O penúltimo mês do ano chega ao fim com a agenda bastante movimentada. Nada menos do que nove novos títulos estão entrando em cartaz! E o cardápio está bastante variado: são quatro produções brasileiras, três norte-americanas, uma japonesa e uma francesa! Astros de renome e novatos em suas primeiras aventuras pela tela grande, obras consagradas em festivais no Brasil e no exterior, novas versões para histórias clássicas, dramas sobrenaturais e contos de arrepiar, personagens verídicos e aventuras tão absurdas que o único jeito é rir com elas. Confira nossa relação completa das novidades na semana, acompanhe as mais diversas avaliações da crítica especializada e veja como tem sido o retorno das bilheterias. E bons filmes, é claro!
Ausência, Brasil/Chile/França, 2014
Drama, 87 minutos
De Chico Teixeira
Com Irandhir Santos, Matheus Fagundes, Gilda Nomacce, Thiago de Matos, Francisca Gavilán
Curiosidades: Festival do Rio 2014 (premiado como Melhor Ator); Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Festival de Gramado 2015 (Melhor Filme); Festival de Berlim 2015 (Mostra Panorama);
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota Adoro Cinema: 8/10
Nota IMDb: 5,7
Estreia nacional
O que nós achamos: “Dono de um elenco coeso e preocupado, acima de tudo, com a história, e não em momentos de brilho próprio. Simples, porém sem nunca ser simplista, é o maior mérito deste filme”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
The Visit, EUA, 2015
Suspense/Terror, 94 minutos
De M. Night Shyamalan
Com Olivia DeJonge, Ed Oxenbould, Deanna Dunagan, Peter McRobbie
Curiosidades: filme com orçamento mais baixo de toda a carreira do diretor;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota Adoro Cinema: 7/10
Nota IMDb: 6,4
Nota Rotten Tomatoes: 63%
Nota Metacritic: 55
Orçamento: US$ 5 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 92,9 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “É uma mescla muito eficiente de terror e drama. Se por um lado o diretor consegue criar uma atmosfera genuína de apreensão, por outro evidencia os efeitos devastadores do desmantelamento doméstico dos protagonistas”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Kishibe No Tabi, Japão/França, 2015
Drama, 128 minutos
De Kiyoshi Kurosawa
Com Eru Fukatsu, Tadanobu Asano, masao Komatsu, Yu Aoi, Akira Emoto
Curiosidades: Festival de Cannes 2015 (Melhor Direção – Mostra Um Certo Olhar); Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2015;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota Adoro Cinema: 5/10
Nota IMDb: 6,2
Nota Rotten Tomatoes: 38%
Estreia nacional
O que nós achamos: “A diretora pode não oferecer respostas fáceis, mas, através de sua fantasia, oferece à protagonista e ao público o reconforto necessário para poder aceitar a realidade e seguir em frente”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
Iván, Brasil, 2015
Documentário, 109 minutos
De Guto Pasko
Com Iván Bojko
Curiosidades: filmado no Brasil, na Alemanha e na Ucrânia;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota Adoro Cinema: 7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Ao optar por um formato mais naturalista, o diretor conquista o espectador com uma história em que os sentimentos são sinceros, sem precisar do subterfúgio de câmeras invasivas ou trilhas sonoras edificantes”. Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez
Trois souvenirs de ma jeunesse, França, 2015
Drama, 123 minutos
De Arnaud Desplechin
Com Mathieu Amalric, Quentin Dolmaire, Lou Roy-Lecollinet, Olivier Rabourdin
Curiosidades: Festival de Cannes 2015 (Troféu Director’s Fortnight);
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota Adoro Cinema: 6/10
Nota IMDb: 7,0
Nota Rotten Tomatoes: 100%
Nota Metacritic: 85
Estreia nacional
O que nós achamos: “Ainda que nítidas, as imperfeições do filme não tiram o encanto do trabalho do cineasta, que em seu epílogo retorna ao presente para mostrar a dificuldade do protagonista em desapegar de suas lembranças”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
Chico: Artista Brasileiro, Brasil, 2015
Documentário, 110 minutos
De Miguel Faria Jr.
Com Chico Buarque, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Adriana Calcanhotto
Curiosidades: Festival do Rio 2015 (filme de abertura);
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota Adoro Cinema: 8/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “O Chico Buarque que se revela nesse filme é merecedor de todas as honrarias possíveis, mas não chega a ser surpreendente ou inesperado. Um longa bonito, merecedor do homenageado, mas que serve apenas para reafirmar o óbvio”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
American Ultra, EUA, 2015
Ação/Comédia, 96 minutos
De Nima Nourizadeh
Com Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Walton Goggins, John Leguizamo, Bill Pullman, Topher Grace, Connie Britton
Curiosidades: Uma Thurman e Sharon Stone foram as primeiras atrizes convidadas para o papel que ficou com Connie Britton;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota IMDb: 6,1
Nota Rotten Tomatoes: 44%
Nota Metacritic: 50
Orçamento: US$ 28 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 15,4 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Pode não ser uma produção cinco estrelas, mas tem capacidade de entreter um público menos exigente à procura de um passatempo rápido e rasteiro”. Confira na íntegra a crítica de Rodrigo de Oliveira
Ídolo, Brasil, 2014
Documentário, 103 minutos
De Ricardo Calvet
Com Nilton Santos, Djalma Santos, Zico, Júnior, Carlos Alberto Torres
Curiosidades: Festival do Rio 2014;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota Adoro Cinema: 6/10
Estreia São Paulo e Rio de Janeiro
O que nós achamos: “O problema principal é seu tom reverencial e a falta de foco. A intenção social do resgate promovido pode ter sido atingida, porém no processo se perdeu um filme que poderia ter sido interessante”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Victor Frankenstein, EUA, 2015
Terror/Fantasia, 109 minutos
De Paul McGuigan
Com Daniel Radcliffe, James McAvoy, Jessica Brown Findlay, Charles Dance
Curiosidades: inspirado no romance clássico de Mary Shelley;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota Adoro Cinema: 4/10
Nota IMDb: 6,2
Nota Rotten Tomatoes: 23%
Nota Metacritic: 35
Estreia nacional
O que nós achamos: “Com fartos elementos que poderiam lhe colocar conversando com o público gay, esse filme prefere envergonhar-se do próprio potencial, restando-lhe apenas a mediocridade e o esquecimento imediato“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani