por Roberto Cunha*

Desde que a grade de filme do Festival de Cannes 2014 foi anunciada, parte das atenções se voltou para dois nomes “crepusculares”: Robert Pattinson e Kristen Stewart. A dupla  protagonizou uma das franquias jovens mais rentáveis dos últimos tempos, iniciada com Crepúsculo (2008), e de lá para cá  vem tentando se desvencilhar da saga vampírica. Eles estrelaram produções diferenciadas e já estiveram em Cannes. Ele com Cosmópolis (2012), de David Cronenberg, e ela com Na Estrada (2012), do brasileiro Walter Salles. Agora, acredite, os dois estão de volta e em dose dupla, mas o vampiro que mexeu com o coração da moçoilas vem melhor.

cannes 2014 crepusculo papo de cinema 1 e1400228362687
Pattinson em cena de The Rover

Pattinson retorna ao festival na competição oficial como protagonista de Maps to the Stars, novamente dirigido pelo pungente Cronenberg, e também encabeça o elenco do suspense pós-apocalíptico The Rover, ao lado de Guy Pearce, que vai rolar na Sessão da Meia-Noite.

cannes 2014 crepusculo papo de cinema 2
Stewart ao lado de Juliette Binoche em Clouds of Sils Maria

Stewart vem como atriz coadjuvante no drama Clouds of Sils Maria, também da competição oficial, dirigido por Olivier Assayas. O outro título, fora da briga por prêmios, chama-se Camp X-Ray, drama que será exibido para o mercado em busca de um distribuidor. O mesmo acontece com o romance de ficção científica Equals, ainda em fase de pré-produção, também por aqui procurando distribuidor para o mercado americano.

cannes 2014 crepusculo papo de cinema 3

Como se viu, seis anos se passaram e eles estão provando que existe vida após a Saga Crepúsculo. E se bateu uma curiosidade sobre quem está bem na fita em termos de resultados financeiros para os projetos que estão envolvidos, nos últimos anos, saiba que a moça leva a melhor, em cima de Pattinson, Taylor Lautner e Kellan Lutz. Isso porque mesmo não faturando muito com Na Estrada (2012 – US$ 8.7 milhões), The Runaways: Garotas do Rock (2010 – US$ 4 milhões) e Corações Perdidos (2010 – US$ 317 mil), a eterna Bella Swan acumulou cerca de US$ 400 milhões somente com Branca de Neve e o Caçador (2012).

cannes 2014 crepusculo papo de cinema 4

Já o famigerado Edward Cullen mostrou um certo poder de fogo com os US$ 117 milhões arrecadados por Água para Elefantes (2011), mas teve que se contentar com parcos US$ 6 milhões do já citado Cosmópolis (2012) e pouco mais de US$ 8.3 mihões de Bel Ami: O Sedutor (2012).

cannes 2014 crepusculo papo de cinema 5

Enquanto isso, Taylor Lautner, que viveu o jovem lobo Jacob, revelou-se um fraco arrecadador de bilheterias, amargando US$ 82 milhões com Sem Saída (2011), produção em que foi protagonista.

cannes 2014 crepusculo papo de cinema 6

Correndo por fora do triângulo amoroso, Kellan Lutz mostrou fôlego com seu Hércules (2014), que fez US$ 61.2 milhões nas bilheterias mundiais, mas é Anna Kendrick, veja você, quem mais mostrou potencial pós-crepuscular. E fez isso atuando em filmes bem diferentes e com faturamento satifastório, como Amor Sem Escalas (2009 – US$ 166.8 milhões), A Escolha Perfeita (2012 – US$ 113 milhões), Um Brinde à Amizade (2013 – US$ 39.1 milhões) e Marcados para Morrer (2012 – US$ 48.1 milhões).

cannes 2014 crepusculo papo de cinema 7

E aí, achou justa a “resposta” do mercado para os atores? Algum deles está na sua lista de preferidos?

* Enviado especial do Papo de Cinema ao Festival de Cannes 2014

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é publicitário, crítico de cinema e editor-executivo da revista Preview. Membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, filiada a FIPRESCI - Federação Internacional da Crítica Internacional) e da ABRACCINE - Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. Enviado especial do Papo de Cinema ao Festival Internacional de Cinema de Cannes, em 2014.
avatar

Últimos artigos deRoberto Cunha (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *