Na distopia do mundo real em que as salas de cinema estão fechadas devido à pandemia de COVID-19, a saída para os festivais se manterem em pé é migrar para o online. É o que fez o Festival Internacional de Brasília, ou simplesmente BIFF, que nesta sétima edição pela primeira vez abre mão das telonas para exibir filmes apenas através da internet. A direção geral e curadoria é assinada pela jornalista, produtora e cineasta Anna Karina de Carvalho.
Entre 21 e 26 de abril, serão exibidos quase três dezenas de longas espalhados por variadas mostras. Um dos destaques é a Competitiva, com oito títulos, entre ficções e documentários, vindo de países como Polônia, Itália e Brasil, é claro. Todos concorrem a prêmios em dinheiro pelo Júri Oficial (formado pela atriz e diretora Bárbara Paz, o crítico de cinema Miguel Barbieri e a cineasta Sabrina Fidalgo), Júri da Crítica e Júri Popular (feito pela votação na plataforma Looke, onde os filmes estarão disponíveis). A BIFF Júnior contará com seis filmes voltados ao público infantil, enquanto que a Grandes Pré-Estreias exibirá em primeira mão longas inéditos previstos para estrearem em breve nos cinemas. Spotlight Brasília é um espaço dedicado ao cinema da capital brasileira, enquanto que o Tributo a Kirk Douglas, apresentará cinco clássicos do grande astro de Hollywood.
A cada dia uma nova leva de produções será disponibilizada ao público, algumas delas apenas em horários pré-definidos, portanto fique ligado! A programação completa você encontra no site oficial do 7º BIFF. Para ter acesso a essa programação, basta preencher um rápido cadastro e… pronto! Todas as sessões são gratuitas. Uma belíssima ideia, não é mesmo?
França
Documentário, 54 minutos
De Dennis Berry
Com Anna Karina
O que nós achamos: “o filme é por demais didático, servindo, sim, como um relato, mas nunca ousando alçar voos mais ousados. Tem sua relevância, e essa é inegável. Mas não muito mais do que isso“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Irã, 2020
Documentário, 84 minutos
De Keivan Majidi
O que nós achamos: “Ao invés de fazer a diferença, se contenta em apontar, sem oferecer as condições necessárias para que o debate aconteça de fato“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Polônia, 2019
Drama, 115 minutos
De Jan Komasa
Com Bartosz Bielenia, Aleksandra Konieczna, Elyza Rycembel
O que nós achamos: “Mais do que propriamente criticar a Igreja pela proibição em permitir a redenção de alguém que já cumpriu sua pena, o filme está interessado em se ater à mesquinhez do convívio em comunidade em meio à dor (e o julgamento) do luto“. Confira na íntegra a crítica de Francisco Russo
Brasil, 2018
Documentário, 83 minutos
De Filipe Galvon
O que nós achamos: “Particularmente bem-sucedido na interlocução com moradores indignados que apostam suas fichas e votos num extremista como Jair Bolsonaro e na radiografia desse espaço que representa as degradações que nos acometem a alguns anos”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Brasil/França, 2019
Drama, 80 minutos
De Carlos Segundo
Com Roberta Rangel, Juliana Nazar, Ruston Gabriel
O que nós achamos: “A monotonia é certamente prevista e controlada pelo diretor Carlos Segundo que, no entanto, enfraquece o potencial de sua obra por não encontrar uma forma adequada ao conteúdo.” Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Portugal/Finlândia/França, 2018
Documentário, 78 minutos
De Rodrigo Areias
O que nós achamos: “Jamais abandona este caminho intermediário entre o documentário de observação, ainda que contrário ao olhar etnográfico, e o documentário lúdico, espécie de homenagem e evocação deste povo pela relação com as águas“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Argentina/México/Noruega, 2020
Documentário, 91 minutos
De Martín Weber
O que nós achamos: “A poesia amarga que emana de cada reencontro garante o valor deste documentário tão simples em sua estrutura quanto ambicioso em sua abertura ao mundo“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Holanda/Bósnia, 2018
Drama, 91 minutos
De Ena Sendijarevic
Com Sara Luna Zoric, Lazar Dragojevic, Ernad Prnjavorac
O que nós achamos: “A piada rapidamente se esgota quando se percebe que as bizarrices imagéticas constituem uma finalidade em si, ao invés de uma forma adequada ao conteúdo“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Estados Unidos/Brasil/Turquia, 2019
Drama, 92 minutos
De Stefania Vasconcellos
Com Marie Laurin, Sean Patrick McGowan
O que nós achamos: “Um conjunto tão mal estruturado como esse poderia ser apenas um grande equívoco, mas a soma crescente de más decisões torna o desastre ainda maior“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil, 2018
Ação, 86 minutos
De Erik de Castro
Com Rubens Caribé, Milhem Cortaz, Paulo Miklos
O que nós achamos: “Não há problema algum em se criar uma história em que o exército está com a razão e a polícia é corrupta: exemplos por aí não faltam. O que complica é usar esse tipo de argumento sem responsabilidade, manipulando emoções e justificando um ponto de visto comprometido ideologicamente.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Brasil/Alemanha, 2019
Documentário, 78 minutos
De Tom Ehrhardt
O que nós achamos: “Tenta abraçar vieses demais, mas acaba, inclusive pela falta de um fio condutor denso, abordando as coisas de modo superficial.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Estados Unidos/Porto Rico, 2019
Comédia dramática, 105 minutos
De Charles McDougall
Com Andy Garcia, Dafne Keen
Itália, 2019
Drama, 95 minutos
De Eros Puglielli
Com Luca Argentero, Antonia Truppo, Galatea Ranzi
O que nós achamos: “O conjunto se revela forte, certo das suas intenções e apto para entregar uma mensagem que, mais do que tolerância, evoca sentimentos ainda mais nobres“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Estados Unidos, 2019
Comédia dramática, 80 minutos
De Emily Cohn
Com Isabelle Barbier, Shelby Brunn, Daniel Cramer
O que nós achamos: “O filme resulta num exercício assumidamente iniciante, capaz de revelar tanto os talentos da equipe quanto as falhas de artistas ainda pouco confortáveis em suas áreas“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
Espanha, 2015
Comédia, 92 minutos
De Javier Fesser
O que nós achamos: “Sejamos honestos: a intenção aqui não é criar uma obra-prima da sétima arte, e sim prestar uma homenagem a personagens tão queridos que circulam por aí há tanto tempo. E, neste ponto, o filme não falha.” Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez
Colômbia/Uruguai, 2018
Fantasia, 76 minutos
De Marcela Rincón
Brasil, 2018
Infantil, 77 minutos
De Célia Catunda, Kiko Mistrogiro, Rodrigo Eba
O que nós achamos: “É curiosa a opção pela falta de um antagonista personificado, sendo a ameaça fruto de uma irresponsabilidade infantil.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Magari, Itália, 2019
Drama, 104 minutos
De Ginevra Elkann
Com Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher, Céline Sallette
O que nós achamos: “Ao invés de investir em um conceito mais amplo de estrutura familiar, se resigna em apenas perseguir o básico, através de conceitos ultrapassados e conservadores, por mais que tente posar de moderno e ousado“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Drôle de Père, Bélgica, 2017
Drama, 86 minutos
De Amélie van Elmbt
Com Thomas Blanchard, Lina Doillon, Judith Chemla
O que nós achamos: “Os dois protagonistas funcionam cada um no que se espera deles, mas ainda mais quando juntos, em momentos de descoberta e sintonia. Uma dupla a ser celebrada“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
França/Portugal/Espanha/Alemanha, 2019
Drama, 132 minutos
De Albert Serra
Com Helmut Berger, Marc Susini, Iliana Zabeth, Laura Poulvet
O que nós achamos: “Em muitos instantes parece demasiadamente estacionado, o que auxilia a instauração de um clima entediante que eventualmente torna a fruição um tanto penosa“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Hippopotamus, Reino Unido, 2019
Suspense, 77 minutos
De Edward A. Palmer
Com Ingvild Deila, Stuart Mortimer
O que nós achamos: “É um filme que vai até o último instante defendendo uma ideia ultrajante, e assim o faz com a convicção de estar munido de razão, sem perceber a gravidade do seu engano“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Ace in the Hole, EUA, 1951
Drama, 111 minutos
De Billy Wilder
Com Kirk Douglas, Robert Arthur, Jan Sterling
O que nós achamos: “O roteiro faz um belo retrato das pessoas que gostam de servir-se desse jornalismo corrupto, e não deixa de ser ideal que elas também apareçam tirando vantagem da situação”. Confira na íntegra a crítica de Thomas Boeira
The Bad and the Beautiful, EUA, 1952
Drama, 118 minutos
De Vincente Minnelli
Com Kirk Douglas, Lana Turner, Walter Pidgeon
Lust for Life, EUA, 1956
Drama, 122 minutos
De Vincente Minnelli, George Cukor
Com Kirk Douglas, Anthony Quinn
EUA, 1960
Drama, 198 minutos
De Stanley Kubrick
Com Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons
O que nós achamos: “Spartacus é um homem de valor, um líder nato, um sujeito simples e honrado que luta pelos seus ideais. É isso que observamos durante os inchados 197 minutos de duração – um dos poucos pontos fracos do filme, se arrastando em alguns momentos”. Confira na íntegra a crítica de Rodrigo de Oliveira
Lonely are the Brave, EUA, 1962
Faroeste, 107 minutos
De David Miller
Com Kirk Douglas, Gena Rowlands, Walter Matthau