Estreias da semana :: 22 de novembro de 2018

Publicado por

Nesta semana comemoramos o dia da Consciência Negra (que deveria ser feriado nacional, não apenas numa parcela do país, diga-se de passagem). É providencial, portanto, que chegue ao circuito o mais recente (e premiado) filme do cineasta Spike Lee, considerado um dos expoentes da abordagem do negro no cinema norte-americano. Numa toada parecida, estreia um documentário brazuca que fala sobre as Poetry Slams, palcos, muitas vezes, de enfrentamento do racismo diário. Ao todo, 11 novos filmes debutam nos nossos cinemas nesta quinta-feira, 22. Sete produções brasileiras. Entre elas, o longa-metragem de horror estrelado por um novo queridinho da TV; o drama baseado na obra de Cora Coralina; e o documentário sobre a política nacional, exibido no Festival de Brasília 2018. Tem também o doc sobre a paixão por carros e superação; o suspense protagonizado pela ruiva mais famosa da televisão; e a premiada coprodução Brasil/Argentina com o carimbo do Festival de Gramado 2018. Para não ficar só na seara tupiniquim, desembarca por aqui, diretamente da Inglaterra, um thriller ambientado num estádio de futebol. E aí? Ficou nos cascos? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, bilheterias e muito mais!

 

A Voz do Silêncio
Brasil/Argentina, 2018
Drama, 98 minutos
De André Ristum
Com Marieta Severo, Marat Descartes, Claudio Jaborandy, Milhem Cortaz, Ricardo Merkin, Augusto Madeira, Stephanie de Jongh, Arlindo Lopes
Curiosidades: Festival de Gramado 2018: premiado como Melhor Montagem e Direção;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota AdoroCinema: 2,5/5
Nota do IMDB: 7,8/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “De boas ideias, André Ristum não parece sentir falta. Basta mostrar como melhor usá-las a seu favor e, mais do que isso, não desistir delas no primeiro ou segundo desvio. Afinal, os tropeços estão aí não para derrubar, mas para oferecer um novo impulso àqueles que não se dão por vencidos. É assim na ficção, que se repita também nos bastidores”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com o ator argentino Ricardo Merkin
EXCLUSIVO :: Entrevista com o cineasta André Ristum
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Marieta Severo 

 

Sequestro Relâmpago
Brasil, 2018
Drama, 91 minutos
De Tata Amaral
Com Daniel Rocha, Marina Ruy Barbosa, Sidney Santiago, Tess Amorim
Curiosidades: 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 2,5/5
Nota do IMDB: 6,9/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Tata Amaral faz um filme apenas parcialmente bem-sucedido, que peca ao recorrer a elementos para lhe conferir substância, para além das boas sequências de ação e da dinâmica que une as figuras distintas.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Marina Ruy Barbosa
EXCLUSIVO :: Entrevista com o ator Sidney Santiago Kuanza

 

Excelentíssimos
Brasil, 2018
Documentário, 152 minutos
De Douglas Duarte
Curiosidades: Festival de Brasília 2018: selecionado para a mostra paralela Onde Estamos e Para Onde Vamos?;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 1,5/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “Termina por se contentar com o papel de registro urgente da história, expondo um retrato bastante familiar – seja da polarização popular ou dos disparates de nossos governantes – que, mesmo tendo seu valor, apenas reforça conceitos pré-estabelecidos de todos os lados, sem conseguir inserir os fatos apresentados em uma esfera mais analítica e reflexiva”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Douglas Duarte

 

O Segredo de Davi
Brasil, 2018
Horror, 112 minutos
De Diego Freitas
Com Nicolas Prattes, João Côrtes, Eucir de Souza, Guilherme Rodio
Curiosidades: Festival Mix Brasil 2018: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 7,9/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Pode até ser explicado ao final do filme (de forma pouco expositiva, ainda bem), porém, mostra que as respostas são mais complexas do que se imaginava. E que bom saber que existe um longa tão interessante nesta bela safra atual de produções nacionais de terror e suspense.” Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez
EXCLUSIVO :: Entrevista com o ator Nicolas Prattes

 

O Colar de Coralina
Brasil, 2018
Drama, 77 minutos
De Reginaldo Gontijo
Com Letícia Sabatella
Curiosidades: Baseado no poema O Prato Azul-Pombinho, da poetisa Cora Coralina;
Nota Papo de Cinema: 2/10
Nota AdoroCinema: 1/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “O diretor Reginaldo Gontijo não consegue ir além da mera observação anódina de um período historicamente significativo para o Brasil, concomitante a uma das fases basilares da personalidade da protagonista, tornando completamente desprovidos de importância os desdobramentos que levam à quebra da relíquia, evento sintomático de um crescimento necessário”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Letícia Sabatella

 

Infiltrado na Klan
BlacKkKlansman, EUA, 2018
Drama/Biografia/Comédia, 128 minutos
De Spike Lee
Com  John David Washington, Adam Driver, Topher Grace, Alec Baldwin
Curiosidades: Baseado no livro autobiográfico de Ron Stallworth;
Nota Papo de Cinema: 9/10
Nota AdoroCinema: 4/5
Nota do IMDB: 7,6/10
Nota do Metacritic: 83/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Equilibra habilmente seriedade e graça, constituindo-se como uma obra importante e vigorosa, especialmente na atualidade, em que os discursos supremacistas voltaram a ganhar força.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Slam: Voz de Levante
Brasil, 2017
Documentário, 81 minutos
De Roberta Estrela D’Alva, Tatiana Lohmann
Curiosidades: Festival do Rio 2017: premiado como Melhor Direção (Documentário) e Troféu Especial do Júri;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 4/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “Um filme consistente, em que o discurso fílmico é condicionado pelo do slam, com segmentos mordazes e eficientes do ponto de vista prático.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

O Fantástico Patinho Feio
Brasil, 2018
Documentário, 74 minutos
De Denilson Félix
Curiosidades: Estreia de Denilson Félix na direção de longas;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota AdoroCinema: 2/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “O interesse da história real não se perde por completo, com um sentimento genuíno de euforia nostálgica e de realização podendo ser percebido, por mais que a magnitude da proeza dos quatro garotos talvez não seja plenamente transmitida ao público.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

PO
A Boy Called Po, EUA, 2016
Drama, 95 minutos
De John Asher
Com Christopher Gorham
Curiosidades: Festival de San Diego 2016: premiado como Melhor Filme;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 1,5/5
Nota do IMDB: 6,9/10
Nota do Metacritic: 47/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Um filme bonito, fácil de acompanhar, e talvez mais simples ainda de ser esquecido. Não há nada particularmente marcante em sua trama, e ao discorrer sobre um assunto já explorado em produções tão superiores, como o oscarizado Rain Man(1988), ou séries recentes, como The Good Doctor (2017).” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Refém do Jogo
Final Score, Reino Unido, 2018
Ação, 104 minutos
De Scott Mann
Com Dave Bautista, Pierce Brosnan
Curiosidades: Mesmo diretor de O Sequestro do Ônibus 657 (2015);
Nota Papo de Cinema: 3/10
Nota do IMDB: 5,6/10
Nota do Metacritic: 53/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Estamos diante de um exemplar genérico de ação, que utiliza o pano de fundo político como uma desculpa esfarrapada para gerar instantes supostamente eletrizantes.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Parque do Inferno
Hell Fest, EUA, 2018
Documentário, 89 minutos
De Gregory Plotkin
Com Bex Taylor-Klaus, Reign Edwards, Tony Todd
Curiosidades: Mesmo diretor de Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma (2015);
Nota Papo de Cinema: 2/10
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 5,7/10
Nota do Metacritic: 25/100
Orçamento: US$ 5,5 milhões
Bilheteria Mundial (Parcial): US$ 16 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “O filme é uma sucessão de entradas e saídas em ambientes cenograficamente elaborados, mas que não perdem a aura de brincadeira.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)