de Wallace Andrioli
Mortadelo y Filemón contra Jimmy el Cachondo, Espanha, 2014
Animação, 91 minutos
De Javier Fesser
Com Karra Elejalde, Janfri Topera, Gabriel Charme, Ramón Langa, Víctor Monigote
Curiosidades: Goya 2015: premiado como Melhor Roteiro Adaptado e Filme de Animação;
Nota Papo de Cinema: 3/5
Nota Adoro Cinema: 3/5
Nota IMDb: 6,6/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “O roteiro é um emaranhado de piadas. A maioria dá certo. Mas quando alguma não consegue alcançar as mesmas notas, a sensação é que a plateia fica constrangida por não conseguir rir da situação”. Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez
Blair Witch, EUA, 2016
Horror, 89 minutos
De Adam Wingard
Com James Allen McCune, Callie Hernandez, Corbin Reid, Brandon Scott
Curiosidades: selecionado para o Festival de Toronto 2016;
Nota Papo de Cinema: 3/5
Nota Adoro Cinema: 3/5
Nota IMDb: 6,1/10
Nota Metacritic: 54/100
Nota Rotten Tomatoes: 54%
Orçamento: US$ 5 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Mas se o novo Bruxa de Blair não consegue reproduzir o efeito aterrador do primeiro, ao menos Wingard trabalha bem a mitologia criada no final do século passado, fazendo um filme de clima pesadíssimo e com algumas cenas verdadeiramente assustadoras”. Confira na íntegra a crítica de Wallace Andrioli
The Infiltrator, EUA, 2016
Comédia, Drama, 152 minutos
De Brad Furman
Com Bryan Cranston, John Leguizamo, Diane Kruger, Amy Ryan, Joseph Gilgun
Curiosidades: O filme é inspirado na história de vida do agente secreto Robert Mazur;
Nota Papo de Cinema: 2,5/5
Nota Adoro Cinema: 2/5
Nota IMDb: 7,3/10
Nota Metacritic: 66/100
Nota Rotten Tomatoes: 67%
Bilheteria mundial: US$ 15,3 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Furman dirige de forma protocolar e sem personalidade, conseguindo apenas em raros momentos imprimir a tensão necessária à narrativa. Nem mesmo a ambientação na década de 1980, com todos os seus exageros típicos, é bem utilizada pelo cineasta”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
Brasil, 2016
Drama, 160 minutos
De Tabajara Ruas
Com André Arteche, Rafael Cardoso, Felipe Kannenberg, Leonardo Machado, Marcos Breda, Zé Vitor Castiel, Zé Adão Barbosa, Andrea Buzato
Curiosidades: Festival de Gramado 2015: premiado como Atriz Coadjuvante e com o Troféu Especial do Júri;
Nota Papo de Cinema: 2/5
Nota Adoro Cinema: 2/5
Nota IMDb: 5,4/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Existem quebras de eixo gritantes e movimentos de atores dentro do quadro que lembram as temíveis novelas mexicanas”. Confira na íntegra a crítica de Rodrigo de Oliveira
Hestórias da Psicanálise: Leitores de Freud, Brasil, 2016
Documentário, 88 minutos
De Francisco Capoulade
Curiosidades: primeiro documentário brasileiro sobre psicanálise e Freud;
Nota Papo de Cinema: 2/5
Nota Adoro Cinema: 2/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “O filme de Capoulade traz um panorama relativamente abrangente, ainda que não profundo, inclusive suscitando questionamentos de outras ordens”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Brasil, 2016
Comédia, 88 minutos
De Tomas Portella
Com Gregório Duvivier, Dani Calabresa, Clarice Falcão, Marcos Caruso, Júlia Rabello, Rafael Infante, Luis Lobianco
Curiosidades: Os protagonistas Gregório Duvivier e Clarice Falcão foram namorados por mais de 10 anos;
Nota Papo de Cinema: 2,5/5
Nota Adoro Cinema: 3/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “Está longe de ser um filme ruim, mas também não está perto de ser memorável“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Turbulência, Brasil, 2016
Comédia, 96 minutos
De Tiago Venâncio
Com Arthur Vinciprova, Monique Alfradique, Bruno Gissoni, Juliana Alves, Carla Biolchini, Lua Blanco, Eduardo Galvão
Curiosidades: Baseada na peça de teatro homônima;
Nota Papo de Cinema: 2/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “É tão desprovido de atrativos que se resultado mais parece uma viagem indigesta de avião, que faz o espectador (ou tripulante) torcer por um fim rápido e indolor“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Lua em Sagitário, Brasil, 2016
Aventura, 100 minutos
De Marcia Paraiso
Com Andréa Buzato, Manuela Campagna, Elke Maravilha, Jean Pierre Noher
Curiosidades: Último longa de Elke Maravilha;
Nota Papo de Cinema: 2,5/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “Dois elementos raros no cinema nacional se encontram nesse bem intencionado projeto: uma direção feminina e um cenário longe dos grandes centro do país. E se tais fatores são suficientes para garantir o interesse do espectador mais curioso, por outro lado reforça a regra de que, de boas intenções, o inferno está cheio“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani