E as novidades do cinema para 2018 continuam chegando! Se nas primeiras semanas do novo ano o cinema nacional movimentou-se de forma tímida no circuito comercial, desta vez serão 4 estreias brasileiras. A sessão começa com dois documentários, o primeiro – exibido na 41ª Mostra de São Paulo – aborda a importância de uma linda palavra que só existe na língua portuguesa. Já o segundo, explora os desafios por trás da profissão do ator/intérprete. As novidades da produção tupiniquim seguem com uma comédia juvenil baseada numa famosa série de TV e com um drama premiado nos festivais de Roterdã e Aruanda. O cinema dos EUA não poderia faltar. Entretanto, desta vez os norte-americanos apresentam um forte candidato ao Oscar 2018, mas com sangue brasileiro nos bastidores. Para os fãs do terror, também desembarca o quinto capítulo de uma famosa franquia sobre fantasmas. E para relaxar, tem também uma comédia – com grande elenco – sobre figuras paternas. Ficou curioso? Confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, bilheterias e muito mais!
Call Me Be Your Name, EUA/Brasil/França/Itália, 2017
Drama/Romance, 132 minutos
De Luca Guadagnino
Com Timothée Chalamet, Armie Hammer, Michael Stuhlbarg
Curiosidades: Globo de Ouro 2018: indicado a Melhor Filme de Drama, Ator em Filme de Drama (Timothée Chalamet) e Ator Coadjuvante em Filme de Drama (Armie Hammer);
Nota Papo de Cinema: 10/10
Nota AdoroCinema: 4/5
Nota do IMDB: 8,4/10
Nota do Metacritic: 93/100
Nota do Rotten Tomatoes: 96%
Estreia nacional
O que nós achamos: “É um romance de formação, testemunho de um momento específico que ficará marcado na memória dos que viveram, dos que sentiram ou mesmo presenciaram. Impossível permanecer indiferente, mais difícil ainda querer demonstrar qualquer reação contrária.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Luca Guadagnino e com o produtor Rodrigo Teixeira
Argentina/Brasil, 2017
Drama, 87 minutos
De Caroline Leone
Com Magali Biff, Cacá Amaral
Curiosidades: Festival de Roterdã 2017: premiado como Melhor Filme pela Crítica (FIPRESCI);
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 7,5/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “A diretora sabe bem o que quer dizer, e encontra na protagonista a parceira ideal para essa jornada.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Magali Biff
EXCLUSIVO :: Entrevista com a diretora Caroline Leone
Brasil, 2017
Documentário, 113 minutos
De Felipe Bond
Com Matheus Nachtergaele, Cássia Kis Magro, Nanda Costa, Rodrigo Pandolfo, Letícia Sabatella, Babu Santana
Curiosidades: Mesmo diretor da série Os Varandistas (2016);
Nota Papo de Cinema: 7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Oferece uma visão pouco disseminada sobre a atuação enquanto atividade profissional, despida do véu de glamour e idealização a ela associado, tão recorrente no imaginário popular.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Felipe Bond
Brasil, 2018
Comédia/Família, 98 minutos
De Claudio Boeckel
Com Maitê Padilha, Bárbara Maia, Luiza Prochet
Curiosidades: Baseado na série de televisão Gaby Estrella, que teve três temporadas com 126 episódios, entre 2013 e 2015;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Os problemas não resistem tempo considerável, logo sendo minimizados ou resolvidos dentro dessa realidade idealizada, inclusive, para estabelecer comunicação eficiente com os pequenos. Mas o filme tem lá seu charme.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Maitê Padilha
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Claudio Boeckel
Brasil/Portugal/Angola, 2017
Documentário, 77 minutos
De Paulo Caldas
Com Karim Aïnouz, Ruy Guerra, Arnaldo Antunes, Adriana Falcão
Curiosidades: exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2017;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota AdoroCinema: 4/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “É muito bonito, mas igualmente sofrido. É a falta de algo, e esse é o senso comum. O diretor conduz sua investigação com delicadeza por esses caminhos, e as belas imagens que registra entre um momento e outro ajudam a compor esse cenário enternecedor.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Paulo Caldas
Inxeba, África do Sul/Alemanha/Holanda/França, 2017
Drama/Romance, 88 minutos
De John Trengove
Com Nakhane Touré, Bongile Mantsai, Niza Jay
Curiosidades: Festival de Berlim 2017: Seleção Oficial (Teddy);
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 7,1/10
Nota do Metacritic: 80/100
Nota do Rotten Tomatoes: 85%
Estreia nacional
O que nós achamos: “O diretor faz das montanhas um reflexo da realidade integral de seu país, marcada pelo embate da necessidade de preservar raízes, não deixando que sejam completamente dizimadas, com a de se adequar aos novos tempos.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
Insidious: The Last Key, EUA/Canadá, 2017
Terror, 103 minutos
De Adam Robitel
Com Lynn Shaye, Leigh Whannell, Angus Sampson
Curiosidades: Quarto filme da franquia Sobrenatural;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota do IMDB: 5,9/10
Nota do Metacritic: 48/100
Nota do Rotten Tomatoes: 32%
Orçamento: US$ 10 milhões
Bilheteria: US$ 95 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “A protagonista oferece um desempenho convincente no que tange à demonstração da tenacidade que suplanta as cicatrizes de um outrora traumático, alimentado pela sanha destrutiva das almas malévolas e impiedosas.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Father Figures, EUA, 2017
Comédia, 113 minutos
De Lawrence Sher
Com Owen Wilson, Ed Helms, Glenn Close, J. K. Simmons, Christopher Walken, June Squibb
Curiosidades: Mesmo roteirista A Última Ressaca do Ano (2016);
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota do IMDB: 4,9/10
Nota do Metacritic: 23/100
Nota do Rotten Tomatoes: 26%
Bilheteria: US$ 20,4 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Mais do que um exercício até um pouco sadomasoquista de narrativa puramente melodramática, o filme resvala até mesmo em sua estrutura episódica, pois nenhuma chega a ser particularmente marcante, sendo relegadas ao esquecimento assim que os protagonistas passam para a próxima etapa da “aventura de suas vidas”, como não se cansam de repetir.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani