O Rio Festival de Gênero e Sexualidade no Cinema chega em 2018 à sua oitava edição. Realizado pela empresa Cromakey, o evento leva novamente às telonas cariocas filmes ficcionais, animados, documentais e experimentais, do Brasil e do exterior, que abordam questões relacionadas ao universo LGBTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/ Travestis/ Trangêneros, Queers, Intersexuais, Assexuados). Uma oportunidade valiosa para celebrar a diversidade e discutir temas importantes, engrossando a luta em favor da liberdade, inclusão social, visibilidade e do respeito entre as pessoas. Neste ano, a programação acontece entre os dias 05 e 11 de julho, em várias salas espalhadas pela Cidade Maravilhosa. Pela primeira vez, o Papo de Cinema é apoiador do evento, com orgulho, reafirmando o nosso compromisso com o cinema e, em semelhante medida, com a discussão acerca de temas sociais relevantes, que permeiam a nossa realidade. Entre os destaques do Rio Festival de Gênero e Sexualidade no Cinema 2018, a mostra #ACriançaLGBTexiste, marcada pela exibição de seis curtas-metragens e uma mesa de debate com a participação do Grupo Nacional de Mães Pela Diversidade. Além disso, as já consagradas mostras nacionais e internacionais de curtas e longas, diversas premières, performances e atividades paralelas. Nosso editor Marcelo Müller será um dos jurados da competição de curtas-metragens internacionais. Fique ligado aqui para saber tudo sobre o Rio Festival de Gênero e Sexualidade no Cinema 2018.
:: FILME DE ABERTURA ::
Brasil, 2018
Documentário, 79 minutos
De Amanda Kamanchek, Fernanda Frazão
Com Rosa Luz, Raquel Carvalho, Teresa Chaves
Confira a crítica de Marcelo Müller
:: PANORAMA DE LONGA ::
Alaska is a Drag, EUA, 2017
Drama, 89 min
De Shaz Bennett
Com Martin L. Washington Jr., Maya Washington, Matt Dallas
Confira a crítica de Marcelo Müller
Bárbara, Venezuela, 2017
Drama, 105 min
De John Petrizzelli
Com Alberto Alifa, Gonzalo Cubero, Walter Gamberini
Confira a crítica de Leonardo Ribeiro
Brasil, 2017
Drama, 72 min
De Dannon Lacerda
Com Carlos Takeshi, Simone Mazzer, Silvero Pereira
Exibições: Festival do Rio 2017
Confira a crítica de Robledo Milani
Evening Shadows, Índia, 2018
Drama, 102 min
De Sridhar Rangayan
Com Devansh Doshi, Arpit Chaudhary, Mona Ambegaonkar
Prêmio: Festival de Cinema LGBT de Amsterdam 2018 – Troféu do Júri
Confira a crítica de Rodrigo de Oliveira
Frig, França, 2018
Drama, 60 min
De Antony Hickling
Com Biño Sauitzvy, Thomas Laroppe, Gaëtan Vettier
Confira a crítica de Matheus Bonez
Genderbende, Holanda, 2017
Documentário, 68 min
De Sophie Dros
Confira a crítica de Marcelo Müller
Where Horses Go To Die, França, 2016
Drama, 67 min
De Antony Hickling
Com Jean-Christophe Bouvet, Stéphanie Michelini, Manuel Blanc
Seleção: Queer Lisboa 2016 – Mostra Competitiva
Confira a crítica de Rodrigo de Oliveira
You Should Meet My Son 2!, EUA, 2018
Comédia, 76 min
De Keith Hartman
Com Ryann Robbins, Emory Duncan, Nerissa Tedesco
Confira a crítica de Matheus Bonez
:: MOSTRA ESPECIAL DE LONGA ::
Mocha, Argentina, 2018
Documentário, 105 min
De Francisco Quiñones, Rayan Hindi
:: RETROSPECTIVA DE LONGA ::
Azul y No Tan Rosa, Espanha/Venezuela
Drama/Romance, 114 min
De Miguel Ferrari
Com Guillermo García, Ignacio Montes, Hilda Abrahamz
Prêmio: Goya 2014 – Melhor Filme Iberoamericano
Stella Cadente, Espanha, 2014
Drama/História, 105 min
De Luis Miñarro
Com Lorenzo Balducci, Àlex Batllori, Àlex Brendemühl
Les Invisibles, França, 2012
Documentário, 115 min
De Sébastien Lifshitz
Prêmio: César 2013 – Melhor Documentário
Eastern Boys, França, 2013
Crime/Drama/Romance, 128 min
De Robin Campillo
Com Olivier Rabourdin, Kirill Emelyanov, Danill Vorboyov
Indicações: César 2015 – Melhor Filme, Direção e Revelação Masculina (Kirill Emelyanov)
Confira a crítica de Robledo Milani
:: PANORAMA DE MÉDIA ::
Brasil, 2017
Documentário, 47 min
De Sofia Amaral
Exibição: Mix Brasil 2017
Confira a crítica de Marcelo Müller
Brasil, 2016
Drama/Romance, 52 min
De René Guerra
Com Antonio Haddad Aguerre, Roberto Rezende, Alexandre Cioletti
Prêmio: Mix Brasil 2017 – Melhor Longa-metragem Brasileiro
Confira a crítica de Marcelo Müller