Depois de um tempo ausente de um dos maiores acontecimentos de cinema do mundo, o Papo de Cinema está de volta ao Festival de Berlim, senhoras e senhores. Nosso editor Bruno Carmelo, que conhece a capital alemã como a palma de sua mão, estará na Berlinale entre os dias 20 de fevereiro e 01 de março, trazendo tudo o que de melhor vai acontecer em terras germânicas. Confirmando algo que vem sendo uma constante nos últimos anos, a presença do Brasil será massiva por lá. Entre produções e coproduções com nosso DNA, serão 19 filmes em exibição, estes espalhados pelas diversas mostras da programação que promete arregimentar a nata do cinema mundial. Temos, inclusive, representante concorrendo ao tão cobiçado Urso de Ouro. Vale lembrar, também, que a última vez que nos sagramos os grandes vencedores de Berlim foi com Tropa de Elite (2007). Será que Todos os Mortos, o novo longa-metragem de Marco Dutra e Caetano Gotardo, tem “bala na agulha” para fazer frente a concorrentes de peso, tais como os mais recentes filmes de Christian Petzold, Abel Ferrara, Philippe Garrel, Tsai Ming-Liang, Kelly Reichardt, Rithy Panh, Hong Sang-soo? Eita, é muita gente de altíssimo calibre. Vamos torcer! Fique ligado neste especial, pois nele teremos críticas, entrevistas, notícias, curiosidades e muito mais sobre o Festival de Berlim 2020!
:: FILME DE ABERTURA ::
My Salinger Year
Canadá/Irlanda, 2020
Drama, 101 min
De Philippe Falardeau
Com Margaret Qualley, Sigourney Weaver, Colm Feore
O que nós achamos: “Enquanto proposta estética, a direção busca composições que não agridam os olhos, e tampouco chamem atenção para si mesmas. Um recurso perfeitamente comum na literatura – a voz indireta, a narração em off – torna-se um artifício bastante deslocado da verossimilhança reinante“. Confira a crítica completa de Bruno Carmelo
:: MOSTRA COMPETITIVA – URSO DE OURO ::
Berlin Alexanderplatz
Alemanha/Holanda/França/Canadá, 2020
Drama, 183 min
De Burhan Qurbani
Com Albrecht Schuch, Martin Wuttka, Jella Haase
O que nós achamos: “Existe uma saudável provocação sociopolítica neste projeto, ainda que simplificada pela dinâmica das boas intenções“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
DAU. Natasha
Alemanha/Ucrânia/Reino Unido/Rússia, 2020
Drama, 146 min
De Ilya Khrzhanovskiy, Jekaterina Oertel
Com Natalia Berezhnaya, Olga Shkabarnya, Alexandr Bozhik
O que nós achamos: “O filme torna-se incômodo não apenas pelas longuíssimas cenas de humilhação, estupro e outras violências sexuais, e sim por sabermos se infligiu às atrizes momentos muito próximos dos reais“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Days
Rizi, Taiwan, 2020
Drama, 127 min
De Tsai Ming-Liang
Com Lee Kang-Sheng, Anong Houngheuangsy
O que nós achamos: “Aos poucos compreendemos os estados de espírito, as nacionalidades, a maneira particular de demonstrar afeto. Assim, ao “não mostrar nada”, o cineasta mostra tudo“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Delete History
Effacer l’historique, França/Bélgica, 2020
Drama, 110 min
De Benoît Delépine, Gustave Kervern
Com Benoît Poelvoorde, Blanche Gardin, Denis Podalydès
O que nós achamos: “O humor deste filme funciona, em partes, por ser tão simples e próximo de uma classe média quase universal, graças à globalização e à imaterialidade dos recursos e serviços“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
El Prófugo
Argentina/México, 2020
Thriller, 90 min
De Natalia Meta
Com Cecilia Roth, Nahuel Pérez Biscayart, Daniel Hendler
O que nós achamos: “A multiplicidade de leituras deste filme pode constituir um elemento de sedução para alguns espectadores, e de rejeição para outros“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Favolacce
Itália/Suíça, 2020
Drama, 98 min
De Damiano D’Innocenzo, Fabio D’Innocenzo
Com Elio Germano, Barbara Chichiarelli, Gabriel Montesi
O que nós achamos: “Estamos próximos da idealização e assepsia dos comerciais de televisão, algo que poderia funcionar bem dentro de um registro irônico. No entanto, não é clara a ironia dos diretores diante da trajetória dos personagens“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
First Cow
EUA, 2020
Drama, 121 min
De Kelly Reichardt
Com Toby Jones, Ewen Bremner, Orion Lee
O que nós achamos: “A diretora caminha rumo a um cinema depurado, longe de psicologismos fáceis ou atalhos de roteiro“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Irradiated
Irradiés, França/Camboja, 2020
Documentário, 98 min
De Rithy Panh
Com André Wilms, Rebecca Marder, Bion
O que nós achamos: “O discurso científico e intelectual mistura-se perigosamente com o linguajar retórico e pomposo“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
My Little Sister
Schwesterlein, Suíça/Alemanha, 2020
Drama, 109 min
De Stéphanie Chuat, Véronique Reymond
Com Nina Hoss, Lars Eidinger, Marthe Keller
O que nós achamos: “A trama sobre dois irmãos gêmeos e artistas combatendo o câncer avançado dele contém a cota sentimental que se esperaria de uma produção elegante, refinada, munida de temas universais e facilmente compreensíveis“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Never Rarely Sometimes Always
USA/Reino Unido, 2020
Drama, 101 min
De Eliza Hittman
Com Ryan Eggold, Théodore Pellerin, Talia Ryder
O que nós achamos: “Um filme de impressionante contenção de sentimentos e controle estético, e ainda mais forte pela empatia que consegue transmitir através de recursos tão sisudos“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Siberia
Itália/Alemanha/México, 2020
Drama, 92 min
De Abel Ferrara
Com Willem Dafoe, Dounia Sichov, Simon McBurney
O que nós achamos: “Toma-se a precaução de não coincidir um filme voluntariamente confuso com uma obra que teria se enganado em sua comunicação – a confusão é a proposta de comunicação, no caso“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
There Is No Evil
Sheytan vojud nadarad, Alemanha/República Checa/Irã, 2020
Drama, 150 min
De Mohammad Rasoulof
Com Ehsan Mirhosseini, Shaghayegh Shourian, Kaveh Ahangar
O que nós achamos: “O resultado torna-se tão claro quanto o diretor o pretende, ainda que perca parte considerável de sua complexidade na busca pela didática“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
The Roads not Taken
EUA/Reino Unido/Suécia, 2020
Drama, 85 min
De Sally Potter
Com Javier Bardem, Elle Fanning, Salma Hayek
O que nós achamos: “A cineasta e roteirista acredita num cinema de virtudes inabaláveis – o amor, a compaixão, o perdão -, impedindo qualquer forma de ambiguidade“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
The Salt of Tears
Le sel des larmes, França/Suíça, 2020
Drama, 100 min
De Philippe Garrel
Com Logann Antuofermo, Oulaya Amamra, Louise Chevillotte
O que nós achamos: “Em seu exagero, o romantismo defendido pelo diretor transita entre o cinema clássico e o melodrama folhetinesco“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
The Woman Who Ran
Domangchin yeoja, Coreia do Sul, 2020
Drama, 77 min
De Hong Sang-soo
Com Kim Min-hee, Song Seon-mi, Lee Eun-mi
O que nós achamos: “O diretor efetua uma interessante brincadeira com a invisibilidade, ou talvez seja melhor dizer, com o caráter representativo da imagem“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Todos os Mortos
Brasil, 2020
Drama,
De Marco Dutra, Caetano Gotardo
Com Mawusi Tulani, Clarissa Kiste, Carolina Bianchi
O que nós achamos: “É um drama que se revela bastante astuto no debate sobre os rumos do país“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Confira a entrevista com os diretores Marco Dutra e Caetano Gotardo
Undine
Alemanha/França, 2020
Drama/Romance, 90 min
De Christian Petzold
Com Paula Beer, Franz Rogowski, Maryam Zaree
O que nós achamos: “Esta narrativa da desorientação – ou talvez seja melhor dizer, uma narrativa que busca a onipresença e a onipotência – confronta-se a uma estética simples, naturalista“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Volevo Nascondermi
Itália, 2020
Biografia/Drama, 120 min
De Giorgio Diritti
Com Elio Germano, Oliver Ewy, Leonardo Carrozzo
O que nós achamos: “O filme não ressalta a qualidade impressionante das pinturas (que vemos pouco, e mal), tampouco sugere uma jornada de superação (visto que o protagonista morre pobre, e com pouco apoio de pessoas próximas)“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
:: MOSTRA FÓRUM ::
Chico Ventana También Quisiera Tener un Submarino
Uruguai/Argentina/Brasil/Holanda/Filipinas, 2020
Comédia/Fantasia/Romance, 110 min
De Alex Piperno
Com Lucía Moreira, Palmer Mitchel, Camille Reis
O que nós achamos: “Para além do título prodigioso – que possui o mérito de ser instigante e fugir a tantas designações genéricas de obras recentes -, o projeto encanta por sua dupla construção, a priori contraditória“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
El tango del viudo y su espejo deformante
Chile, 2020
Drama, 64 min
De Raúl Ruiz, Valeria Sarmiento
Com Rubén Sotoconil, Claudia Paz, Luis Alarcón
O que nós achamos: “Em termos de narrativa, o filme constitui ao mesmo tempo uma grande ousadia e uma traquinagem juvenil“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Lúa Vermella
Espanha, 2019
Drama, 84 min
De Lois Patiño
Com Ana Marra, Carmen Martínez, Pilar Rodlos
O que nós achamos: “Para um projeto tão calcado em metáforas visuais, o resultado se revela pobre em escolhas criativas“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Uppercase Print
Tipografic Majuscul, Romênia, 2020
Drama, 128 min
De Radu Jude
Com Serban Pavlu, Alexandru Potocean, Ioana Iacob
O que nós achamos: “Esta poderia ser uma pequena anedota política, no entanto, nas mãos do diretor Radu Jude, ela se transforma numa potente metáfora para toda a ditadura de Nicolae Ceausescu“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Confira a entrevista com o diretor Radu Jude e o historiador Adrian Cioflâncă
Vil, Má
Brasil, 2020
Documentário, 86 min
De Gustavo Vinagre
Com Wilma Azevedo, Juliane Elting, Edivina Ribeiro
O que nós achamos: “Para uma personagem tão rica em complexidades psicológicas, históricas e religiosas, o filme constrói um retrato normalizado“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
:: MOSTRA PANORAMA ::
Black Milk
Schwarze Milch, Alemanha/Mongólia, 2020
Drama, 91 min
De Uisenma Borchu
Com Gunsmaa Tsogzol, Uisenma Borchu, Terbish Demberel
O que nós achamos: “Apesar de tamanhas qualidades, à medida que a narrativa avança, o desenvolvimento das duas protagonistas se torna cada vez mais questionável“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Cidade Pássaro
Brasil/França, 2020
Drama, 102 min
De Matias Mariani
Com O.C. Ukeje, Chukwudi Iwudi, Indira Nascimento
O que nós achamos: “Enquanto o conteúdo humano é retratado com cautela, os aspectos mais concretos da cidade permitem ao filme apostar numa estética ousada“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Confira a entrevista com o diretor Matias Mariani
Nardjes A.
Brasil/Argélia/França/Alemanha/Catar, 2020
Documentário, 80 min
De Karim Aïnouz
O que nós achamos: “Termina por fornecer um painel belo, porém talvez incompleto. Ele funciona melhor como termômetro de uma sociedade em ebulição do que como retrato sociopolítico“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Confira a entrevista com o diretor Karim Aïnouz e com Nardjès A.
Semina il Vento
Sow the Wind, Itália/França/Grécia, 2020
Drama, 91 min
De Danilo Caputo
Com Yile Yara Vianello, Feliciana Sibilano, Caterina Valente
O que nós achamos: “Quando talvez o projeto pudesse atenuar sua raiva, rumo à conclusão, ele surpreende por meio de um final ainda mais explosivo“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Un Crimen Común
Argentina/Brasil/Suíça, 2020
Drama, 96 min
De Francisco Márquez
Com Elisa Carricajo, Mecha Martínez, Eliot Otazo
O que nós achamos: “O filme ameaça se transformar num terror, porém demonstra medo em ir até o fim na psique perturbada de sua personagem“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Vento Seco
Dry Wind, Brasil, 2020
Drama, 110 min
De Daniel Nolasco
Com Leando Faria Lelo, Allan Jacinto Santana, Renata Carvalho
O que nós achamos: “O filme constrói sua jornada subjetiva através de uma estética deslumbrante“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
:: PANORAMA DOCUMENTA ::
O Reflexo do Lago
Amazon Mirror, Brasil, 2020
Documentário, 79 min
De Fernando Segtowick
O que nós achamos: “A estrutura fluida tem suas vantagens. Ela permite ao espectador ser pego de surpresa pelo desencadeamento narrativo, visto que nunca sabemos que o virá em seguida“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
:: MOSTRA GERAÇÃO ::
Alice Junior
Brasil, 2019
Comédia/Drama, 90 min
De Gil Baroni
Com Anne Celestino, Emmanuel Rosset, Surya Amitrano
O que nós achamos: “Tem sua função e a cumpre com competência, ao mesmo tempo em que se mostra ingênuo em seus olhares e até mesmo irrelevante como agente de mudança“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Goddess of the Fireflies
La déesse des mouches à feu, Canadá, 2020
Drama, 105 min
De Anaïs Barbeau-Lavalette
Com Kelly Depeault, Caroline Néron, Normand D’Amour
O que nós achamos: “Poderia ser considerado uma cautionary tale, ou seja, uma fábula de prevenção sobre os riscos das drogas entre os jovens. No entanto, possui o mérito de não julgar moralmente a sua protagonista“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Irmã
Sisters in the end of the World, Brasil, 2020
Drama, 88 min
De Luciana Mazeto, Vinícius Lopes
Com Maria Galant, Felipe Kannenberg, Marina Mendo
O que nós achamos: “Conflitos da narrativa à parte, o que realmente salta aos olhos diante do projeto são as escolhas de direção“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Meu Nome é Bagdá
Brasil, 2020
Drama, 99 min
De Caru Alves de Souza
Com Grace Orsato, Karina Buhr, Gilda Nomacce
O que nós achamos: “Talvez o aspecto mais marcante seja o ritmo agradável: o filme carrega uma espontaneidade muito difícil de obter dentro da ficção“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Confira a entrevista com a diretora Caru Alves de Souza
Pompei
Bélgica/França/Canadá, 2019
Drama, 95 min
De Anna Falguères, John Shank
Com Garance Marillier, Aliocha Schneider, Auguste Wilhelm
O que nós achamos: “Os diretores demonstram notável capacidade de construir clima, trabalhando bem os cenários, figurinos, a trilha sonora e o ritmo“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Rã
Brasil, 2019
Drama, 15 min
De Julia Zakia, Ana Flavia Cavalcanti
Com Ana Flavia Cavalcanti, Lucas Andrade, Maysa Cavalcanti
O que nós achamos: “No final, são essas pequenas atitudes que farão a diferença. Longe de uma moral imposta por terceiros, mas atenta à dura realidade de uma maioria“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
The Twentieth Century
Canadá, 2019
Biografia/Drama/Comédia, 90 min
De Matthew Rankin
Com Dan Beirne, Sarianne Cormier, Catherine St-Laurent
O que nós achamos: “Para a sua fábula corrosiva sobre a política canadense – ou talvez seja melhor dizer, sobre a política partidária em qualquer lugar do mundo – o diretor não se contenta com o jogo de diálogos e piadas, privilegiando o humor da construção imagética“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Confira a entrevista com o diretor Matthew Rankin
:: MOSTRA FÓRUM EXPANDIDO ::
Vaga Carne
Brasil, 2019
Drama, 50 min
De Grace Passô, Ricardo Alves Jr.
Com Grace Passô, André Novais Oliveira, Zora Santos, Dona Jandira
O que nós achamos: “São duas personagens, por vezes em conflito, no mais do tempo em acordo. A duplicidade é também sinônimo de ousadia. Mas a ela essa coragem se mostra justa“. Confira a crítica de Robledo Milani
:: BERLINALE ESPECIAL ::
Swimming Out Till the Sea Turns Blue
Yi zhi you dao hai shui bian lan, China, 2020
Documentário, 98 min
De Jia Zhangke
O que nós achamos: “Este documentário poderia ser descrito como a versão cinematográfica de um álbum de retratos. De certo modo, o cinema busca nos rostos humanos seu principal foco de atenção, porém o diretor vai além“. Confira a crítica de Bruno Carmelo
:: MOSTRA ENCONTROS ::
Los Conductos
França/Colômbia/Brasil, 2020
Drama, 70 min
De Camilo Restrepo
Com Fernando Úsaga Higuíta, Luis Felipe Lozano
O que nós achamos: “Antes mesmo de compreender quem são os personagens, onde se encontram, por que fogem e em quem atiram; o espectador se depara com a estética surpreendente deste filme“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
The Shepherdess and the Seven Songs
Laila aur satt geet, Índia, 2020
Drama, 96 min
De Pushpendra Singh
Com Navjot Randhawa, Sadakkit Bijran, Shahnawaz Bhat
O que nós achamos: “Poucas produções tão melancólicas conseguem lidar com o apetite sexual de maneira tão frontal, e ao mesmo tempo, poucos filmes conseguem navegar tão bem entre o otimismo e o pessimismo“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
:: BERLINALE GALA ESPECIAL ::
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
Onward, Estados Unidos, 2020
Animação, 98 min
De Dan Scanlon
Vozes originais Tom Holland, Chris Pratt, Julia Louis-Dreyfus
O que nós achamos: “O melhor aspecto do filme se encontra na comovente conclusão, quando todos os caminhos narrativos se encontram, os símbolos recorrentes são ressignificados e mesmo o condicionamento físico da mãe através de aulas de Zumba encontra uma utilidade prática“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Minamata
Reino Unido/EUA, 2020
Drama, 115 min
De Andrew Levitas
Com Johnny Depp, Bill Nighy, Hiroyuki Sanada
O que nós achamos: “Para piorar a situação, o diretor recorre a praticamente todos os clichês do filme inspirador: os diálogos são didáticos e recheados de frases de efeito“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Pinocchio
Itália/França/Reino Unido, 2019
Drama/Fantasia, 125 min
De Matteo Garrone
Com Roberto Benigni, Marine Vacth, Rocco Papaleo
O que nós achamos: “A produção se revela competente na tarefa de combinar personagens fantásticos com cenários verossímeis, que convivem lado a lado sem grandes sobressaltos“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Police
França, 2020
Drama/Policial, 98 min
De Anne Fontaine
Com Virginie Efira, Omar Sy, Grégory Gadebois
O que nós achamos: “Há tantos elementos bem-intencionados, porém deslocados, que fica difícil saber por onde começar“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
:: NOTÍCIAS ::
Sobre as novas políticas do cinema :: Balanço Final da Berlinale 2020
There Is No Evil, drama sobre a pena de morte no Irã, vence o Urso de Ouro
Competição termina com filmes sobre a pena de morte e os horrores da guerra
Filme brasileiro está entre os primeiros premiados
O júri terá coragem de dar o prêmio máximo ao radical Days?
Três filmes sobre mártires levantam debate sobre a ética do sofrimento no cinema
Comédia sul-coreana e drama norte-americano são bons candidatos ao Urso de Ouro
Um drama clássico (até demais) e uma comédia corrosiva sobre os nossos tempos
Produtora de Todos os Mortos, Sara Silveira brada por resistência à censura
Brasil escancara herança do racismo em Todos os Mortos
O cinema moderno de Kelly Reichardt e o cinema antiquado de Phillipe Garrel
Competição começa bem com o argentino El Prófugo, mistura de suspense e comédia
Kleber Mendonça Filho afirma que cinema brasileiro tem sido destruído em silêncio
Cidade Pássaro :: Confira teaser inédito do filme brasileiro no Festival de Berlim
Filme inédito de Raúl Ruiz compensa abertura morna com My Salinger Year
Diretor artístico mostra preocupação com o cinema brasileiro sob Bolsonaro
Evento se prepara para os reflexos do coronavírus
Kleber Mendonça Filho vai integrar o júri oficial
Prêmio é suspenso em virtude do passado nazista de Alfred Bauer
Saiba quais são os 19 filmes brasileiros na Berlinale
Competição inclui o brasileiro Todos os Mortos
Drama com Sigourney Weaver será o filme de abertura
Quatro filmes brasileiros são selecionados para a Mostra Geração
Mostra Panorama terá cinco filmes brasileiros, incluindo novo de Karim Aïnouz
Novos filmes de Gustavo Vinagre e Paula Gaitán são selecionados para a Mostra Forum
Nove brasileiros são selecionados para o Berlinale Talents
Jeremy Irons será o presidente do júri
Conheça os cartazes oficiais da 70ª edição
Três filmes brasileiros integram a primeira leva de filmes anunciados
Helen Mirren receberá o Urso de Ouro honorário
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Deixe um comentário