20160901 festival veneza papo de cinema 03 e1472754580892

festival-veneza-papo-de-cinema-01

São tempos difíceis para o mundo. Até o festival de cinema mais antigo (e pacífico) se rendeu ao aparato policial para reforçar sua segurança e evitar transtornos. Na terra, na água e no ar, Veneza está de olho nas conturbações que atingem a Europa e, por isso, aumentou o policiamento no entorno da sua mostra cinematográfica, que chega à 73ª edição.

Mas, até o momento, as únicas polêmicas do Festival estão mesmo restritas aos filmes. Na abertura realizada nesta quarta-feira, 31, o ótimo La La Land, de Damien Chazelle (Whiplash: Em Busca da Perfeição, 2014), arrancou aplausos entusiasmados e alçou a atriz Emma Stone ao posto de possível indicada ao Oscar.

Já nesta quinta, 1, a estrela foi mesmo Michael Fassbender. Em uma coletiva de imprensa lotada, o ator recebeu até uma declaração de amor de uma jornalista, o que arrancou risadas de sua namorada, a atriz Alicia Vikander, que divide a cena com ele em The Light Between Oceans, concorrente ao Leão de Ouro. Perto do outro concorrente, La La Land, o filme estrelado por Fassbender e Vikander parece piada. Melodramático, teve recepção extremamente fria por parte da imprensa.

festival-veneza-papo-de-cinema-02
Emma Stone e Ryan Gosling, em La La Land

 

A outra aposta para o Oscar – Veneza é o portão de entrada para a estatueta dourada, e foi daqui que saíram os últimos três vencedores do prêmio: Gravidade (2013), Birdman (2014) e Spotlight: Segredos Revelados (2015) – é Arrival, de Denis Villeneuve. O cineasta canadense, que vem tentando, faz alguns anos, se firmar na linha de frente do cinema norte-americano, não apareceu na coletiva de imprensa. Mas seus protagonistas, Amy Adams e Jeremy Renner, brilharam ao defender a trama de ficção científica que fala bem mais do que a respeito do famoso “existe vida em outro planeta”. A produção conquistou os jornalistas e pode chegar, sim, ao Oscar 2017, especialmente nas categorias técnicas.

Também concorrendo ao Leão de Ouro, Le Beaux Jours D’Aranjuez, de Wim Wenders, teve recepção morna, mas nunca se deve subestimar o cultuado cineasta alemão de 71 anos, que filmou em 3D. O Festival de Veneza anuncia seus vencedores no próximo dia 10.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é jornalista e publicitária, com pós graduação em Cinema pela ECA/USP. Trabalhou no site Heroi, e é colaboradora de diversos veículos como a GQ Online, Top Magazine e Revista Exibidor. Desde 2009 cobre Festivais de Cinema no Brasil e no exterior, sendo responsável por reportagens,críticas e entrevistas em Cannes, Berlim, San Sebastian, Veneza, no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo. Atualmente possui um blog sobre cinema, o Cinemmarte, e também um blog de life style, o Jana Indica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *