Estreias da semana :: 28 de março de 2019

Publicado por

O mês de março está chegando ao fim, mas ainda temos mais de uma dezena de novos títulos desembarcando no circuito comercial brasileiro. A sessão começa com a aguardada versão em live action de um clássico da Disney de 1941, agora sob o comando de um dos cineastas mais autorais de Hollywood. Também tem um drama musical norte-americano estrelado por uma vencedora do Oscar, além de dois documentários brasileiros –  um exibido no Festival É Tudo Verdade 2018 e outros apresentado na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Da Argentina chegam três novidades bem curiosas, todas em co-produção – inclusive com o Brasil! Cineastas nacionais também se aventuram a filmar no exterior – e de Portugal chega um drama bem ao espírito lusitano, porém com sotaque cearense. Tem também a refilmagem norte-americana de um sucesso chileno e uma ficção-científica que tem dividido opiniões. E aí? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, entrevistas exclusivas e muito mais!

 

Dumbo
EUA, 2019
Família/Fantasia, 131 minutos
De Tim Burton
Com Eva Green, Colin Farrell, Michael Keaton, Danny DeVito, Alan Arkin
Curiosidades: O longa é uma adaptação em live action do clássico animado Dumbo (1941);
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 7,3/10
Nota do Metacritic: 53/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Uma produção exuberante visualmente, com uma trilha sonora igualmente notável, que ainda ganha pontos por ter desempenhos ótimos, como os de Colin Farrell e Danny DeVito, além do da menina Nico Parker, como a mulher forte e determinada do enredo, aquela que intenta ser cientista”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Vox Lux: O Preço da Fama
Vox Lux, EUA, 2018
Drama/Musical, 110 minutos
De Brady Corbet
Com Natalie Portman, Jude Law, Willem Dafoe, Jennifer Ehle
Curiosidades: Festival do Rio 2018: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 2,5/5
Nota do IMDB: 6,1/10
Nota do Metacritic: 68/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “O diretor merece aplausos pela coragem de estabelecer um caminho caótico e instigante, em que ocorrências como a violência perpetrada por indivíduos ou grupos ecoam no passado da protagonista”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

António Um Dois Três
Brasil/Portugal, 2017
Drama/Comédia, 95 minutos
De Leonardo Mouramateus
Com Mauro Soares, Deborah Viegas, Daniel Pizamiglio
Curiosidades: Festival de Roterdã 2017: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 6,7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Restringir os personagens a uma tela quadrada, negando-lhes o espaço amplo da equivalente retangular, é como provocar suas vontades de expandir limites, de experimentar as possibilidades à disposição, como num fecundo jogo de cena, em que nada é definitivo”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Leonardo Mouramateus

 

Gloria Bell
EUA/Chile, 2018
Drama/Romance, 102 minutos
De Sebastián Lelio
Com Julianne Moore, Sean Astin, John Turturro, Michael Cera
Curiosidades: Refilmagem do chileno Gloria (2013);
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 6,8/10
Nota do Metacritic: 80/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “O caminho pode ser similar. Para alguns, será desconhecido. Para outros, é uma visita a uma antiga amiga. Os méritos não se perdem“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

The Cleaners
EUA/Brasil/Alemanha/Holanda, 2018
Documentário, 88 minutos
De Hans Block, Moritz Riesewieck
Curiosidades: Festival É Tudo Verdade 2018: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 7,3/10
Nota do Metacritic: 70/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Retorna à esfera humana para expor os efeitos, não raramente perturbadores, do trabalho sobre os moderadores, levando muitos à depressão e até ao suicídio”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Minha Obra-Prima
Mi obra maestra, Argentina/Espanha, 2018
Comédia, 100 minutos
De Gastón Duprat
Com Guillermo Francella
Curiosidades: Festival do Rio 2018: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 7,1/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Neste enredo recheado de diálogos espirituosos, o diretor observa as complexidades que envolvem seus personagens, partindo exatamente da função de cada um na cadeia que transforma arte em pompa e dividendos”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Inezita
Brasil, 2018
Documentário, 85 minutos
De Helio Goldsztejn
Curiosidades: 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 2/5
Estreia nacional
O que nós achamos: “Não nega sua vocação televisiva, vide a prevalência do olhar investigativo, cuja prioridade é a informação. No que se propõe, a despeito das deficiências estruturais, sai-se relativamente bem”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Helio Goldsztejn

 

Uma Viagem Inesperada
Viaje inesperado, Argentina, 2018
Drama, 103 minutos
De Juan José Jusid
Com Pablo Rago, Débora Nascimento
Curiosidades: Mesmo diretor de Mis días con Gloria (2010);
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota AdoroCinema: 1,5/5
Nota do IMDB: 6,7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Deixa para o fim revelações que ressignificam alguns laços e condutas, num movimento abrupto que acrescenta camadas com nesgas de densidade, mas que não é capaz de gerar a potência negada ao longo do processo”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Débora Nascimento
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Juan José Jusid

 

Happy Hour: Verdades ou Consequências
Happy Hour, Argentina/Brasil, 2017
Drama/Comédia, 114 minutos
De Eduardo Albergaria
Com Letícia Sabatella, Pablo Echarri, Juliana Carneiro da Cunha, Chico Diaz
Curiosidades: Mesmo diretor de Paysandú: 100 anos de payxão (2015);
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota AdoroCinema: 2/5
Nota do IMDB: 4,3/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Guardando ainda uma cena de créditos finais enigmática, que parece assumir uma faceta farsesca, o longa de Albergaria resulta desconjuntado, revelando várias aspirações sem atingir a maioria”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

A Rebelião
Captive State, EUA, 2019
Thriller/Sci-fi, 109 minutos
De Rupert Wyatt
Com John Goodman, Vera Farmiga
Curiosidades: Mesmo diretor de Planeta dos Macacos: A Origem (2011);
Nota Papo de Cinema: 3/10
Nota do IMDB: 5,7/10
Nota do Metacritic: 53/100
Orçamento: US$ 25 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 5,3 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Apresenta tentativas malfadadas de sublinhar ímpetos de resistência, principalmente por conta da displicência praticamente generalizada, observada mais evidentemente tanto na construção dessa realidade singular quanto no molde dos partícipes de uma guerra com implicações espetaculares. É tudo muito apressado e sem tônus”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Os Últimos Dias de Copacabana Jack
Brasil, 2019
Drama, 75 minutos
De Rob Curvello
Com Armando Luiz Pahl, Elizabeth Sabba, Guilherme Secco
Curiosidades: Estreia de Rob Curvello na direção de longas;
Nota Papo de Cinema: 3/10
Estreia RJ
O que nós achamos: “O filme consegue traduzir um pouco da singularidade de Copacabana, desse caos mais ou menos organizado, paradoxo que acompanha a constituição da instituição carioca reconhecida internacionalmente. Todavia, a integração com as outras instâncias basilares é superficial“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)